acessibilidade

Centro de Referência da Mulher Cora Coralina

Descrição

Tem por finalidade prestar atendimento à mulher em situação de violência de forma individualizada. Assim, promove a responsabilização do agressor por meio da orientação de denúncia, bem como articula com demais profissionais dos serviços da rede o encaminhamento e a implementação de ações de atendimento itinerante às mulheres em situação de vulnerabilidade de gênero. No Centro de Referência da Mulher Cora Coralina, é oferecido serviço de atendimento social, psicológico e jurídico.

  • Assistência Social: tem a responsabilidade de compreender as necessidades das mulheres em situação de vulnerabilidade, como a sua situação socioeconômica, para que então seja feito o devido encaminhamento às instituições competentes como o CRAS, CREAS e CAPS.
  • Atendimento Psicológico: fundamenta-se por meio do pré-atendimento psicoterapêutico de vítimas de violência doméstica para tornar as mesmas conscientes dos abusos que sofreram  e romper o ciclo de violência em que vivem. Por conseguinte, é realizado o encaminhamento desse casos para as Redes de Apoio que possam dar continuidade ao tratamento psicoterápico, juntamente ao núcleo de Assistência Social.
  • Atendimento Jurídico: são fornecidas orientações iniciais acerca dos direitos das mulheres, bem como as leis que as protegem. Ademais, as mesmas são informadas sobre como proceder mediante as agressões, onde e como devem denunciar e são feitos os encaminhamentos necessários a cada caso para os órgãos da Rede de Proteção.

Desse modo, compete à Coordenação Administrativa do Centro de Referência da Mulher Cora Coralina manter o convênio sistemático com  rede de serviços socioassistenciais, de saúde, educação e outros, governamentais ou não, objetivando a ampliação e o fortalecimento da rede de atendimento.

Previsão e Prazo para Entrega

Imediato por demanda espontânea.

Requisitos e Documentos Necessários

  • É necessário que as mulheres estejam em situação de vulnerabilidade social, econômica, psicológica e vítimas de alguma violência.
  • Registro Geral – RG
  • Cadastro de Pessoa Física – CPF
  • Observação: o atendimento será realizado mesmo sem a apresentação da documentação

Principais Etapas do Serviço

  • Recepção das usuárias com esclarecimentos e informações sobre o serviço e o atendimento.
  • Acolhimento e informações gerais.
  • Orientação à mulher em situação de violência.
  • Acompanhamento através de atendimento de equipe interdisciplinar.
  • Encaminhamento para rede de serviços à mulher.

Formas de Prestação do Serviço

Presencial, através de equipe técnica especializada.

Local e/ou Forma de Manifestação

Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres

Rua 74, esquina com a Rua 59, n.º 423 – Setor Central – Goiânia – Go – 74045 – 020

(62) 3524-2933 / 2934

secmulher@goiania.go.gov.br

Segunda a Sexta de 08h às 17h

Utilizamos cookies de acordo com nossas Políticas de Privacidade, ao continuar, você concorda com estas condições.

Utilizamos cookies de acordo com nossas Políticas de Privacidade, ao continuar, você concorda com estas condições.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.