acessibilidade

Planmob Dinâmico

Perguntas Frequentes PlanMob

O que é mobilidade urbana?

A mobilidade é um atributo das cidades, relativo ao deslocamento de pessoas e bens no espaço urbano. A mobilidade urbana é construída a partir do planejamento integrado, tendo como base as políticas que envolvem os transportes, a saúde, o ambiente, o direito à cidade, os inúmeros aspectos das políticas públicas e a integração de todos os modos de transporte.

Qual a importância dela no meu dia a dia?

A mobilidade urbana tem por objetivo proporcionar melhorias no ir e vir da população e no acesso aos bens e serviços de uma forma eficiente, mantendo ou melhorando a qualidade de vida da população atual sem prejudicar a geração futura.

É a partir de um planejamento eficiente da política de mobilidade que são implantadas melhorias que facilitam o ir e vir da população, seja caminhando ou utilizando veículos motorizados ou não, fazendo com que o gasto de tempo entre um ponto e outro possa ser reduzido e, acima de tudo, feito com segurança e tranquilidade.

O que é o Plano de Mobilidade de Goiânia?

O Plano de Mobilidade de Goiânia – PlanmobGyn, nasce da necessidade de coletar, diagnosticar e analisar dados da atual situação da mobilidade urbana de Goiânia, envolvendo todos os modais hoje existentes relacionados ao ir e vir da população e de acesso a bens e serviços na capital.

Num segundo momento será realizada a fase de prognóstico do Plano, ou seja, serão pensadas e propostas ações para promover correções e melhorias na mobilidade.

Quem faz parte da construção do PlanmobGyn?

Para a construção do projeto do Plano de Mobilidade de Goiânia a Prefeitura de Goiânia instituiu um grupo de trabalho formado por técnicos das secretarias municipais de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh), Mobilidade (SMM) e Inovação, Ciência e Tecnologia (Sictec), além da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC). O grupo também conta com o apoio de outros órgãos da administração municipal, de órgãos afins e de entidades da sociedade civil organizada, representativas da população

Como posso contribuir para a elaboração do PlanmobGyn?

Sua contribuição também é de grande importância para a construção do Plano de Mobilidade de Goiânia, pois é a partir dela que iremos saber a necessidade da população. Você pode nos auxiliar preenchendo a pesquisa de Origem e Destino, que está disponível aqui no site, ou enviando sua sugestão pelo email planmob.gyn@gmail.com.

O que é a Pesquisa Origem-Destino?

A Pesquisa Origem-Destino é uma das etapas do Plano de Mobilidade de Goiânia e tem por objetivo ouvir a população e, a partir daí, levantar informações com o intuito de estimar e caracterizar com segurança os deslocamentos de pessoas de uma origem para um destino e vice-versa, de acordo com o horário, modo de transporte utilizado, faixa de renda, dentre outros fatores.

Como responder à pesquisa

A pesquisa “Por Onde Você Anda?” pode ser realizada de duas formas: via web, através do portal da Prefeitura de Goiânia (goiania.go.gov.br), ou pelo aplicativo Prefeitura 24 Horas.

Para responder à pesquisa em Web:

  • Acesse o site da Prefeitura de Goiânia: goiania.go.gov.br;
  • Clique no ícone referente à Pesquisa de Mobilidade na página inicial;
    (Ver o nome do botão dentro do hotsite)
  • Já com acesso à pesquisa, responda as três partes até que a mensagem final apareça.

Para responder à pesquisa no aplicativo:

  • Acesse o app Prefeitura 24 horas;
  • Clique em “Serviços” na tela inicial;
  • Escolha o ícone “Pesquisa de Mobilidade”;
  • Responda à pesquisa até que ela seja finalizada.