IMAS
Instituto Municipal de Assistência à Saúde dos Servidores de Goiânia

Cadeia de Valor, Processos Organizacionais e Procedimentos Operacionais Padrão

Perguntas Frequentes

O que são os processos organizacionais (cadeia de valor, processos organizacionais e
procedimentos operacionais padrão)

Os processos organizacionais do Instituto Municipal de Assistência à Saúde dos Servidores de Goiânia (IMAS) consistem em um conjunto de atividades inter-relacionadas e estruturadas em cadeia, responsáveis por entregar valor ao público-alvo. Com o objetivo de definir processos organizacionais transversais às diversas áreas do Imas e que possibilitem melhorar a eficiência, eficácia e a efetividade das operações de trabalho, foi utilizada uma metodologia que integra cadeia de valor, processos de trabalho e procedimentos operacionais padrão.

A cadeia de valor apresenta a finalidade, o público-alvo e os macroprocessos primários e de apoio do Imas. Os macroprocessos primários contribuem diretamente para o alcance da finalidade do IMAS, enquanto os de apoio fornecem a infraestrutura necessária para o seu funcionamento. A modelagem dos macroprocessos oferece uma visão abrangente e simplificada de todo o fluxo, facilitando a compreensão das suas principais etapas. Essa representação panorâmica permite ao público interessado identificar rapidamente o ponto específico do processo que deseja visualizar com mais detalhes. Os processos de trabalho, por sua vez, possibilitam a identificação dos conjuntos de atividades realizadas dentro dos
setores do IMAS. Os procedimentos operacionais padrão (POPs) complementam os processos, detalhando as atividades a serem realizadas para a entrega final do serviço.

Como navegar pelos processos organizacionais

A estrutura desenvolvida para o acesso à cadeia de valor, às modelagens e aos POPs possibilita ao usuário identificar os fluxos das atividades dos processos organizacionais, partindo do nível estratégico, passando pelo nível tático e chegando ao nível operacional. Desenvolvidos e conectados de maneira interdependente por meio da inserção de links que possibilitam uma navegação interativa, os documentos padronizados podem, em função desta interconectividade, serem consultados a partir da cadeia de valor, passando pelos seus respectivos macroprocessos, processos até chegar aos procedimentos operacionais padrão. O sentido inverso também é possível.

Estrutura de organização e agrupamento da cadeia de valor, modelagem dos processos e procedimentos operacionais padrão.

Como consultar os documentos integrados (cadeia de valor, processos organizacionais,
procedimentos operacionais padrão)

Os documentos integrados do Imas podem ser acessados através da planilha “Consulta de Documentos Padronizados”, que oferece uma interface para pesquisa e consulta. A planilha permite a aplicação de filtros para refinar a busca por documentos específicos e oferece uma maneira de acessar os documentos integrados, com vista a simplificar o processo de busca.

Consulta de Documentos Padronizados