Secretaria Municipal da Casa Civil

DECRETO Nº 725, DE 23 DE MARÇO DE 2015

Dispõe sobre o serviço funerário no Município de Goiânia e dá outras providências.

O PREFEITO DE GOIÂNIA, no uso de suas atribuições legais, considerando o disposto no art. 115, incisos II, IV e VIII, da Lei Orgânica do Município de Goiânia e na Lei nº 8.908, de 03 de maio de 2010,



DECRETA:


Art. 1º O serviço funerário no Município de Goiânia obedecerá ao disposto neste Decreto.

Art. 2º O serviço funerário tem caráter público e essencial conforme dispõe o inciso IV do art. 10 da Lei Federal nº 7.783, de 28 de junho de 1989; o inciso XII do art. 11 da Lei Orgânica do Município de Goiânia e a Lei nº 8.908, de 03 de maio de 2010, podendo ser exercido diretamente ou outorgado a terceiros por concessão.

§ 1º O serviço funerário consiste na prestação de serviços ligados à organização e execução de funerais, remunerados por meio da cobrança de tarifa, conforme estabelecido neste Decreto.

§ 2º O serviço público de competência do Município de Goiânia na forma estabelecida nos incisos I e V do art. 30 da Constituição Federal, relativo a sepultamento de corpos humanos, será executado levando-se em consideração o local do óbito, nos termos deste Decreto.

§ 3º Todo óbito ocorrido no Município de Goiânia, seja em domicílio, casas hospitalares ou a estas assemelhadas, em rodovias e vias públicas e que tenham passagem pelo Instituto Médico Legal (IML) e Serviço de Verificação de Óbitos (SVO), deverá constar do Cadastro de Óbitos conforme disposto na Lei nº 8.908/2010.

CAPÍTULO I

DAS CONDIÇÕES DO SERVIÇO

Art. 3º A prestação do serviço funerário atentará para as condições de regularidade, continuidade, generalidade, atualidade, eficiência, segurança e cortesia na relação com os usuários, visando assegurar o pleno atendimento da população.

Parágrafo único. A implementação das atividades inerentes ao serviço funerário fica sujeita à observância de normas técnicas e legais pertinentes, expedidas por órgãos fiscalizadores das diversas esferas de governo.

Art. 4º Serão consideradas partes integrantes do serviço funerário as seguintes atividades, a serem prestadas exclusivamente pelas concessionárias:

I - obrigatórias:

a) fornecimento de caixões e urnas mortuárias;

b) remoção e transporte de cadáveres, membros e restos mortais;

c) ornamentação e instalação mortuária de qualquer espécie;

d) transporte de esquife, urnas ou caixões, exclusivamente em carros funerários;

II - facultativas:

a) aluguel de capelas ou salas para velório;

b) aluguel de altares ou essas;

c) aluguel de banquetas, castiçais, velas e paramentos afins;

d) aluguel de veículos para acompanhamento de féretro;

e) fornecimento de flores e coroas;

f) transporte de cadáveres humanos exumados;

g) fornecimento de notícia dos óbitos ocorridos, para a imprensa, quando solicitado pela família do falecido;

h) realização de cremações de cadáveres humanos.

§ 1º Os valor do serviço prestado pelas concessionárias corresponderá ao somatório dos valores das atividades obrigatórias tabeladas conforme o Anexo Único deste Decreto.

§ 2º As atividades definidas como obrigatórias no inciso I deste artigo poderão deixar de ser executadas nos casos de respeito às tradições e costumes religiosos, devendo o valor do serviço funerário corresponder ao somatório das atividades efetivamente realizadas.

Art. 5º Compete à Secretaria Municipal de Assistência Social, em relação ao serviço funerário:

I - examinar e deliberar sobre assuntos e casos específicos;

II - elaborar planos e estudos inerentes a este serviço;

III - intermediar todos os ajustes entre usuários e concessionárias;

IV - fiscalizar a aplicação da tabela de tarifas das atividades do serviço funerário;

V - editar atos normativos visando a correta e eficaz execução do serviço funerário;

VI - fiscalizar a prestação do serviço funerário e promover as notificações e autuações necessárias, sem prejuízo da fiscalização dos demais órgãos.

Parágrafo único. No exercício da ação fiscalizadora os agentes municipais, devidamente identificados, terão livre acesso às dependências das funerárias ou ao local da ocorrência de eventual infração, onde poderão permanecer pelo tempo que se fizer necessário.

Seção I

Das Instalações e Sede

Art. 6º Para executar as atividades descritas neste Decreto a concessionária deverá dispor de ambiente adequado, segundo as normas de vigilância sanitária específicas, além de dispor de requisitos e equipamentos necessários para manuseio do cadáver.

Art. 7º O órgão competente promoverá a vistoria das instalações e atestará o atendimento das normas exigidas para o funcionamento das concessionárias, anualmente ou em menor prazo, a juízo da autoridade competente.

Art. 8º A mudança de local da concessionária fica sujeita à prévia autorização do Poder Público Municipal.

Art. 9º Não será permitida a exposição de mostruários fora do estabelecimento ou voltados para a via pública.

Seção II

Dos Veículos Funerários

Art. 10. Os veículos a serem usados no serviço funerário deverão satisfazer às seguintes exigências, sem prejuízo do disposto na Lei nº 8.908/2010:

I - serem lavados e conservados dentro da mais perfeita higiene e segurança;

II - serem dotados de isolamento entre a cabine do motorista/acompanhante e o compartimento para transporte de urnas funerárias;

III - terem revestimento impermeabilizado do compartimento de transporte de urna, para facilitar a assepsia bacteriológica após cada prestação de serviço;

IV - apresentarem o certificado de vistoria anual e inspeção de segurança veicular, segundo normas dos órgãos de trânsito;

V - estarem em ótima condição de uso, nas partes mecânica, elétrica, hidráulica e estética, com no máximo 4 (quatro) anos de uso, contados do ano do modelo.

Art. 11. Os cortejos fúnebres só poderão ser executados por veículos da própria concessionária, à exceção de falecimentos múltiplos atendidos pela mesma, ou em outro veículo fúnebre com a prévia autorização do órgão competente, podendo o cortejo ser seguido dos veículos dos familiares.

