Serviço de Verificação de Óbitos

Descrição

A Coordenadoria do Serviço de Verificação de Óbitos tem como objetivo fazer investigação de todas as causas de óbitos de mortes naturais , sem causa esclarecida, ocorridas no município de Goiânia e nos municípios compactuados pela CIB – Comissão de Intergestores Bipartite do Estado de Goiás. São consideradas mortes naturais, os óbitos que não tiveram relação com causa externa.

Previsão e Prazo para Entrega

Para o encaminhamento do óbito ao SVO, é necessário que seja realizado uma constatação médica. Óbitos ocorridos em unidades de saúde, deverá ser comunicado pelo médico plantonista e casos em domicílio e via pública, deve ser acionado o SAMU ou SIATE para constatação do óbito. Após autorização do médico plantonista do SVO, será encaminhado a equipe para remoção do cadáver cujo óbito ocorreu no município de Goiânia, nas demais cidades fica sob responsabilidade do CRAS, Central de óbito e da Prefeitura do Município, sempre com intuito de garantir maior agilidade.

Requisitos e Documentos Necessários

Para atendimento e abertura de prontuário no SVO é necessário apresentar a Guia de Encaminhamento de Cadáver, documentos identificação, CPF e comprovante de endereço da pessoa falecida. O responsável que comparecer ao SVO deverá apresentar documento pessoal com foto. Não é preciso apresentar Boletim de Ocorrência para casos encaminhados ao SVO. É necessário que para entrevista médica o familiar que souber mais sobre a rotina e vivência com a pessoa falecida.

Principais Etapas do Serviço

Após a constatação médica da morte natural em ambiente hospitalar ou não hospitalar (domicílio, via pública e outros), o médico que deseja encaminhar o cadáver deverá entrar em contato telefônico com o SVO e deixar a Guia de Encaminhamento de Cadáver preenchida, após autorização da regulação médica do caso, é liberado a equipe para remoção, retirar o cadáver do local de ocorrência e transportar ao prédio do SVO nos casos ocorridos no município de Goiânia/GO, os demais municípios será realizada pelas funerárias ou centrais de óbitos. Na entrevista médica com o familiar ou responsável pelo cadáver, é decidido se haverá ou não necessidade de necropsia, para esclarecimento da causa do óbito. Após preenchimento da Declaração de óbito pelo médico plantonista, é liberado ao familiar ou responsável para registro na SEHDS (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social) da Guia de Liberação de Cadáver no SVO, com nome da funerária responsável. É necessário o reconhecimento no ato da liberação no SVO, pelo familiar ou responsável.

Quando deve ser encaminhado ao SVO:

Óbitos em pacientes com suspeita de doenças de investigação epidemiológica (ex. suspeitas de dengue, febre amarela, meningites, H1N1, hantavirose, leptospirose, etc);

Óbitos em pacientes previamente saudáveis;

Óbitos inesperados em pacientes com diagnóstico clínico e tratamento corretos;

Pacientes internados que vão a óbito sem diagnóstico firmado, independente do tempo de internação;

Óbito de pacientes em protocolo de tratamento experimental;

Óbitos em mulheres no ciclo gravídico puerperal;

Óbitos de recém-nascidos e/ou fetos mortos com mais de 20 semanas ou 500g ou maior que 25 cm, sem causa esclarecida;

Óbitos em crianças e adolescentes sem causa esclarecida;

Óbitos inesperados no transoperatório, pós-operatório imediato ou tardio;

Choque anafilático.

Local e/ou Forma de Manifestação

Para acionar o SVO, tirar dúvida sobre encaminhamento de casos, preenchimento de Declaração de Óbito ou demais esclarecimentos. Ligar no 35241970 ou 35241933. Sua sede fica estabelecida na Avenida Atilío Correia Lima Nº1223 Cidade Jardim – Goiânia/GO.