I – promover os meios necessários à ligação e entendimento entre a Presidência e as demais unidades orgânicas da Companhia e Regiões Integradas à RMTC;
II – controlar a agenda de compromissos do Diretor-Presidente da Companhia;
III – orientar a recepção de autoridades e visitantes no âmbito do Gabinete da Presidência;
IV – supervisionar as atividades de relações públicas e de divulgação da Companhia exercidas pela Assessoria Executiva de Comunicação;
V – verificar o teor das correspondências oficiais dirigidas ao Diretor-Presidente da Companhia e orientar a sua adequada distribuição;
VI – exercer a administração do Gabinete da Presidência e praticar todos os atos necessários à sua gestão, notadamente os relacionados com a orientação, coordenação e supervisão das atividades a cargo das unidades administrativas integrantes da Companhia;
VII – promover a articulação permanente das unidades administrativas integrantes da Companhia, visando uma atuação harmônica e integrada na consecução dos serviços prestados pela Companhia;
VIII – promover a análise, a revisão e o controle de todos os processos e documentos encaminhados ao Diretor-Presidente da Companhia ou por ele despachados;
IX – proferir despachos no âmbito do Gabinete da Presidência;
X – orientar e supervisionar os serviços de expediente, protocolo e de distribuição de processos;
XI – orientar, supervisionar e controlar os serviços de expediente e as atividades desenvolvidas pela Secretaria Geral;
XII – exercer outras atividades que lhe forem atribuídas ou delegadas em sua área de atuação.