Balanço da Gestão 2021

O cuidado com o meio ambiente

R$ 5 milhões de investimentos na preservação ambiental e plantio de 100 mil mudas

Arborizagyn

Plantio de 56 mil mudas de árvores nos parques Três Marias, Macambira Anicuns e Cascavel, totalizando o plantio de mais de 100 mil mudas em 2021.

Disque Árvore

Criação do serviço de entrega domiciliar e gratuita de mudas de espécies nativas do Cerrado para cultivo em calçadas. Facilita acesso da população às mudas distribuídas pela Prefeitura.

Ecopontos

Dobrou o número de Ecopontos para o descarte de diversos tipos de resíduos.

Três novos parques

Terezinha da Costa Ferreira, Parque Barreiro e Parque das Flores. Todas as unidades têm pista de caminhada, parquinho, academia ao ar livre e espaços de convivência integrados à preservação da natureza.

Gestão promove, ainda, mais 20 reformas e revitalizações em unidades de conservação da cidade.

Requalificação dos espaços urbanos pela Comurg

Requalifica espaços urbanos, amplia Projeto Flores em toda a cidade e reforça ações de coleta orgânica e seletiva em todas as regiões. Visa ampliar a qualidade de vida na cidade e oferecer mais opções de lazer e interatividade a moradores de diversas regiões.

Revitaliza as praças dos Namorados, no Parque das Laranjeiras, e do Triângulo, no Alto da Glória. As praças da Vila Canaã e do setor Faiçalville receberam academias ao ar livre e brinquedos.

Projeto Flores

Visa 80 mil metros quadrados de jardins. Até o momento, 26 locais foram contemplados, num total de 31 mil metros quadrados.

Manutenção e revitalização das praças

Esse ano, a Prefeitura de Goiânia revitalizou e fez manutenção de 269 praças em toda a capital.

Cerca de 1,3 mil praças públicas são beneficiadas com plantio ornamental e ações de infraestrutura regularmente.

44 novas academias ao ar livre, 40 kits brinquedos, 324 lixeiras com suporte, 115 lixeiras concha, 183 bancos e 30 mesas, provenientes do reaproveitamento de madeiras caídas em vias públicas, 53 espaços públicos passaram pelo processo de revitalização e requalificação neste ano.

Coleta Orgânica – 250 mil toneladas

Recolhe em 2021 mais de 250.508 toneladas de resíduos orgânicos. Toda a população (100%) de Goiânia é atendida pela coleta domiciliar e o resíduo coletado é enviado para o Aterro Sanitário Municipal.

Coleta Seletiva – 30 mil toneladas

Coleta Seletiva recolhe, em 2021, mais de 30 mil toneladas.

Coleta porta a porta, por meio do Programa Goiânia Coleta Seletiva (PGCS), cerca de 2.500 toneladas de resíduos recicláveis por mês, o que corresponde a 7% de todo o volume de lixo coletado na cidade. Materiais recolhidos são encaminhados para 15 cooperativas de catadores cadastradas na Prefeitura.