Prefeitura de Goiânia
Secretaria Municipal da Casa Civil
Decreto Nº 2.794, de 2025
|
Dispõe sobre os instrumentos de idenficação funcional da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia. |
O PREFEITO DE GOIÂNIA, no uso das atribuições que lhe confere o art. 115, incisos II, IV e VIII, e art. 21, da Lei Orgânica do Município de Goiânia; tendo em vista o disposto nos arts. 11 e 16, da Lei Complementar nº 180, de 16 de setembro de 2008; no art. 5º da Lei nº 9.354, de 8 de novembro de 2013; no art. 2º, parágrafo único, da Lei nº 9.242, de 12 de março de 2013; no Decreto nº 2.588, de 26 de setembro de 2016; e o contido no Processo SEI nº 25.16.000002755-0,
DECRETA:
CAPÍTULO I
DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
Art. 1º Este Decreto dispõe sobre os instrumentos de identificação funcional da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia, estabelece seus modelos, características e formas de uso, aplicados a todos os integrantes da Corporação, no exercício de suas funções ou em situação que exija sua identificação institucional.
Art. 2º São instrumentos de identificação funcional da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia os constantes dos seguintes anexos:
I - Anexo I - Documento de Identidade Funcional;
II - Anexo II - Brasões;
III - Anexo III - Divisas de Identificação Funcional;
IV - Anexo IV - Tarja de Identificação Funcional;
V - Anexo V - Distintivo Funcional;
VI - Anexo VI - Uniforme/Fardamento; e
VII - Anexo VII - Bandeira e Hino da AGCM.
Art. 3º Compete à Agência da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia - AGCM:
I - manter o cadastro dos instrumentos de identificação funcional;
II - controlar a confecção dos instrumentos;
III - providenciar a entrega dos instrumentos aos respectivos titulares; e
IV - autorizar e registrar a substituição, o cancelamento e a devolução dos instrumentos de identificação funcional.
Art. 4º É vedado:
I - o empréstimo ou a utilização dos instrumentos de identificação funcional da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia por pessoa diversa de seu titular; e
II - a alteração dos modelos constantes dos Anexos.
CAPÍTULO II
DO DOCUMENTO DE IDENTIDADE FUNCIONAL
Art. 5º O documento de identidade funcional da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia será de uso obrigatório, quando em serviço.
Art. 6º O documento de identidade funcional será expedido pela AGCM, devendo ser confeccionado, em papel moeda com o Brasão do Município de Goiânia, em marca d’água, centralizado tanto no anverso quanto no verso, conforme modelo, cores e dados descritos no Anexo I.
Parágrafo único. O documento de identidade funcional será confeccionado:
I - na cor verde para o servidor GCM ativo; e
II - na cor azul para o servidor GCM aposentado.
Art. 7º A anotação "VÁLIDO COMO PORTE DE ARMA" no documento de Identidade Funcional somente será efetuada pela AGCM após autorização formal da Superintendência Regional do Departamento da Polícia Federal em Goiás, mediante a expedição do número do Porte de Arma no Sistema Nacional de Armas - SINARM, nos termos da legislação vigente e do instrumento de convênio firmado com o Município de Goiânia.
Parágrafo único. No verso do documento de identidade funcional deverão constar, em inscrições na cor vermelha:
I - a expressão: "O portador deste documento tem direito a portar arma de fogo, de propriedade particular ou fornecida pela Agência da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia, nos limites do Estado de Goiás, em serviço e fora dele, devidamente acompanhado do Certificado de Registro"; e
II - a inscrição, em diagonal: "VÁLIDO COMO PORTE DE ARMA".
Art. 8º A emissão de segunda via ou reposição do documento de identidade funcional, nos casos de correção de dados, será realizada:
I - pela AGCM, de ofício; ou
II - mediante requerimento do servidor com a devida justificativa.
Parágrafo único. Nos casos de furto, roubo ou extravio do documento de identidade funcional, o requerimento de emissão da segunda via, deverá ser acompanhado de Boletim de Ocorrência Policial e terá caráter oneroso para o servidor, comprovada a sua responsabilidade.
Art. 9º O Guarda Civil Metropolitano - GCM exonerado, readaptado, em licença por interesse particular ou aposentado, mediante processo próprio, deverá entregar, obrigatoriamente, o documento de identidade funcional, armamento, munições e demais produtos controlados que estejam sob sua responsabilidade, no prazo de 48 (quarenta e oito) horas, após a publicação do respectivo ato, à unidade competente da AGCM para fins de baixa na entidade e no SINARM, quando houver.
CAPÍTULO III
DOS BRASÕES
Art. 10. Fica instituído o Brasão da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia, conforme modelo e descrição constante do item I, do Anexo II.
Parágrafo único. Será obrigatório o uso do Brasão da GCM em todas as túnicas, camisas táticas operacionais, camisetas e demais peças descritas no Anexo VI.
Art. 11. Os brasões definidos nos itens III, IV e V do Anexo II correspondem, respectivamente, aos modelos a serem utilizados:
I - nos quepes e casquetes;
II - nas divisas funcionais; e
III - no distintivo funcional da Corregedoria e nos coletes da Defesa Civil.
CAPÍTULO IV
DAS DIVISAS DE IDENTIFICAÇÃO FUNCIONAL
Art. 12. Ficam instituídas as seguintes divisas de identificação funcional, de acordo com a graduação e hierarquia de comando da AGCM:
I - Divisas Administrativas, compostas por:
a) Divisa de Comandante;
b) Divisa de Subcomandante; e
c) Divisa de Chefe de Gabinete;
II - Divisas Especiais, compostas por:
a) Divisa de Diretores;
b) Divisa de Gerentes; e
c) Divisa Comando de Regional/Especial/Coordenadoria/Serviços/Chefes de Divisão; e
III - Divisas de Carreira:
a) Divisa de Inspetor - GCM V;
b) Divisa de Subinspetor - GCM IV;
c) Divisa de Guarda Civil Metropolitano - GCM III - Nível 7;
d) Divisa de Guarda Civil Metropolitano - GCM III - Nível 6;
e) Divisa de Guarda Civil Metropolitano - GCM III - Nível 5;
f) Divisa de Guarda Civil Metropolitano - GCM II - Nível 4;
g) Divisa de Guarda Civil Metropolitano - GCM II - Nível 3;
h) Divisa de Guarda Civil Metropolitano - GCM II - Nível 2; e
i) Divisa de Guarda Civil Metropolitano - GCM I - Nível I.
Art. 13. As divisas de identificação funcional compõem o uniforme da Corporação da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia, conforme descrição e modelos previstos no Anexo III.
CAPÍTULO V
DAS TARJAS DE IDENTIFICAÇÃO FUNCIONAL
Art. 14. Os uniformes do GCM, operacional e administrativo, terão o nome ou sobrenome de seu titular gravado em uma tarja de identificação funcional, fixada do lado direito do blusão ou da camisa do fardamento, à linha da costura do bolso, conforme especificado no Anexo IV.
Parágrafo único. O GCM poderá solicitar alteração de seu nome ou sobrenome cadastrado na tarja de identificação funcional, por meio de requerimento fundamentado a ser submetido à apreciação do titular da AGCM, quando houver situação impeditiva ou adversa.
CAPÍTULO VI
DO DISTINTIVO FUNCIONAL
Art. 15. Fica criado o distintivo funcional específico destinado aos membros da Corporação da Guarda Civil Metropolitana que atuam em atividades para as quais é dispensado o uso do uniforme por ato do titular da AGCM.
Parágrafo único. O uso do distintivo funcional se dará conforme a necessidade do serviço, devendo ser utilizado de modo ostensivo pelo GCM, sobre a camisa ou camiseta, como forma de identificação do servidor, não substituindo, em qualquer caso, o documento de identidade funcional.
Art. 16. Os integrantes da Corregedoria-Geral da Agência da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia terão Distintivo Funcional específico, constante do Anexo V.
Art. 17. Para o uso de distintivos e brevês, o GCM deverá apresentar requerimento acompanhado do certificado ou do diploma original do curso, para análise e aprovação da unidade competente da AGCM e autorização do titular da AGCM.
Art. 18. Ato do titular da AGCM regulamentará o uso de acessórios, brevês, insígnias e distintivos pelos integrantes da Corporação da Guarda Civil Metropolitana.
Parágrafo único. A unidade competente da AGCM deverá manter catálogo com os modelos de brevês, divisas, insígnias, distintivos e de condecorações do GCM.
CAPÍTULO VII
DO UNIFORME/FARDAMENTO
Art. 19. É obrigatório o uso de uniforme por todos os servidores da Corporação da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia, quando em serviço, salvo em condições especiais de trabalho, estabelecidas em ato próprio pelo Presidente Comandante.
Parágrafo único. Os modelos e a descrição das peças de uniforme da GCM são os constantes do Anexo VI.
Art. 20. O uso completo e adequado do uniforme é primordial para a boa apresentação individual e coletiva do servidor da Corporação da Guarda Civil Metropolitana, contribuindo para o fortalecimento da disciplina e da imagem da Instituição perante a opinião pública.
Parágrafo único. Os servidores lotados na Corregedoria-Geral e no Serviço de Ouvidoria deverão utilizar uniforme administrativo, salvo em casos especiais, em que poderão ser dispensados do seu uso pelo Corregedor-Geral, mantendo, no entanto, o uso do distintivo funcional próprio.
Art. 21. O GCM é responsável:
I - pela guarda e conservação do uniforme sob sua posse;
II - pela apresentação adequada do uniforme durante o serviço; e
III - pelo extravio ou desaparecimento do uniforme.
§ 1º É proibido o uso de qualquer peça do uniforme para atividades particulares e o uso isolado de seus componentes, em qualquer circunstância.
§ 2º Considera-se peça de uniforme, isoladamente:
I - a calça;
II - a camisa;
III - a cobertura;
IV - o blusão de frio;
V - o calçado padronizado; e
VI - outras peças de uso obrigatório no conjunto do uniforme.
