I – Manter a instituição dentro das normas, segue portarias e instruções, é exigente no cumprimento de prazos;
II – Conhecer a legislação e as normas da Secretaria de Cultura para reivindicar ações junto a esse órgão;
III – Identificar as necessidades da instituição e buscar soluções junto às comunidades interna e externa e à Secretaria de Cultura;
IV – Prezar pelo bom relacionamento entre os servidores da instituição, garantindo um ambiente agradável;
V – Garantir a integridade física da escola, tanto na manutenção dos ambientes quanto dos objetos e equipamentos;
VI – Elaborar junto a Equipe gestora o plano de ação, discriminando o planejamento a curto, médio e longo prazo;
VII – Conduzir a elaboração do regimento interno, mobilizando toda a comunidade escolar nesse trabalho e garantindo que o processo seja democrático até o fim;
VIII – Conduzir a elaboração do Projeto Político-Pedagógico, o PPP, mobilizando toda a comunidade escolar nesse trabalho e garantindo que o processo seja democrático até o fim;
IX – Ser parceiro do coordenador pedagógico na gestão da aprendizagem dos alunos;
X – Ser parceiro do coordenador de produção artística na gestão de eventos, espetáculos, exposições e recitais;
XI – Ser parceiro do coordenador administrativo na gestão institucional junto aos servidores;
XII – Incentivar e apoiar a implantação de projetos e iniciativas inovadoras, provendo o material e o espaço necessário para seu desenvolvimento;
XIII – Gerenciar e articular o trabalho de professores, coordenadores, orientadores e funcionários;
XIV – Manter a comunicação com os pais e atendê-los quando necessário. XV – Representar a instituição junto à comunidade;
XVI – Participar ativamente dos eventos institucionais