acessibilidade

Monitoramento das Doenças e Agravos Transmissíveis

Descrição

A Gerência de Vigilância de Doenças e Agravos Transmissíveis (GEDAT) presta serviço de monitoramento das doenças transmitidas entre seres humanos, do animal para o ser humano (zoonoses) e de um vetor ao ser humano (arboviroses). Este serviço não é prestado diretamente ao cidadão, mas em prol do mesmo, uma vez que as análises realizadas subsidiam a elaboração de condutas, protocolos, planos de contingências relacionadas às doenças transmissíveis em voga no momento.

Como parte do monitoramento e análise da situação de saúde do município, a GEDAT disponibiliza cursos, orientações, conferências aos profissionais de saúde atuantes em Goiânia, seja na forma presencial ou virtual, sobre todas as doenças transmissíveis.

A GEDAT ainda presta o serviço de coleta de amostra em unidades hospitalares ou domiciliares para Monkeypox, Covid-19, Influenza, Dengue, Chikungunya, Zika vírus, Malária, Coqueluche, Sarampo, Rubéola, Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA), Febre Maculosa, Hantavirose, Leptospirose, Raiva Humana e surtos em geral e doenças e agravos de importância em saúde pública e de emergências em saúde pública. No entanto, o atendimento ao usuário deve ser intermediado por uma unidade de saúde notificadora (Unidade da Atenção Primária ou unidade hospitalar da rede pública ou privada). Além do transporte de amostras biológicas que necessitam de estarem congeladas em Nitrogênio. As amostras coletadas para exames pela equipe da GEDAT ou Centro de Informações Estratégicas de Vigilância e Resposta de Vigilância em Saúde (CIEVS) são encaminhadas ao Laboratório de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros(LACEN GOIÁS ).

Previsão e Prazo para Entrega

O serviço de monitoramento das doenças transmissíveis funciona de segunda-feira a sexta-feira das 07:00h às 19:00h e por meio do plantão do CIEVS todos os dias da semana no noturno, final de semana e feriados (direcionado a todas as unidades de saúde pública ou privada de Goiânia).

O serviço de coleta de material funciona 24 horas por meio de plantonistas diurnos, noturnos (plantão CIEVS) e plantonistas de final de semana. A coleta de material pode ocorrer de 12 horas até 4 dias após a solicitação feita pela unidade de saúde, a depender da doença em questão e das condições clínicas do paciente.

Requisitos e Documentos Necessários

Para monitoramento das doenças transmissíveis – fichas de notificação preenchidas pelas unidades de saúde pública e privadas conforme a Lei nº 6.259, de 30 de outubro de 1975, Anexo 1 do Anexo V à Portaria de Consolidação GM/MS nº 4, de 28 de setembro de 2017, Portaria GM/MS nº 420, de 2 de Março de 2022 e enviadas para a GEDAT.

Para coleta de material em unidade hospitalar ou domiciliar o serviço assistente deverá preencher:

  1. Ficha(s) de notificação da(s) doenças(s) suspeitas;.
  2. Ficha do sistema GAL – Sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial.

Principais Etapas do Serviço

  1. Ter a solicitação do material realizado pela unidade de saúde por meio do telefone fixo da GEDAT ou do CIEVS, email da GEDAT ou CIEVS, ou ainda telefone de plantão do CIEVS, com as seguintes informações do paciente: nome completo, data de nascimento, nome da mãe, suspeita de diagnóstico, medicações em uso, leito hospitalar de internação ou endereço domiciliar e telefone de contato;
  2. Se paciente domiciliar – unidade de saúde preenche notificação em ficha específica, encaminha notificação para a GEDAT/CIEVS. Os técnicos da GEDAT que realizarão a coleta entram em contato com o paciente por meio do telefone para o paciente confirmando endereço e agendando dia e hora para a coleta, conforme a urgência do caso ou tempo oportuno de coleta para realização do exame (cada doença tem um tempo oportuno);
  3. Se paciente hospitalar – unidade de saúde preenche notificação em ficha específica, encaminha notificação para a GEDAT/CIEVS. Os técnicos da GEDAT fazem contato telefônico com a unidade de saúde confirmando a internação do paciente, as condições clínicas do mesmo, leito de internação, entre outras.

Formas de Prestação do Serviço

As investigações e monitoramento poderão se dar através de contato telefônico; por voz ou mensagem de texto, e-mail e visita in loco.

Local e/ou Forma de Manifestação

Através dos canais oficiais telefone fixo em horário comercial 3524-3389 – Celular do plantão- (62) 99689-7470 Noturno, feriados e finais de semana.

e-mails: cievsgoiania@gmail.com / vigilância.epidemiologica@gmail.com ou através do serviço de ouvidoria da secretaria municipal de saúde.