Art. 22. É dever de todo integrante da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia zelar pela apresentação pessoal durante o serviço, observando os seguintes critérios:
I - integrantes do sexo masculino:
a) manter unhas e cabelos curtos, estes devidamente aparados de forma a se harmonizarem com o uso da cobertura;
b) apresentar-se com barba devidamente escanhoada;
c) manter bigodes curtos e aparados, sem exceder os cantos da boca; e
d) é vedada a utilização de brincos, barba por fazer ou cavanhaque; e
II - integrantes do sexo feminino:
a) manter unhas curtas e de cores neutras;
b) apresentar os cabelos presos, em forma de coque, rabo de cavalo ou acondicionados por redinhas, de maneira discreta; e
c) utilizar maquiagem, brincos e demais adornos de forma discreta e compatível com a função.
§ 1º É proibido, para ambos os sexos, o uso de adornos chamativos, como:
I - óculos com lentes espelhadas ou armação espalhafatosa; e
II - piercings ou qualquer outro acessório que impeça a harmonia do uniforme e a identificação do GCM em serviço.
§ 2º O servidor que estiver em tratamento de saúde e que necessitar utilizar acessório hospitalar que dificulte sua identificação, poderá ser remanejado para o exercício de função interna, enquanto perdurar o tratamento.
Art. 23. Qualquer alteração na matéria-prima, criação de novo uniforme e a modificação de qualquer detalhe das peças constantes no Anexo VI, somente poderá ocorrer, mediante prévia disponibilidade orçamentária e financeira da AGCM e autorização expressa do Chefe do Poder Executivo.
Parágrafo único. Na hipótese da não fabricação dos tecidos utilizados para a confecção dos uniformes da Corporação, estes deverão ser substituídos por outros da mesma composição e cor, ou similar, desde que mantidas as características originais, a qualidade e a durabilidade.
Art. 24. O titular da AGCM editará ato normativo para regulamentar a fiscalização dos uniformes e demais materiais, estabelecendo realização de revistas coletivas, globais ou parciais, no âmbito da Corporação.
Art. 25. É vedado aos particulares e às instituições públicas e privadas o uso de trajes que se assemelhem, no todo ou em parte, ao uniforme da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia.
Parágrafo único. Constatada a ocorrência, o integrante da Corporação deverá comunicá-la, de imediato, ao comando da AGCM.
Art. 26. O Corregedor-Geral da Agência da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia poderá, de forma preventiva e provisória, suspender o uso do uniforme do integrante da Corporação que for investigado ou acusado de cometer infração disciplinar ou de ato que comprometa a imagem institucional ou os princípios éticos da Guarda Civil Metropolitana.
Art. 27. O controle, distribuição e normas de fiscalização das peças de uniforme da Guarda Civil Metropolitana são de competência da AGCM, conforme as disposições legais.
Parágrafo único. As peças de uniforme que serão objeto do Auxílio Fardamento serão relacionadas em decreto do Chefe do Poder Executivo.
Art. 28. A designação do uniforme para cerimônias, solenidades internas e eventos sociais será estabelecida por ato do Presidente Comandante.
CAPÍTULO VIII
DISPOSIÇÕES FINAIS
Art. 29. A bandeira da AGCM deverá ser hasteada:
I - em eventos e solenidades oficiais sob responsabilidade da AGCM; e
II - nos demais casos definidos por ato do titular do AGCM.
Art. 30. O modelo e a descrição da bandeira e do hino da Agência da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia constam do Anexo VII deste Decreto.
Art. 31. O titular da AGCM poderá designar comissão específica para atualizar as Normas Gerais de Ação da Corporação, nos termos deste Decreto, sempre que necessário.
Art. 32. O Presidente Comandante e o Corregedor-Geral da AGCM poderão editar normas complementares a este Decreto, sempre que necessário e no interesse do serviço.
Art. 33. As dúvidas e casos omissos deste Decreto serão resolvidos nos termos legais pelo Presidente Comandante e pelo Corregedor-Geral da AGCM, ouvida quando for o caso, a Procuradoria-Geral do Município.
Art. 34. Compete aos Diretores, Gerentes, Assessores, chefes de Comandos Regionais e de Comandos Especiais, Inspetores, Subinspetores e Guardas Civis Metropolitanos, em relação aos seus pares e subordinados, informarem obrigatoriamente à Corregedoria-Geral da AGCM, quanto ao uso indevido de qualquer dos instrumentos de identificação funcional previstos neste Decreto e de outras condutas lesivas à imagem da Corporação, para a adoção das medidas cabíveis.
Art. 35. A não utilização dos instrumentos de identificação ou a recusa dos servidores da AGCM ao atendimento das determinações, previstos neste Decreto, deverão ser submetidos às penalidades previstas no Código de Ética da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia, aprovado pelo Decreto nº 2.588, de 26 de setembro de 2016, e demais legislação pertinente.
Art. 36. A AGCM adotará, juntamente com a Corregedoria-Geral da Agência da Guarda Ciivl Metropolitana, as providências necessárias à plena implantação deste Decreto, determinando a criação de subcomissões para a realização do trabalho de divulgação e conscientização dos servidores.
Art. 37. Ficam revogados:
I - o Decreto nº 1.828, de 31 de agosto de 2018; e
II - o Decreto nº 1.759, de 8 de março de 2021.
Art. 38. Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.
Goiânia, data da publicação.
Este texto não substitui o publicado no DOM 8567 de 30/06/2025
ANEXO I
DOCUMENTO DE IDENTIDADE FUNCIONAL
I - DESCRIÇÃO:
1) No anverso do documento:
a) Brasão do Município de Goiânia e da Guarda Civil Metropolitana;
b) Prefeitura de Goiânia;
c) Guarda Civil Metropolitana de Goiânia;
d) fotografia do Agente (portador do documento);
e) impressão digital do polegar direito do Agente (portador do documento);
f) assinatura do Agente (portador do documento);
g) borda superior: "Identidade Funcional";
h) borda inferior: "Válida em todo o Território Nacional";
2) No verso do documento:
a) nome completo do Agente (portador do documento);
b) filiação;
c) data de nascimento;
d) naturalidade e nacionalidade;
e) número da Carteira de Identidade, sigla do órgão expedidor/Estado;
f) número do Cadastro de Pessoa Física - CPF;
g) número da Matrícula Funcional;
h) nomenclatura do cargo do Agente (portador do documento);
i) data de expedição do documento de Identidade Funcional;
j) número do Porte de Arma no SINARM, quando houver;
k) data de expedição do Porte de Arma de Fogo, quando houver;
l) informação sobre o Porte de Arma de Fogo, quando houver;
m) diagonal: VÁLIDO COMO PORTE DE ARMA, em vermelho, quando houver;
n) assinatura do Comandante da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia;
o) borda superior: "República Federativa do Brasil";
p) borda inferior: "Lei Complementar nº 180/2008";
II - MODELOS:
1) Identidade Funcional sem Porte de Arma:
Cor: verde
2) Identidade Funcional com Porte de Arma
Cor: verde
3) Identidade Funcional de Aposentado
ANEXO II
BRASÕES
I - BRASÃO DA GUARDA CIVIL METROPOLITANA:
É obrigatório o uso do Brasão da AGCM em todas as túnicas, camisas táticas, japonas e camisetas e deverá ser fixado à 50 mm (cinquenta milímetros) abaixo da costura da manga do ombro esquerdo, confeccionado em tecido, “bordado” ou Silkscreen, na cor azul-petróleo - Referência 1940tc, com as seguintes dimensões: 85 mm (oitenta e cinco milímetros de largura, por 95 mm (noventa e cinco milímetros) de altura. O Brasão da AGCM será em formato de Escudo, guarnecido na cor amarelo-ouro*, com largura de 1mm (um milímetro). Em chef (campo superior) escrito o nome da corporação “GUARDA CIVIL METROPOLITANA” com a fonte “Arial Black” tamanho 12,5. centralizado, nas cores amarelo-ouro. Abaixo dos dizeres, encontra-se uma estrela de cinco pontas de cada lado do Escudo, na cor amarelo-ouro. Nas laterais direita e esquerda do Escudo, escrito na cor amarelo-ouro, com a fonte “Arial Black” tamanho 12,5 do lado esquerdo “POLICIAMENTO” e do lado direito “PREVENTIVO”. No centro do Escudo há duas armas cruzadas na cor preta, atrás do Brasão Municipal de Goiânia (ver Item II, deste Anexo) fixado em abismo na parte central do Escudo, com dimensões 29 mm (vinte e nove milímetros) de largura e 28 mm (vinte e oito milímetros) de altura. Na parte inferior do Escudo, abaixo do Brasão Municipal de Goiânia, está uma flâmula em fita inserida a palavra “GOIÂNIA e abaixo uma faixa quadriculada, em cores preto e branco (cores mundiais de polícia, difundida pela Organização das Nações Unidas), em horizontal de uma ponta a outra do escudo menor, e logo abaixo da faixa quadriculada, está escrito “26/04/88”, data comemorativa de criação da Guarda Municipal de Goiânia.
* Em termos heráldicos o ouro (amarelo) é o metal mais precioso, na escala daquela ciência, sendo que o amarelo é ainda, o símbolo da generosidade.
II - BRASÃO DO MUNICÍPIO DE GOIÂNIA (Lei nº 9.242, de 12 de março de 2013, ou sucedânea)
1 - Descrição Heráldica:
a) Escudo semítico, encimado pela coroa mural de oito torres, de ouro. Em campo de sinopla uma flor-de-lis, florenciada de ouro posta em abismo, encimada por um lambel também de ouro; em Contrachefe uma faixa estreita e ondada de prata.
b) Bordurada de prata carregada com oito bastões-perí de goles. Como tenentes, a dentro um bandeirante de carnação, com vestimenta típica composta de gibão e botas de couro cru e chapéu abas largas, com talabarte onde se prendem o facão de mato e a espada, calções azuis, empunhando um arcabuz na mão direita e uma bateia na esquerda, à sinistra um garimpeiro de carnação, também com vestimenta típica composta de chapéu de palha, camiseta sem mangas, calções, tendo a tiracolo um cinturão com facão de mato, empunhando uma bateia de prata na mão esquerda. Ambos os tenentes estão pousando sobre listel de sinopla, contendo em letras de ouro a divisa – PELA GRANDEZA DA PÁTRIA.