Art. 12. Não se permitirá o transporte de cadáveres em veículos inadequados para a atividade ou específicos para outros fins e que não atendam às normas de segurança de trânsito e da vigilância sanitária.

Seção III

Das Obrigações

Art. 13. As concessionárias deverão observar as seguintes condições na execução do serviço, sem prejuízo do disposto na Lei nº 8.908/2010:

I - manter a situação regular da empresa, nos termos da legislação vigente e do disposto neste Decreto;

II - atender às normas e solicitações dos órgãos municipais responsáveis pela regulação do serviço funerário;

III - tratar com urbanidade o público e a fiscalização no desempenho de suas funções.

Parágrafo único. São vedados o agenciamento do serviço funerário e a preparação do corpo, tamponamento ou seu manuseio em capelas ou em locais onde possa haver circulação de pessoas.

Art. 14. São obrigações das concessionárias, além de outras previstas na Lei nº 8.908/2010:

I - efetuar os funerais daqueles cujos familiares ou prepostos sejam carentes, conforme definido na Lei nº 8.908/2010 e neste Decreto;

II - dispor de mostruário de urnas previstas no Anexo Único deste Decreto;

III - apresentar ao órgão público responsável relatório anual de suas atividades de modo que possam ser avaliados seus serviços, sua eficiência e o atendimento ao público;

IV - apresentar informações anuais em formulário próprio expedido pelo órgão público responsável, contendo relação de empregados e certidões negativas de débitos municipal, estadual e federal;

V - permitir livre acesso aos servidores da fiscalização do serviço funerário, bem como disponibilizar toda a documentação necessária para a elaboração da planilha de custos do serviço funerário e das notas fiscais de prestação de serviços funerários.

§ 1º Por família carente entende-se aquela responsável pelo sepultamento que não disponha de mínimas condições econômicas para arcar com os custos do serviço, conforme legislação federal, mediante declaração fornecida pelo responsável na contratação do serviço funerário, desde que o falecido não tenha deixado bens que possam fazer frente às despesas com o funeral.

§ 2º Na hipótese da concessionária não possuir ou dispor do modelo de ataúde tarifado escolhido pelos familiares ficará obrigada a oferecer serviço superior, cobrando pelo preço do escolhido.

Art. 15. O padrão de atendimento à família carente será simplificado limitando-se à execução de serviço estritamente indispensável, compreendendo:

I - fornecimento de urna funerária popular, com dimensões e capacidade adequadas;

II - registro de óbito e expedição da guia de sepultamento pela concessionária, junto ao cartório específico, sem pagamento de quaisquer emolumentos;

III - remoção para o velório em cemitério público;

IV - preparação do corpo quando necessária;

V - transporte para o sepultamento.

Art. 16. O translado para o sepultamento de corpos em outro município só será permitido mediante a emissão de nota fiscal e autorização dos órgãos de fiscalização e arrecadação dos poderes públicos competentes.

§ 1º É vedado o translado do corpo desnudo, exigindo-se, no mínimo, que seja envolto em tecido adequado ou material similar descartável em urna de remoção ou funerária, mesmo que seja para fins de transporte, e cumpridas as determinações da Vigilância Sanitária.

§ 2º Quando o corpo for transladado para município com distância superior a 250 km (duzentos e cinquenta quilômetros), exigir-se-á a preparação do corpo para assegurar condições mínimas ao transporte, preservando questões ambientais e de saúde e cumpridas as determinações da Vigilância Sanitária.

§ 3º Nos casos de transporte por via aérea observar-se-ão as normas procedimentais específicas de cada empresa aérea e as determinações da Vigilância Sanitária.

CAPÍTULO II

DAS TARIFAS E TABELAS

Art. 17. As tarifas contidas no Anexo Único deste Decreto deverão ficar expostas em local acessível ao usuário, de forma a permitir sua verificação sempre que conveniente ou para esclarecer eventuais dúvidas.

Art. 18. As atividades não tabeladas neste Decreto serão cobradas livremente pelas concessionárias.

CAPÍTULO III

DO USUÁRIO

Art. 19. Para efeitos deste Decreto usuário do serviço funerário é o familiar da pessoa falecida ou seu representante legalmente constituído e em pleno exercício de sua capacidade civil.

Parágrafo único. Fica proibida a representação do usuário, junto ao serviço funerário, por pessoas que possuam vinculação societária ou funcional com concessionárias, bem como com empresas que realizem atividades de seguro funeral ou a estas assemelhadas.

Art. 20. Constituem direitos do usuário do serviço funerário:

I - receber o serviço adequado;

II - receber informações relativas ao serviço funerário e sua forma de execução, prevista neste Decreto;

III - exercer o direito de petição perante o Poder Público e às empresas concessionárias de serviços funerários;

IV - receber as orientações necessárias sobre os tipos de serviços disponíveis, inclusive quanto aos preços tarifados e tabelados, conforme o Anexo Único deste Decreto;

V - a garantia dos parâmetros tarifários e tabelados, bem como a oferta dos diversos padrões de produtos e materiais;

VI - quando carente, receber serviço gratuito conforme previsão do presente Decreto.

Art. 21. São obrigações do usuário:

I - zelar pelo patrimônio público ou particular colocados à sua disposição ou utilizados na execução do serviço;

II - atender aos pedidos de informações dos órgãos competentes em quaisquer esferas de governo, para esclarecimentos de questões relativas ao serviço prestado;

III - firmar, quando solicitado, declarações e fornecer documentos relativos ao serviço funerário, assumindo a responsabilidade civil e criminal pelo conteúdo destes.

CAPÍTULO IV

DAS PENALIDADES

Art. 22. O Poder Público Municipal, quando da inobservância das obrigações e deveres previstos na legislação, aplicará aos infratores, separadas ou cumulativamente, as sanções administrativas de acordo com a natureza da infração conforme previsão no Termo de Concessão, na Lei nº 8.908/2010 e neste Decreto, assegurando o contraditório e a ampla defesa.

Art. 23. As empresas prestadoras de serviços funerários poderão ter cassada a concessão outorgada no caso de cometimento de infrações incompatíveis com os objetivos de prestação de serviços.

