A Gerência de Vigilância de Doenças e Agravos Transmissíveis (GEDAT) presta serviço de monitoramento das doenças transmitidas entre seres humanos, do animal para o ser humano (zoonoses) e de um vetor ao ser humano (arboviroses). Este serviço não é prestado diretamente ao cidadão, mas em prol do mesmo, uma vez que as análises realizadas subsidiam a elaboração de condutas, protocolos, planos de contingências relacionadas às doenças transmissíveis em voga no momento.
Como parte do monitoramento e análise da situação de saúde do município, a GEDAT disponibiliza cursos, orientações, conferências aos profissionais de saúde atuantes em Goiânia, seja na forma presencial ou virtual, sobre todas as doenças transmissíveis.
A GEDAT ainda presta o serviço de coleta de amostra em unidades hospitalares ou domiciliares para Monkeypox, Covid-19, Influenza, Dengue, Chikungunya, Zika vírus, Malária, Coqueluche, Sarampo, Rubéola, Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA), Febre Maculosa, Hantavirose, Leptospirose, Raiva Humana e surtos em geral e doenças e agravos de importância em saúde pública e de emergências em saúde pública. No entanto, o atendimento ao usuário deve ser intermediado por uma unidade de saúde notificadora (Unidade da Atenção Primária ou unidade hospitalar da rede pública ou privada). Além do transporte de amostras biológicas que necessitam de estarem congeladas em Nitrogênio. As amostras coletadas para exames pela equipe da GEDAT ou Centro de Informações Estratégicas de Vigilância e Resposta de Vigilância em Saúde (CIEVS) são encaminhadas ao Laboratório de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros(LACEN GOIÁS ).