2 - Simbologia:
a) Escudo Somático, usado para representar o Brasão do Município de Goiânia, foi o primeiro estilo de escudo introduzido em Portugal por influência francesa evocando aqui a raça latina colonizadora e principal formadora da nacionalidade brasileira.
a.1) A coroa mural que o sobrepõe, sendo de ouro, de oito torres, das quais apenas cinco são visíveis em perspectiva no desenho, é o símbolo universal dos brasões deste domínio classificada pela quantidade de torres que ostenta e pela cor do metal em que é representado, o Brasão pertence à cidade de primeira grandeza, ou seja, Capital.
a.2) A cor sinopla (verde) do campo do escudo simboliza em heráldica a vitória, honra, cortesia civilizada, alegria e abundância. A esperança é verde, porque alude aos campos verdejantes na primavera, fazendo esperar copiosa colheita.
a.3) A flor-de-lis posta em abismo (centro do coração do escudo) é a flor heráldica por excelência, símbolo do poder, soberania e liderança; é florenciada, quando dotada de botões que acompanham a grande pétala no Brasão de Goiânia e indica a sua condição de Cidade-Líder ou Capital.
a.4) O lambel que sobrepõe a flor-de-lis é uma das peças nobres do escudo, servido de brísura, isto é, para diferenciar os filhos segundos de uma casa. No Brasão de Goiânia é justificado pela condição histórica de ser a segunda capital do Estado de Goiás.
a.5) O metal é símbolo heráldico de força, grandeza, mando, nobreza, riqueza, esplendor e glória.
a.5) A faísca estreita e ondada de prata simboliza o córrego do Botafogo, às margens do qual foi construída a cidade para ser Capital. A bordadura é um aro em volta do escudo, rodeando todo o campo e sua largura à sexta parte do campo; símbolo de favor e proteção, a bordadura de prata contida no Brasão de Goiânia e carregada de oito bastões, perí de goles (vermelho), simbolizando o direito de administrar com justiça. O metal prata simboliza a paz, felicidade, pureza, integridade e formosura; o goles (vermelho), é o símbolo de intrepidez, coragem, valentia, audácia, predicados que identificam os pioneiros desbravadores do agreste sertão brasileiro, os intrépidos bandeirantes que promoveram a conquista do território goiano.
a.5) Os tenentes lembram no Brasão as duas figuras de primeiro plano na evolução história do grande estado da União; de um lado, o bandeirante evocando o Anhanguera e de outro o garimpeiro faiscador de riquezas.
a.6) No Listel a frase que é uma afirmação dos propósitos de um povo trabalhador pelo engrandecimento da pátria comum.
III - BRASÃO DA AGCM PARA QUEPE E CASQUETE:
No alto do círculo, uma estrela de 5 (cinco) pontas, nas cores verde e dourado, cujas pontas superiores são ligadas aos ramos de louro; Abaixo da estrela, o Brasão do Município de Goiânia (ver Item II) e nas mesmas cores, com a respectiva faixa, também igual. Em torno do Brasão do Município de Goiânia, dois ramos dourados, com os troncos cruzados abaixo da faixa do Brasão; na extremidade inferior dos ramos (tronco), uma faixa na cor vermelha, de 6 mm (seis milímetros) de largura, ondulada em “esse” (S), contendo no seu interior, em letras de forma, na cor dourada, as palavras “GOIÂNIA”.
IV - BRASÃO DA AGCM PARA AS DIVISAS E PARA O DISTINTIVO FUNCIONAL DA CORREGEDORIA
Ao centro o Brasão do Município de Goiânia (ver Item II), nas mesmas cores, com a respectiva faixa. Em torno do Brasão do Município, dois ramos dourados, com os troncos cruzados abaixo da faixa.
V - BRASÃO DA DEFESA CIVIL
1) É obrigatório o uso do Brasão da Defesa Civil, nos coletes do pessoal da Defesa Civil, devendo ser aplicado 50 mm (cinquenta milímetros) abaixo da costura da manga do ombro esquerdo. O Brasão será emborrachado, nas cores azul, laranja e branca, com as seguintes dimensões: 60 mm (sessenta milímetros) de largura por 65 mm (sessenta e cinco milímetros) de altura.
a) No campo superior, centralizado, será escrito na cor branca, “DEFESA CIVIL”. O triângulo equilátero representa a união de forças, a cooperação de todos, condições essenciais da Defesa Civil. A base manifesta a segurança, a estabilidade e o bem-estar social, metas de toda Defesa Civil e os outros dois lados simbolizam: um, a prevenção e o outro a ação, que são medidas fundamentais para se manter a segurança da população. A cor azul traduz a tranquilidade, o equilíbrio e a serenidade com que age a Defesa Civil. As duas mãos estilizadas envolvendo o triângulo figuram o amparo, o carinho, o amor, e o cuidado.
b) No campo inferior, centralizado, será escrito na cor branca, “GOIÂNIA”
VI - BANDEIRA DO MUNICÍPIO DE GOIÂNIA
1) A aplicação da Bandeira do Município de Goiânia é obrigatória em todas as túnicas, japonas e camisas da AGCM, devendo ser confeccionada em tecido, “bordada” “etiquetada” ou Silkscreen na manga direita a 50 mm abaixo da costura, nas cores originais, nas dimensões de 85 mm de largura por 60 mm de altura.
a) A Bandeira do Município de Goiânia tem a forma de um retângulo, na cor verde, dividido por oito faixas brancas carregadas de sobre faixas vermelhas, dispostas duas a duas, no sentido horizontal e vertical; no centro possui um retângulo branco, onde é aplicado o Brasão do Município de Goiânia, que tem um escudo do 1º estilo introduzido em Portugal trazido para o Brasil; no escudo, a coroa mural, com oito torres, sendo cinco visíveis; na faixa maior, a frase: "PELA GRANDEZA DA PÁTRIA". (Ver descrição Item II).
VII - BRASÃO DAS RONDAS OSTENSIVAS MUNICIPAIS - ROMU
O Brasão que representa a ROMU terá a seguinte herádica: Escudo boleado principal na cor cinza contorneado de preto, contendo o nome da ROMU abreviação de Rondas Ostensivas Municipal, centralizado no alto do Brasão e na cor preta com fonte de escrita arial. Sobreposto ao campo principal um escudo boleado na cor preta, onde ao centro o capacete de cavaleiro com as armas longas modelo Galge. 12 cruzadas ao fundo, indicando rapidez, energia e força juntamente com o compromisso com a sociedade e a obrigação na proteção dos indefesos Na parte inferior do escudo boleado na cor preta uma faixa de cor branca e com a escrita GOIÂNIA, indicando a jurisdição.
VIII - BRASÃO DO GRUPO DE OPERAÇÕES COM CÃES - GOC-K9 UNIT
O Brasão que representa o GOC-K9 Unit terá a seguinte heráldica: Escudo principal Suiço em campo Dourado, contorneado de Azul. Chefe filetado de dourado, sobre o chefe repousa em caracteres Azuis a designação do “GOC-K9 UNIT” abreviação de “Grupo de Operações com Cães Unidade K9”. Sobreposto ao campo principal, um escudete Suiço Azul carregado com caracteres brancos com as designações ás quais o Grupamento presta servidão, o Município de Goiânia e a sua Guarda Civil Metropolitana, consta estrelas douradas nas bordas indicando símbolo de polícia. Ao centro consta um escudete Suiço Azul Ciano com bordas douradas com a armas (cão) ao centro em Azul. A armas é representada pelo crânio de um Canis Lupus Familiaris representado pela raça Mechelse herder Berger Belge Malinois. As cor azul (blau) do chefe do escudo, quando apresentadas em justaposição, revivem o esplendor do uniforme da Guarda Civil Metropolitana. O Dourado (Jalne) simboliza, dentre outros significados heráldicos, a firmeza de propósitos e a obediência, que são virtudes inerentes dos integrantes do GOC-K9 UNIT. O Dourado (Jalne), ainda simboliza a nobreza. O Branco dentre outras mensagens destaca a busca incessante do GOC-K9 UNIT em buscar a paz e a cordialidade em suas subordinações.
IX - BRASÃO DO GRUPO DE AÇÕES E RESPOSTAS RÁPIDAS - GARRA
O Brasão que representa o GARRA terá a seguinte heráldica: Escudo boleado, contendo as inscrições GUARDA MUNICIPAL (fonte Arial Black, cor branca, centralizada na parte superior), indicando a subordinação do GARRA à instituição Guarda Municipal de Goiânia; GARRA na cor branca, Abreviatura de Grupo de Ações e Respostas Rápidas, posicionada ao centro do Brasão; Contorno em Vermelho significando as ocorrências e a atuação de destaque do Agrupamento, e indicando os limites da legalidade nas ações e a atuação sistemática, mesmo com o risco para própria vida; Garras sobrepondo no meio da sigla GARRA, que indica energia força e rapidez necessária nos cumprimentos das missões, sendo o principal indicativo do Brasão.
X - BRASÃO DA DIRETORIA DE PESQUISAS, ESTUDOS, ENSINO E CAPACITAÇÃO - DPEEC
O Brasão Da Diretoria De Pesquisas, Estudos, Ensino e Capacitação - DPEEC, é constituído de um escudo elíptico de fundo azul contornado por três faixas, a externa dourada, a central azul e a interna branca, tendo a parte superior três pontas em forma de um castelo. Na parte superior do Brasão uma faixa de cor branca e com a escrita AGCMG que é a abreviação de Agência da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia. Centralizado no alto do Brasão e na cor preta com fonte de escrita Arial o nome DPEEC, abreviação de Diretoria De Pesquisas, Estudos, Ensino e Capacitação. Ao centro um livro aberto simbolizando a transmissão do conhecimento, o ensino ativo e as atividades educacionais ladeado por canetas pena que se cruzam em suas pontas, representando atividades intelectuais; tendo em ambos os lados duas colunas de estilo Jônico que representam o conhecimento e o saber. Na parte inferior uma trilha de pedras de tamanho crescente que se ramificam em duas simbolizando que o caminho para o conhecimento e saber é gradual e contínuo.
XI - BRASÃO DA COORDENADORIA DE FISCALIZAÇÃO DE TRÂNSITO - CEFTRAN
Escudo boleado, contornado por uma linha amarela, contendo na parte superior o nome da “AGCM” tendo na parte inferior uma linha amarela e logo abaixo a palavra “TRÂNSITO” abreviação de Coordenadoria de Fiscalização de Trânsito - CEFTran, ambas centralizado no alto do Brasão e na cor amarela com fonte de escrita arial. Na parte inferior do Brasão da Prefeitura de Goiânia centralizado.
