acessibilidade
AGETUL
Agência Municipal de Turismo, Eventos e Lazer

Turismo

Roteiros Turísticos

Sabores da Terra

O que se come por aqui?

Se há uma coisa que o goianiense sabe fazer bem é comida! O povo aqui sabe aproveitar os ingredientes típicos da nossa região do Cerrado na elaboração de pratos super saborosos. Venha experimentar os sabores da nossa terra.

Pamonha, empadão, arroz com pequi, galinhada com guariroba, picolés de frutos típicos do Cerrado, “jantinhas”, biscoito de queijo caseiro e por aí vai… A lista de delícias é grande! Abaixo vamos listar algumas das nossas comidinhas tradicionais que você não pode deixar de experimentar quando estiver em Goiânia.

Pamonha

Você pode encontrar pamonha em várias cidades brasileiras, mas em Goiânia somos especialistas no assunto. Nossas pamonhas são de “comer rezando” como se diz por aqui! Uma vez que você comer a pamonha daqui, nunca mais vai querer saber de outra, acredite! Tem pamonha para todo tipo de paladar: de doce, de sal, à moda com pimenta, queijo e linguiça, pamonha com carne seca, pamonha com queijo catupiry.

Pamonharia é o que não falta em Goiânia! E se por acaso você não achar uma provavelmente vai ouvir uma carro de som dizendo “Olha a pamonha! Pamonha de sal, pamonha de doce, pamonha apimentada. Todas elas com queijo. Aqui no carro de som”.

Empada Goiana

Empada, empadinha, empadão! Oh trem bão! Aqui tem todo tipo de empada que você imaginar, inclusive um dos carros chefes da culinária tradicional do nosso Estado é justamente o famoso empadão goiano.

A receita tradicional de empadão goiano leva em seu recheio lombo de porco, linguiça, queijo fresco, frango, palmito, guariroba e ovo cozido.

Feiras, mercados e algumas pamonharias.

Pit Dogs

Hey você aí que está visitando Goiânia, já ouviu o termo Pit Dog antes? O Pit Dog é um verdadeiro patrimônio cultural dos goianienses, nada mais é do que um quiosque de rua especializado em sanduíches. A maioria dos Pit Dogs abre no final da tarde e seguem funcionando pela madrugada, são ótimas opções para matar aquela fome depois que você sair da balada. A maioria dos Pit Dogs tem serviço de entrega.

Curiosidade, a palavra Pit Dog sugiu da união de duas expressões em inglês. Pit Stop + Hot Dog = Pit Dog no mais singelo vocabulário “goianês”.

Comida Típica goiana

A gastronomia goiana carrega influências de dois estados vizinhos, Bahia e Minas Gerais, que aliadas aos ingredientes típicos do Cerrado, principalmente frutos e temperos, formam uma mistura única e traduzem toda a originalidade da região. Alguns pratos típicos da mesa dos goianos: arroz com pequi, arroz com suã, empadão goiano, arroz de puta rica, angu de milho verde, guariroba, dentre outros. Você encontra muitos restaurantes de comidas típicas na cidade.

Pastéis

Comer um pastel na feira, frito na hora, acompanhado com um copo de garapa (caldo de cana) bem geladinho, eis um programa super tradicional em Goiânia! Pastéis são populares não só nas feiras livres espalhadas pela cidade (confira nosso Mini Roteiro de Feiras e Compras), mas são o carro chefe de pastelarias, food trucks e diversos bares na cidade. Você vai encontrar tanto sabores clássicos de pastéis quanto versões bem goianas.

Jantinha

“Jantinha” é um termo bem goiano, um jeito regional de se referir aos famosos espetinhos. O negócio é que em Goiânia, os espetinhos são quase sempre incrementados com algum tipo de acompanhamento, daí a expressão “jantinha”, uma vez que são pequenas jantas. Seria uma missão quase impossível listar todas as Jantinhas existentes em Goiânia, cada bairro tem uma preferida pelos seus moradores. A dica é: pergunte na recepção do seu hotel onde você pode encontrar uma jantinha boa nas proximidades!

Quitandas

Quitanda é uma palavra de origem africana que significa “tabuleiro em que se expõe mercadorias diversas”, por isso talvez você conheça quitanda como aquele estabelecimento onde se vendem verduras, frutas, etc.

Mas aqui em Goiás chamamos de quitanda tudo aquilo que é servido com o café, naquele lanche da tarde. Algumas delas: pão de queijo, biscoito de queijo, roscas, mané pelado, bolos, etc.

Parques

Goiânia é uma das capitais brasileiras com a maior área verde por habitante do país. Faz parte da cultura do goianiense praticar exercícios ao ar livre, passear com a família aos finais de semana ou ainda levar os cachorros para aquela farra nos parques. Está de passagem por Goiânia e gosta de natureza? Não deixe de visitar algumas de nossas 32 áreas e se achar que a paisagem vale um registro, não se esqueça de usar a hashtag #goianiapulsa nas suas fotos!

Bosques dos Buritis

O Bosque dos Buritis é um dos mais antigos e tradicionais cartões-postais de Goiânia. Nele você irá encontrar três lagos com fontes luminosas, orquidário, espaço multifuncional para eventos, pistas para caminhada, parque infantil, estação de ginástica, quiosques, mirante e trilhas internas. O Bosque abriga ainda o Museu de Arte de Goiânia.

Localizado entre a Av. Assis Chateaubriand e a Alameda dos Buritis.

Lago das Rosas e Zoológico de Goiânia

O Lago das Rosas é o parque mais antigo da cidade, construído na década de 40. Inicialmente abrigava um grande canteiro de rosas, de onde veio a inspiração para o nome. O lugar conserva ainda hoje elementos representativos no estilo Art déco como trampolim e muretas. A extensa pista de caminhada que circunda o lago é bastante utilizada para a prática de exercícios. Outro atrativo importante, anexo ao Lago das Rosas é o Zoológico de Goiânia. O público pode visitar mais de 400 animais de várias espécies e de vários lugares do mundo.

Informações: 3524-2390.

Localizado entre a Alameda das Rosas e a Avenida Anhanguera, nos Setores Central e Oeste.

Parque Areião

Área de preservação permanente com vegetação de floresta da galeria e vereda. Abriga espécies de fauna nativa e conta com uma pista de caminhada, estação de ginástica, lago e parque infantil, além da vila ambiental. Chama bastante atenção pela quantidade de macacos, pássaros e plantas do cerrado abrigados em seu interior.

Localizado entre Alameda Coronel Eugênio Jardim, Avenidas Americano do Brasil e Edmundo P. de Abreu, abrangendo os setores Pedro Ludovico, Marista e Sul.

Parque Vaca Brava

Criado em 1988, o Parque Vaca Brava está localizado no Setor Bueno, na região Sul de Goiânia. Possui lago, parque infantil, estação de ginástica, pista de Cooper e áreas de convivência, trata-se de uma das mais belas vistas de Goiânia, palco frequente de eventos relacionados à saúde e bem estar.

Localizado na Avenida T-10, Setor Bueno.

Parque Flamboyant

Situado no Jardim Goiás, na região sudeste de Goiânia, o Parque Flamboyant possui dois lagos com fonte luminosa, ponte de madeira, parque infantil, ciclovia, pista de cooper, estação de ginástica, caminhos internos e um jardim japonês. É um espaço convidativo para os adeptos do piquenique.

Localizado na Rua 15, Jardim Goiás.

