acessibilidade
AGETUL
Agência Municipal de Turismo, Eventos e Lazer

Animais sob nossos cuidados

Babuíno Verde

Foto: Gisele Silva

Espécie: Babuíno Verde (Papio anubis)

O babuíno-verde (Papio anubis) é membro da família Cercopithecidae, conhecidos como macacos do velho mundo (ou seja, não apresentam distribuição geográfica nas Américas). A espécie é a que apresenta maior distribuição geográfica entre as espécies de babuínos, habitando regiões de savanas e florestas. É encontrado em vinte e cinco países africanos, sendo algumas populações isoladas também encontradas em algumas montanhas das regiões do Saara.

Um fenômeno interessante em babuínos verdes é a saída tardia de adultos idosos de seus grupos. Como a capacidade de um macho competir por parceiras está relacionada à juventude e ao vigor, ou a relações sociais de longo prazo com as fêmeas, a transferência para um novo grupo na velhice só pode reduzir as oportunidades de um macho se acasalar, pois expõe o macho a ínumeros perigos, incluindo aumento do risco de predação e agressão durante a integração com os machos do novo grupo. No entanto, observações em campo indicam que os machos idosos, que já tiveram altas posições de dominância, são alvo de constante brigas com machos mais jovens. Estes parecem se lembrar da antiga “grandeza” dos machos mais velhos. Observações de grupos levam os biólogos a acreditar que os machos com um número maior de “amigas” têm maior probabilidade de permanecer em seu grupo, apesar do assédio. Desta forma, machos sem muitas “amigas” têm maior probabilidade de serem transferidos para novos grupos, evitando assim os custos de tal assédio.

O Zoológico de Goiânia tem um casal da espécie. Jack e Sansão vieram de outros criadouros de animais e zoológicos em 2006, já adultos. Não é conhecida a data de nascimentos dos animais. No entanto, suas idades são estimadas em 18 a 20 anos, estando dessa forma próximos de sua expectativa de vida de 25 anos.