Art. 24. A Administração Pública Municipal, ao tomar ciência de qualquer infração, promoverá sua apuração mediante processo administrativo próprio, assegurado o princípio do contraditório e da ampla defesa, que será instruído no mínimo com os seguintes documentos:

I - espelho e/ou relatório de ocorrência, que consistirá no documento de aferição do serviço funerário;

II - cópia da notificação, indicando o prazo de 5 (cinco) dias úteis para apresentação de defesa pelo infrator.

Art. 25. Ao infrator será garantido o direito de interpor recurso, com efeito suspensivo, no prazo de 10 (dez) dias úteis a contar do recebimento da notificação quanto à decisão do procedimento administrativo instaurado, dirigido ao titular do órgão público responsável, que o julgará em 20 (vinte) dias.

Art. 26. Improvido o recurso o recorrente terá o prazo de 10 (dez) dias úteis, contados da ciência do indeferimento, para interpor novo recurso sem efeito suspensivo junto ao Prefeito, que decidirá em última instância.

Art. 27. Desprovido o recurso na última instância ou ultrapassados os prazos recursais sem a iniciativa do concessionário, lhe será aplicada a penalidade imposta.

Art. 28. As multas deverão ser pagas pela concessionária no prazo de 10 (dez) dias, contado da ciência da notificação ou do indeferimento do recurso.

Parágrafo único. Findo este prazo, sem recolhimento, será determinada a remessa para inscrição do débito em dívida ativa, sem prejuízo da instauração de procedimento visando à cassação da concessão.

Art. 29. Na observância da contagem dos prazos previstos neste Capítulo será considerado como prazo inicial o primeiro dia útil subsequente ao da ciência do ato.

CAPÍTULO V

DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 30. As instituições de saúde, o Serviço de Verificação de Óbitos, o Instituto Médico Legal, as Delegacias de Trânsito, de Polícia, Sindicatos ou Associações e entidades afins, instaladas no Município, por seus representantes legais, funcionários ou contratados, deverão, obrigatoriamente, orientar e encaminhar os familiares enlutados ou representantes legais à Central de Óbitos, para preenchimento dos documentos necessários e escolha da concessionária.

Art. 31. Os óbitos ocorridos em residência devem ser comunicados à Central de Óbitos que orientará os familiares ou representantes quanto aos seus direitos e obrigações.

Art. 32. As empresas que prestam serviços de assistência funeral, devidamente autorizadas pelos órgãos de fiscalização federal, estadual e municipal, deverão observar os preceitos contidos neste Decreto, em especial quanto à execução do serviço funerário pelas concessionárias.

Art. 33. Nos casos que o ataúde exceder à dimensão padrão das sepulturas as concessionárias serão obrigadas a comunicar o fato por escrito e em tempo hábil à Administração do Cemitério, para que esta tome providências quanto ao sepultamento.

Art. 34. Nas hipóteses previstas no parágrafo único do art. 4º da Lei nº 8.908/2010 as funerárias sediadas em outros municípios:

I - devem estar regularizadas junto ao município de origem;

II - devem apresentar toda a documentação necessária para sua perfeita identificação, bem como de seus empregados;

III - ficam sujeitas às penalidades previstas na Lei nº 8.908/2010.

Art. 35. As atuais concessionárias do serviço funerário continuarão exercendo suas atividades até a realização do certame licitatório e da outorga do novo termo de concessão.

Art. 36. Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação, ficando revogado o Decreto nº 2.435, de 26 de novembro de 2012.

GABINETE DO PREFEITO DE GOIÂNIA, aos 23 dias do mês de março de 2015.

PAULO GARCIA

Prefeito de Goiânia

Este texto não substitui o publicado no DOM 6047 de 23/03/2015.

ANEXO ÚNICO AO DECRETO Nº 725/2015


TARIFA DOS SERVIÇOS FUNERÁRIOS

(Redação dada pelo Decreto nº 3.110, de 2022.)

Art. 1º Os valores dos serviços prestados pelas concessionárias corresponderá ao somatório dos valores das seguintes atividades obrigatórias:

I - Vendas de Caixões/Urnas, conforme referências abaixo:

a) R-1 - Urna/Caixão Popular - Infantil/Adolescente (estrutura de madeira estilo reto ou sextavada, 2 chavetas, 4 alças, sem verniz):

Item

Referência

Especificação

Tarifa para o exercício de  2022

(R$)

Tarifa à partir de 1º de janeiro de 2023

(R$)

1.

Código 1.1

Comprimento de 0,60 m

287,50

359,38

2.

Código 1.2

Comprimento de 0,80 m

323,45

404,31

3.

Código 1.3

Comprimento de 1,00 m

359,39

449,23

4.

Código 1.4

Comprimento de 1,20 m

373,75

467,19

5.

Código 1.5

Comprimento de 1,40 m

445,65

557,06

6.

Código 1.6

Comprimento de 1,60 m

539,09

673,86

b) R-2 - Urna/Caixão (estrutura de madeira estilo reto ou sextavada, 2chavetas, 4 alças, em laca):

Item

Referência

Especificação

Tarifa para o exercício de  2022

(R$)

Tarifa à partir de 1º de janeiro de 2023

(R$)

1.

Código 2.1

Comprimento de 0,60 m

679,11

848,89

2.

Código 2.2

Comprimento de 0,80 m

753,71

942,14

3.

Código 2.3

Comprimento de 1,00 m

840,98

1.051,22

4.

Código 2.4

Comprimento de 1,20 m

887,69

1.109,61

5.

Código 2.5

Comprimento de 1,40 m

934,43

1.168,03

6.

Código 2.6

Comprimento de 1,60 m

1.121,29

1.401,61

7.

Código 2.7

Comprimento de 1,80 m

1.868,85

2.336,06

8.

Código 2.8

Comprimento de 1,90 m

2.195,89

2.744,86

c) R-3 Urna/Caixão Especial:

Item

Referência

Especificação

Tarifa para o exercício de  2022

(R$)

Tarifa à partir de 1º de janeiro de 2023

(R$)

1.

