acessibilidade
SEDHS
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social

Gerência de Serviços de Acolhimento

Serviço Especializado em Abordagem Social

Serviço ofertado de forma continuada e programada com a finalidade de assegurar o trabalho social de abordagem e busca ativa que identifique, nos territórios, a incidência de trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, situação de rua, dentre outras. Devendo ser consideradas praças, entroncamentos de estradas, fronteiras, espaços públicos onde se realizam atividades laborais, locais de intensa circulação de pessoas e existência de comércio, terminais de ônibus, trens, metrô e outros.

A Equipe Especializada de Abordagem Social é composta por 19 (dezenove) educadores sociais, que trabalham em sistema de plantão diurno e noturno e um coordenador que orienta, supervisiona e acompanha todo o trabalho desenvolvido.

A Equipe em questão realiza diariamente, durante 24 horas, busca ativa, percorrendo as ruas de Goiânia, bem como atende as diversas denúncias da sociedade civil.

Principais atribuições: mediar o processo de saída da rua daqueles que se encontra em tal situação; identificá-los e abordá-los, e estabelecer a aproximação de modo a construir um vinculo de confiança, para que seja possível construir um processo em que os mesmos desejem mudar a sua história de vida.

Ao se obter êxito na abordagem social e na construção do diálogo, é realizado o encaminhamento, das crianças e adolescentes ao Complexo 24 Horas, e os adultos e famílias para a Casa de Acolhida Cidadã – CAC, para que os respectivos equipamentos sociais possam buscar meios para inseri-los nos programas, projetos e serviços socioassistenciais que garantam o acesso a seus direitos, enquanto cidadãos.

Vale ressaltar que, dado o grande número de municípios que compõem a região metropolitana de Goiânia e por ser uma capital, muitas pessoas abordadas, entre elas, crianças e adolescentes, são reincidentes e oriundas de outros Municípios e Estados.