Gestão ambiental - Atividades educativas

Com o objetivo de sensibilizar e informar a comunidade sobre mudanças de hábitos para construir uma cultura de cuidados com o meio ambiente de forma consciente, responsável e criativa, a gerência de educação ambiental, por meio de atividades lúdico-pedagógicas (teatro, palestras, oficinas de reaproveitamento, trilhas e informações sobre o meio ambiente), oferece à população as atividades:

- Educação nos parques, objetivando a conscientização e a sensibilização para os cuidados com o meio ambiente; convivência harmoniosa da comunidade com o meio ambiente; posse responsável;

- Oficinas de reaproveitamento de resíduos sólidos;

- Palestras com temática ambiental: Cerrado, Água, Coleta Seletiva, Bacia do Rio Meia Ponte, Aquecimento Global e conceitos básicos de educação ambiental.

- Exposição de matérias recicláveis.

Outras ações importantes dessa gerência:

- ECOMÓVEL: atendimento com educação ambiental itinerante por meio de palestras e filmes ambientais.

- SALA VERDE: Biblioteca especializada em meio ambiente, voltada ao público interno e externo.

- VILA AMBIENTAL: espaço planejado para atender da criança ao idoso, com a proposta de educação ambiental, onde são dadas as oportunidades de trilha ecológica, oficinas de reaproveitamento de resíduos sólidos e atividades nas casas temáticas (arte, música, jogos, leitura, dinâmicas, teatro).

- JARDIM BOTÂNICO: Atendimento à educação formal e não-formal. Neste espaço, estão catalogadas todas as espécies vegetais do jardim, encontra-se também um Borboletário.

- ZOOLÓGICO: atendimento às escolas e à população. O zoológico desenvolve alguns projetos: TARDE NO ZÔO (observação dos hábitos diurnos dos animais), NOITE NO ZÔO (observação dos hábitos noturnos dos animais), ADUBO ORGÂNICO & COMPOSTAGEM.

PÚBLICO ALVO

  • População em geral;
  • Educação Formal, CMEIs, Universidades (Ensino Fundamental, Ensino Médio e Superior);
  • ONGs;
  • Empresas Privadas
  • Órgãos Públicos
  • Entidades de classes