Projeto Horta Escolar

Descrição do serviço

A Secretaria Municipal de Educação (SME) desenvolve o Projeto Horta Escolar, que abrange aproximadamente 250 instituições de ensino da Rede Municipal de Educação de Goiânia. O projeto prevê ações voltadas para o plantio de hortaliças por intermédio de oficinas ministradas a crianças, jovens e docentes. Um verdadeiro laboratório a céu aberto, onde o ato de plantar e cuidar são construídos pedagogicamente.

A Portaria Interministerial n°. 1010, de 08 de maio de 2006, institui as diretrizes para a Promoção da Alimentação Saudável nas Escolas de educação infantil, fundamental e nível médio das redes públicas e privadas, em âmbito nacional. A mesma aponta que a alimentação saudável deve ter como eixo prioritário o estímulo à produção de hortas escolares para a realização de atividades com os alunos e a utilização dos alimentos produzidos na alimentação ofertada na escola.

Previsão e Prazo para Entrega

Diariamente, durante todo o ano letivo, conforme o calendário da Secretaria Municipal de Educação e escalonamento de instituições participantes.

Requisitos e Documentos Necessários

Para ter acesso ao Projeto Horta Escolar, o aluno deve estar matriculado em alguma instituição de ensino da Secretaria Municipal de Educação que atenda ao projeto.

Principais Etapas do Serviço

1 – Agendamento das oficinas pela instituição de ensino junto à Gerência do Programa de Alimentação Escolar (GERPAE), com o objetivo de aderir ao projeto.

2 – Após agendamento, a GERPAE realiza as seguintes ações na instituição de ensino:

  • Formação sobre sustentabilidade, preservação ambiental e alimentação saudável, por meio de oficinas pedagógicas diversificadas;
  • Preparação dos canteiros, da terra e adubos necessários;
  • Fornecimento das mudas de hortaliças;
  • Plantio das mudas com os envolvidos no projeto.

3 – Cultivo e colheita das hortaliças pela equipe da instituição de ensino responsável pela horta.

4 – Inclusão dos alimentos colhidos dos canteiros nas refeições diárias para estimular a alimentação saudável.

5 – Alunos, professores e toda a comunidade escolar podem desenvolver o projeto.

Formas de Prestação do Serviço

Distribuição de mudas, exposição de hortas, orientação presencial acerca do plantio de hortaliças e manejo das mesmas.

Local e/ou Forma de Manifestação

A Diretoria de Administração Educacional (DIREDU) está localizada na Secretaria Municipal de Educação, situada na Rua 227-A, n° 331, Q.67-D, Setor Leste Universitário – Goiânia – GO.

Telefone: 62 3524-7387 / 62 3524-7388 (DIREDU)