Jardim Botânico

Localizado no Setor Pedro Ludovico, na região sul de Goiânia, o Jardim Botânico é a maior unidade de conservação de Goiânia, com um milhão de metros quadrados. Abriga um remanescente de área fechada de mata, com espécies nativas do cerrado e animais silvestres. Os atrativos são um borboletário, lago, trilhas ecológicas e um teatro de arena ao ar livre. Localizado na Avenida Botafogo, Setor Pedro Ludovico

Parque Cascavel

Criado em 1996, o Parque Cascavel possui um lago, parque infantil, sanitário público e uma extensa pista de cooper.

Localizado na divisa entre os bairros Parque Amazônia, Vila Rosa e Jardim Atlântico em Goiânia.

Parque Marcos Veiga Jardim

Inaugurado em 2016, o parque possui 55 mil metros quadrados. Conta com pista de skate, pista de Cooper, academia ao ar livre, quadras de areia e poliesportivas, quiosques, teatro de arena e belo paisagismo.

Localizado na Av. Ayrton Senna – Alphaville Araguaia.

Parque Municipal Leolídio di Ramos Caiado

É uma área com vegetação característica de área brejosa e algumas nascentes. Possui pista de caminhada, quiosques, parquinho para crianças.

Endereço: Entre as Avenidas Pedro Paulo de Souza, Alamedas Antares e Áries; e Rua Júpiter.

Parque Carmo Bernardes

Possui aproximadamente 240 mil m² de área verde e abrange a nascente do Córrego São José. Conta com parquinho para criança, academia ao ar livre, pista de caminhada. Localizado na avenida Parque Atheneu, no Parque Atheneu.

Momumentos

Apesar de Goiânia ser uma cidade jovem, há mais de uma dúzia de monumentos espalhados pela cidade que contam um pouquinho da nossa história.

Fundada em 24 de outubro de 1933, Goiânia destaca-se por ter sido uma cidade planejada, inicialmente para abrigar 50 mil pessoas, hoje possui mais de 1,5 milhão de habitantes. O traçado original da capital pensado por Atílio Correio Lima foi inspirado no estilo Art Déco, bastante expressivo no mundo durante toda a década de 30. Hoje, além do traçado, a capital possui um representativo conjunto de edifícios em Art Déco tombados como patrimônio histórico pelo IPHAN. Conheça alguns dos nossos monumentos mais expressivos:

Monumento às Três Praças

Localizado no centro da Praça Cívica, o Monumento às Três Raças é uma obra da artista Neusa Morais, inaugurada em 1967, feita em bronze e granitina. Três figuras humanas levantando um marco simbolizam os pioneiros que ajudaram a construir Goiânia, bem como os formadores do povo goiano: o índio, o negro e o branco.

Instalação Caleidoscópio

Inaugurada em 2015, a Instalação Caleidoscópio feita pelo artista plástico Siron Franco, faz referência ao passado e ao futuro goiano e possui figuras que representam indígenas e crianças. A obra conta com dois painéis em aço inox espelhados, instalados em forma de “y” que refletem as figuras humanas feitas do mesmo material. Localização: Praça Cívica, Centro.

Coreto

Projetado por Jorge Félix de Souza e inaugurado em 1942, o Coreto é umas das obras no estilo Art Déco tombadas como patrimônio histórico pelo IPHAN. Construído em alvenaria, possui 520 x 1230 x 720 cm e está localizado na Praça Cívica, bem no início da Avenida Goiás.

Estátua Pedro Ludovico

A estátua representa Pedro Ludovico, fundador de Goiânia, montado em um cavalo. Obra da Artista Neusa Morais foi confeccionada em gesso, ferro e bronze, têm 7 metros de altura, 1,8 metros e largura e 3 metros de comprimento. A obra pesa duas toneladas e meia, fica na Praça Cívica, Centro.

Relógio

Um ícone no estilo Art Déco, o Relógio é outra obra tombada pelo IPHAN. Foi projetado por Américo Vespúcio Pontes e inaugurado em 1942. A máquina do relógio foi fabricada pela empresa paulista Michelini e Filho. Localização: Canteiro central da Avenida Goiás, entre a Praça Cívica e a Rua 01, no Centro.

Monumento ao Bandeirante

O Monumento ao Bandeirante se encontra hoje no cruzamento das Avenidas Anhanguera e Goiás. A obra foi um presente do Centro Acadêmico XI de Agosto, da Faculdade de Direito de São Paulo, dedicado ao povo goiano em 1942. A estátua é uma obra de Armando Zago, em bronze, possui 210 x 90 x 70 cm e está posicionada virada para o lado Oeste da cidade, em referência à Marcha para o Oeste. O bandeirante representado é o icônico Anhanguera, responsável por descobrir ouro e pela formação do vilarejo que viria a ser a futura Cidade de Goiás.

Maria Fumaça

Locomotiva a vapor de origem alemã adquirida pelo Governo Estadual em 1954 e aposentada em 1960. Fica na Praça do Trabalhador, atrás da antiga Estação Ferroviária da cidade.

Monumento à Paz

O Monumento à Paz está localizado no Bosque dos Buritis e foi inaugurado em 1988. A obra do artista Siron Franco foi executada em concreto e vidro, contém terra de dezesseis países dos cinco continentes em seu interior. Seu formato remete a uma ampulheta e suas dimensões são 520 x 325 x 325 cm.

Monumento aos mortos e desaparecidos na luta contra a ditadura militar

A escultura tem formato de esfera e foi inaugurada em 2004 para homenagear goianos mortos e desaparecidos políticos dos anos de 1968 e 1969. Cada gomo da esfera representa uma vítima do regime militar e os cortes na mesma são para escorrer água, representando as lágrimas derramadas pelos familiares. O monumento fica na Avenida Assis Chateaubriand com Avenida Dona Gercina Borges, no Setor Oeste, em frente ao Bosque dos Buritis.

Monumento viaduto Latif Sebba

Inaugurado em 2007, o Monumento Viaduto Latif Sebba foi projetado pelo arquiteto Marco Antonio Amaral, sua estrutura é de aço revestida por chapas perfuradas, tem 56 metros de altura e pesa 20 toneladas.

Durante o dia, as chapas refletem a claridade e iluminam as torres e à noite os refletores internos destacam ainda mais o monumento. As torres em formato de prismas se apóiam uma na outra e tem sua origem em uma referência histórica a Atílio Correia Lima, o arquiteto-urbanista responsável pelo projeto original de Goiânia. Atílio teria fincado no local onde está o viaduto três marcos de madeira, que apontavam para as mesmas direções do monumento e serviram de referência para o traçado da cidade. Além disso, suas pontas indicam as regiões de maior crescimento da cidade: leste, oeste e sul. Localização: Avenida 85, Viaduto Latif Sebba – Setor Marista (antiga Praça do Ratinho).

Monumento Viaduto João Alves De Queiroz

Inaugurado em 2008, o Monumento Viaduto João Alves de Queiroz possui 64,53 metros de altura. Projetado pelo arquiteto Sandro Carvalho, o monumento é composto por dois prismas que se tocam nas extremidades, indicando a direção Norte, como o ponteiro de uma bússola. Os prismas, em aço, são revestidos por chapas perfuradas que permitem que a claridade do sol seja refletida e à noite os refletores proporcionem um efeito especial. Localização: Viaduto João Alves de Queiroz – Avenida T-63, com Avenida 85 – Praça Simão Carneiro (antiga Praça do Chafariz).