XII - BRASÃO DA COORDENADORIA DA GUARDA AMBIENTAL
1) Descrição Heráldica:
Brasão da Coordenadoria de Guarda Ambiental - CGA é composota por: Escudo ibérico, de campo dividido em dois quartéis superiores e um inferior, envolvido por bordadura verde-escura, onde se inscreve em letras capitais brancas a legenda “GUARDA AMBIENTAL”, ladeada por dois ramos estilizados de louro, símbolo de honra e vitória. . Campo Superior Esquerdo Em fundo azul-celeste, figura um lobo-guará em posição passante, de cor castanha avermelhada, com expressão vigilante. O animal representa a fauna típica do cerrado goiano, símbolo da biodiversidade e da importância da proteção à vida silvestre nativa. Sua postura indica prontidão e guarda constante. . Campo Superior Direito Em cenário natural, destaca-se uma árvore de copa amarelada (Ipê do Cerrado), sobre gramado verdejante, tendo ao fundo um espelho d'água com ondas estilizadas em azul e silhueta de serras. Este campo representa a flora do Cerrado, os recursos hídricos e o relevo natural da região, reforçando o compromisso com a preservação do meio ambiente e dos ecossistemas locais. . Campo Inferior Base listrada em verde e amarelo (representando o solo fértil e as riquezas naturais), onde repousa o Brasão oficial do Município de Goiânia, um escudo semítico encimado por uma coroa mural de ouro com cinco torres, símbolo das cidades capitais. O campo é de sinopla e contém uma flor-de-lis florenciada de ouro sustentado por duas figuras humanas estilizadas - O bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva, o Anhanguera, responsável pela colonização da região representando o povo e a força da cidade e o garimpeiro, símbolo do primeiro bem econômico explorado na área, o ouro, cercado por oito bastões-perí de goles (vermelho), símbolo de intrepidez, coragem, valentia, audácia. Abaixo do escudo, sobre listel verde, lê-se o lema “Pela Grandeza da Pátria”, reforçando o ideal patriótico e a missão de servir ao povo e proteger o patrimônio ambiental brasileiro. Agência da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia Praça T-21 esquina com Av T-1, Quadra 68, Setor Bueno - CEP: 74215-080 Fone: (62) 3524-1759 E-mail: cefea.agmg@gmail.com Interpretação Simbólica Verde predominante: Simboliza o meio ambiente, a vida e a esperança. Lobo-guará: Vigilância, preservação da fauna nativa e identidade regional. Árvore e água: Equilíbrio ecológico, cuidado com a vegetação e os recursos hídricos. Brasão municipal: Subordinação à autoridade de Goiânia, compromisso cívico e comunitário. Ramos de louro: Vitória, honra e nobreza da função desempenhada.
XIII - BRASÃO DA CAPELANIA DA AGCMG
Escudo suíço na cor azul, possuindo na parte interna na cor amarelo uma Cruz da Trindade: Os remates de três círculos interseccionados, representa a Trindade. Um pouco acima da base do escudo, um livro aberto representando a Bíblia Sagrada, ambas representam a base da fé Cristã. Na parte externa uma estrela estilizada de seis pontas na cor amarela. Na parte superior em semicírculo na fonte “Arial” a frase “GUARDA CIVIL METROPOLITANA”.
XIV - LOGOMARCA - PROGRAMA MULHER MAIS SEGURA
Composta pela frase “Mulher + segura” tendo as palavras a cor rosa e o ícone “+” na cor lilás, representando o propósito do programa d proteger e acompanhar as mulheres e seus filhos vítimas de violência, conforme a Lei federal nº 11.340, de 7 de agosto de 2006, conhecida como Lei Maria da Penha, e o Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher.
XV - BRASÃO DO SERVIÇO DE INTELIGÊNCIA
1) Descrição Heráldica
a) Os conjuntos que associados uns com os outros, com figuras, elementos, artes e combinações formam o valoroso Brasão da Inteligência e Contrainteligência da Agência da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia.
b) Trata-se da figura de uma coruja com asas abertas e olhar fixo, demostrando ser destemida e atenta aos objetivos que lhe são confiados. Sobressaída e imponente, destaca-se pousando e protegendo os elementos que a ela são ligados pela figura de uma corrente que envolve o mote, os círculos, contendo outros elementos às quais está sob sua proteção e cuidados e para a vanguarda, trabalhando nas sombras para que na candeia se sobressaia a corporação.
2) Descrição Simbólica
a) Todos os elementos do Brasão, excluindo-se a figura do Brasão da AGÊNCIA DA GUARDA CIVIL METROPOLITANA DE GOIÂNIA, são tingidos de preto (sable) que remetem à sabedoria, constância e prudência.
b) Em timbre está a figura de uma coruja com as asas abertas e olhar fixo e determinado, significando que está atenta e vigilante o tempo todo. Ela tem a capacidade de enxergar na escuridão da noite. A coruja simboliza a reflexão e o conhecimento racional e intuitivo. Ela é um animal que permeia lendas há milênios. A coruja é um símbolo da ação com inteligência e da capacidade de caçar durante o dia e durante a noite.
c) Em chefe está a sigla do Serviço de Inteligência e Contra inteligência - SICI, com rodapé como símbolo de segurança pública internacional.
d) Em centro (zona do coração) está o Brasão da AGCMG* com linhas em perspectiva que significa a modernidade, a profundidade e a projeção em que se encontra a instituição, com o estribo escrito o nome da capital de Goiás que dá o suporte, a força e sustentação para que tudo se edifique.
e) Em círculo, rodeando o centro está o nome do grupamento que serve a AGCMG* com os dizeres SERVICO DE INTELIGÊNCIA E CONTRAINTELIGÊNCIA, dotado de agentes qualificados para execução do serviço.
f) Em extremo círculo está um conjunto de elos, formando uma corrente, ao qual cada elo significa a integração de seus agentes para um objetivo comum, ajudar a corporação a manter a Lei e a Ordem Pública mesmo ao custo da própria vida, mantendo-se no anonimato da ocultação da glória nos serviços prestados para que a corporação se sobressaia sobre todo o mal que espreita os cidadãos de bem.
“Trabalhando nas sombras para atender a Luz”
XVI - BRASÃO DA CORREGEDORIA
Brasão da Corregedoria da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia é composto por uma roseta dourada, representando a união entre o Direito e o Dever, com dois círculos, sobrepostos na cor azul blau, simbolizando zelo pelo ofício de ser Guarda Civil Metropolitano, com bordas douradas. Tendo no disco externo escrito na parte superior “CORREGEDORIA DA GUARDA CIVIL METROPOLITANA”, e na parte inferior entre duas estrelas, a palavra “GOIÂNIA” ambas na fonte “Arial”. O disco interno possui uma Coroa de Carvalho estilizado, tendo ao centro o Brasão da Prefeitura de Goiânia.
XVI - BRASÃO DA DIVISÃO DE SEGURANÇA DO TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL - DSTAS
Descrição Heráldica:
A Divisão de Segurança do Trabalho e Assistência Social - DSTAS da Agência da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia é composta por: Escudo: Formato de escudo moderno em ponta curva, com bordas triplas nas cores vermelho, amarelo e azul, formando um contorno protetor que remete à solidez, vigilância e resiliência. Campo (Fundo do escudo): De azul-escuro, simbolizando a seriedade, o compromisso e a confiança da instituição em sua atuação na área de segurança e assistência social. Lema Superior: Em letras maiúsculas de cor Amarela, a inscrição: “DIVISÃO DE SEGURANÇA DO TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL”, arqueada na parte superior do escudo. Nome da Instituição: Na parte inferior, em letras maiúscula na cor Branca a sigla AGCMG. Emblema Central: Uma engrenagem verde com oito dentes, que simboliza a indústria, a técnica, o movimento contínuo e o esforço coletivo. Dentro da engrenagem, uma cruz vermelha em forma de sinal de socorro médico, indicando saúde, primeiros socorros e assistência humanitária. Ao centro da cruz, um símbolo de batimentos cardíacos com dois corações interligados, remetendo ao cuidado com a vida humana, ao monitoramento da saúde ocupacional e à solidariedade. Símbolos Secundários: Em volta da engrenagem, entre os dentes, encontram-se ícones estilizados de diversas áreas e profissões, incluindo: Medicina, Justiça, CIPA, Engenharia de Segurança do Trabalho, Musicoterapia, Educação Física, Psicologia e Assistência Social. Esses ícones representam a interdisciplinaridade da divisão e sua atuação integrada. Ramos de Louros: Duas ramas douradas de louro, uma de cada lado, convergindo para o centro na base, simbolizando a vitória, a honra, o mérito profissional e o reconhecimento das categorias trabalhistas.
ANEXO III
DIVISAS DE IDENTIFICAÇÃO FUNCIONAL
I - DIVISAS ADMINISTRATIVAS
Composição: Tecido base: Techno Rip Stop
Cor: azul-noite Ref.1940tc
1. Divisa Comandante
Será utilizada nas platinas do ombro do uniforme administrativo e na túnica, insígnia com a seguinte descrição: em formato retangular medindo 100 mm de comprimento por 60 mm de largura, azul-noite, aplicação em bordado com linha metalizada, composta pelo Brasão do Município de Goiânia ao centro, com ramos de louro em volta. Três barras amarelo-ouro em uma das extremidades, com dimensões de 1 cm de largura cada uma, a 0,3cm de distância uma da outra. Na outra extremidade, posicionado verticalmente, será composta, ainda, por três pares de estrelas de quatro pontas sobrepostas, distanciadas a 0,2cm uma da outra, ambos os pares com dimensão de 2,5cm de uma ponta a outra, sendo a estrela inferior prateada e a superior em amarelo-ouro com linha metalizada alto-relevo, conforme figura abaixo, utilizada nas platinas do ombro do uniforme administrativo e na túnica, insígnia com a seguinte descrição: em formato retangular medindo 100 mm de comprimento por 60 mm de largura, azul-noite, aplicação em bordado com linha metalizada, composta pelo Brasão do Município de Goiânia ao centro, com ramos de louro em volta. Duas barras amarelo-ouro em uma das extremidades, com dimensões de 1cm de largura cada uma, a 0,3cm de distância uma da outra. Na outra extremidade, posicionado verticalmente, será composta, ainda, por dois pares de estrelas de quatro pontas sobrepostas, distanciadas a 0,2cm uma da outra, ambos os pares com dimensão de 2,5cm de uma ponta a outra, sendo a estrela inferior prateada e a superior em amarelo-ouro com linha metalizada alto-relevo, conforme figura abaixo.
