acessibilidade

Ações Estratégicas Do Programa De Erradicação Do Trabalho Infantil (AEPETI)

Descrição

As Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – AEPETI correspondem a uma série de iniciativas criadas como parte de um processo de redesenho do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), que está vinculado a Política Nacional de Assistência Social, com repasse fundo a fundo aos municípios de maior incidência de trabalho infantil. As ações ocorrem de forma intersetorializadas incluindo governo e sociedade civil organizada que articulam a formação de uma rede de proteção de crianças e adolescentes que tiveram seus direitos violados, dentre eles o trabalho infantil. Cabe ao poder público municipal a gestão dessas ações estratégicas de enfrentamento ao trabalho infantil.

Previsão e Prazo para Entrega

O Planejamento deve definir o que fazer, como e quando executar as ações previstas, para quem direcionar a ação e quem é responsável por ela. É importante construir um cronograma para que a rede intersetorial possa observar os prazos para cumprimento das metas e os resultados esperados. As ações devem ser vinculadas aos eixos que constituem o redesenho do PETI.

Requisitos e Documentos Necessários

O direito é facultado a todas as famílias com crianças e adolescentes de até 16 anos, exceto na condição de aprendiz a partir dos 14 anos em situação de trabalho. Os documentos são os de identificação pessoal. A forma do atendimento ocorre de acordo com a demanda apresentada no ato do acolhimento da família.

A construção de fluxos de atendimento em que as diversas políticas pactuam suas responsabilidades, pode evitar a revitimização dos usuários. Se a família concordar, inicia-se pela inscrição no Cadastro Único, o que facilita o conhecimento do perfil socioeconômico das famílias e permite acesso a mais de vinte programas governamentais, como moradia, renda, entre outros. Para identificar a melhor atividade a ser indicada, é necessário fazer uma avaliação técnica da situação social e familiar da criança ou adolescente. Essa avaliação, como todo o processo de encaminhamento, é realizada pelas equipes técnicas do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS e/ou do Centro de Referência Especializado de Assistência Social CREAS. Recomenda – se, ainda, a inserção das crianças e adolescentes no Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos (SCFV) que pode ser complementada por outra atividade protetiva. A participação nos grupos do SCFV é importante para evitar a reincidência da situação de trabalho infantil.

Principais Etapas do Serviço

As Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – AEPETI estão organizadas em cinco eixos:
I – Informação e mobilização nos territórios;
II – Identificação;
III – Proteção Social;
IV – Apoio à defesa e Responsabilização;
V – Monitoramento.

Formas de Prestação do Serviço

A prestação dos serviços, além do acompanhamento familiar que ocorre nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI) prevê, a realização de campanhas, ações de divulgação, de sensibilização e de esclarecimento da população sobre a importância do combate ao trabalho infantil.

Local e/ou Forma de Manifestação

A porta de entrada são os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS); Centros de Referência de Assistência Social (CRAS); os espaços destinados a denúncias sobre violações dos direitos humanos como Disque 100/Ligue 180, Aplicativo Prefeitura de Goiânia 24h – Link do Trabalho Infantil.

UNIDADE CREAS CENTRO SUL
Endereço: Rua 104 nº 614, Setor Sul
CEP: 74. 080-240 – Goiânia – Goiás
Telefones: 3524-4605 / 3524-4607
E-mail: equipecreassul@gmail.com

UNIDADE CREAS LESTE
Endereço: Av. Do Ouro, Quadra 75, Lote 4, Jardim Novo Mundo
CEP: 74.715-550 – Goiânia – Goiás
Telefone: 3524-1770
E-mail: equipecreasleste@gmail.com

UNIDADE CREAS NOROESTE
Endereço: Rua da República c/ Claudio Manoel da Costa, Quadra 20, Lote. 32, Setor Capuava
CEP: 74.450-390 – Goiânia – Goiás
Telefones: 3298-2726 / 3524-3466 / 3524-3431
E-mail: noroeste.creas@gmail.com

UNIDADE CREAS NORTE

Endereço: Alameda Capim Puba, nº 60, Quadra.1, Lote. 04 Setor Centro-Oeste
CEP: 74.001-971 – Goiânia – Goiás
Telefones: 3524-2113 / 3524-2147
E-mail: creasnorte@ hotmail .com

UNIDADE CREAS OESTE
Endereço: Avenida Sonemberg com Antônio Xavier, nº 1, Praça Conjunto Romildo
Francisco Amaral, Setor Cidade Jardim
CEP: 74.413-050 – Goiânia-Goiás
Telefone: 3524-6914
E-mail: creasoeste@gmail.com

Utilizamos cookies de acordo com nossas Políticas de Privacidade, ao continuar, você concorda com estas condições.

Utilizamos cookies de acordo com nossas Políticas de Privacidade, ao continuar, você concorda com estas condições.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.