Monumento à Bossa Nova

Obra feita com material reciclável, construída em homenagem à bossa nova pelo Artista G. Fogaça, em 2010. Localizada na Praça da Inspiração, Avenida 85 com Av. T-9, no Setor Marista.

Cruzeiro

O Cruzeiro original em madeira, com altura aproximadamente de 3,5m foi instalado nas terras da antiga fazenda Botafogo e marcava o local onde foi celebrada a Primeira Missa em Goiânia. Além do significado religioso (onde eram rezados os terços e queimas de velas), serviu como orientação para acesso da região sudoeste da capital à Campininha das Flores (hoje bairro Campinas).

No início dos anos 50, devido ao crescimento da cidade e a necessidade de demarcação de uma praça no local onde estava o Cruzeiro original, foi instalado um novo Cruzeiro feito em concreto, também com altura do anterior. O novo Cruzeiro fica na parte central da praça, que passou popularmente a ser chamada como Praça do Cruzeiro. Localização: Praça Comendador Germano Roriz (Praça do Cruzeiro), na Rua 84 com a Rua 87, no Setor Sul.

Mureta e Trampolim do Lago das Rosas

Construída em 1941, na via que ligava a então cidade de Campininha das Flores (hoje bairro Campinas) à cidade de Goiânia, a Mureta delimitava a represa da nascente do córrego Capim Puba. Anos depois, a represa passou a ser um balneário público com 1,50 metros de profundidade e um trampolim. A mureta e o trampolim são tombados pelo IPHAN como bens históricos, representantes da arquitetura Art Déco. Localização: Avenida Anhanguera, esquina com Alameda das Rosas, no Setor Oeste.

Coreto de Campinas

O atual bairro Campinas um dia já foi cidade e seu nome era Campininha das Flores. A pacata Campininha das Flores já existia antes mesmo da fundação de Goiânia. Sendo assim, a Praça Joaquim Lúcio, onde fica o Coreto de Campinas, é mais antiga da capital goiana e era ponto de encontro da sociedade campinense. Em 2002, o Coreto foi reconstruído com base no projeto de 1931, de Atílio Correia Lima. Localização: Praça Joaquim Lúcio, Av. 24 de Outubro, com Rua José Hermano, Setor Campinas.

Museu ao Ar Livre

Localizado na Praça Universitária, no Setor Leste Universitário. A Praça foi projetada na década de 1930 por Atílio Correia Lima, mas só foi construída em 1969. O Museu ao Ar Livre foi idealizado por Maria Célia Câmara, com o apoio da Associação dos Escultores de Goiás (AEGO) e inaugurado em 2000.

O Museu comporta 26 esculturas e 2 painéis espalhados ao longo da praça, entre os quais destacamos as esculturas: “Dedos de Deus”, em bronze, do artista Homem de Deus e “Deixa o Brasil no Terceiro Mundo”, de Antônio Poteiro, em terracota.

Escultura Eu Amo Goiânia

A escultura, desenvolvida pela arquiteta Yara Hasegawa, possui 1,5 metro de altura e foi inaugurada em 2016. Fica na Praça do Sol, entre as Ruas 13, 09 e João de Abreu, no Setor Oeste.

Painéis Via Sacra

Os Painéis da Via Sacra estão distribuídos ao longo da Rodovia GO-060, conhecida como Rodovia dos Romeiros, no trecho de 16 km de extensão que liga Goiânia à Trindade. Os 14 painéis são de autoria do artista plástico Omar Souto, que trabalhou no próprio local em 1988 e retratam a Paixão de Cristo.

A estrutura de concreto e alvenaria forma a base para as ilustrações, que são feitas de mosaicos de cerâmica, e concreto em alto relevo. Medindo 10m de largura por 4m de altura, foram disponibilizados aos pares ao longo da Rodovia, em praças com iluminação, bancos e sanitários.

Vale destacar que todos os painéis mostram a menina Leide das Neves, vítima do acidente radioativo com o Césio-137, ocorrido em Goiânia, além de retratar passantes da rodovia, familiares e o próprio pintor. As estações e as praças passaram por revitalização e reforma no ano de 2010. Todos os anos, durante a festa do Divino Pai Eterno, que acontece em Trindade, a rodovia recebe milhares de romeiros que fazem o trajeto a pé. Na Sexta Feira Santa, são realizadas encenações da Paixão de Cristo ao longo da via.

Roteiro Infantil

Pensou que Goiânia só tinha atrativos para turistas adultos? Se enganou! Para atender às expectativas do nosso turista mirim elaboramos um roteiro pra lá de divertido com vários atrativos para esses pequeninos.

Gibiteca Jorge Braga

Única unidade do gênero em Goiás, a Gibiteca Jorge Braga foi inaugurada em 22 de setembro de 1994 pela Fundação Cultural Pedro Ludovico Teixeira (órgão que antecedeu a Agência Goiana de Cultura Pedro Ludovico, atual Secretaria de Estado da Cultura – Secult). O espaço recebeu o nome de Jorge Braga, em homenagem ao cartunista, um dos poucos produtores de histórias em quadrinhos do Estado.

Até dezembro de 1995, a gibiteca funcionou no Edifício Parthenon Center, que fica na Rua 4, Centro. O espaço se tornou pequeno devido à grande procura. Com isso, foi transferida para o Centro Cultural Marieta Telles Machado, na Praça Cívica, onde se encontra atualmente. Hoje, com 25 anos completos a gibiteca possui acervo de mais de 6 mil exemplares de gibis e onze mil livros em um espaço gratuito, aconchegante com mesas para leitura, tapetes e almofadas. A Gibiteca também recebe doações de gibis, desde que estejam em bom estado de conservação.

Endereço: Centro Cultural Marieta Telles – Praça Cívica, nº 2 – Centro – Goiânia – Goiás

Telefone: (062) 3201-4640

Mutirama

A história do Parque Mutirama, mistura-se com a história de Goiânia. O parque completou em 2019, 50 anos. Localizado em uma área de nove hectares no centro de Goiânia, o Parque Mutirama é um dos mais representativos parques públicos temáticos e gratuito do Brasil.

Conta com mais de 18 atrações, inclusive as tradicionais roda-gigante, montanha-russa, trenzinho e autorama, e ainda oferece uma enorme área verde, ideal para momentos agradáveis com a família e prática de piqueniques, além de ser cenário para belas fotos. 

Endereço: Avenida Contorno, sem número. A entrada é pela área de lazer sobre o Túnel Jaime Câmara, na Avenida Araguaia, Centro.

Entrada: Gratuita

Telefone: 3524-7274

Planetário da UFG

Mais fascinante do que o próprio lugar, é a sua história: na década de 1970, o Prof. José Ubiratan de Moura – que lecionava a disciplina de Cosmografia na faculdade de Geografia da Universidade Federal de Goiás – UFG, fez um pedido para o MEC de um equipamento chamado telúrio, um tipo de planetário didático e simples, para colocar em cima de uma mesa. Contudo, o pedido não foi compreendido pelos técnicos do governo federal, e como o MEC estava em negociação com o governo da Alemanha Oriental, Goiânia foi escolhida para receber um planetário!

Quando o equipamento chegou, todos na UFG ficaram surpresos: o equipamento definitivamente não caberia na mesa do Prof. Ubiratan! O Planetário Zeiss Jena Spacemaster e um telescópio Zeiss, Cassegrain 150 milímetros de diâmetro e distância focal 2.225 milímetros, ficou guardado na Universidade até que a Prefeitura de Goiânia construísse sua sede – hoje localizada dentro do Parque Mutirama.