Código 3.1

Ossário (recipiente para transporte de restos mortais)

934,43

1.168,03

2.

Código 3.2

Urna Especial Alta

4.625,40

5.781,75

3.

Código 3.3

Urna Especial G

4.718,80

5.898,50

4.

Código 3.4

Urna Especial GG

6.550,28

8.187,84

5.

Código 3.5

Urna Especial EXG

7.008,16

8.760,20

6.

Código 3.6

Urna Zincada

8.876,98

11.096,22

d) R-4 Urna/Caixão Popular (comprimento de 1,90 m):

Item

Referência

Especificação

Tarifa para o exercício de  2022

(R$)

Tarifa à partir de 1º de janeiro de 2023

(R$)

1.

Código 4.1

Estilo reto, 2 chavetas, base forrada de papel/plástico.

637,91

797,39

2.

Código 4.2

Sextavada, 2 chavetas, base forrada de papel/plástico.

389,65

487,06

3.

Código 4.3

Sextavada, 2 chavetas, base forrada de papel/plástico com visor.

805,06

1.006,33

e) R-5 Urna/Caixão Padrão:

Item

Referência

Especificação

Tarifa para o exercício de  2022

(R$)

Tarifa à partir de 1º de janeiro de 2023

(R$)

1.


Código 5.1

Sextavada, 6 alças, 2 chavetas, base forrada de papel/plástico, babado de tecido.

860,46

1.075,58

2.


Código 5.2

Sextavada, 6 alças, 4 chavetas, base forrada de papel/plástico, babado de tecido, com verniz de alto brilho

1.121,29

1.401,61

f) R-6 Urna/Caixão Padrão Especial:

Item

Referência

Especificações

Tarifa para o exercício de  2022

(R$)

Tarifa à partir de 1º de janeiro de 2023

(R$)

1.

Código 6.1

Sextavada, 6 alças parreira ou fixas, 4 chavetas, base e tampa forradas em papel/plástico, babado de tecido.

1.354,90

1.693,63

2.

Código 6.2

Sextavada, 6 alças parreira, 4 chavetas, base e tampa forradas em papel/plástico, babado de tecido e visor.

1.541,80

1.927,25

3.

Código 6.3

Sextavada, alças tipo varão ou varãozinho, com 6 fixadores, 4 chavetas, base e tampa forradas, babados sobre babados e visor.

2.616,36

3.270,45

g) R-7 Urna/Caixão Luxo:

Item

Referência

Especificação

Tarifa para o exercício de  2022

(R$)

Tarifa à partir de 1º de janeiro de 2023

(R$)

1.

Código 7.1

Sextavada, alças tipo varão com 6 fixadores, 4 chavetas, base e tampa forradas, babado e sobre babado, visor, detalhe em baixo relevo e crucifixo (madeira) na tampa ou bíblia.



2.767,34



3.459,17

h) R-8 Urna/Caixão Luxo Especial:

Item

Referência

Especificação

Tarifa para o exercício de  2022

(R$)

Tarifa à partir de 1º de janeiro de 2023

(R$)

1.

Código 8.1

Sextavada lisa, imitação mogno, alças varão, e imitação sobre visor e crucifixo de madeira, com 6 chavetinhas, base e tampa forradas, babado e sobre babado.

4.718,80

5.898,50

2.

Código 8.2

Sextavada, imitação mogno, alças varão, 6 chavetas, 2 sobre tampos com 9 chavetinhas, visor, base e tampas forradas, babado e sobre babado, detalhes entalhados em alto relevo.

4.999,88

6.249,84

i) R-9 Urna/Caixão Super Luxo:

Item

Referência

Especificação

Tarifa para o exercício de  2022

(R$)

Tarifa à partir de 1º de janeiro de 2023

(R$)

1.

Código 9.1

Sextavado, alça varão, base e tampas forradas, 6 chavetas, visor com tampo inteiriço, babado e sobre babado trabalhado.

7.009,18

8.761,47

2.

Código 9.2

Sextavado, alças varãozinho, 6 chavetas, visor grande com sobre tampo inteiriço, com6 chavetinhas, base e tampa forradas, babado e sobre babado, detalhes em alto relevo.

6.389,83

7.987,28

3.

Código 9.3

Sextavado, 6 alças varão ou varãozinho, base e tampa forrados, visor e sobre tampa inteiriças, com 6 chavetinhas, babado e sobre babado detalhes em alto relevo.

6.540,95

8.176,19

4.

Código 9.4

Sextavado, 6 alças varãozinho, visor e sobre tampo com 3 partes, com 12 chavetinhas, base e tampa forradas, babado e sobre babado, detalhes em alto relevo.

5.371,03

6.713,78

5.

Código 9.5

Redonda, alça varão em toda extensão, visor grande com sobre tampa inteiriça e 8 chavetinhas, base e tampa forradas, babado e sobre babado, detalhes em alto relevo.

6.163,50

7.704,38

6.

Código 9.6

Sextavada, lisa ou em alto relevo, com imitação mogno, 6 varãozinho ou alça, visor2 ou 3 sobre tampo, 6 chavetas, base e tampo forrados, babado e sobre babado.

8.876,98

11.096,22

7.

Código 9.7

Oitavada, lisa imitação mogno, 4 chavetas, visor e sobre tampo inteiriço com 6 chavetinhas e medalhão, 6 alças fundidas douradas, base e tampo forrados, babado e sobre babado.

10.062,85

12.578,56

8.

Código 9.8

Oitavada, 6 alças varãozinho, 6 chavetas, visor grande com sobre tampo inteiriço e 8 chavetinhas, esculturada em alto relevo, base e tampo forrados, acabamento estofado, babado e sobre babado.

19.018,89

23.773,61

9.

Código 9.9

Oitavada, 8 alças grandes e móveis fundidas, douradas, visor grande com sobre tampo inteiriço e 8 chavetinhas, oito chavetas na tampa, base e tampa forradas, babado e sobre babado, acabamento estofado, toda esculturada em alto relevo.

21.631,81

27.039,77

II - Translado de cadáveres, conforme abaixo:

a) T-1 Percursos em Goiânia:

Item

Referência

Especificação

Tarifa para o exercício de  2022

(R$)

Tarifa à partir de 1º de janeiro de 2023

(R$)

1.