SECRETÁRIO EXECUTIVO/SUBCOMANDANTE
2. Divisa de Chefe de Gabinete
Será utilizada na gola do uniforme Camiseta Tática Operacional em formato retangular medindo 20 mm de altura por 40 mm de largura, azul-noite, aplicação em material emborrachado, composta pelo Brasão do Município de Goiânia ao centro, com ramos de louro em volta. Duas barras amarelo-ouro em uma das extremidades. Na outra extremidade, posicionado verticalmente, será composta, ainda, por um par de estrelas de quatro pontas sobrepostas, sendo a estrela inferior prateada e a superior em amarelo-ouro com linha metalizada alto-relevo e com velcro, conforme figura abaixo.
CHEFE DE GABINETE
II - DIVISAS ESPECIAIS
1) Divisa Comando Operacional e Diretores
Será utilizada nas platinas do ombro do uniforme administrativo e na túnica, insígnia com a seguinte descrição: em formato retangular medindo 100 mm de comprimento por 60 mm de largura, azul-noite, aplicação em bordado com linha metalizada. Três barras amarelo-ouro em uma das extremidades, com dimensões de 1cm de largura cada uma, a 0,3cm de distância uma da outra. Na outra extremidade, posicionado verticalmente, será composta, ainda, por uma de estrela de quatro pontas sobrepostas, distanciadas a 0,2cm uma da outra, ambos os pares com dimensão de 2,5cm de uma ponta a outra, sendo a estrela inferior prateada e a superior em amarelo-ouro com linha metalizada alto-relevo. Sobre a superfície da platina, na extremidade é aplicado um botão de metal dourado, com formato plano, de 15 mm de diâmetro e 2 mm de espessura, com estrela de 5 pontas em alto-relevo. Deverá possuir na parte inferior dois passadores para a fixação da divisa na platina. Conforme figura abaixo.
DIRETORES
2) Divisa Gerentes
Será utilizada nas platinas do ombro do uniforme administrativo e na túnica, insígnia com a seguinte descrição: em formato retangular medindo 100 mm de comprimento por 60 mm de largura, azul-noite, aplicação em bordado com linha metalizada. Duas barras amarelo-ouro em uma das extremidades, com dimensões de 1cm de largura cada uma, a 0,3cm de distância uma da outra. Na outra extremidade, posicionado verticalmente, será composta, ainda, por uma de estrela de quatro pontas com dimensão de 2,5cm de uma ponta a outra, sendo a estrela prateada com linha metalizada alto-relevo. Sobre a superfície da platina, na extremidade é aplicado um botão de metal dourado, com formato plano, de 15 mm de diâmetro e 2 mm de espessura, com estrela de 5 pontas em alto-relevo. Deverá possuir na parte inferior dois passadores para a fixação da divisa na platina. Conforme figura abaixo.
GERENTES
3) Divisa Comando de Regional/Especial/Coordenadoria/Serviços/Chefes de Divisão
Será utilizada nas platinas do ombro do uniforme administrativo e na túnica, insígnia com a seguinte descrição: em formato retangular medindo 100 mm de comprimento por 60 mm de largura, azul-noite, aplicação em bordado com linha metalizada. Uma barra amarelo-ouro em uma das extremidades com dimensões de 1cm de largura cada uma. Na outra extremidade, posicionado verticalmente, será composta, ainda, por uma estrela de quatro pontas com dimensão de 2,5cm de uma ponta a outra, sendo a estrela prateada com linha metalizada alto-relevo. Sobre a superfície da platina, na extremidade é aplicado um botão de metal dourado, com formato plano, de 15 mm de diâmetro e 2 mm de espessura, com estrela de 5 pontas em alto-relevo. Deverá possuir na parte inferior dois passadores para a fixação da divisa na platina. Conforme figura abaixo.
COMANDO DE REGIONAIS/ESPECIAL/COORDENADORIA/SERVIÇOS/CHEFES DE DIVISÃO
III - DIVISAS DE CARREIRA
1) Divisa de Inspetor - AGCM V - Nível 9
Será utilizada nas platinas do ombro do uniforme administrativo e na túnica, insígnia com a seguinte descrição: em formato retangular medindo 100 mm de comprimento por 60 mm de largura, azul-noite, aplicação em bordado. Em uma das extremidades, a 1,5cm da borda, será composta de três barras nas cores amarelo-ouro com linha metalizada em alto-relevo e com 1cm de largura cada uma, a 0,3cm de distância uma da outra. Na outra extremidade, posicionado verticalmente, será composta, ainda, por duas estrelas de quatro pontas sobrepostas, distanciadas a 0,2cm uma da outra, ambos os pares com dimensão de 2,5cm de uma ponta a outra, sendo a estrela inferior prateada e a superior em amarelo-ouro com linha metalizada alto-relevo. Sobre a superfície da platina, na extremidade é aplicado um botão de metal dourado, com formato plano, de 15 mm de diâmetro e 2 mm de espessura, com estrela de 5 pontas em alto-relevo. Deverá possuir na parte inferior dois passadores para a fixação da divisa na platina. Conforme figura abaixo.
INSPETORES - AGCM V – Nível 9
2) Divisa Subinspetor - AGCM IV – Nível 8
Será utilizada nas platinas do ombro do uniforme administrativo e na túnica, insígnia com a seguinte descrição: em formato retangular medindo 100 mm de comprimento por 60 mm de largura, azul-noite, aplicação em bordado. Em uma das extremidades, a 1,5cm da borda, será composta de três barras nas cores amarelo-ouro com linha metalizada em alto-relevo e com 1cm de largura cada uma, a 0,3cm de distância uma da outra. Na outra extremidade, posicionado verticalmente, será composta, ainda, por duas estrelas de quatro pontas sobrepostas, distanciadas a 0,2cm uma da outra, com dimensão de 2,5cm de uma ponta a outra, sendo a estrela inferior prateada e a superior em amarelo-ouro com linha metalizada, será composta, ainda, por uma de estrela de quatro pontas com dimensão de 2,5cm de uma ponta a outra, sendo a estrela prateada com linha metalizada alto-relevo. Deverá possuir na parte inferior dois passadores para a fixação da divisa na platina. Conforme figura abaixo.
SUBINSPETORES – AGCM IV – Nível 8
3) Divisa do Guarda Civil Metropolitano - AGCM III – Nível 7
Será utilizada nas platinas do ombro do uniforme administrativo e na túnica, insígnia com a seguinte descrição: em formato retangular medindo 100 mm de comprimento por 60 mm de largura, azul-noite, com linha metalizada em alto-relevo e aplicação em bordado alto-relevo. Será composta de sete retângulos, de forma centralizada, na cor amarelo-ouro, com 5 cm de comprimento e 0,8cm de largura cada um, a 0,3cm de distância um do outro. Sobre a superfície da platina, na extremidade é aplicado um botão de metal dourado, com formato plano, de 15 mm de diâmetro e 2 mm de espessura, com estrela de 5 pontas em alto-relevo. Deverá possuir na parte inferior dois passadores para a fixação da divisa na platina. Conforme figura abaixo.
Guarda Civil Metropolitano - AGCM III – Nível 7
4) Divisa Guarda Civil Metropolitano - AGCM III – Nível 6
Será utilizada nas platinas do ombro do uniforme administrativo e na túnica, insígnia com a seguinte descrição: em formato retangular medindo 100 mm de comprimento por 60 mm de largura, azul-noite, linha metalizada em alto-relevo e aplicação em bordado. Será composta de seis retângulos, começando da parte externa para a interna, na cor amarelo-ouro, com 5 cm de comprimento e 0,8cm de largura cada um, 0,3cm de distância um do outro. Sobre a superfície da platina, na extremidade é aplicado um botão de metal dourado, com formato plano, de 15 mm de diâmetro e 2 mm de espessura, com estrela de 5 pontas em alto-relevo. Deverá possuir na parte inferior dois passadores para a fixação da divisa na platina. Conforme figura abaixo.
Guarda Civil Metropolitano - AGCM III – Nível 6
5) Divisa Guarda Civil Metropolitano - AGCM III – Nível 5
Será utilizada nas platinas do ombro do uniforme administrativo e na túnica, insígnia com a seguinte descrição: em formato retangular medindo 100 mm de comprimento por 60 mm de largura, azul-noite, linha metalizada em alto-relevo e aplicação em bordado. Será composta de cinco retângulo, começando da parte externa para a interna, com 5 cm de comprimento e 0,8cm de largura. Sobre a superfície da platina, na extremidade é aplicado um botão de metal dourado, com formato plano, de 15 mm de diâmetro e 2 mm de espessura, com estrela de 5 pontas em alto-relevo. Deverá possuir na parte inferior dois passadores para a fixação da divisa na platina. Conforme figura abaixo.
Guarda Civil Metropolitano - AGCM III – Nível 5
6) Divisa Guarda Civil Metropolitano - AGCM II – Nível 4
Será utilizada nas platinas do ombro do uniforme administrativo e na túnica, insígnia com a seguinte descrição: em formato retangular medindo 100 mm de comprimento por 60 mm de largura, azul-noite, linha metalizada em alto-relevo e aplicação em bordado. Será composta de quatro retângulo, começando da parte externa para a interna, com 5 cm de comprimento e 0,8cm de largura. Sobre a superfície da platina, na extremidade é aplicado um botão de metal dourado, com formato plano, de 15 mm de diâmetro e 2 mm de espessura, com estrela de 5 pontas em alto-relevo. Deverá possuir na parte inferior dois passadores para a fixação da divisa na platina. Conforme figura abaixo.