Durante a semana, o Planetário da UFG realiza sessões para estudantes e aos domingos, para o público em geral. Garantia de diversão e conhecimento para todas as idades!

Endereço: Av. Contorno nº 900, Centro, Goiânia.

Telefone: (62) 3225-8085 / 8028

Valor: R$ 6,00 (estudantes com carteirinha e crianças até dez anos pagam meia entrada).

Obs: A visita deverá ser agendada com antecedência de no máximo um mês, podendo ser feita pessoalmente ou pelos Telefone: (62) 3225-8085 e 3225-8028, com a secretaria do Planetário.

Memorial do Cerrado

É um dos projetos do Instituto do Trópico Subúmido que representa as diversas formas de ocupação do Cerrado e os modelos de relacionamento com a natureza e a sociedade. São eles: Museu de História Nacional, Vila Cenográfica de Santa Luzia, Aldeia Indígena, Quilombo,Espaço de Educação Ambiental Dalila Coelho Barbosa, Trilhas Ecológicas.

Endereço: Avenida Engler, s/n – Jardim Mariliza, (dentro da Campus II PUC GO)

Telefone: (62) 3946-1723

Horário de visitação: Terça a domingo das 08h às 12h e das 13h às 17h.

Ingressos: R$12 Inteira | R$6 Meia (estudantes, pessoas acima de 60 anos, crianças de até 6 anos)

Circo Laheto

O Circo Laheto abre suas portas, ou melhor, seu picadeiro, para escolas particulares e públicas. Toda última quinta-feira do mês tem apresentações de espetáculos circenses. É como um Ensaio Aberto, já que tanto os artistas profissionais como alunos do projeto social se apresentam.

Essa experiência faz parte do currículo de formação no qual há um contato com a platéia. Para participar, basta à escola agendar pelo telefone. É uma oportunidade para que as crianças entrem em contato com o mundo do circo.

Há apresentações com malabares, acrobacias e de palhaços. Tudo muito divertido para deixar o dia da garotada ainda mais feliz. Além disso, toda a renda é revertida para o projeto social deles, que atende crianças de 6 a 14 anos.

Endereço: Avenida H, esquina com a Rua 72, Parque da Criança, Jardim Goiás;

Telefone: (62) 3281-3301 e 9633-0551

Zoológico

Com aproximadamente 480 animais, o zoológico de Goiânia conta com uma equipe de educação ambiental, composta por funcionários próprios e por professores de Secretaria Municipal de Educação para o atendimento de escolas que desejam utilizá-lo para o ensino de ciências e conscientização ambiental.

O Parque Zoológico de Goiânia foi fundado em 1956, pelo encarregado e morador do Lago das Rosas, Saturnino Maciel de Carvalho. Embora o lago das Rosas naquela época já fosse um local de recreação e lazer tradicionalmente usado pela população de Goiânia, somente após esta data, com a doação de alguns animais pelo ornitólogo e professor José Hidasi, o zoológico surgiu.

Endereço: Alameda das Rosas – Setor Oeste

Telefone:(62) 3524-2390

Ingressos: Inteira: R$ 5,00

Meia entrada: para crianças de até 12 anos e idosos com 60 anos ou mais

Isenção: para Portadores de Necessidades Especiais.

Praça Estado da Palestina

A praça conta com brinquedos criativos e bicicletas ergométricas que geram energia. Além de playground e estação de ginástica visando estimular brincadeiras ao ar livre, explorar a criatividade das crianças e desenvolver a autoestima também ajuda na socialização e contribui com qualidade de vida dos frequentadores do local.

Endereço: Av. República do Líbano, S/N – St. Oeste.

Aberto ao público

Roteiro Feiras e Compras

A moda produzida em Goiânia é referência nacional e internacional. Se você gosta de compras, seja bem-vindo à Goiânia! As feiras são um dos grandes atrativos turísticos da capital. Espalhadas pela cidade, as feiras acontecem em dias e horários diversos, ou seja, o que não vão lhe faltar são opções!

As nossas feiras são classificadas em feiras livres e feiras especiais. As feiras livres são as hortifrutigranjeiras, que acontecem normalmente no período matutino em diversos bairros da cidade. Já as feiras especiais são aquelas que comercializam uma gama variada de produtos: roupas, comidas, artesanatos, decoração, calçados, obras de arte, dentre outros. São essas as mais procuradas pelos turistas que chegam à capital.

É impossível falar de turismo de compras em Goiânia sem citar a indústria da moda. Além das tradicionais feiras, a moda produzida em Goiânia tem se tornado referência internacional e atraído visitantes de várias regiões do país. Destaque para a Região da 44 que abriga quase 15 mil lojas. E para fechar o circuito de compras, você ainda tem como opção um dos inúmeros shoppings centers espalhados pela capital.

Abaixo confira a lista com as principais feiras especiais e shoppings da cidade:

Feira do Cerrado

Se você está procurando um artesanato goiano para levar de lembrança para sua terra natal, esse é o lugar certo. A Feira do Cerrado, criada em 2004, reúnem artesões que têm em comum não só a criatividade, mas a preocupação ambiental. Muitos utilizam de maneira consciente matéria-prima extraída do nosso Cerrado.

Quando: Domingos das 9h às 13h

Onde: Parque da Criança, atrás do Estádio Serra Dourada

Como chegar saindo da Praça Cívica: Rota de carro: pela Marginal Botafogo 5 km – 10 min; Rota de ônibus: linhas 026, 580.

Feira da Lua

Criada em 1993, inicialmente eram 250 feirantes. É considerada a segunda maior feira ao ar livre da cidade e hoje conta com aproximadamente 1.500 barraquinhas e entrou para o hall das mais tradicionais da capital. Principais produtos comercializados: roupas, sapatos, e comidas.

Quando: todos os sábados das 15h às 22h

Onde: Praça Almirante Tamandaré, mais conhecida apenas como Praça Tamandaré, no Setor Oeste

Como chegar saindo da Praça Cívica: Rota de carro: 2,5 km – 9 min; Rota de ônibus: linhas 003, 008, 023, 169, 400.

Feira do Sol

A feira do Sol nasceu da vontade de um grupo de artistas em mostrar para a comunidade local a elaboração de peças artesanais e pinturas em tela, tudo isso feito ao ar livre. Localizada em um setor nobre de Goiânia a feira foi criada em 1990 e hoje conta com diversas áreas de alimentação, vestuário, bijuterias, artesanatos, antiguidades, animais.

Quando: todos os domingos das 15h às 21h

Onde: Praça do Sol, na Rua 9, Setor Oeste

Como chegar saindo da Praça Cívica: Rota de carro: 2,8 km – 9 min Rota de ônibus: linhas 008, 016, 035, 400.

Feira das Nuvens

A Feira das Nuvens também é conhecida como ‘Feira do Morerinha’. Nela são comercializadas roupas, calçados, acessórios e comidas.

Quando: todos os domingos das 16h às 22h

Onde: na Av. T-1, Setor Coimbra. Em frente ao supermercado Hiper Moreira Como chegar saindo da Praça Cívica: Rota de carro: 1,7 km – 6 min Rota de ônibus: linhas 400, 003, 004, 008, 035, 187, 169, 023, 027, 029, 909.

