PLANTE A VIDA

O que é?

Há quatro anos a Agência Municipal de meio Ambiente de Goiânia (Amma) desenvolve o Programa Plante a Vida. Lançado em 05 de junho de 2005, Dia Mundial do Meio Ambiente, o programa é uma das iniciativas de maior êxito da atual gestão da Amma e consiste na distribuição de mudas de espécies nativas do cerrado para a população, dentro de um amplo programa institucional de rearborização da cidade de Goiânia. O programa tem estimulado plantios voluntários, devidamente orientados por técnicos da Amma, em calçadas de vias públicas, ilhas, fundos de vale, parques, bosques e praças da capital, além de plantios em quintais, chácaras e outras áreas particulares, despertando a consciência do cidadão para a preservação dos recursos naturais.

De 2005 a 2009, o Plante a Vida já distribuiu mais de 1.200.000 mudas a população, e tem alcançado metas como: o resgate da valorização do cerrado através da produção de mudas das espécies deste ecossistema; recuperação ambiental de APP’s (Áreas de Preservação Permanente), fundos de vale e parques, sendo o programa um dos grandes responsáveis por fazer de Goiânia a cidade com maior índice de área verde por habitante do país.

Etapas

O programa abrange várias etapas de desenvolvimento, inicia-se com a coleta de sementes, produção das mudas, limpeza da área a ser reflorestada, até o plantio em campo.

Durante as etapas de coleta e produção são respeitados parâmetros, como os de escolha e monitoramento das matrizes de coleta, técnicas de quebra de dormência de sementes e manejo integrado de pragas e doenças (MIP), além de ser respeitada a necessidade hídrica das espécies produzidas, já que o viveiro conta com um moderno sistema de irrigação totalmente automatizado. Atualmente o controle fitossanitário no viveiro de produção é 90% feito com inseticidas e fungicidas biológicos, manipulados por engenheiro agrônomos e técnicos agrícolas da Agência. O viveiro da Agência Municipal de Meio Ambiente hoje é referência na produção de mudas de espécies nativas do Cerrado e saltou sua produção de 120.000 para 400.000 mudas/ano, cultivando cerca de 70 espécies.

As mudas são distribuídas em Mutirões nos Bairros, Mutirões Verdes, Inaugurações, Eventos técnico-científicos e outras ações que a Amma vem participando. Ao receber a muda, o cidadão assina um termo de compromisso garantindo que irá plantar o exemplar. Após escolher a espécie, recebe uma cartilha educativa contendo orientações sobre os cuidados com o plantio e sobre a importância de se plantar uma árvore.

Dentre as espécies mais procuradas, estão os ipês (amarelos, roxos, rosas e brancos) – Tabebuia sp., caroba – Jacaranda cuspidifolia, nó de porco - Physocalymma scaberrimum, saboneteiro – Sapindus saponaria, mangaba – Hancomia speciosa, cajuzinho – Anacardium humile , entre outras.

Preservação

As estatísticas comprovam que programas de arborização urbana realizados sem a participação da comunidade, têm altos índices de vandalismo, chegando a atingir 70% de mudas depredadas. No entanto, os índices do Plante a vida são baixíssimos, visto que, o cidadão é quem planta e cuida da árvore e com o diferencial de poder escolher qual espécie quer na porta de sua residência.

Conforme monitoramento realizado por técnicos da Amma, das três mil mudas vistoriadas, foi constatado que 81% estavam plantadas e se encontravam em boas condições de desenvolvimento. Somente 19% não haviam sobrevivido ou sofreram algum tipo de depredação.

Os benefícios trazidos pela arborização urbana são inúmeros, destacando-se entre eles a manutenção da umidade relativa do ar, garantia de um crescimento sustentável e equilíbrio das cidades, sensação de conforto térmico causado pela diminuição da temperatura, estabilidade climática, além do contexto paisagístico.

As espécies de mudas produzidas pela Amma se adaptam bem ao clima e ao solo da capital, possibilitando a preservação e a diversidade biológica do Cerrado, Bioma que hoje é considerado o segundo em degradação no país.

Maiores informações e dúvidas: viveiro@amma.goiania.go.gov.br ou pelo fone: (62) 3524-1920

Plante a vida Plante a vida Plante a vida Plante a vida