Guarda Civil Metropolitano - AGCM II – Nível 4
7) Divisa Guarda Civil Metropolitano - AGCM II – Nível 3
Será utilizada nas platinas do ombro do uniforme administrativo e na túnica, insígnia com a seguinte descrição: em formato retangular medindo 100 mm de comprimento por 60 mm de largura, azul-noite, linha metalizada em alto-relevo e aplicação em bordado. Será composta de três retângulo, começando da parte externa para a interna, com 5 cm de comprimento e 0,8cm de largura. Sobre a superfície da platina, na extremidade é aplicado um botão de metal dourado, com formato plano, de 15 mm de diâmetro e 2 mm de espessura, com estrela de 5 pontas em alto-relevo. Deverá possuir na parte inferior dois passadores para a fixação da divisa na platina. Conforme figura abaixo.
Guarda Civil Metropolitano - AGCM II – Nível 3
8) Divisa Guarda Civil Metropolitano - AGCM II – Nível 2
Será utilizada nas platinas do ombro do uniforme administrativo e na túnica, insígnia com a seguinte descrição: em formato retangular medindo 100 mm de comprimento por 60 mm de largura, azul-noite, linha metalizada em alto-relevo e aplicação em bordado. Será composta de dois retângulos, começando da parte externa para a interna, com 5 cm de comprimento e 0,8cm de largura. Sobre a superfície da platina, na extremidade é aplicado um botão de metal dourado, com formato plano, de 15 mm de diâmetro e 2 mm de espessura, com estrela de 5 pontas em alto-relevo. Deverá possuir na parte inferior dois passadores para a fixação da divisa na platina. Conforme figura abaixo.
Guarda Civil Metropolitano - AGCM II – Nível 2
9) Divisa Guarda Civil Metropolitano - AGCM I – Nível 1
Será utilizada nas platinas do ombro do uniforme administrativo e na túnica, insígnia com a seguinte descrição: em formato retangular medindo 100 mm de comprimento por 60 mm de largura, azul-noite, linha metalizada em alto-relevo e aplicação em bordado. Será composta de um retângulo, começando da parte externa para a interna, com 5 cm de comprimento e 0,8cm de largura. Sobre a superfície da platina, na extremidade é aplicado um botão de metal dourado, com formato plano, de 15 mm de diâmetro e 2 mm de espessura, com estrela de 5 pontas em alto-relevo. Deverá possuir na parte inferior dois passadores para a fixação da divisa na platina. Conforme figura abaixo.
Guarda Civil Metropolitano - AGCM I – Nível 1
IV - DIVISAS TÁTICAS OPERACIONAIS
Composição: Material Emborrachado
Cor: azul-noite Ref.1940tc
1) DIVISAS ADMINISTRATIVAS
a) Divisa Comandante
Será utilizada na gola do uniforme Camiseta Tática Operacional em formato retangular, medindo 40 mm de altura por 85 mm de largura, azul-noite, aplicação em material emborrachado, composta pelo Brasão do Município de Goiânia ao centro, com ramos de louro em volta. Três barras amarelo-ouro em uma das extremidades. Na outra extremidade, posicionado verticalmente, será composta, ainda, por três pares de estrelas de quatro pontas sobrepostas, sendo a estrela inferior prateada e a superior em amarelo-ouro com linha metalizada alto-relevo e com velcro, conforme figura abaixo.
COMANDANTE
b) Divisa Subcomandante
Será utilizada na gola do uniforme Camiseta Tática Operacional em formato retangular medindo 40 mm de altura por 85 mm de largura, azul-noite, aplicação em material emborrachado, composta pelo Brasão do Município de Goiânia ao centro, com ramos de louro em volta. Duas barras amarelo-ouro em uma das extremidades. Na outra extremidade, posicionado verticalmente, será composta, ainda, por dois pares de estrelas de quatro pontas sobrepostas, sendo a estrela inferior prateada e a superior em amarelo-ouro com linha metalizada alto-relevo e com velcro, conforme figura abaixo.
SUBCOMANDANTE
c) Divisa Chefe de Gabinete
Será utilizada na gola do uniforme Camiseta Tática Operacional em formato retangular medindo 40 mm de altura por 85 mm de largura, azul-noite, aplicação em material emborrachado, composta pelo Brasão do Município de Goiânia ao centro, com ramos de louro em volta. Duas barras amarelo-ouro em uma das extremidades. Na outra extremidade, posicionado verticalmente, será composta, ainda, por um par de estrelas de quatro pontas sobrepostas, sendo a estrela inferior prateada e a superior em amarelo-ouro com linha metalizada alto-relevo e com velcro, conforme figura abaixo.
CHEFE DE GABINETE
2) DIVISAS ESPECIAIS
a) Divisa de Diretor
Será utilizada na gola do uniforme Camiseta Tática Operacional em formato retangular medindo 40 mm de altura por 85 mm de largura, azul-noite, aplicação em material emborrachado. Três barras amarelo-ouro em uma das extremidades. Na outra extremidade, posicionado verticalmente, será composta, ainda, por um par de estrelas de quatro pontas sobrepostas, sendo a estrela inferior prateada e a superior em amarelo-ouro com linha metalizada alto-relevo. e com velcro, conforme figura abaixo.
DIRETOR
b) Divisa de Gerente
Será utilizada na gola do uniforme Camiseta Tática Operacional em formato retangular medindo 40 mm de altura por 85 mm de largura, azul-noite, aplicação em material emborrachado. Três barras amarelo-ouro em uma das extremidades. Na outra extremidade, posicionado verticalmente, será composta, ainda, por uma estrela de quatro pontas na cor prateada com linha metalizada alto-relevo e com velcro, conforme figura abaixo.
GERENTE
c) Divisa Comando de Regional/Especial/Coordenadoria/Serviços/Chefes de Divisão
Será utilizada na gola do uniforme Camiseta Tática Operacional em formato retangular medindo 40 mm de altura por 85 mm de largura, azul-noite, aplicação em material emborrachado. Duas barras amarelo-ouro em uma das extremidades. Na outra extremidade, posicionado verticalmente, será composta, ainda, por uma estrela de quatro pontas na cor prateada com linha metalizada alto-relevo e com velcro, conforme figura abaixo.
COMANDO DE REGIONAL/ESPECIAL/COORDENADORIA/SERVIÇOS/CHEFES DE DIVISÃO
3) DIVISAS DE CARREIRA
a) Divisa Inspetor – AGCM V
Será utilizada na gola do uniforme Camiseta Tática Operacional em formato retangular medindo 40 mm de altura por 85 mm de largura, azul-noite, aplicação em material emborrachado, composta pelo Brasão do Município de Goiânia ao centro, com ramos de louro em volta. Três barras amarelo-ouro em uma das extremidades. Na outra extremidade, posicionado verticalmente, será composta, ainda, por duas estrelas de quatro pontas sobrepostas, distanciadas a 0,2cm uma da outra, com dimensão de 2,5cm de uma ponta a outra, sendo a estrela inferior prateada e a superior em amarelo-ouro com linha metalizada, será composta, ainda, por uma de estrela de quatro pontas com dimensão de 2,5cm de uma ponta a outra, sendo a estrela prateada com linha metalizada alto-relevo e com velcro, conforme figura abaixo.
INSPETOR
b) Divisa Subinspetor - AGCM IV
Será utilizada na gola do uniforme Camiseta Tática Operacional em formato retangular medindo 40 mm de altura por 85 mm de largura, azul-petróleo, aplicação em material emborrachado, composta pelo Brasão da Cidade de Goiânia ao centro, com ramos de louro em volta. Três barras amarelo-ouro em uma das extremidades. Na outra extremidade, posicionado verticalmente, será composta, ainda, por duas estrelas de quatro pontas sobrepostas, distanciadas a 0,2cm uma da outra, com dimensão de 2,5cm de uma ponta a outra, sendo a estrela inferior prateada e a superior em amarelo-ouro com linha metalizada, será composta, ainda, por uma de estrela de quatro pontas com dimensão de 2,5cm de uma ponta a outra, sendo a estrela prateada com linha metalizada alto-relevo e com velcro, conforme figura abaixo.
SUBINSPETOR
c) Divisa do Guarda Civil Metropolitano - AGCM III – Nível 7
Será utilizada na gola do uniforme Camiseta Tática Operacional em formato retangular medindo 40 mm de altura por 85 mm de largura, azul-noite, aplicação em material emborrachado, com linha metalizada em alto-relevo e aplicação em alto-relevo e com velcro. Será composta de sete retângulos vazados, na cor amarelo-ouro, centralizado, conforme figura abaixo.
AGCM III – Nível 7
d) Divisa do Guarda Civil Metropolitano - AGCM III – Nível 6
Será utilizada na gola do uniforme Camiseta Tática Operacional em formato retangular medindo 40 mm de altura por 85 mm de largura, azul-noite, aplicação em material emborrachado, com linha metalizada em alto-relevo e aplicação em alto-relevo e com velcro. Será composta de seis retângulos vazados, na cor amarelo-ouro, centralizado, conforme figura abaixo.
AGCM III – Nível 6
e) Divisa do Guarda Civil Metropolitano - AGCM III – Nível 5
Será utilizada na gola do uniforme Camiseta Tática Operacional em formato retangular medindo 40 mm de altura por 85 mm de largura, azul-noite, aplicação em material emborrachado, com linha metalizada em alto-relevo e aplicação em alto-relevo e com velcro. Será composta de cinco retângulos vazados, na cor amarelo-ouro, centralizado, conforme figura abaixo.
AGCM III – Nível 5
f) Divisa do Guarda Civil Metropolitano - AGCM II – Nível 4
Será utilizada na gola do uniforme Camiseta Tática Operacional em formato retangular medindo 40 mm de altura por 85 mm de largura, azul-noite, aplicação em material emborrachado, com linha metalizada em alto-relevo e aplicação em alto-relevo e com velcro. Será composta de quatro retângulos vazados, na cor amarelo-ouro, centralizado, conforme figura abaixo.
AGCM II – Nível 4
g) Divisa do Guarda Civil Metropolitano - AGCM II – Nível 3
Será utilizada na gola do uniforme Camiseta Tática Operacional em formato retangular medindo 40 mm de altura por 85 mm de largura, azul-noite, aplicação em material emborrachado, com linha metalizada em alto-relevo e aplicação em alto-relevo e com velcro. Será composta de três retângulos vazados, na cor amarelo-ouro, centralizado, conforme figura abaixo.