Feira Hippie

Sua história começa no início dos anos 1960, quando artesãos e artistas plásticos influenciados pelo movimento hippie começaram expor seus trabalhos, daí o nome Feira Hippe. É uma das maiores feiras ao ar livre da América Latina, com aproximadamente 10 mil bancas, nas quais se comercializam de roupas a produtos importados. É preciso ter disposição para explorá-la, mas é possível garantir bons preços.

Quando: sábado: 07:00 às 16:00; domingo: 07:00 às 13:00

Onde: Praça do Trabalhador, no Centro

Como chegar saindo da Praça Cívica: Rota de carro: 2,6 km-12 min; Rota de ônibus: linhas 042, 270, 180, 935, 170, 013, 008.

Feirinha da OVG/Bueno

A Feirinha da OVG/BUENO é uma feirinha de bairro que acontece no alto do Setor Bueno e caiu no gosto dos moradores da região. Popularizou-se por acontecer em plena quarta-feira, um ótimo exemplo de como feiras fazem mesmo parte da cultura do goianiense. São comercializados produtos de vestuário, alimentação, artesanais, bijuterias e calçados.

Quando: todas as quartas-feiras das 16h às 22h.

Onde: na Rua T-14 com T-38, no alto do Setor Bueno.

Como chegar saindo da Praça Cívica: Rota de carro: 6 km-15 min Rota de ônibus: linha 006, 007, 008, 906.

Região da 44

A Região da Rua 44 é atualmente o maior pólo de moda da cidade, lembra muito a Rua 25 de Março em São Paulo. Recebe pessoas de todo o país e também do exterior. No local se comercializa uma grande variedade de roupas, calçados e acessórios.

Quando: funciona de terça a sábado em horário comercial

Onde: localizada ao lado da Rodoviária de Goiânia, Centro

Como chegar saindo da Praça Cívica: Rota de carro: 3,9 km – 10 min Rota de ônibus: linhas 013, 042, 168, 170, 180, 268, 269, 270, 935.

Outros locais com grande concentração de lojas no varejo e atacado com opção de vestuário, calçados, acessórios, embalagens, etc: Avenida 85, Avenida Bernardo Sayão, Campinas e o Centro da capital.

Shopping Centers

Araguaia Shopping: Rodoviária de Goiânia, (62) 4013-4293

Goiânia Shopping: Av. T-10, nº 1.300, Setor Bueno, (62) 3237-0514

Flamboyant Shopping: Avenida Deputado Jamel Cecílio, Jardim Goiás, (62) 3546-2000

Passeio das Águas: Av. Perimetral Norte, esq. com Av. Goiás, (62) 4003-7840

Shopping Bougainville: Rua 9, 1855 – Setor Marista, (62) 3520-4300

Shopping Estação Goiânia: Avenida Goiás Norte, Centro,(62) 3221-0844

Shopping Cerrado: Av. Anhanguera, Setor Aeroviário, (62) 3621-2611

Banana Shopping: Avenida Araguaia, 376, Centro, (62) 3521-4600

Buena Vista Shopping: Av. T-4, 466 – St. Bueno, (62) 3515-0500

Portal Shopping: Av. Anhanguera, 14404 – Capuava, (62) 3299-8533

Portal Sul Shopping: GO-040 – Setor Jardins, (62) 3596-2250

América Shopping: Rodovia GO-060, km 06, Conj. Vera Cruz, (62) 3271-4345

Shopping Cidade Jardim: Av. Nero Macedo, 400, (62) 3576-3606

Lozandes Shopping: Av. Olinda, 960 – Alphaville Araguaia, (62) 3922-2553

Alpha Mall: Av. Alphaville Flamboyant – Res. Alphaville Flamboyant, (62) 3414-7125

Plazza D’oro Shopping: Av. Nápoli, Residencial Eldorado, (62) 3096-3000.

Roteiro Arquitetura no Centro

Construída na década de 1930, Goiânia foi uma capital planejada, elaborada com um traçado radial, onde todas as vias se convergem para a Praça Cívica, similar ao princípio adotado no Palácio de Versalhes, na França. As grandes avenidas do Centro formam um triângulo partindo da Praça Cívica, foram nomeadas em uma alusão à geografia do Estado à época (que ainda abrigava o território onde hoje é o Estado do Tocantins), que era delimitado pelos rios Araguaia, Tocantins e Paranaíba.

Na arquitetura, o estilo utilizado – Art Déco – simbolizava a busca pelo moderno, futurista. Inicialmente mais ligado ao design de mobiliário, vestuário e artes gráficas, só depois chegou à arquitetura. Os edifícios apresentam fachadas com elementos decorativos que remetem à monumentalidade, geometria, retas e curvas, sendo comum também o uso de elementos regionais, o que torna o estilo diferente em cada cidade. Assim que os primeiros edifícios públicos da nova capital ficaram prontos, os edifícios comerciais seguiram o mesmo estilo arquitetônico, tornando Goiânia um dos maiores conjuntos Art Déco do mundo. Em 2002, foram tombados pelo Iphan 22 bens em Goiânia: 19 edifícios, além do traçado de Goiânia e do atual bairro de Campinas, bem como os nomes das ruas no Setor Central.

O plano diretor de Goiânia foi pensado originalmente para comportar 50.000 habitantes, hoje a capital abriga cerca de 1 milhão e meio de habitantes. Mesmo assim, no Setor Central é possível observar o planejamento inicial pensado pelo arquiteto Attílio Corrêa Lima.

Abaixo, você encontra algumas sugestões de construções que contam um pouco da história da capital e valem uma visita! A sua grande maioria se concentra na região central da cidade e se você tiver disposição para caminhar poderá realizar o circuito a pé! Lembre-se apenas de calçar sapatos confortáveis, usar um chapéu e ter sempre a mão água e filtro solar. Somos uma capital quente!

Conjunto Praça Cívica

Oficialmente denominada Praça Pedro Ludovico Teixeira, em homenagem ao fundador da cidade, é o marco inicial da capital. A partir dela, saem grandes avenidas para todos os sentidos da cidade, sendo também a referência para a denominação dos primeiros bairros, chamados de setores: ao Norte para o Setor Central, ao sul o Setor Sul, a oeste o Setor Oeste e a leste o Setor Leste Universitário. Foi revitalizada em 2016, o que a aproximou do projeto original, de 1933

Palácio das Esmeraldas

É a sede do Governo Estadual e residência do Governador desde a transferência da capital. Sua construção iniciou-se em 1933 e o nome é uma homenagem às Entradas e Bandeiras. Possui três pavimentos e seu revestimento externo em pó de pedra verde, imitando a cor da pedra que lhe emprestou o nome. Seus vitrais retratam as principais atividades econômicas do Estado na época. Foi tombado pelo IPHAN.

Museu Zoroastro Artiaga

Construído em 1946 e projetado pelo Polonês Kazimierz Bartosvenoski, foi sede do Departamento Estadual de Informação (DEI). O Museu possui amostra de minerais, fauna da região, artesanato e utensílios indígenas e obras de arte popular, além da urna enterrada em 1942 durante o Batismo Cultural de Goiânia. Tombado pelo IPHAN.

Endereço: Praça Cívica, 13 – Centro, Goiânia. Telefone: (62) 3201-4676. Entrada franca.

