Gerência de Atenção Segundária e Terciária

Competências

I – desenvolver as ações da atenção secundária e terciária à saúde, integrando as ações do Departamento de Articulação Intrassetorial, Departamento de Atenção Primária, Departamento de Urgências e Departamento de Sistema de Apoio e Logística;
II – coordenar, supervisionar e acompanhar as atividades desenvolvidas pela Coordenação de Atenção Secundária e Coordenação de Atenção Terciária, propondo ações de promoção, proteção, assistência e reabilitação da saúde, executadas nos diferentes níveis de atenção à saúde, integrando–as à Política Nacional de Saúde;
III – organizar, executar e gerenciar os serviços e ações de Atenção Secundária e Terciária, de forma universal, no âmbito da SMS, incluindo as unidades próprias e as cedidas pelo Estado e pela União;
IV – garantir e distribuir Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para os profissionais que compõem as unidades de atenção secundária e terciária;
V – desenvolver, em conjunto com o Departamento de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, mecanismos técnicos e estratégias organizacionais de qualificação de recursos humanos para gestão, planejamento, monitoramento e avaliação da atenção secundária e terciária;
VI – definir estratégias de articulação com os serviços de saúde com vistas à institucionalização da avaliação da atenção secundária e terciária;
VII – garantir, conjuntamente com as Diretorias da Secretaria Municipal de Saúde, fluxos de referência e contra-referência aos serviços especializados, de apoio diagnóstico e terapêutico, ambulatorial e hospitalar;
VIII – organizar o acesso às unidades de forma humanizada, bem como garantir a integralidade da assistência por meio da rede de assistência à saúde, implantando e implementando processos de acolhimento necessários e padronizados conforme políticas públicas;
IX – buscar a viabilização de parcerias com organizações governamentais, não governamentais, setor filantrópico e setor privado, para fortalecimento da atenção secundária e terciária no âmbito do seu território;
X – estimular os servidores das unidades de atenção secundária e terciária de saúde e distritos sanitários a participarem das reuniões dos Conselhos Locais de Saúde, Fóruns Distritais e Conselho Municipal de Saúde, inclusive a serem conselheiros;
XI – participar de reuniões do Conselho Municipal de Saúde, Conselhos Locais de Saúde e Fóruns Distritais para avaliar a qualidade dos serviços prestados à comunidade;
XII – avaliar, conjuntamente com o Departamento de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, as necessidades de recursos humanos, definindo o dimensionamento de pessoal necessário para cada unidade;
XIII – participar, conjuntamente com a Diretoria de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, da seleção dos profissionais para as equipes de atenção secundária e terciária;
XIV – articular, em conjunto com a Departamento de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, parcerias com instituições de ensino visando ao aprimoramento das ações desenvolvidas;
XV – auxiliar outras Secretarias nas decisões sobre ações junto às populações de risco;
XVI – exercer outras atividades compatíveis com as suas funções ou que lhe forem atribuídas pelo Diretor de Atenção à Saúde.