AGCM II – Nível 3
h) Divisa do Guarda Civil Metropolitano - AGCM II – Nível 2
Será utilizada na gola do uniforme Camiseta Tática Operacional em formato retangular medindo 40 mm de altura por 85 mm de largura, azul-noite, aplicação em material emborrachado, com linha metalizada em alto-relevo e aplicação em alto-relevo e com velcro. Será composta de três retângulos vazados, na cor amarelo-ouro, centralizado, conforme figura abaixo.
AGCM II – Nível 2
i) Divisa do Guarda Civil Metropolitano - AGCM I – Nível 1
Será utilizada na gola do uniforme Camiseta Tática Operacional em formato retangular medindo 40 mm de altura por 85 mm de largura, azul-noite, aplicação em material emborrachado, com linha metalizada em alto-relevo e aplicação em alto-relevo e com velcro. Será composta de três retângulos vazados, na cor amarelo-ouro, centralizados, conforme figura abaixo.
AGCM I – Nível 1
OBS. Na Camiseta Tática ROMU/GARRA serão utilizadas as Divisas nas cores: preto e cinza.
ANEXO IV
TARJA DE IDENTIFICAÇÃO FUNCIONAL
A Tarja de Identificação funcional de todos os uniformes será utilizada sempre do lado direito seguindo as especificações descritas.
I – TARJA DO UNIFORME ADMINISTRATIVO
Tarja de Identificação Funcional será em metal dourado, coberta com acrílico na cor azul-noite, com 80 mm de comprimento e 15 mm de altura. Terá escrito o nome ou sobrenome do servidor, em letras tipo “ARIAL”, na cor amarelo-ouro, letras com 7 mm de altura, obedecendo a configuração própria de cada letra. O tipo sanguíneo e fator “Rh” na cor vermelho. Todo perímetro externo da tarja é contornado por uma linha na cor amarelo-ouro.
II – TARJA DO UNIFORME OPERACIONAL
A Tarja de Identificação Funcional será bordada diretamente no uniforme operacional, com inscrições em letras do tipo “ARIAL” na cor amarelo-ouro para o nome do servidor e na cor vermelha para o tipo sanguíneo, nas seguintes dimensões: para o nome: 10 mm de altura e no máximo 100 mm de largura, e para o tipo sanguíneo com fator “Rh” 7 mm de altura, obedecendo a configuração própria de cada letra.
III – TARJA DO COLETE BALÍSTICO
Tarja de Identificação Funcional será bordada em tecido Rip Stop azul-noite com velcro, com inscrições em letras do tipo “ARIAL”, na cor amarelo-ouro para o nome do servidor e na cor vermelho para o tipo sanguíneo, nas seguintes dimensões: para o nome: 10 mm de altura e no máximo 100 mm de largura, e para o tipo sanguíneo e o fator “Rh” 7mm de altura, obedecendo a configuração própria de cada letra.
ANEXO V
DISTINTIVO FUNCIONAL
CORREGEDORIA E CORREGEDOR
I - Distintivo em soleta preta medindo 105x75 mm; gancho em metal tipo mola na alça traseira; alça de soleta com botão de pressão na qual é afixado o gancho;
II - Corrente dourada para pescoço medindo 70 mm de comprimento com fecho.
Corregedor Membros da Corregedoria
ANEXO VI
UNIFORME/FARDAMENTO
I - ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DOS ITENS QUE COMPÕEM O UNIFORME
1) Item 1 - Camiseta Malha PV – Azul Marinho/preto
A camiseta com malha PV Azul Marinho/preto, artigo com características leve, confortável e toque macio; Gola olímpica feita em tecido ribana com 20 mm de altura ; Manga curta de aproximadamente 200 mm de comprimento, ombro 120 mm comprimento, tendo como referência o tamanho “M”, com bainha simples de 25 mm; O comprimento da camiseta deverá atingir acima da região glútea, aproximadamente 630 mm; A largura será aproximadamente 500 mm; Aplicação da Bandeira do Município na manga direita (de quem veste), silkado nas cores originais, com medida total de 85 mm de largura e de 60 mm de altura costurada a uma distância de 50 mm abaixo da costura que divide o ombro da manga e centralizada ao meio. Aplicação do Brasão da AGCM, na manga esquerda (de quem veste), silkado nas cores originais, com medida total de 85 mm de largura e de 95 mm de altura, costurada a uma distância de 50 mm abaixo da costura que divide o ombro da manga e centralizada em relação ao meio da manga. Nas costas da camiseta deverá ser silkado GUARDA CIVIL METROPOLITANA GOIÂNIA, na cor amarelo-ouro, sendo GUARDA CIVIL escrito no ângulo de 180º medindo 300mm com fonte ARIAL BLACK, tendo as letras 30 mm de altura, a uma distância de 08 cm da gola, METROPOLITANA será inserido na horizontal medindo 240 mm, tendo as letras 20mm de altura e GOÂNIA será inserida na horizontal medindo 120 mm, tendo as letras 20 mm de altura.
Imagem Ilustrativa
2) Item 2 - Camisa Gola Polo Equipe Técnica – Cor Azul Marinho
a) A camiseta será dividida entre frente, costas e mangas curtas, ambas com malha piquet, na cor azul royal, composta por 50% de poliéster e 50% de algodão, gramatura entre 180 g/m² e 200 g/m², artigo com características leve, confortável e toque macio. Gola estilo polo feita em tecido ribana 45 cm comprimento, que garante a elasticidade e resistência necessária para acompanhar o pescoço, costurado com pesponto feito em máquina com agulha dupla;
b) Aberta a frente com um alongamento da gola com fechamento realizado por 2 (dois) botões de cor do tecido, distribuídos em 11 cm contados do final da gola;
c) Manga curta de aproximadamente 200 mm de comprimento, com acabamento de 2cm no mesmo tecido da gola, ombro 150 mm comprimento, tendo como referência o tamanho “M” de 75 cm comprimento, com bainha simples de 25 mm;
d) Externamente, na altura do peito, devem ser aplicado 1 (um) bolso, de formato retangular, de cantos inferiores chanfrados;
e) O comprimento da camiseta deverá atingir acima da região glútea, aproximadamente 630 mm; A largura será aproximadamente 500 mm, tendo como referência o tamanho “M”;
f) Aplicação da Bandeira do Município na manga direita (de quem veste), silkada (serigrafia) nas cores originais, com medida total de 85 mm de largura e de 60 mm de altura aplicada a uma distância de 50 mm abaixo da costura que divide o ombro da manga e centralizada ao meio;
g) Aplicação do Brasão da AGCM, na manga esquerda (de quem veste), silkada (serigrafia) nas cores originais, com medida total de 85 mm de largura e de 95 mm de altura, aplicada a uma distância de 50 mm abaixo da costura que divide o ombro da manga e centralizada em relação ao meio da manga; Nas costas da camiseta deverá ser silkado EQUIPE TÉCNICA na cor amarelo-ouro, MONITORAMENTO escrito no ângulo de 180º medindo 300 mm com fonte ARIAL BLACK, tendo as letras 30 mm de altura, a uma distância de 10 cm da gola, fechando o ângulo. Os padrões para fabricação seguirá a norma da ABNT 16060.