Código TP-1

Remoção para velório

280,34

350,42

2.

Código TP-2

Cortejo para cemitério em veículo padrão

355,06

443,83

b) T-2 Féretros de outros Municípios:

Item

Referência

Especificação

Tarifa para o exercício de  2022

(R$)

Tarifa à partir de 1º de janeiro de 2023

(R$)

1.

Código TP-3

Translado local de féretro advindo de outros municípios (pacote de serviços incluso TP-1 e TP-2)

1.121,29

1.401,61

2.

Código TP-4

Remoção local de féretro destinados à outros municípios

280,34

350,42

ANEXO ÚNICO AO DECRETO Nº 725 /2014


TARIFA DOS SERVIÇOS FUNERÁRIOS

Nota: ver art. 2º do Decreto nº 2.035, de 23 de junho de 2017 - a alteração do Anexo Único deste Decreto retroagiu seus efeitos a 1º de janeiro de 2017.


Art. 1º Os valores dos serviços prestados pelas concessionárias corresponderá ao somatório dos valores das seguintes atividades obrigatórias:

I - Vendas de Caixões/Urnas, conforme referências abaixo: (Redação conferida pelo art. 1º do Decreto nº 1.661, de 03 de julho de 2019.)

R-1 - Urna/Caixão Popular -  Infantil/Adolescente  (estrutura de madeira

estilo reto ou sextavada, 2 chavetas, 4 alças, sem verniz)

Referência

Especificação

Valor (R$)

Código 1.1

Comprimento de 0,60 m

230,00

Código 1.2

Comprimento de 0,80 m

258,76

Código 1.3

Comprimento de 1,00 m

287,51

Código 1.4

Comprimento de 1,20 m

299,00

Código 1.5

Comprimento de 1,40 m

356,52

Código 1.6

Comprimento de 1,60 m

431,27

R-2 - Urna/Caixão (estrutura de madeira estilo reto ou sextavada,         2 chavetas, 4 alças, em laca)

Referência

Especificação

Valor (R$)

Código 2.1

Comprimento de 0,60 m

543,29

Código 2.2

Comprimento de 0,80 m

602,97

Código 2.3

Comprimento de 1,00 m

672,78

Código 2.4

Comprimento de 1,20 m

710,15

Código 2.5

Comprimento de 1,40 m

747,54

Código 2.6

Comprimento de 1,60 m

897,03

Código 2.7

Comprimento de 1,80 m

1.495,08

Código 2.8

Comprimento de 1,90 m

1.756,71

 

R-3 Urna/Caixão Especial

 

Referência

Especificação

Valor (R$)

Código 3.1

Ossário (recipiente para transporte de restos mortais)

747,54

Código 3.2

Urna Especial Alta

3.700,32

Código 3.3

Urna Especial G

3.775,04

Código 3.4

Urna Especial GG

5.240,22

Código 3.5

Urna Especial EXG

5.606,53

Código 3.6

Urna Zincada

7.101,58

 

R-4 Urna/Caixão Popular (comprimento de 1,90 m)

 

Referência

Especificação

Valor (R$)

Código 4.1

Estilo reto, 2 chavetas, base forrada de papel/plástico.

510,33

Código 4.2

Sextavada, 2 chavetas, base forrada de papel/plástico.

311,72

Código 4.3

Sextavada, 2 chavetas, base forrada de papel/plástico com visor.

644,05

 

R-5 Urna/Caixão Padrão

 

Referência

Especificão

Valor (R$)

Código 5.1

Sextavada, 6 alças, 2 chavetas, base forrada de papel/plástico, babado de tecido.

 688,37

Código 5.2

Sextavada, 6 alças, 4 chavetas, base forrada de papel/plástico, babado de tecido, com verniz de alto brilho

897,03

 

R-6 Urna/Caixão Padrão Especial

 

Referência

Especificações

Valor (R$)

Código 6.1

Sextavada, 6 alças parreira ou fixas, 4 chavetas, base e tampa forradas em papel/plástico, babado de tecido.

1.083,92

Código 6.2

Sextavada, 6 alças parreira, 4 chavetas, base e tampa forradas em papel/plástico, babado de tecido e visor.

1.233,44

Código 6.3

Sextavada, alças tipo varão ou varãozinho, com 6 fixadores, 4 chavetas, base e tampa forradas, babados sobre babados e visor.

2.093,09

 

R-7 Urna/Caixão  Luxo

 

Referência

Especificação

Valor (R$)

Código 7.1

Sextavada, alças tipo varão com 6 fixadores, 4 chavetas, base e tampa forradas, babado e sobre babado, visor, detalhe em baixo relevo e crucifixo (madeira) na tampa ou bíblia.

2.213,87

 

R-8 Urna/Caixão Luxo Especial

 

Referência

Especificação

Valor (R$)

Código 8.1

Sextavada lisa, imitação mogno, alças varão, e imitação sobre visor e crucifixo de madeira, com 6 chavetinhas, base e tampa forradas, babado e sobre babado.

3.775,04

Código 8.2

Sextavada, imitação mogno, alças varão, 6 chavetas, 2 sobre tampos com 9 chavetinhas, visor, base e tampas forradas, babado e sobre babado, detalhes entalhados em alto relevo.

3.999,90

 

R-9 Urna/Caixão  Super Luxo

 

Referência

Especificação

Valor (R$)

Código 9.1

Sextavado, alça varão, base e tampas forradas, 6 chavetas, visor com tampo inteiriço, babado  e sobre babado trabalhado.

5.607,34

Código 9.2

Sextavado, alças varãozinho, 6 chavetas, visor grande com sobre tampo inteiriço, com 6 chavetinhas, base e tampa forradas, babado  e sobre babado, detalhes em alto relevo.

5.111,86

Código 9.3

Sextavado, 6 alças varão ou varãozinho, base e tampa forrados, visor e sobre tampa inteiriças, com 6 chavetinhas, babado  e sobre babado detalhes  em alto relevo.

5.232,76

Código 9.4

Sextavado, 6 alças varãozinho, visor e sobre tampo com 3 partes, com 12 chavetinhas, base e tampa forradas, babado e sobre babado, detalhes em alto relevo.

