acessibilidade

Centro de Referência da Mulher Cora Coralina

Descrição

Tem por finalidade prestar atendimento à mulher em situação de violência de forma individualizada. Assim, promove a responsabilização do agressor por meio da orientação de denúncia, bem como articula com demais profissionais dos serviços da rede o encaminhamento e a implementação de ações de atendimento itinerante às mulheres em situação de vulnerabilidade de gênero. No Centro de Referência da Mulher Cora Coralina, é oferecido serviço de atendimento social, psicológico e jurídico.

  • Assistência Social: tem a responsabilidade de compreender as necessidades das mulheres em situação de vulnerabilidade, como a sua situação socioeconômica, para que então seja feito o devido encaminhamento às instituições competentes como o CRAS, CREAS e CAPS.
  • Atendimento Psicológico: fundamenta-se por meio do pré-atendimento psicoterapêutico de vítimas de violência doméstica para tornar as mesmas conscientes dos abusos que sofreram  e romper o ciclo de violência em que vivem. Por conseguinte, é realizado o encaminhamento desse casos para as Redes de Apoio que possam dar continuidade ao tratamento psicoterápico, juntamente ao núcleo de Assistência Social.
  • Atendimento Jurídico: são fornecidas orientações iniciais acerca dos direitos das mulheres, bem como as leis que as protegem. Ademais, as mesmas são informadas sobre como proceder mediante as agressões, onde e como devem denunciar e são feitos os encaminhamentos necessários a cada caso para os órgãos da Rede de Proteção.

Desse modo, compete à Coordenação Administrativa do Centro de Referência da Mulher Cora Coralina manter o convênio sistemático com  rede de serviços socioassistenciais, de saúde, educação e outros, governamentais ou não, objetivando a ampliação e o fortalecimento da rede de atendimento.

Previsão e Prazo para Entrega

Imediato por demanda espontânea.

Requisitos e Documentos Necessários

  • É necessário que as mulheres estejam em situação de vulnerabilidade social, econômica, psicológica e vítimas de alguma violência.
  • Registro Geral – RG
  • Cadastro de Pessoa Física – CPF
  • Observação: o atendimento será realizado mesmo sem a apresentação da documentação

Principais Etapas do Serviço

  • Recepção das usuárias com esclarecimentos e informações sobre o serviço e o atendimento.
  • Acolhimento e informações gerais.
  • Orientação à mulher em situação de violência.
  • Acompanhamento através de atendimento de equipe interdisciplinar.
  • Encaminhamento para rede de serviços à mulher.

Formas de Prestação do Serviço

Presencial, através de equipe técnica especializada.

Local e/ou Forma de Manifestação

Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres

Rua 74, esquina com a Rua 59, n.º 423 – Setor Central – Goiânia – Go – 74045 – 020

(62) 3524-2933 / 2934

secmulher@goiania.go.gov.br

Segunda a Sexta de 08h às 17h