Coleta Seletiva



Além disso, a Amma, também em parceria com a Comurg, desenvolve o Projeto Goiânia Coleta Seletiva, com o intuito de realizar a segregação simples dos resíduos urbanos. O programa será desenvolvido em três etapas. Inicialmente, serão espalhados pela cidade os Pontos de Entrega Voluntária (PEV), para a coleta de materiais recicláveis, como papel, plástico, metal e vidro, em 11 bairros da cidade. Todos os PEVs têm, ainda, um compartimento para receber lixo eletrônico, como pilhas e baterias.

Num segundo momento, todo o poder público municipal irá se adequar e também realizar a segregação dos resíduos sólidos. Por último, técnicos da Prefeitura começarão um trabalho com a sociedade, visitando as residências para cadastrar quem tiver interesse em participar da coleta domiciliar. Um caminhão específico fará a coleta dos materiais recicláveis, passando nas residências cadastradas e nos bairros participantes uma vez por semana. Todo esse material recolhido será encaminhado aos centros de triagem, que são as cooperativas de catadores de papel, promovendo assim a inclusão social.

A separação dos resíduos sólidos urbanos deve ser feita de maneira simples: o lixo deverá ser segregado em dois recipientes, um para orgânico e outro para reciclável. O lixo orgânico será destinado ao aterro sanitário e o lixo reciclável será destinado às cooperativas, onde se dará a separação de forma mais detalhada. Os materiais recicláveis devem ser armazenados, limpos e secos, em sacos plásticos, sacolas ou caixas de papelão e podem ser entregues ao caminhão da coleta seletiva, a um catador credenciado pelo programa ou nos PEVs espalhados pela cidade. Para saber qual o ponto de entrega voluntária mais próximo de sua casa, basta acessar o site www.coletaseletiva.goiania.go.gov.br.

Todos os centros municipais de educação terão um ponto de entrega voluntária (PEV), e mais de 130 mil crianças receberão, nas escolas, orientação para o desenvolvimento sustentável, a partir do princípio dos três R’s (reduzir, reutilizar e reciclar). A reciclagem, além de evitar o desperdício de recursos naturais, uma vez que o meio ambiente será novamente explorado para a fabricação de novos materiais, oferece uma oportunidade de emprego e renda às dezenas de catadores que trabalham na cidade.

O trabalho será desenvolvido de forma gradativa, mas o objetivo é que, em pouco tempo, 100% da cidade participe do projeto. Para isso, é essencial o comprometimento da sociedade. A Prefeitura oferece a estrutura, mas a segregação do material é realizada dentro de casa. Portanto, todos devem participar.