4.296,82

Código 9.5

Redonda, alça varão em toda extensão, visor grande com sobre tampa inteiriça e 8 chavetinhas, base e tampa forradas, babado  e sobre babado, detalhes em alto relevo.

4.930,80

Código 9.6

Sextavada, lisa ou em alto relevo, com imitação mogno, 6 varãozinho ou alça, visor 2 ou 3 sobre tampo, 6 chavetas, base e tampo forrados, babado e sobre babado.

7.101,58

Código 9.7

Oitavada, lisa imitação mogno, 4 chavetas, visor e sobre tampo inteiriço com 6 chavetinhas e medalhão, 6 alças fundidas douradas, base e tampo forrados, babado e sobre babado.

8.050,28

Código 9.8

Oitavada, 6 alças varãozinho, 6 chavetas, visor grande com sobre tampo inteiriço e 8 chavetinhas, esculturada em alto relevo, base e tampo forrados, acabamento estofado, babado e sobre babado.

15.215,11

Código 9.9

Oitavada, 8 alças grandes e móveis fundidas, douradas, visor grande com sobre tampo inteiriço e 8 chavetinhas, oito chavetas na tampa, base e tampa forradas, babado e sobre babado, acabamento estofado, toda esculturada em alto relevo.

17.305,45

(Redação conferida pelo art. 1º do Decreto nº 1.661, de 03 de julho de 2019.)

I - Vendas de Caixões/Urnas, conforme referências abaixo: (Redação conferida pelo art. 1º do Decreto nº 3.100, de 21 de dezembro de 2015.)

I - vendas de ataúdes: (Redação do Decreto nº 725 de 23 de março de 2015.)

R-1 Urna/Caixão Popular – Infantil/Adolescente (estrutura de madeira estilo reto ou sextavada, 2 chavetas, 4 alças, sem verniz)* (Redação conferida pelo art. 1º do Decreto nº 3.100, de 21 de dezembro de 2015.)

R-1 CAIXÃO POPULAR (estrutura de madeira) (Redação do Decreto nº 725 de 23 de março de 2015.)

Referência

Especificações

(R$)

Código 1.1

Comprimento de 0,60 m

214,99

Código 1.2

Comprimento de 0,80 m

241,88

Código 1.3

Comprimento de 1,00 m

268,75

Código 1.4

Comprimento de 1,20 m

279,49

Código 1.5

Comprimento de 1,40 m

333,26

Código 1.6

Comprimento de 1,60 m

403,13

(Redação conferida pelo art. 2º do Decreto nº 2.035, de 23 de junho de 2017.)

Referência

Especificações

(R$)

Código 1.1

(...)

200,57

Código 1.2

(...)

225,66

Código 1.3

(...)

250,73

Código 1.4

(...)

260,75

Código 1.5

(...)

310,91

Código 1.6

(...)

376,09

(Redação conferida pelo art. 1º do Decreto nº 3.100, de 21 de dezembro de 2015.)

Referência

Especificações

 (R$)

Código 1.1

(...)

182,17

Código 1.2

(...)

204,96

Código 1.3

(...)

227,73

Código 1.4

(...)

236,83

Código 1.5

(...)

282,39

Código 1.6

(...)

341,59

Código 1.7

Comprimento de 1,80 m

364,37

Código 1.8

Comprimento de 1,90 m

409,91

Código 1.9

Comprimento de 2,00 m

523,78

(Redação do Decreto nº 725 de 23 de março de 2015.)

R-2 Urnas/Caixões (estrutura de madeira estilo reto ou sextavada, 2 chavetas, 4 alças, em laca) (Redação conferida pelo art. 1º do Decreto nº 3.100, de 21 de dezembro de 2015.)

R-2 ATAÚDES ESPECIAIS (Redação do Decreto nº 725 de 23 de março de 2015.)

Referência

Especificações

(R$)

Código 2.1

Comprimento de 0,60 m

507,84

Código 2.2

Comprimento de 0,80 m

563,63

Código 2.3

Comprimento de 1,00 m

628,88

Código 2.4

Comprimento de 1,20 m

663,82

Código 2.5

Comprimento de 1,40 m

698,77

Código 2.6

Comprimento de 1,60 m

838,50

Código 2.7

Comprimento de 1,80 m

1.397,53

Código 2.8

Comprimento de 1,90 m

1.642,09

(Redação conferida pelo art. 2º do Decreto nº 2.035, de 23 de junho de 2017.)

Referência

Especificações

(R$)

Código 2.1

(...)

473,78

Código 2.2

(...)

525,83

Código 2.3

(...)

586,70

Código 2.4

(...)

619,30

Código 2.5

(...)

651,90

Código 2.6

(...)

782,26

Código 2.7

(...)

1.303,79

Código 2.8

(...)

1.531,95

(Redação conferida pelo art. 1º do Decreto nº 3.100, de 21 de dezembro de 2015.)

Referência

Especificações

 (R$)

Código 2.1

Ossário

592,11

Código 2.2

Urna Alta

2.930,90

Código 2.3

Urna Tipo Gorda

2.990,09

Código 2.4

Urna Super Gorda

4.150,61

Código 2.5

Urna Tipo Baleia

4.440,75

Código 2.6

Urna Zincada

5.624,93

(Redação do Decreto nº 725 de 23 de março de 2015.)

R-3 Urna – Especiais (Redação conferida pelo art. 1º do Decreto nº 3.100, de 21 de dezembro de 2015.)

R-3 URNAS EM LACA BRANCA (Infantil e adolescente) (Redação do Decreto nº 725 de 23 de março de 2015.)

Referência

Especificações

(R$)

Código 3.1

Ossário: recipiente para transporte de restos mortais

698,77

Código 3.2

Urna Alta

3.458,89

Código 3.3

Urna G

3.528,73

Código 3.4

Urna Especial GG

4.898,32

Código 3.5

Urna Especial EXG

5.240,73

Código 3.6

Urna Zincada

6.638,23

(Redação conferida pelo art. 2º do Decreto nº 2.035, de 23 de junho de 2017.)