Centro Cultural Marieta Telles Machado

Em estilo Art Déco e tombado pelo IPHAN, foi sede do escritório técnico das obras da construção de Goiânia e depois sede da Secretaria da Fazenda Estadual. Está em ótimo estado de conservação, mantendo inclusive os vidros originais com imagens jateadas. Localização: Praça Cívica. Funcionam no Centro Cultural:

Museu da Imagem e do Som
Telefones: (62) 3201-4644 – 3201-4673 – 3201-4651

Biblioteca Estadual Pio Vargas
Telefone: (62) 3201.4653 / 3201.4618

Gibiteca Jorge Braga
Fone: (62) 3201-4640

Cine Cultura
Confira a programação dos filmes em cartaz na página do Facebook do Cine Cultura que é atualizada semanalmente.
Fone: (62) 3201-4670 ou 3201-4646

Procuradoria Geral Do Estado – Antigo Fórum e Tribunal de Justiça

Também tombado pelo IPHAN, a galeria composta por colunas do edifício faz interação com o Palácio das Esmeraldas e com o Centro Cultural Marieta Telles, trazendo harmonia ao conjunto. Início da construção em 1936 e a autoria do projeto é de Attílio Corrêa Lima, com alterações realizadas pela Superintendência Geral de Obras, juntamente com a firma Coimbra Bueno Ltda., sob assessoria o engenheiro urbanista Armando Augusto de Godoy.

Antiga Chefatura De Polícia

Construído na década de 30 em estilo Art Déco, com a finalidade de abrigar a Chefatura de Polícia. O edifício serviu, também, à Superintedência de Planjeamento do Estado (SUPLAN), à Empresa de Obras Públicas (EMOP) e à Procuradoria Geral do Estado. Hoje, após sediar a antiga Agência Goiana de Cultura Pedro Ludovico Teixeira, o edifício está sob responsabilidade do Estado de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (SEDUCE).

Obeliscos (Luminárias)

Originalmente eram três, mas conforme previsto por Attílio Corrêa Lima, o maior e central foi substituído pelo Monumento às Três Raças. Os dois remanescentes estão localizados a leste e a oeste do atual Monumento e também foram tombados pelo IPHAN.

Fontes Luminosas

Construídas em 1936, as fontes luminosas foram muito frequentadas pela população desde os anos 30 até os anos 70. Passaram por várias intervenções, sendo a última em 2015, quando toda a Praça foi revitalizada.

Monumento às Três Raças

Localizado no Centro da Praça Cívica, obra da artista Neusa Morais, inaugurada em 1967, feita em Bronze e Granitina, tem 700 x 310 x 470 cm. Três figuras humanas levantando um marco simbolizam os pioneiros que ajudaram a construir a nova Capital, bem como os formadores do povo goiano: o índio, o negro e o branco.

Estátua Pedro Ludovico

Representa Pedro Ludovico montado em um cavalo. Obra da Artista Neusa Morais – confeccionada em gesso, ferro e bronze, tem 7 metros de altura, 1,8 metros e largura e 3 metros de comprimento, pesa duas toneladas e meia.

Instalação Caleidoscópio

Inaugurada em 2015, autoria de Siron Franco, faz referência ao passado e ao futuro goiano e possui figuras que representam indígenas e crianças. Dois painéis em aço inox espelhado, instalados em forma de “y” refletem as figuras feitas do mesmo material.

Coreto

Projetado por Jorge Félix de Souza, o coreto em estilo Art Déco é tombado pelo Iphan. Construído em alvenaria revestida com pó de pedra e olivisto, possui 520 x 1230 x 720 cm. Está localizado na Praça Cívica, no início da Avenida Goiás.

Foi sede de manifestações artísticas, culturais e políticas. A inauguração aconteceu oficialmente em 05 de julho de 1942, em ocasião do Batismo Cultural de Goiânia. É uma das construções mais ricas em detalhes em estilo Art Déco.

Relógio

Um ícone no estilo Art Déco, marca o início da Avenida Goiás e dos quatro lados é possível ver as horas. Projetado por Américo Vespúcio Pontes e inaugurado em 1942, a máquina do relógio foi fabricada pela empresa paulista Michelini e Filho. É composto por base, corpo e coroamento. A torre é revestida de pó de pedra. No alto exibe desenhos geométricos e seu coroamento apresenta frisos e ornamentos geométricos característicos da arquitetura Art Déco. Tombado pelo Iphan.

Localização: Canteiro central da Avenida Goiás, entre Praça Cívica e a Rua 01.

Museu Pedro Ludovico

A casa do fundador de Goiânia foi construída na metade da década de 1930 e onde ele morou até a morte, em 1979. Em 1987, passou a ser museu. Em estilo art déco, a casa também foi tombada como Patrimônio pelo IPHAN e continua preservada até hoje como deixou seu proprietário. O acervo é constituído de 1.836 peças. Dois mil livros e oitocentos documentos originais datados dos anos vinte até a década de 70 compõem a biblioteca particular de Pedro Ludovico. O acervo iconográfico contém 1.142 fotos, importante registro histórico.

Telefone: (62)3201-4678 Endereço: Rua Dona Gercina Borges, esquina com Rua 25 – Setor Central. Entrada Franca

Grande Hotel

Primeiro edifício a ser inaugurado na Nova Capital de Goiás, em janeiro de 1937. Possuía 60 quartos e, após cinquenta anos de funcionamento, deixou de ser hotel. Hospedou grandes celebridades nacionais, bem como os respectivos engenheiros responsáveis pela construção de Goiânia. Lá também se realizavam grandes bailes carnavalescos, festas da sociedade local, onde aos sábados ou domingos se reuniam para uma noitada de lazer. Desde 2004 é o Centro de Memória e Referência de Goiânia.

Endereço: Avenida Goiás, esquina com Rua 3, n° 462 – Setor Central.

Teatro Goiânia

Projetado por Jorge Félix de Souza, foi inaugurado durante o Batismo Cultural da cidade, em julho de 1942 com o nome de Cine Teatro Goiânia. Na ocasião, o fundador da Capital, Pedro Ludovico Teixeira, entregou simbolicamente a chave da nova Capital ao primeiro prefeito Venerando de Freitas Borges. Foi cinema durante alguns anos, mas a fama é pela acústica perfeita do palco. Alguns pesquisadores destacam a semelhança com um transatlântico.

Endereço: Avenida Tocantins, esquina com Avenida Anhanguera, quadra 67, lote 32 – Setor Central. Telefone: 3201-4684.

Estação Ferroviária

Ao final da Avenida Goiás, encontra-se a Praça do Trabalhador e a Estação Ferroviária. Inaugurado em 1952, é uma manifestação tardia da arquitetura Art Déco. No hall interno, possui dois afrescos do Padre Nazareno Confaloni, introdutor do modernismo em Goiás. Com a extinção da estrada de ferro em Goiás, a Locomotiva n°11, símbolo da estação, mais conhecida como Maria Fumaça, foi colocada em exposição na parte externa da antiga Estação. A Estação também é tombada pelo IPHAN.

Endereço: Praça do Trabalhador, Av. Goiás, 1799 – St. Central.

Roteiro Goiânia Alternativa

PARA VOCÊ QUE GOSTA DE LUGARES DESCOLADOS

Goiânia é a terra do sertanejo, mas também é a terra do rock, dos festivais de música alternativa como o ‘Bananada’, ‘Vaca Amarela’ e o ‘Goiânia Noise’. Para quem curte arte de rua, lugares descolados e quer conhecer o lado B da capital com sua vibrante face alternativa seguem algumas dicas de programas fora do circuito convencional para se visitar.

