acessibilidade

Serviço de Proteção Social Especial para pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias

Descrição

O Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias desenvolve trabalho social realizado por equipe composta por profissionais de diversas áreas, como assistentes sociais, psicólogos e terapeutas ocupacionais. O serviço oferta atendimento especializado para pessoas com deficiência ou idosas com algum grau de dependência e suas famílias, que tiveram suas limitações agravadas por violações de direitos, como isolamento, confinamento, atitudes discriminatórias e preconceituosas, falta de cuidados adequados por parte do cuidador, entre outras situações que aumentam a dependência e comprometem o desenvolvimento da autonomia.

Previsão e Prazo para Entrega

O serviço funciona conforme necessidade e/ou orientações técnicas planejadas em conjunto com as pessoas com deficiência e idosas com dependência atendidas, seus cuidadores e seus familiares.

Requisitos e Documentos Necessários

O Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias atende as pessoas com deficiência e/ou idosas com dependência, seus cuidadores e familiares com vivência de violação de direitos que comprometam sua autonomia.

O serviço tem a finalidade de promover a autonomia, a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida dos usuários. Deve contar com equipe específica e habilitada para a oferta de serviços especializados às pessoas com deficiência e/ou idosas em situação de dependência, que requeiram cuidados permanentes ou temporários.

É ofertado diretamente no Centro Dia, na Unidade Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), em unidade referenciada ao CREAS e/ou no domicílio do usuário. O acesso ao serviço poderá ser feito por meio de demanda espontânea de membros da família e/ou da comunidade, busca ativa, encaminhamento dos demais serviços socioassistenciais, de outras políticas públicas setoriais e dos órgãos do Sistema de Garantia de Direitos.

Principais Etapas do Serviço

O Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias promove atividades que garantem a autonomia, a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida das pessoas que usam o serviço. Para alcançar os objetivos, são desenvolvidas atividades e ações especializadas para promover a autonomia e a melhoria da qualidade de vida, superação das situações violadoras de direitos que contribuem para a intensificação da dependência, o acesso a benefícios, direitos, e documentação pessoal, programas de transferência de renda e outros serviços da assistência social, em articulação com as demais políticas públicas setoriais e o Sistema de Garantia de Direitos.

Formas de Prestação do Serviço

O Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias oferta o serviço socioassistencial por meio de ações e intervenções específicas realizadas pelos profissionais que compõem a equipe técnica especializada, sempre voltadas para diminuir a exclusão social tanto do dependente quanto do cuidador, a sobrecarga decorrente da situação de dependência/prestação de cuidados prolongados, bem como a interrupção e superação das violações de direitos que fragilizam a autonomia e intensificam o grau de dependência da pessoa com deficiência ou pessoa idosa.

Local e/ou Forma de Manifestação

UNIDADE CREAS CENTRO SUL
Coordenadora: Simone dos Santos Abadia
Endereço: Rua 104 nº 614, Setor Sul
Telefones: 3524-4605 / 3524-4607
CEP: 74.080-240 – Goiânia – Goiás
E-mail: equipecreassul@gmail.com

UNIDADE CREAS LESTE
Coordenadora : Maria Rosa Caetano
Endereço: Av. Do Ouro, Quadra 75, Lote 4, Jardim Novo Mundo
CEP: 74.715-550 – Goiânia – Goiás
Telefone: 3524-1770
E-mail: equipecreasleste@gmail.com

UNIDADE CREAS NOROESTE
Coordenador: Dalmiron Oliveira de Jesus
Endereço: Rua da República c/ Claudio Manoel da Costa, Quadra 20, Lote. 32, Setor
Capuava
CEP: 74.450-390 – Goiânia – Goiás
Telefones: 3298-2726 / 3524-3466 / 3524-3431
E-mail: noroeste.creas@gmail.com

UNIDADE CREAS NORTE
Coordenadora : Benedita Pereira de Medeiros França
Endereço: Alameda Capim Puba, nº 60, Quadra.1, Lote. 04 Setor Centro-Oeste
CEP: 74.001-971 – Goiânia – Goiás
Telefones: 3524-2113 / 3524-2147
E-mail: creasnorte@ hotmail .com

UNIDADE CREAS OESTE
Coordenadora: Nilva Martins Pereira
Endereço: Avenida Sonemberg com Antônio Xavier, nº 1, Praça Conjunto Romildo
Francisco Amaral, Setor Cidade Jardim
CEP: 74.413-050 – Goiânia – Goiás
Telefone: 3524-6914
E-mail: creasoeste@gmail.com