Qualidade do ar


Para realizar o monitoramento da qualidade do ar em Goiânia, a Amma utiliza o IQ-1000, um analisador de gases atmosféricos. O aparelho, de fabricação norte-americana, foi adquirido pela Agência durante em 2006 e é capaz de detectar a presença de cerca de 100 tipos de gases diferentes. A Prefeitura de Goiânia é a única, em todo o país, a utilizar o aparelho.

O medidor é utilizado para a verificação da presença de gases poluentes ou tóxicos em ambientes de grande aglomeração de pessoas, em locais onde há riscos de vazamento – como indústrias e postos de gasolina – e em áreas de grande confluência de veículos - como avenidas por onde circulam veículos como ônibus e caminhões.

“Com esse aparelho, podemos não apenas controlar melhor a poluição atmosférica em Goiânia, como também desenvolver ações preventivas. Só concedemos licenciamento ambiental às empresas que não apresentam vazamento e que emitem gases em quantidades permitidas por lei”, explica o presidente da Agência, Clarismino Luiz Pereira Junior.

O IQ-1000 faz a medição da presença de gases tanto em porcentagem, quanto em parte por milhão (PPM) e precisa somente estar em contato com o ambiente a ser verificado para realizar a medição. Para aprender a manusear o aparelho, técnicos da Gerência de Monitoramento Ambiental (GEMAM) participaram de treinamentos específicos.

Opacímetro

Além do analisador de gases atmosféricos, a Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) conta com um opacímetro, aparelho que promove a medição de gases poluentes emitidos por veículos que utilizam combustível diesel. O uso do opacímetro ajudará a cumprir a Norma Brasileira 13037 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que determina a quantidade de gases poluentes e partículas que pode ser emitida pelos automotores diesel.

As altas concentrações de partículas inaláveis nos grandes centros urbanos colaboram para o aumento das taxas de mortalidade por doenças respiratórias da população exposta às mesmas, especialmente crianças e idosos. Como uma grande parcela da frota de veículos de motores diesel emite poluentes acima dos níveis aceitáveis, a utilização do opacímetro poderá ajudar a detectar e coibir abusos.

O medidor do opacímetro é acoplado ao veículo parado, com aceleração livre, e ligado a uma central que recebe os dados. Um calibrador é inserido no escapamento do veículo para captar a fumaça emitida. Essa fumaça é transportada até uma câmara de medição, que possui um filtro de luz. Pela quantidade de luz que consegue ultrapassar o filtro, é possível calcular o nível de partículas sólidas em suspensão e definir o grau de opacidade da fumaça, que não pode exceder o valor de 2,8.

Por meio de um convênio firmado entre a Agência e a Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), serão realizadas operações de fiscalização nas regiões de maior tráfego de veículos a diesel na cidade e o aparelho indicará a quantidade de partículas sólidas presentes nos gases emitidos pela frota. Tão logo a Amma comece o trabalho de medição, todos os veículos que apresentarem índices de emissão de gases poluentes acima dos permitidos pela norma do Conama terão de se adequar à legislação.

O aparelho foi doado à Amma pela Ipiranga, mas ainda necessita de algumas adaptações. Como as operações serão realizadas nas ruas, o aparelho precisará ser ligado a um gerador, que não pode ser alimentado por combustíveis, já que a intenção é diminuir o nível de emissão de poluentes. A Amma está providenciando a compra de um gerador que funcione a partir de uma bateria recarregável, evitando assim o agravamento da poluição atmosférica.

Através das operações de fiscalização realizadas com a utilização do opacímetro, a Agência poderá constatar como e quanto os veículos a diesel têm colaborado para a emissão de partículas poluentes. A partir disso, o órgão poderá planejar as próximas ações para melhorar o nível da poluição gerada no trânsito.