I – promover e articular os contatos sociais e políticos da Secretária;
II – controlar a agenda de compromissos da Secretária;
III – promover o recebimento e a distribuição da correspondência oficial dirigida à Secretária;
IV – preparar atos, correspondências e outros documentos que devem ser assinados pela Secretária;
V – verificar a correção e a legalidade dos documentos submetidos à assinatura da Secretária, providenciando, quando for o caso, a conveniente instrução dos processos;
VI – transmitir, quando for o caso, as determinações da Secretária às demais unidades da SMPM;
VII – proferir despachos, meramente interlocutórios ou de simples encaminhamento dos processos;
VIII – informar as partes sobre os processos sujeitos à apreciação da Secretária;
IX – orientar os serviços de recepção e atendimento ao público no âmbito da Secretaria;
X – controlar os processos e demais expedientes encaminhados a Secretária ou por ela despachados;
XI – encaminhar para publicação os atos oficiais da Secretaria;
XII – orientar, coordenar e supervisionar a organização de eventos e solenidades em geral, promovidos pela Secretaria;
XIII – exercer outras atividades correlatas às suas competências e que lhe forem determinadas pela secretária.