Beco da Codorna

Também conhecido como Museu de Arte Urbana é uma galeria a céu aberto, com suas paredes cobertas de grafites de artistas que, em parceria com a Associação de Grafiteiros de Goiás, ocuparam o beco. Local que também conta com diversas atrações culturais como apresentações musicais, feiras gastronômicas, exposições fotográficas e exibição de filmes independentes através do projeto Cine Codorna. Lá funciona a Upoint galeria de arte urbana, que cede espaço para a Associação dos Grafiteiros. A entrada do Beco parece meio sinistra, mas você vai se surpreender com as pinturas ao entrar. Como em toda região central dos grandes centros urbanos, vale lembrar que é preciso ficar de olhos abertos e evitar andar com objetos de muito valor.

Endereço: Av. Anhanguera, entre a Rua 9 e a Av Tocantins. Setor Central. Goiânia.

Entrada gratuita

Cine Cultura

Cinema público referência em Goiás, com programação que privilegia filmes vindos de todas as partes do mundo, geralmente fora do habitual circuito comercial. Inaugurada em 15 de julho de 1989, a sala de exibição batizada de Eduardo Benfica conta com 98 lugares e um espaço para cadeirante. Você pode acompanhar a programação dos filmes em cartaz na página oficial do Cine Cultura.

Endereço: Centro Cultural Marieta Telles Machado na Praça Doutor Pedro Ludovico Teixeira (Praça Cívica), n. 2 Setor Central, Goiânia.

Telefone: (62) 3201-4670 ou 3201-4646

Centro Cultural Martim Cererê

Inaugurado em 1988, o Centro Cultural Martim Cerere é um espaço cultural bastante alternativo que recebe shows musicais, espetáculos teatrais, festivais diversos, de cerveja a dança de rua, dentre muitos outros eventos. Fique de olho na agenda de eventos do espaço na página oficial aqui no Facebook.

A história do Martim é bastante curiosa, o espaço dos teatros Yguá e o Pyguá já foram reservatórios de água da região. O espaço é envolto em histórias misteriosas, há quem diga que durante o período da Ditadura Militar, o lugar era usado para a prática de tortura de presos políticos. Porém, vale lembrar que a história acabou virando uma lenda urbana, uma vez que nunca foi confirmada oficialmente.

Endereço: Rua 94 A, Qd.18, Setor Sul.

Telefone: 62 3201-4688

Grande Hotel Vive o Choro

Carinhosamente chamado de Chorinho do Grande Hotel, acontece às sextas feiras na Calçada do antigo hotel. Uma das vias da Avenida Goiás é fechada para proporcionar conforto e segurança ao público.

O Grande Hotel foi inaugurado em 1937, hoje é sede um centro cultural e é tombado pelo Iphan pela arquitetura Art Déco. A intenção do projeto é reviver os tempos áureos do local, com bailes e apresentações artísticas, além de movimentar o Centro da cidade depois do horário comercial. A primeira edição do projeto aconteceu em 2003 e de lá pra cá houveram algumas interrupções. Mas por ter caído nas graças do público de todas as idades, foi retomado pela Secretaria Municipal de Cultura no segundo semestre de 2017. Confira a programação artística na página do Facebook.

Endereço: Avenida Goiás, esquina com Rua 03 – Centro.

Horário: às sextas feiras, das 19h às 22h.

Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro

Construído na década de 70 dentro da conhecida Galeria ouro, que se situa na Rua 3 no Centro da capital, onde originalmente funcionava apenas como cinema que tinha a capacidade de 700 lugares e que foi dividido para a construção de um teatro. Em 2006 a prefeitura de Goiânia utilizou do espaço para a criação de um Centro Cultural, onde hoje funciona além do teatro e cinema, uma biblioteca, café cultura, cursos de informática e uma loja onde se encontra produções de artistas locais, a fim de valorizar e dar espaço para o artista goiano.

Endereço: Rua 3, esquina com Rua 9, 1016, Centro – Goiânia

Telefone: (62) 3524-5242

Bacião

A Praça Maria Angélica é conhecida como “Bacião” e fica bem próxima à Rua 105 e à Avenida Jamel Cecílio. Existem muitos trabalhos de artistas de rua nos muros e construções, o que deixa o lugar mais receptivo. Na praça existem muitos grafites, o que antes era espaço abandonado ganhou vida a partir da arte urbana; o que era cinza e sem graça virou uma explosão de cores; o que era uma simples passagem de pedestres virou um lugar de resgate de percepções e sensibilidades através da arte.

Endereço: Entradas pelas ruas 115 e 116 – Setor Sul – Goiânia

Bosque dos Pássaros

É uma mistura de praça com viela, onde é possível conferir muitas intervenções artísticas, como os grafites espalhados pelos e os elementos paisagísticos criados pela Prefeitura de Goiânia, o local conta também com quadra e academia ao ar livre.

Endereço: Rua 118 Quadra F38 (próximo a Avenida 88) – Setor Sul – Goiânia

Vila Cultural Cora Coralina

É uma área de convivência e funciona ao lado do Teatro Goiânia. Foi projetada para ressaltar a imponência da arquitetura do tradicional teatro. Inauguração, em outubro de 2013, o local já recebeu diversos eventos como: exposições de arte e fotografias, workshop, exibição de vídeo, oficinas, mostras de filmes promovidas por cineclubes, lançamentos de livros, palestras, feiras de artesanato e economia criativa, fórum e festivais.

Endereço: R. 3, s/n – St. Central, Goiânia

Contato: (62) 3201-9863

Rua do Lazer

A Rua 8 conhecido como Rua do Lazer no Setor Central, foi fechada para o trânsito de veículos em 1977. Nos anos 80, a Rua do Lazer foi um dos mais badalados pontos da capital, com cinemas e barzinhos. Em 2019 passou por uma reforma geral, agora há novos equipamentos, mobiliário urbano e espaços destinados para apresentações culturais e prática de esportes, os dois becos que compõem o espaço também foram revitalizados que agora abrigam uma grande galeria de arte a céu aberto.

Endereço: Local: Rua 8, entre Rua 3 e Av. Anhanguera, Setor Central

Roteiro de Bibliotecas

hábito e o gosto pela leitura, além do interesse pela pesquisa e conhecimento no âmbito escolar, acadêmico e, também, como lazer. Algumas bibliotecas oferecem lugar bem silencioso para que você possa estudar ou fazer sua leitura preferida. Goiânia possuiu muitas bibliotecas e algumas delas com salas de estudos. Se você não conhece nenhuma biblioteca nós do @goianiapulsa preparamos um roteiro para você! Visite uma biblioteca e se encante pelo “mundo” do conhecimento!

Biblioteca Professor Jorge Félix de Souza – IFG

A Biblioteca Professor Jorge Félix de Souza possui um acervo com mais de 20 mil títulos e é aberta para consulta de alunos e servidores da unidade e comunidade externa. No entanto, o empréstimo dos livros é livre apenas para alunos e servidores da instituição. A comunidade externa pode consultar os títulos apenas internamente e, também, utilizar as salas de estudos: em grupo ou individual. A biblioteca oferece acesso à internet Wi-Fi no espaço, por meio da rede para visitantes e disponibiliza o acesso para leitura aos principais jornais e revistas.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – R. 75, 46 – Centro, Goiânia – GO, 74055-110

 (62) 3227-2799

Biblioteca Marieta Telles Machado

A Biblioteca Marieta Telles Machado possui um acervo de mais de 30 mil livros e gibiteca, para quem ama as páginas ilustradas. E quem for visitar ainda pode estudar no local ou alugar dois livros por semana, gratuitamente. Lembrando que se exceder o tempo do empréstimo é cobrado multa!

