Informações Vacinação

Informações Vacinação

#imunizagyn

Vacinação em idosos
Vacinação em Idosos

Dúvidas Frequentes

A vacina contra a Covid-19 aplicada pela Prefeitura de Goiânia é segura? As vacinas adotadas pelo SUS e disponibilizadas em todo o país cumpriram todas as fases, seguiram critérios científicos rígidos e seu uso emergencial foi autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A vacinação me deixa 100% imune ao coronavírus? Indivíduos vacinados têm menor risco de complicações, mas é possível que pessoas vacinadas venham a se infectar e transmitir a doença mesmo que não desenvolvam sintomas ou desenvolvam sintomas leves.

Após tomar a vacina posso voltar a frequentar aglomerações e deixar de tomar cuidados como o uso de máscara? Não. O sistema imunológico demora algum tempo para produzir a quantidade necessária de anticorpos. Além disso, ainda não há estudos sobre a eficácia da vacina no bloqueio da transmissibilidade da doença. Ou seja, cuidados como o uso de máscara, distanciamento social e a atenção à higiene das mãos continuam sendo essenciais.

Já peguei Covid-19, preciso me vacinar? Pessoas que já pegaram Covid-19 devem ser vacinadas pois as pesquisas apontam que a vacina pode proporcionar uma imunidade mais duradoura à Covid-19 e fortalecer a imunidade natural à doença.

Como saber quando serei vacinado? A vacinação avança à medida que novos lotes de doses são disponibilizados pelo Governo Federal. Por isso, as informações são atualizadas constantemente. Siga as redes sociais da Prefeitura de Goiânia e acompanhe aqui o calendário de vacinação.

Atendimento pessoas com comorbidades

Como a pessoa com comorbidade pode agendar a vacina? O agendamento e feito pelo aplicativo Prefeitura 24 horas. Nele, o usuário precisa confirmar a data de vacinação. Com o agendamento feito, basta seguir ao posto agendado, munido da documentação exigida. É preciso levar o formulário da vacinação do grupo com comorbidades. Este deve ser devidamente preenchido, datado, assinado e carimbado pelo médico responsável pelo acompanhamento do paciente.

Acesse o formulário aqui 

Quem faz parte da Fase 1 de comorbidades? Pessoas com Síndrome de Down, de 18 anos a 59 anos; pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise), de 18 a 59 anos; gestantes e puérperas com comorbidades, de 18 a 59 anos; pessoas com comorbidades, de 55 a 59 anos; pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 55 a 59 anos.

Qual documento levar no dia da vacinação? A pessoa deve levar documento pessoal com foto, CPF, comprovante de endereço e o Formulário da Vacinação do Grupo com Comorbidades. Este deve ser devidamente preenchido, datado, assinado e carimbado pelo médico responsável pelo acompanhamento do paciente. Gestantes e puérperas, isto é, mulheres com até 45 dias após o parto devem providenciar, ainda, cópia e original de relatório médico ou prescrição médica da vacina com a indicação da comorbidade.

Servem para comprovação da comorbidade um dos quatro documentos abaixo:

  1. Laudo médico com a indicação da comorbidade;
  2. Formulário disponível no site da prefeitura, carimbado e assinado pelo médico;
  3. Prescrição médica da vacinação com indicação da comorbidade
  4. Relatório da equipe de atenção primária com a cópia do prontuário do paciente

Como funciona o passo a passo, desde o cadastro até o agendamento no aplicativo? Baixe o aplicativo Prefeitura 24 horas. Clique no botão pré-cadastro e preencha seus dados. Na tela de serviços, clique em Agendamento Covid-19. Preencha todas as informações, incluindo profissão (caso exerça alguma das listadas) e tipo de comorbidade. A próxima tela, indica os locais disponíveis para vacinação. Observe que, para o caso dos pacientes com comorbidades, apenas as unidades disponíveis para este grupo são listadas.

Vacinação em trabalhadores da educação

Quais trabalhadores da Educação podem vacinar em Goiânia? Professores e trabalhadores administrativos de escolas da Educação Infantil (ensino regular) que atuam na capital. Isso inclui merendeiros, administrativos, auxiliares e agentes educacionais. É preciso levar o formulário da vacinação do grupo com comorbidades. Este deve ser devidamente preenchido, datado, assinado e carimbado pelo médico responsável pelo acompanhamento do paciente.

O que preciso levar? Documento pessoal com foto, CPF , comprovante de atuação em Goiânia (contracheque, carteira de trabalho, contrato, crachá) e autodeclaração que também estará na triagem.

Moro em Goiânia, mas não trabalho aqui. Vacino onde? Na cidade de atuação.

Como faço para agendar? Através do app Prefeitura 24 horas. Caso trabalhe em Goiania, mas resida em outra cidade, basta inserir o endereço da escola onde trabalha.

Não consegui agendar para hoje, e agora? Acompanhe pelo aplicativo a abertura de novas vagas.

Professores do Ensino Fundamental, Médio e Superior vão vacinar? Sim, o grupo será ampliado conforme chegarem novas doses.

#imunizagyn