Referência

Especificações

(R$)

Código 3.1

(...)

651,90

Código 3.2

(...)

3.226,88

Código 3.3

(...)

3.292,04

Código 3.4

(...)

4.569,76

Código 3.5

(...)

4.889,20

Código 3.6

(...)

6.192,96

(Redação conferida pelo art. 1º do Decreto nº 3.100, de 21 de dezembro de 2015.)

Referência

Especificações

 (R$)

Código 3.1

Comprimento de 0,60m

430,32

Código 3.2

Comprimento de 0,80m

477,60

Código 3.3

Comprimento de 1,00m

532,89

Código 3.4

Comprimento de 1,20m

562,50

Código 3.5

Comprimento de 1,40m

592,11

Código 3.6

Comprimento de 1,60 m

710,51

Código 3.7

Comprimento de 1,80 m

1.184,20

Código 3.8

Comprimento de 1,90 m

1.391,44

(Redação do Decreto nº 725 de 23 de março de 2015.)

R-4 Urna/Caixão – Popular (comprimento de 1,90m) (Redação conferida pelo art. 1º do Decreto nº 3.100, de 21 de dezembro de 2015.)

R-4 URNAS POPULARES (Redação do Decreto nº 725 de 23 de março de 2015.)

Referência

Especificações

(R$)

Código 4.1

Estilo reto, 2 chavetas, base forrada de papel/plástico.

477,03

Código 4.2

Sextavada, 2 chavetas, base forrada de papel/plástico.

291,38

Código 4.3

Sextavada, 2 chavetas, base forrada de papel/plástico com visor.

602,03

(Redação conferida pelo art. 2º do Decreto nº 2.035, de 23 de junho de 2017.)

Referência

Especificações

(R$)

Código 4.1

(...)

445,04

Código 4.2

(...)

271,84

Código 4.3

(...)

561,65

(Redação conferida pelo art. 1º do Decreto nº 3.100, de 21 de dezembro de 2015.)

Referência

Especificações

 (R$)

Código 4.1

(...)

404,22

Código 4.2

(...)

246,91

Código 4.3

(...)

510,13

(Redação do Decreto nº 725 de 23 de março de 2015.)

R-5 Urnas Padrões

Referência

Especificações

(R$)

Código 5.1

Sextavada, 6 alças, 2 chavetas, base forrada de papel/plástico, babado de tecido.

643,46

Código 5.2

Sextavada, 6 alças, 4 chavetas, base forrada de papel/plástico, babado de tecido, com verniz de alto brilho

838,50

(Redação conferida pelo art. 2º do Decreto nº 2.035, de 23 de junho de 2017.)

Referência

Especificações

(R$)

Código 5.1

(...)

600,30

Código 5.2

(...)

782,26

(Redação conferida pelo art. 1º do Decreto nº 3.100, de 21 de dezembro de 2015.)

Referência

Especificações

 (R$)

Código 5.1

(...)

710,51

Código 5.2

Sextavada, 6 alças, 4 chavetas, base forrada de papel/plástico, babado de tecido.

545,24

(Redação do Decreto nº 725 de 23 de março de 2015.)

R-6 Urnas Padrões Especiais

Referência

Especificações

(R$)

Código 6.1

Sextavada, 6 alças parreira ou fixas, 4 chavetas, base e tampa forradas de papel/plástico, babado de tecido.

1.013,20

Código 6.2

Sextavada, 6 alças parreira, 4 chavetas, base e tampa forradas de papel/plástico, babado de tecido e visor.

1.152,96

Código 6.3

Sextavada, alças tipo varão ou varãozinho, com 6 fixadores, 4 chavetas, base e tampa forradas, babados sobre babados e visor.

1.956,52

(Redação conferida pelo art. 2º do Decreto nº 2.035, de 23 de junho de 2017.)

Referência

Especificações

(R$)

Código 6.1

(...)

945,24

Código 6.2

(...)

1.075,63

Código 6.3

(...)

1.825,29

(Redação conferida pelo art. 1º do Decreto nº 3.100, de 21 de dezembro de 2015.)

Referência

Especificações

 (R$)

Código 6.1

(...)

858,54

Código 6.2

(...)

976,97

Código 6.4

(...)

1.657,87

(Redação do Decreto nº 725 de 23 de março de 2015.)

R-7 Urnas Luxo

Referência

Especificações

(R$)

Código 7.1

Sextavada, alças tipo varão com 6 fixadores, 4 chavetas, base e tampa forradas, babado e sobre babado, visor, detalhe em baixo relevo e crucifixo (madeira) na tampa ou bíblia.

2.069,42

(Redação conferida pelo art. 2º do Decreto nº 2.035, de 23 de junho de 2017.)

Referência

Especificações

(R$)

Código 7.1

(...)

1.930,61

(Redação conferida pelo art. 1º do Decreto nº 3.100, de 21 de dezembro de 2015.)

Referência

Especificações

 (R$)

Código 7.1

Sextavada, alças tipo varão com 6 fixadores, 4 chavetas base e tampo forrados, babado e sobre babado, visor, detalhe em baixo relevo e crucifixo (madeira) na tampa.

1.753,53

Código 7.2

Sextavada, alças tipo varão com 6 fixadores, 4 chavetas, base e tampa forradas, babado e sobre babado, visor, detalhe em baixo e alto relevo com bíblia.

2.627,38

(Redação do Decreto nº 725 de 23 de março de 2015.)

R-8 Urnas Luxo Especial

Referência

Especificações

(R$)

Código 8.1

Sextavada lisa, imitação mogno, alças varão, e imitação sobre visor e crucifixo de madeira, com 6 chavetinhas, base e tampa forradas, babado e sobre babado.

3.528,73

Código 8.2

Sextavada, imitação mogno, alças varão, 6 chavetas, 2 sobre tampos com 9 chavetinhas, visor, base e tampas forradas, babado e sobre babado, detalhes entalhados em alto relevo.

3.738,92

(Redação conferida pelo art. 2º do Decreto nº 2.035, de 23 de junho de 2017.)

Referência

Especificações

(R$)

Código 8.1

(...)

3.292,04

Código 8.2

(...)

