Competências

Compete à Gerência Socio-Habitacional, unidade integrante da Diretoria de Planejamento Habitacional, e ao seu Gerente:

I – planejar, elaborar, coordenar e sistematizar o trabalho social desenvolvido pela Política Municipal de Habitação, compreendendo a elaboração de diagnóstico, concepção do projeto e formulação de propostas de intervenção social;

II – manter banco de dados de informações sociais;

III – coletar, armazenar e analisar informações socioeconômicas concernentes à demanda de habitação do Município;

IV – desenvolver atividades voltadas para a melhoria da qualidade de vida das famílias beneficiárias dos programas habitacionais;

V – promover a realização de cursos e eventos nas áreas de mobilização e organização comunitária, capacitação profissional ou de geração de emprego e renda e de educação sanitária ou ambiental;

VI – realizar coleta de dados e elaborar relatórios e estatísticas de atendimento às famílias participantes dos projetos sociais promovidos pelo órgão municipal de planejamento urbano;

VII – realizar o cadastramento e a triagem das famílias de baixa renda que preencham os requisitos estabelecidos pelo Programa de Habitação de Interesse Social;

VIII – avaliar os cadastros das famílias inscritas em entidades cooperativas e associações de moradia que serão beneficiadas com lotes e/ou unidades habitacionais, quanto ao cumprimento dos critérios estabelecidos pelos programas integrantes da política Municipal de Habitação;

IX – programar as ações de vistoria, visando subsidiar a concepção dos projetos técnicos sociais;

X – apoiar e dar assistência no planejamento e licenciamento dos projetos que utilizam Planta Popular;

XI – emitir pareceres técnicos-sociais referentes à liberação de plantas populares; e

XII – exercer outras atividades correlatas às suas competências e que lhes forem determinadas pelo Diretor.