Praça Universitária – Setor Leste Universitário, Goiânia – GO, 74603-190

(62) 3524-1786

Biblioteca Estadual Escritor Pio Vargas

A Biblioteca Estadual Escritor Pio Vargas foi criada em junho de 1967, com seu nome em homenagem ao escritor Pio Vargas, que cedeu algumas de suas obras para a criação do museu, no mesmo ano. Essa bibliotece possui um acervo formado por obras da extinta Biblioteca Pública, com mais de 60 mil títulos. O lugar ainda oferece sala exclusiva para crianças, decorada pelo desenhista e cartunista Jorge Braga. No local, qualquer pessoa pode pegar livros emprestados, mediante cadastro.

Centro Cultural Marieta Telles Machado, Praça Dr. Pedro Ludovico Teixeira, 2 – St. Central, Goiânia – GO

 (62) 3201-4618

Biblioteca Seccional Campus Colemar Natal e Silva – UFG

A Biblioteca Seccional Câmpus Colemar Natal e Silva faz parte do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Goiás (UFG). A unidade dispõe de Seção de Referência, que é o local especializado para atendimento direto ao usuário e no auxílio às suas necessidades de informação e pesquisa. As bibliotecas do Sistema de Bibliotecas da UFG são todas destinadas à comunidade acadêmica da UFG, mas também atendem o público em geral para consultas ao acervo e, ainda, conta com salas de estudo para quem quiser estudar em um lugar tranquilo e climatizado. 

5ª Avenida – Setor Leste Universitário, Goiânia – GO, 74001-970

 (62) 3209-6013

Biblioteca Central da Pontifícia Universidade Católica de Goiás

A biblioteca setorial do Campus-V da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) conta com um sistema internacional de classificação para as obras que compõem seu acervo, a Classificação Decimal Universal – CDU, cuja base é a codificação dos assuntos por meio de números, letras e sinais. O acervo é ordenado por assuntos. Nas laterais das estantes estão plaquetas com códigos que indicam as classes gerais  para auxiliar na orientação dos usuários.

 Rua 226 esquina com Rua 235, Área I, Setor Leste Universitário (62) 3946-1111

Biblioteca Indústria do Conhecimento SESI / OVG

A biblioteca virtual da OEC Norte Ferroviário foi implantada pelo Sesi, dentro do programa Indústria do Conhecimento. Conta com dez computadores, televisão, mesas, cadeiras e outros móveis. Além da modalidade eletrônica, os usuários poderão utilizar também o acervo físico. Por meio do Ministério da Educação, em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, o Sesi dotou a biblioteca com mil livros de diversos autores nacionais e estrangeiros.

R. 44, 630 – Setor Norte Ferroviário, Goiânia

Goiânia – GO

(62) 3201-9705

Biblioteca Sesc Centro

Além do serviço de empréstimo de livros a biblioteca do Sesc Centro conta com acesso à internet, sala de audiovisual, sala de estudo em grupo, espaço infantil, leitura local de jornais, revistas e quadrinhos e biblioteca ambulante. Há também duas televisões na sala multimídia que podem ser utilizadas, de segunda a sábado, para assistir videoaulas, filmes ou seriados. Mas, atenção, é preciso utilizar sua conta pessoal para acessar esses materiais. Para aproveitar, basta fazer o agendamento prévio na própria biblioteca.

Os empréstimos de livros são destinados aos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e dependentes.

Rua 15 esq. com a Rua 19 no Centro de Goiânia, Cep: 74030-030

(62) 3933-1700

Biblioteca SESC Campinas

A Biblioteca Sesc Campinas possui em acervo de mais de 12 mil exemplares, entre livros nacionais e estrangeiros. Também oferece computadores com acesso à internet e conexão Wi-Fi. Os empréstimos de livros são destinados aos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e dependentes. Cada pessoa pode pegar quatro livros e permanecer com eles pelo período de 14 dias. O visitante pode solicitar a renovação dos livros.

 Av. Rio Grande do Sul, 123 – St. Campinas, Goiânia.

 (62) 3522-6450

Biblioteca Municipal Cora Coralina

A Biblioteca Cora Coralina, conhecida também como Biblioteca de Campinas, está localizada no antigo Palace Hotel. Com arquitetura do início do século XIX, em Art Déco, o prédio é um dos mais antigos da capital e fazia parte, inclusive, da antiga cidade de Campinas.

Funcionamento: Das 7h30 às 21h e não abre aos finais de semana.

Av. 24 de Outubro, 120 – Setor. Campinas, Goiânia – GO

(62) 3524-1975

Biblioteca Jornalista Isanulfo de Abreu Cordeiro – Centro Cultural Oscar Niemeyer

O complexo do Centro Cultural Oscar Niemeyer possui uma biblioteca infantil que possui mais de 4.600 títulos e aproximadamente 11.000 exemplares. É um lindo espaço para o público infanto-juvenil e reuni diversas obras de Machado de Assis, J.K Rowling, Monteiro Lobato, Lewis Carrol, Arnaldo Antunes, Julio Verne, Ana Maria Machado, Roger Mello, Ziraldo, Tatiana Belinky e outros.

GO-020 – Chácaras Alto da Glória, Goiânia

(62) 3201-4932

Biblioteca Central Prof. Alpheu da Veiga Jardim – UFG

A Biblioteca Central foi criada em 24 de outubro de 1973, como resultado da fusão das 13 bibliotecas departamentais das unidades de ensino, passando então a funcionar no prédio da Faculdade de Direito, no Setor Universitário. No final da década de 80, um acordo entre a UFG e o Ministério da Educação possibilitou a construção de uma sede para a biblioteca no Campus Samambaia. O acervo da BC conta com mais de 200 mil volumes, acessíveis ao público em geral. As bibliotecas do Sistema de Bibliotecas da UFG são todas destinadas à comunidade acadêmica da UFG, mas também atendem o público em geral para consultas ao acervo e estudo no local. 

Campus Samambaia, Av. Esperança, s/n

Contato: (62) 3521-1151

Goiânia – GO

(62) 3521-1151

Biblioteca Braille José Alvarez de Azevedo  

A biblioteca Braille é a única no Estado que oferece livros para deficientes visuais. O acervo conta 1.500 obras em braille e 500 em áudio, com obras digitalizadas para uso por meio de softwares de voz. Os títulos são lançamentos da literatura contemporânea, além de livros históricos. A biblioteca conta com sala de estudos e cabines individuais.

Praça Cívica, s/nº (prédio da Fundação Cultural Pedro Ludovico Teixeira)

(62) 3201-4649

Biblioteca UEG Laranjeiras

Av. Prof. Alfredo de Castro S/N, Bairro: Chácara do Governador, Goiânia-GO.

Contato: (62) 3522-5617

Biblioteca do TRT 18

Inaugurada em 10 de dezembro de 1993 pelo desembargador Octávio José de Magalhães Drummond Maldonado. Conta com acervo para ser usado no local, sala de estudo e estação para computador podendo utilizar o wifi do órgão. Basta solicitar a senha na recepção.

Seu horário de funcionamento é de 2ª a 6ª, das 8h às 16h

Rua T-51 esquina c/ Av. T-1, Setor Bueno, Goiânia/GO.

(62) 3222-5340