I – supervisionar e orientar o desenvolvimento das atividades de cobrança administrativa e inscrição na Dívida Ativa, fazendo observar as disposições fixadas em leis e regulamentos para a tramitação de processos no âmbito de sua competência;
II – articular-se com as demais unidades da Administração, visando coletar subsídios e informações que viabilizem o desenvolvimento de ações integradas, no interesse da Secretaria;
III – desenvolver ações de gestão de tecnologia da informação, visando o controle eletrônico e melhoria de processos;
IV – supervisionar e propor melhorias quanto a implementação e o desenvolvimento incremental do repositório de dados da SEFIN;
V – acompanhar o desenvolvimento dos sistemas informatizados da SEFIN;
VI – supervisionar o processo de aquisição de soluções tecnológicas da SEFIN;
VII – acompanhar e propor a formulação de painéis de acompanhamento de dados fiscais e sócio-econômicos a fim de subsidiar o Secretário de Finanças na tomada de decisão;
VIII – propor e avaliar trilhas de monitoramento de acompanhamento fiscal;
IX – supervisionar e auxiliar a construção de séries históricas de estatísticas e informações;
X – promover o desenvolvimento ou aquisição de sistemas em bases de dados georeferenciadas-geoprocessamento;
XI – gerir o sistema de geoprocessamento do município;
XII – propor e gerir convênios de cooperação de dados e formas de integração entre SEFIN e terceiros;
XIII – tornar a SEFIN uma unidade orientada a dados.