I – planejar e coordenar a elaboração da proposta orçamentária anual;
II – coordenar e controlar a execução financeira, acompanhando os processos relativos aos pagamento das despesas no âmbito da CMTC;
III – supervisionar o pagamento das despesas contratadas e da folha de pagamento, respeitando os prazos acordados;
IV – acompanhar a situação econômico-financeira, realizar previsões orçamentárias e gerenciar a movimentação das contas bancárias;
V – analisar e emitir parecer em processos de despesas, convênios e prestações de contas;
VI – executar o controle orçamentário da receita e despesa visando o equilíbrio econômico da Companhia;
VII – gerenciar pagamentos e recebimentos de acordo com a legislação vigente;
VIII – elaborar e gerenciar fluxo de caixa da Companhia;
IX – gerenciar aplicações financeiras;
X – elaborar relatório de prestação contas aos órgãos competentes quando solicitado;
XI – analisar, consolidar e gerenciar os dados contábeis, patrimoniais e financeiros, bem como elaborar balancetes e prestações de contas mensais e anuais;
XII – controlar e manter atualizados os documentos comprobatórios das operações financeiras da CMTC;
XIII – realizar análise de conciliação e controle de contas patrimoniais;
XIV – realizar classificação contábil dos documentos, de acordo com a necessidade de regularização dos saldos, efetuando cálculos de encargos financeiros;
XV – fazer o controle e elaboração de relatórios técnicos de acordo com a legislação que rege a contabilidade de empresas públicas;
XVI – demonstrar as mutações do patrimônio líquido e do fluxo de caixa;
XVII – manter atualizado o arquivo de leis, normas e instruções que disciplinem a aplicação de recursos financeiros e zelar pela observância da legislação referente à execução financeira;
XVIII – analisar os relatórios do patrimônio da Empresa encaminhados pela Gerência de Apoio Administrativo e Pessoal;
XIX – exercer outras atividades que lhe forem atribuídas ou delegadas em sua área de atuação.