Centro de Atenção Integrada à Saúde - CAIS

Descrição do serviço

Os Cais, além do atendimento ambulatorial feito com hora marcada, também recebem pacientes em estado de urgência e emergência. Cada unidade possui um quadro de profissionais próprio, bem como horários de funcionamento distintos. O Cais Chácara do Governador, na região Sudeste da capital, por exemplo, possui mais de dez especialidades e funciona 24 horas. No entanto, existem unidades com especialidades diferentes e que funcionam apenas no período diurno.
Os Centros de Atenção Integrada à Saúde (Cais) são unidades de atendimento aos usuários do SUS que oferecem serviços ambulatoriais e também de urgência e emergência 24 horas.

Previsão e Prazo para Entrega

No Cais, o paciente passa por uma avaliação para definir a gravidade do caso e é atendido conforme a classificação de risco. A prioridade de atendimento é definida pelo enfermeiro de acordo com o quadro clínico do paciente e não por ordem de chegada. O usuário é identificado de acordo com a classificação de urgência do mais grave para o menos grave respectivamente, pelas cores vermelho, amarelo, verde e azul.

O atendimento pode ser imediato, caso usuário chegue em estado gravíssimo.

Requisitos e Documentos Necessários

Comparecimento espontâneo ao guichê de atendimento, munido de documentos de identificação pessoal, RG, CPF, comprovante de endereço, para confecção da guia de atendimento.
Observação: se você não tiver documentos de identificação também será atendido na emergência.

Principais Etapas do Serviço

O usuário que necessita de atendimento de urgência ou emergência deve se dirigir para a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência ou, em casos graves, entrar em contato com o SAMU Goiânia pelo 192, já na Unidade de Saúde o paciente é recepcionado, encaminhado para classificação de risco onde o usuário é identificado de acordo com a classificação de urgência do mais grave para o menos grave respectivamente, pelas cores vermelho, amarelo, verde e azul. Após essas duas etapas o paciente é atendido pelo profissional médico obedecendo a ordem de gravidade.

O usuário do SUS que mora em Goiânia e necessita de atendimento médico ambulatorial deve ligar gratuitamente para o Teleconsulta através do número 0800-646-1560.

Formas de Prestação do Serviço

Os Centro de Atenção Integrada à Saúde – CAIS da capital são unidades mistas que possuem equipes médicas distintas e têm serviços de diferentes complexidades, incluindo os relativos à Atenção Primária, que devem ser agendados previamente.

O usuário que necessita de atendimento de urgência ou emergência deve se dirigir para a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência ou, em casos graves, entrar em contato com o Samu Goiânia pelo 192.

Local e/ou Forma de Manifestação

Os pacientes podem buscar atendimento em um dos 07 (sete) Centros de Atenção Integrada à Saúde – CAIS, de funcionamento 24 horas, ou no caso dos pacientes que moram em Goiânia e necessita de atendimento médico ambulatorial deve ligar gratuitamente para o Teleconsulta através do número 0800-646-1560.

Acesse aqui, a lista com Endereço e Telefones de Unidades de Saúde

Saúde te escuta

A Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde é o canal de comunicação à sua disposição. Ao ouvir você nosso principal objetivo é garantir a melhoria constante dos serviços prestados aos cidadãos.
Telefone: 0800-646-1510
E-mail: ouvidoria@sms.goiania.go.gov.br