Fauna


Ações garantem qualidade de vida à fauna silvestre

Para garantir que os animais silvestres de Goiânia sejam preservados, a Amma, através de sua Gerência de Proteção e Manejo de Fauna Silvestre, vem desenvolvendo um inventário permanente da fauna nativa, promovendo a identificação e a quantificação dos animais existentes.

Os biólogos da Agência realizam estudos permanentes sobre os hábitos das aves, peixes, mamíferos, anfíbios e outros animais que vivem nas unidades de conservação de Goiânia. Os dados coletados permitem que a Amma faça um acompanhamento sobre os hábitos e condições de vida das espécies e a tomar as providências necessárias para protegê-las.

Uma das ações de êxito da Amma para elevar a qualidade de vida da fauna são as plataformas de alimentação para os macacos, instaladas no Parque Areião e no Jardim Botânico. Elas oferecem aos animais alimentos saudáveis, servem de estímulo para que eles permaneçam no interior das matas e evitam que eles sejam alimentados de forma inadequada pelos freqüentadores dessas unidades de conservação.

Até o início de 2005, a fauna silvestre em Goiânia sofria com o problema da introdução de espécies nos lagos dos parques e bosques. Peixes como as tilápias e as carpas se proliferavam rapidamente e impediam as espécies nativas de se reproduzirem e sobreviverem.

Para reverter o desequilíbrio causado pelas espécies invasoras, a Amma promoveu a substituição dos exemplares de peixes de espécies exóticas por espécies nativas, como lambari, piau, pirancajuba, entre outros. As espécies exóticas foram retiradas através de torneios de pesca, realizados pela Agência com alunos das escolas municipais de Goiânia.

Atualmente, as unidades de conservação de Goiânia contam com uma grande variedade de espécies de mamíferos, aves e peixes. No caso dos peixes, predominam espécies como lambari, matrinchã, piracanjuba, caranha, traíra e pintado.

No caso dos mamíferos, destacam-se espécies de macacos como o mico-estrela, o guariba e o macaco-prego, além do gambá e da capivara. No caso das aves, é possível verificar a existência da garça-branca, da garça-real, socozinho, quero-quero, socó-dorminhoco.