acessibilidade
AGETUL
Agência Municipal de Turismo, Eventos e Lazer

Animais sob nossos cuidados

Siamang

Foto: Gisele Silva

Espécie: Siamang (Symphalangus syndactylus)

O siamang é uma espécie de gibão nativa das florestas da Malásia, Tailândia, Indonésia e da Ilha de Sumatra. Esta espécie é considerada AMEÇADA DE EXTINÇÃO, uma vez que houve diminuição de mais de metade de sua população nos últimos 40 anos, especialmente devido à perda de seu habitat, caça e comércio ilegal de animais.

Uma curiosidade sobre o siamang é sua poderosa vocalização. Todos os visitantes do zoológico se surpreendem com seus gritos que podem ser escutados bem além dos limites do zoológico. Isso só é possível graças a uma estrutura chamada bolsa (ou saco) laríngea, localizada em sua garganta, que pode ser tão grande quanto uma cabeça humana! Essas bolsas laríngeas são usadas como caixa de som para amplificar suas vocalizações altas.

A locomoção dos siamangs geralmente é bípede (somente com os pés) no solo. Como todos podem ver ao visitar o zoológico, esses animais se movem por meio de acrobacias em troncos e árvores, balançando as mãos nos galhos. Quando se movem rapidamente, eles geralmente soltam o galho anterior antes de agarrar o próximo, de modo que o corpo se projeta livremente no ar. Já foram presenciados na natureza “voos” de inacreditáveis oito metros destes animais.

O nome “syndactylus” de seu nome é um termo em latim significa “que tem os dedos colados entre si” e faz referência ao fato destes animais apresentam os 2° e 3° dedos fundidos por uma fina pele.

O Zoológico de Goiânia mantém sob seus cuidados dois machos, Lula (hoje com 18 anos) e Bené (19 anos), que vieram do Bioparque Jaó, criadouro já desativado de Goiânia, em 2012.