O Programa Banco de Alimentos do Município de Goiânia foi criado através do decreto nº 1083 de 29 de abril de 2004, vinculado ao Programa Fome Zero/Prefeitura Municipal de Goiânia/Secretária de Assistência Social (Semas). É responsável pela captação de gêneros alimentícios e sua distribuição para entidades que compõem a rede de Proteção Social do Município Goiânia. Os alimentos são distribuídos nas Unidades próprias e entidades que compõem a Rede Socioassistencial no Município já cadastradas.
O Banco também é responsável pela execução do Programa de Aquisição de Alimentos Compra Direta Local da Agricultura Familiar – PAA realizado em parceria com o MDS que tem por objeto a aquisição da agricultura familiar e sua destinação para o atendimento das demandas de suplementação alimentar de Programas Sociais locais, com vistas á superação da vulnerabilidade alimentar de parcela da população com proposta de contribuir para a geração de renda de aproximadamente 80 agricultores familiares.
Objetivos do Banco de Alimentos:
- Atua com instrumento de combate ao desperdício de alimentos, à fome e a desnutrição;
- Auxiliar na diminuição do número de pessoas que se encontram em situação de insegurança alimentar;
- Doar alimentos em quantidade suficientes e qualidade adequadas;
- Viabilizar a efetivação do Direito Humano a Alimentação Adequada (DHAA);
- Promover ações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) ligados à SAN.
Documentos para doadores de alimentos
- Não precisa de documentos
Documentos necessários as entidades as entidades se cadastrarem no banco de Alimentos
- CNPJ
- Xerox do comprovante de endereço com CEP
- Atestado de funcionamento do Conselho Municipal de Assistência Social
- Cópia da última Ata da diretoria
- Cópia do Estatuto da entidade
Onde procurar
Avenida Professor Venerando de Freitas Borges, nº 150, Setor Jaó – dentro da Conab – Fone: 3524-5010 ou 5011