Etapa de Atendimento Educacional - Educação Infantil

Descrição

A Secretaria Municipal de Educação (SME) considera o atendimento à Educação Infantil como uma etapa única, em que o educar e o cuidar perpassam por todas as ações realizadas em suas instituições educacionais, promovendo o desenvolvimento integral das crianças, de forma  complementar à ação da família e da comunidade.

A Educação Infantil da Rede Municipal de Educação de Goiânia é ofertada para crianças de 6 meses a 5 anos e 11 meses, no diurno, em período integral ou parcial, em instituições educacionais próprias e parceiras, sendo estas Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI), Centros de Educação Infantil (CEI) e Escolas Municipais (EM), conforme disponibilidade de vagas e funcionamento da instituição de ensino.

Atualmente, a SME possui 146 CMEIs, 39 CEIs e 129 E.M. com atendimento para a Educação Infantil, totalizando, no momento, 30.538 (trinta mil e quinhentos e trinta e oito) educandos.

Previsão e Prazo para Entrega

• Solicitação de vagas poderá ser feita a qualquer época do ano. Caso não tenha vaga disponível, a criança aguardará no cadastro de reserva.
  • Caso não seja chamado para efetivar a matrícula ao longo do ano, será necessário acompanhar no link on-line o período para realizar nova solicitação de vagas no período destinado aos educandos novatos, o que geralmente ocorre em dezembro ou janeiro.

Requisitos e Documentos Necessários

A solicitação de vagas para a Educação Infantil na Rede Municipal de Educação ocorre totalmente no Sistema de Matrícula on-line, clicando neste link.

Para solicitar vagas para Educação Infantil é necessário que estejam disponíveis em mãos os seguintes documentos:

•  Nome da Escola Municipal ou CMEI/CEI de preferência;
  •  CPF do responsável e da criança;
  •  Endereço completo com CEP de Goiânia;
  •  Número de Identificação Social (NIS) do responsável e da criança (apenas para famílias cadastradas no Programa Bolsa Família);
  •  Nome completo da criança;
  •  Data de nascimento da criança;
  •  Nome completo da mãe;
  •  Número de 3 telefones para contato com DDD 62;
  •  Turma/agrupamento para a qual será solicitada a vaga/matrícula, considerando o dia 31/03 como a data máxima em que a criança deverá completar a idade para a turma/agrupamento no ano letivo corrente.

Principais Etapas do Serviço

•  Verificar em qual turma/agrupamento a criança se enquadra, considerando a seguinte organização dos agrupamentos por idade:
    • Agrupamento A: 06 meses a 11 meses
    • Agrupamento B: 01 ano a 1 ano e 11 meses
    • Agrupamento C: 02 anos a 2 anos e 11 meses
    • Agrupamento D: 03 anos a 3 anos e 11 meses
    • Agrupamento E: 04 anos a 04 anos e 11 meses
    • Agrupamento F: 05 anos a 5 anos e 11 meses
  • Acessar http://www.sme.goiania.go.gov.br/
  • Escolher a instituição educacional desejada e organizar documentos para solicitar vagas. Caso necessário, poderá ser acessada a lista on-line com o nome das instituições educacional, endereço, turmas/agrupamentos e período de atendimento: integral ou parcial, no campo CONSULTAR (EM, CMEI/ CEI), clicando em <Consulta Escolas>, via link: http://www.sme.goiania.go.gov.br/
  • Solicitar a vaga no link on-line.
  • Aguardar ser chamado para efetivar a matrícula.
  • Quando a vaga for disponibilizada, imprimir o comprovante de pré-matrícula e confirmar a matrícula na instituição em até três dias.
  • Após cumprimento das etapas anteriores, a criança estará apta para iniciar os estudos na instituição escolhida.

Formas de Prestação do Serviço

•  O serviço é ofertado durante todo o ano letivo.
  •  Solicitação de vagas via link on-line.
  •  Confirmação da matrícula na instituição educacional para a qual foi chamado.

Local e/ou Forma de Manifestação

A lista das instituições de ensino está disponível em:

A Diretoria de Administração Educacional (DIREDU) e a Diretoria Pedagógica (DIRPED) estão localizadas na Secretaria Municipal de Educação, situada na Rua 227-A, n° 331, Q.67-D, Setor Leste Universitário – Goiânia – GO.

Telefone: 62 3524-7387 / 62 3524-7388 (DIREDU)

Telefone: 62 …. (DIRPED)

Telematrícula: 62 3524-7310 / 62 3524-7302 / 62 3524-7304 / 62 3524-5084 / 62 3524-5086.