Estamos migrando o conteúdo dos antigos sites da Prefeitura. Se não encontrar o que está procurando, CLIQUE AQUI e acesse o site antigo.

BETA i

PORTAL DE SERVIÇOS

ÓRGÃO RESPONSÁVEL
Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade - SMT

smt.gabinete@gmail.com

Av. Laudelino Gomes, qd. 210, lts. 24/25 n° 250 St. Bela Vista

Horário de Atendimento: Segunda à Sexta de 08h às 18h

Trânsito e Mobilidade
Cartão de Estacionamento para Vaga Especial – Idoso / Pessoa com deficiência

-Descrição do Serviço

Trata-se de uma Autorização Especial para o estacionamento de veículos conduzidos por idosos, pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida ou que os transportem em estacionamentos públicos e particulares de uso coletivo, em vagas especiais devidamente sinalizadas para este fim.
Nas vagas especiais, em área de estacionamento rotativo pago denominadas Área Azul, além do Cartão Idoso, o usuário deverá utilizar também a folha Área Azul.
Nas vagas especiais nos estacionamentos particulares de uso coletivo, o usuário deverá usar o Cartão do Idoso, sendo que a cobrança pelo estacionamento ficará a critério do próprio estabelecimento.

+Previsão e Prazo para Entrega

A partir de 15 dias da solicitação no site da Prefeitura de Goiânia

+Requisitos e Documentos Necessários

Idoso – ter idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos

Pessoas com Deficiência ou Pessoa com Mobilidade Reduzida (gestantes, obesos, etc.) – Ter restrição da deficiência ou mobilidade reduzida, comprovada mediante atestado médico.

Ambos devem residir no Município de Goiânia.

+Principais Etapas do Serviço

Emissão da 1ª (primeira) via do Cartão de Estacionamento para Vaga Especial

• Acessar o link de acesso ao serviço ou clique aqui.
  • Preencher os campos de “Solicitar Benefício”.
  • Indicar em qual unidade de atendimento da Prefeitura de Goiânia, a credencial deverá ser retirada.

Pessoa com Deficiência ou Pessoa com Mobilidade Reduzida (gestantes, obesos, etc.)

• Acessar o link de acesso ao serviço ou clique aqui.
  • Preencher os campos de “Solicitar Benefício”.
  • Anexar atestado médico, emitido por médico inscrito no CRM, com especificações do CID e finalidade ou CNH que já conste no seu verso a restrição da deficiência ou mobilidade reduzida.

Revalidação do Cartão de Estacionamento para Vaga Especial

• Acessar o link de acesso ao serviço ou clique aqui.
  • Preencher os campos de “Solicitar Revalidação”.

• Acessar o link de acesso ao serviço ou clique aqui.
  • Preencher os campos de “Solicitar Revalidação”.

Emissão de 2ª (segunda) via do Cartão de Estacionamento para Vaga Especial

Em caso de perda/extravio, roubo ou furto da credencial, o interessado deverá providenciar o boletim de ocorrência policial, em seguida deverá:

• Acessar o link de acesso ao serviço ou clique aqui.
  • Preencher os campos de “Solicitar 2ª via”.
  • Anexar, nos devidos espaços, cópias do RG, CPF ou Carteira Nacional de Habilitação CNH) – se condutor – e comprovante recente de endereço em Goiânia em nome do solicitante. Caso o comprovante de endereço não esteja no nome do requerente, o mesmo deverá anexar declaração de endereço devidamente assinada. Boletim de ocorrência específico e comprovante de pagamento da taxa de emissão de 2ª via de documentos diversos/SMT, gerada pelo próprio sistema.

• Acessar o link de acesso ao serviço ou clique aqui.
  • Preencher os campos de “Solicitar 2ª via”.
  • Anexar, nos devidos espaços, cópias do RG, CPF ou Carteira Nacional de Habilitação CNH) – se condutor – e comprovante recente de endereço em Goiânia em nome do solicitante. Caso o comprovante de endereço não esteja no nome do requerente, o mesmo deverá anexar declaração de endereço devidamente assinada. Boletim de ocorrência específico e comprovante de pagamento da taxa de emissão de 2ª via de documentos diversos/SMT, gerada pelo próprio sistema.

+Formas de Prestação do Serviço

• Em caso de representante legal, o responsável deverá apresentar procuração com reconhecimento de firma e demais documentos do (a) idoso (a) no ato da retirada do documento na unidade de atendimento indicado na solicitação.
  • Após concluir a solicitação do cartão especial de estacionamento via internet, o (a) solicitante poderá verificar o andamento clicando na opção “Acompanhar Solicitação” presente na mesma página que fez o pedido. Nesta opção poderão ser verificadas todas as informações relacionadas à solicitação, inclusive quando o (a) solicitante poderá comparecer ao local de atendimento escolhido para retirar a credencial.
  • Caso o (a) beneficiário (a) necessite realizar a solicitação do cartão especial de estacionamento presencialmente, ele ou ela poderá comparecer às unidades de Atende Fácil da Prefeitura e solicitar o serviço junto ao guichê da SMT.

+Local e/ou Forma de Manifestação

Link de acesso ao serviço – clique aqui.

Unidades de atendimento da Prefeitura de Goiânia que a credencial poderá ser retirada:

ATENDE FÁCIL

PAÇO MUNICIPAL – Endereço: Av. do Cerrado, 999 – Park Lozandes, Goiânia – GO

SHOPPING CIDADE JARDIM – Av. Nero Macedo, 400 – Cidade Jardim, Goiânia – GO

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA – Av. Goiás, 1799 –   Setor   Central, Goiânia – GO

MANGALÔ – Av. Mangalô, qd. 1, Chácara 06 –   Setor   Morada do Sol, Goiânia – GO