3.488,13

(Redação conferida pelo art. 1º do Decreto nº 3.100, de 21 de dezembro de 2015.)

Referência

Especificações

 (R$)

Código 8.1

(...)

2.990,09

Código 8.2

(...)

3.168,19

(Redação do Decreto nº 725 de 23 de março de 2015.)

R-9 Urnas Super Luxo

Referência

Especificações

(R$)

Código 9.1

Modelo sextavado, alça varão, base e tampas forradas, 6 chavetas, visor com tampo inteiriço, babado e sobre babado trabalho.

5.241,48

Código 9.2

Modelo sextavado, alças varãozinho, 6 chavetas, visor grande com sobre tampo inteiriço, com 6 chavetinhas, base e tampa forradas, babado e sobre babado, alto relevo.

4.778,33

Código 9.3

Modelo sextavado, 6 alças varão ou varãozinho, base e tampa forrados, visor e sobre tampa inteiriças, com 6 chavetinhas, babado e sobre babado entalhados em alto relevo.

4.891,34

Código 9.4

Modelo sextavado, 6 alças varãozinho, visor e sobre tampo com 3 partes, com 12 chavetinhas, base e tampa forradas, babado e sobre babado, detalhes entalhados em alto relevo.

4.016,47

Código 9.5

Modelo redonda, alça varão em toda extensão, visor grande com sobre tampa inteiriça e 8 chavetinhas, base e tampa forradas, babado e sobre babado, detalhes em alto relevo.

4.609,09

Código 9.6

Sextavada, lista ou em alto relevo, com imitação mogno, 6 varãozinho ou alça, visor 2 ou 3 sobre tampo, 6 chavetas, base e tampo forrados, babado e sobre babado.

6.638,23

Código 9.7

Oitavada, lisa imitação mogno, 4 chavetas, visor e sobre tampo inteiriço com 6 chavetinhas e medalhão, 6 alças fundidas douradas, base e tampo forrados, babado e sobre babado.

7.525,03

Código 9.8

Oitavada, 6 alças varãozinho, 6 chavetas, visor grande com sobre tampo inteiriço e 8 chavetinhas, esculturada em alto relevo, base e tampo forrados, acabamento estofado, babado e sobre babado.

14.222,39

Código 9.9

Oitavada, 8 alças grandes e móveis fundidas, douradas, visor grande com sobre tampo inteiriço e 8 chavetinhas, oito chavetas na tampa, base e tampa forradas, babado e sobre babado, acabamento estofado, toda esculturada em alto relevo.

16.176,34

(Redação conferida pelo art. 2º do Decreto nº 2.035, de 23 de junho de 2017.)

Referência

Especificações

(R$)

Código 9.1

(...)

4.889,90

Código 9.2

(...)

4.457,82

Código 9.3

(...)

4.563,25

Código 9.4

(...)

3.747,06

Código 9.5

(...)

4.299,93

Código 9.6

(...)

6.192,96

Código 9.7

(...)

7.020,28

Código 9.8

(...)

13.268,40

Código 9.9

(...)

15.091,28

(Redação conferida pelo art. 1º do Decreto nº 3.100, de 21 de dezembro de 2015.)

Referência

Especificações

 (R$)

Código 9.1

(...)

4.440,75

Código 9.2

(...)

4.048,94

Código 9.3

(...)

4.144,70

Código 9.4

(...)

3.403,37

Código 9.5

(...)

3.905,53

Código 9.6

(...)

5.624,93

Código 9.7

(...)

6.376,36

Código 9.8

(...)

12.051,39

Código 9.9

(...)

13.707,07

(Redação do Decreto nº 725 de 23 de março de 2015.)

II - Translado de cadáveres conforme abaixo: (Redação conferida pelo art. 1º do Decreto nº 1.661, de 03 de julho de 2019.)

 

T-1 Percursos em Goiânia:

 

Referência

Especificação

Valor (R$)

Código TP-1

 Remoção para velório

224,27

Código TP-2

 Cortejo para cemitério em veículo padrão

284,05

 

T-2 Féretros de outros Municípios:

 

Referência

Especificação

Valor (R$)

Código TP-3

Translado local de féretro advindo  de outros municípios  (pacote de serviços incluso TP-1 e TP-2)

897,03

Código TP-4

Remoção local de féretro destinados à outros municípios

224,27

(Redação conferida pelo art. 1º do Decreto nº 1.661, de 03 de julho de 2019.)

II - Translado de cadáveres conforme abaixo: (Redação conferida pelo art. 1º do Decreto nº 3.100, de 21 de dezembro de 2015.)

II - translado de cadáveres: (Redação do Decreto nº 725 de 23 de março de 2015.)

T-1 Percursos em Goiânia:

Referência

Especificações

(R$)

CódigoTP-1

 Remoção para velório

209,64

CódigoTP-2

 Cortejo para cemitério em veículo padrão

265,52

(Redação conferida pelo art. 2º do Decreto nº 2.035, de 23 de junho de 2017.)

Referência

Especificações

(R$)

CódigoTP-1

 (...)

195,58

CódigoTP-2

 (...)

247,71

(Redação conferida pelo art. 1º do Decreto nº 3.100, de 21 de dezembro de 2015.)

Referência

Especificações

 (R$)

CódigoTP-1

(...)

177,64

CódigoTP-2

Cortejo para cemitério

224,99

(Redação do Decreto nº 725 de 23 de março de 2015.)

T-2 Féretros de outros Municípios:

Referência

Especificações

(R$)

CódigoTP-3

Translado local de Féretros advindo de outros municípios (pacote de serviços incluso TP-1 e TP2)

838,50

CódigoTP-4

Remoção local de Féretros destinados a outros municípios

209,64

(Redação conferida pelo art. 2º do Decreto nº 2.035, de 23 de junho de 2017.)

Referência

Especificações

(R$)

CódigoTP-3

(...)

782,26

CódigoTP-4

(...)

195,98

(Redação conferida pelo art. 1º do Decreto nº 3.100, de 21 de dezembro de 2015.)

Referência

Especificações

 (R$)

CódigoTP-3

Translado local

710,51

(Redação do Decreto nº 725 de 23 de março de 2015.)