Modalidade: Ciclismo
Percurso: 14,32km
Elevação: 231 m
Pontos turísticos e trajeto do roteiro:
Parque Lago das Rosas – Localizado no setor Oeste o Lago das Rosas é o parque mais antigo da cidade, construído na década de 1940. Inicialmente abrigava um grande canteiro de rosas, de onde veio a inspiração para o nome. O lugar conserva ainda hoje elementos representativos no estilo Art Déco como a Mureta e o Trampolim. O parque possui pedalinhos, uma área verde convidativa à prática de piqueniques, além de uma extensa pista de caminhada.
- Mureta/Trampolim – Construída em 1941, na via que ligava a então cidade de Campininha das Flores (hoje bairro Campinas) à cidade de Goiânia, a Mureta delimitava a represa da nascente do córrego Capim Puba. Anos depois, a represa passou a ser um balneário público com 1,50 metros de profundidade e um trampolim. A mureta e o trampolim são tombados pelo IPHAN como bens históricos, representantes da arquitetura Art Déco.
Lago das Rosas – Mureta (Foto: Jackson Rodrigues)
Lago das Rosas – Trampolim (Foto: Jackson Rodrigues)
- Parque Zoológico – Localizado no Lago das Rosas, o Parque Zoológico de Goiânia foi fundado em 1956, pelo encarregado e morador do Lago das Rosas, Saturnino Maciel de Carvalho. Embora o lago das Rosas naquela época já fosse um local de recreação e lazer tradicionalmente usado pela população de Goiânia, somente após esta data, com a doação de alguns animais pelo ornitólogo e professor José Hidasi, o zoológico surgiu. O Parque Zoológico de Goiânia se modernizou e está engajado com os novos objetivos no cuidado e bem-estar dos animais. Endereço: Alameda das Rosas, St. Oeste. Telefone: 62 3524.2390. Funcionamento: Quarta a domingo das 8h30 às 16h.
Parque Zoológico (Foto:Leandro Moura)
- Alameda das Rosas
- Rua 29-A
- Rua 16-B
- Alameda das Rosas
- Avenida Portugal
- Rua T 52
- Avenida T 3
Parque Vaca Brava – Criado em 1988, o Parque Vaca Brava está localizado no setor Bueno, na região Sul de Goiânia. Possui lago, parque infantil, estação de ginástica, pista de caminhada, mirante e áreas de convivência, trata-se de uma das mais belas vistas de Goiânia, palco frequente de eventos relacionados à saúde e bem-estar.
- Avenida T-05
- Avenida T-66
- Avenida T-15
- Avenida T-10
- Avenida T-3
- Avenida T-12
- Avenida T-37
- Rua T-60
- Avenida Edmundo Pinheiro de Abreu
- Alameda Coronel Eugênio Jardim
Parque Areião – O parque possui uma unidade de conservação em seu interior e uma Vila Ambiental que é aberta à visitação. Conta ainda com pista de caminhada, estação de ginástica, lago e parque infantil. O Parque Areião chama bastante atenção pela quantidade de macacos, pássaros e plantas do cerrado abrigados em seu interior. Situado na região Sul da capital, abrange os setores: Pedro Ludovico, Marista e Sul.
Parque Areião (Foto:Leandro Moura)
- Avenida Americano do Brasil
- Rua 90
- Avenida Areião
- Avenida Edmundo Pinheiro de Abreu
- Avenida Couto Magalhães
- Avenida T 63
- Avenida Circular
- Rua 1045
Parque Jardim Botânico Amália Teixeira Franco – Localizado no setor Pedro Ludovico, na região sul de Goiânia, o Jardim Botânico é a maior unidade de conservação de Goiânia, com um milhão de metros quadrados. Abriga um remanescente de área fechada de mata, com espécies nativas do cerrado e animais silvestres. Os atrativos são um borboletário, lago, trilhas ecológicas, um teatro de arena ao ar livre, ciclovia e uma extensa pista de caminhada.
Parque Jardim Botânico Amália Teixeira Franco (Foto: Jackson Rodrigues)
- Alameda Botafogo
Mapas (Strava)
https://www.strava.com/routes/3320377257937933890