Imagem Ilustrativa
3) Item 3 - Camisa Social Unissex Administrativo
Camisa Social Unissex Administrativo. Confeccionada de tecido 83% poliéster e 17% algodão, na cor azul-noite ref. 1940 TC, com corte de camisa esporte caindo livremente sobre as ilhargas, bainha de 20 mm, com gramatura de 160 g/m², aberta na frente em toda extensão; Com o comprimento Deve conter duas platinas em tecido duplo, em formato pentagonal, no mesmo tecido da camisa e com aplicação interna de entretela termo colante, medindo: altura central 135 mm, largura superior 45 mm, largura inferior 55 mm, altura das laterais 120 mm com caseado horizontal na parte chanfrada, com aplicação no ombro de um botão de cor azul-petróleo para fixação; Aberta em toda sua extensão com fechamento realizado por 7 (sete) botões de cor azul petróleo, o primeiro na gola e o último a 100 mm da borda inferior da bainha, o restante distribuídos esteticamente e com espaços regulares entre si; Externamente, na altura do peito, devem ser aplicados 2 (dois) bolsos, de formatos retangulares, com uma prega de 35 mm de largura, no sentido vertical, equidistante dos lados; Os bolsos devem ter os cantos inferiores chanfrados, medindo estes 25 mm de comprimento e travejados como reforço; Bolsos fechados por portinholas de formatos retangulares e travetados em suas extremidades e cantos inferiores chanfrados, com aplicação interna de entretela termo colante e com fechamento por um botão de cor azul-petróleo, com abertura de 25 mm no bolso esquerdo (de quem veste) para colocação de caneta; Gola de tecido duplo, modelo social, com barbatanas plásticas e entreteladas; Mangas curtas, tipo italianas, com bainhas de 30 mm de largura e 1 (um) pesponto a 25 mm da borda; Aplicação da Bandeira do Município na manga direita (de quem veste), etiquetada e / ou bordada nas cores originais, com medida total de 85 mm de largura e de 60 mm de altura costurada a uma distância de 50 mm abaixo da costura que divide o ombro da manga e centralizada a platina; Aplicação do Brasão da AGCM, na manga esquerda (de quem veste), etiquetada e / ou bordada nas cores originais, com medida total de 85 mm de largura e de 95 mm de altura, costurada a uma distância de 50 mm abaixo da costura que divide o ombro da manga e centralizada em relação à platina. 4.1 Bolsos - A borda superior de cada bolso deve ser posicionada a 55 mm abaixo da linha central do primeiro caseado de fechamento da camisa e centralizada em relação à cava da manga e à extensão da linha vertical do caseado dos botões e com reforço de travete em suas extremidades. Cada bolso deve possuir uma prega macho, de 35 mm de largura, no sentido vertical, costurada em toda sua extensão com máquina de uma agulha ponto fixo e centralizada no bolso. Ao centro, deve ser aplicado um botão de cor azul-petróleo, posicionado a 30 mm da borda superior do bolso. Os chanfros inferiores devem formar um ângulo de 45 ± 5 graus com a horizontal da base do bolso e ter 25 mm de comprimento acabado. 4.2. Portinholas - Confeccionadas em tecido duplo e com aplicação interna de entretela termo colante, retangulares e com cantos inferiores chanfrados. Os chanfros inferiores devem formar um ângulo de 45 ± 5 graus com a horizontal da base da portinhola e ter 25 mm de comprimento acabado. Pespontadas, em todo seu contorno, com máquina de uma agulha ponto fixo, a 5 mm de suas bordas, e costuradas à camisa com máquina de uma agulha ponto fixo. Posicionadas com sua borda superior paralela por toda a largura e acima 10 mm da borda do bolso. Portinhola do lado esquerdo deverá ter abertura de 25 mm para colocar caneta, com travete de 8 mm no sentido vertical ao lado externo da abertura. Devem ser aplicados travetes, de 8 mm de comprimento, nos cantos superiores, no sentido horizontal, posicionados sobre o pesponto inferior. No centro de cada portinhola deve ser aplicado um caseado, no sentido vertical, com 20 mm de abertura a partir do pesponto inferior. 4.3. Gola - Confeccionada em tecido duplo, com bico de canto vivo e inclinação lateral de 85 ± 5 graus. Pespontada com máquina de uma agulha ponto fixo a 5 mm de suas bordas, costurada no degolo e rebatida com máquina de uma agulha ponto fixo. 4.4. Mangas - Mangas curtas, tipo italianas, com bainhas de 30 mm de largura e 1 (um) pesponto a 25 mm da borda. Com aplicação de vincos verticais produzidos por prensa a vapor, partindo da costura da junção de ombro até o final da manga, centralizados pela platina de ombro. Aplicação da Bandeira do Município na manga direita (de quem veste), etiquetada e/ou bordada nas cores originais, com medida total de 85 mm de largura e de 60 mm de altura costurada a uma distância de 50 mm abaixo da costura que divide o ombro da manga e centralizada a platina. Aplicação do Brasão da AGCM, na manga esquerda (de quem veste), etiquetada e/ou bordada nas cores originais, com medida total de 85 mm de largura e de 95 mm de altura, costurada a uma distância de 50 mm abaixo da costura que divide o ombro da manga e centralizada em relação a platina. 4.5. Vistas do dianteiro - Abertas na frente em toda extensão e fechadas por uma ordem de 7 (sete) botões de cor azul-petróleo, com aproximadamente 15 ou 10 mm de diâmetro, e bainha inferior com 20 mm de largura. 4.6. Vista esquerda (de quem veste) com carcela tipo italiana de 30 mm, com aplicação interna de entretela termo colante e com caseados no sentido vertical e centralizados na carcela, com duas costuras a 5 mm da borda. O primeiro caseado deve situar-se na gola, o último a 100 mm da borda inferior da bainha, e os demais equidistantes. 4.7. Vista direita (de quem veste) com bainha de 25 mm e com aplicação interna de entretela termo colante, onde são aplicados os botões centralizados na bainha. 4.8. Costas - Confeccionadas em duas partes, tecido traseiro inteiro e pala sobreposta, com corte reto, interlocadas nas laterais e presa junto ao ombro pespontada. Pala reta aplicada no traseiro dobrada e pespontada no ombro e na parte inferior, sendo ainda interlocada junto com a costura da manga no ombro. 4.9. Ombros deve conter duas platinas no mesmo tecido da camisa, com aplicação interna de entretela termo colante, medindo: altura central 135 mm, largura superior 45 mm, largura inferior 55 mm, altura das laterais 120 mm com caseado horizontal na parte chanfrada, com aplicação no ombro de um botão de cor azul-petróleo para fixação. O botão e a platina devem ser aplicados centralizados nas costuras de montagem da peça.
Imagem ilustrativa
4) Item 4 - Camisa Social Manga Longa – Cor Branca
Confeccionada de tecido 83% poliéster e 17% algodão, na cor branca, com gramatura de 160 g/m², de talhe social. Sem bolsos; Pala em tecido duplo na parte superior das costas, prendedor junto à costura do ombro; Aberta em toda sua extensão com fechamento realizado por 07 (sete) botões de cor do tecido, o primeiro na gola e o último a 100 mm da borda inferior da bainha, o restante distribuídos esteticamente e com espaços regulares entre si; Gola de tecido duplo, modelo social, com barbatanas plásticas e entreteladas. Colarinho e gola de cantos vivos; Mangas compridas, com carcela abotoadas por um único botão na cor da camisa; Medida padrão para o tamanho “42”, comprimento 75cm e 64cm manga com punho.
Imagem Ilustrativa
5) Item 5 - Saia social – cor azul-noite
Confeccionada em tecido gabardine de 95% poliéster e 5 % elastano, com gramatura de 247 g/m², tipo social, na cor azul-noite; Braguilha fechada por zíper de poliéster, na mesma cor do tecido, complementada por um gancho metálico de segurança na parte interna do cós. Cós de 40 mm com forro entretelado, tipo social, guarnecido por 08 (oito) passadores nos manequins de números 30 à 46, com aplicação interna de entretela termo colante, tendo ainda, internamente, 03 (três) etiquetas de identificação, Na parte traseira, uma costura de ponta a ponta, ao centro da saia, finalizando 150 mm acima da bainha da saia, dando lugar a uma abertura devidamente arrematada, com prega macho que irá flexibilizar os movimentos das pernas. Confeccionada sem bainha, devendo ser overlocada em sua extremidade. A bainha será feita na altura dos joelhos, e terá 20 mm de largura. Os padrões para fabricação seguirão a norma da ABNT 13377.
Imagem Ilustrativa
6) Item 6 - Calça Social Unissex Administrativo – Cor azul-noite
Confeccionada em tecido gabardine de 95% poliéster e 5 % elastano, com gramatura de 247 g/m², tipo social, na cor azul-noite, com 04 (quatro) bolsos embutidos, sendo 02 (dois) frontais 02 (dois) no traseiro com portinholas; Braguilha fechada por zíper de poliéster, na mesma cor do tecido, complementada por um gancho metálico de segurança na parte interna do cós; Calça com duas pregas de cada lado, voltadas para o lado interno, sem pregas e o início da abertura do bolso, passantes reforçados com travetes; Cós com forro entretelado, tipo social, guarnecido por 08 (oito) passadores nos manequins de números 36 à 46 e 10 (dez) nos manequins de números 48 à 62, com aplicação interna de entretela termo colante, tendo ainda, internamente, 03 (três) etiquetas de identificação; Com aplicação de 02 (dois) vincos na parte da frente e 02 (dois) na parte de trás, produzidos por prensa a vapor para se tornarem permanentes mesmo após a lavagem. Na parte da frente os vincos partem das pregas internas até a boca da calça, medial entre as costuras laterais. Na parte traseira os vincos iniciam na altura da junção do cós e terminam na boca da calça, medial entre as costuras laterais; Dois bolsos dianteiros frontais, tipo faca, distantes 30 à 50 mm das costuras laterais, iniciando junto ao cós, com revel fixado sobre o forro, forrados virados e pespontados com máquina de uma agulha ponto fixo a 06 mm da borda e travetes nas partes superior e inferior, na posição horizontal; espelho do bolso no mesmo tecido da calça; Forro dos bolsos frontais deverão ser confeccionado de tecido poliéster/algodão, na cor do tecido, virados e pespontados, com profundidade de 120 mm abaixo da borda inferior da abertura do bolso; Deverá ter dois bolsos traseiros embutidos a 60 mm do cós e centralizado entre a costura do gancho traseiro e a costura lateral, com um vivo de 10 mm em tecido gabardine overlocado e costurado ao forro dos bolsos, costurado com máquina de uma agulha ponto fixo, com aplicação de travetes, nas extremidades, na posição vertical; O forro dos bolsos traseiros deverão ser confeccionado de tecido azul-noite, dobrado e costurado com máquina de uma agulha ponto fixo, virados e pespontados, sendo fixado, internamente, ao cós da calça; Duas portinholas confeccionadas de tecido duplo, em forma de bico, pregadas e costuradas com máquina de uma agulha ponto fixo na abertura do bolso traseiro, com aplicação interna de entretela termo colante; A Braguilha deverá ter no lado esquerdo externo (de quem veste), em tecido duplo, overlocada e costurada, a 30 mm da borda, com máquina de uma agulha ponto fixo, fixando a vista esquerda interna e fazendo uma curva final. Devendo ser aplicado travetes no final do pesponto e sobre a costura, no lado direito (de quem veste) em tecido duplo, overlocada e costurada com máquina de uma agulha ponto fixo, rente ao zíper (esta vista impede que o zíper entre em contato com o corpo); A braguilha é fechada por um zíper de poliéster, na cor do tecido, sendo complementada por um gancho metálico de segurança na parte interna do cós; Gancho traseiro e dianteiro overlocados e fechados com pontos tipo corrente com costura dupla; as entre - pernas overlocadas e fechadas com ponto tipo corrente; O gancho traseiro deve ter, internamente, uma sobra de tecido, de forma proporcional a sobra de tecido do cós, para eventuais ajustes; O Cós será confeccionado em tecido gabardine com aplicação interna de entretela termocolante, com forro entretelado na mesma cor da calça, medindo 40 mm de largura; Cós em duas partes, tendo na união do traseiro, internamente, uma sobra de tecido de 50 mm, para eventuais ajustes da cintura, A extremidade superior do cós, costurada ao forro, deve ficar, pelo lado interno, 5 mm abaixo da borda superior; o cós é costurado e rebatido com máquina de uma (01) agulha, sendo a extremidade direita (de quem veste) embutida; A extremidade esquerda tem um prolongamento que é costurada internamente na parte superior do cós, virado e pespontado até a borda do mesmo, sendo fixado pelo pesponto da vista; O fechamento do cós é feito por meio de um gancho metálico de segurança, ficando uma parte deste gancho (macho) centralizado e distante 15 mm da ponta esquerda, de modo a não deixar vestígios externamente. A outra parte do gancho (fêmea) deve ficar centralizado e alinhado ao prolongamento do zíper na ponta direita (externamente); O cós deve ser guarnecido por 8 (oito) passadores de 13 mm de largura e 40 mm de comprimento nos tamanhos de 36 a 46, e 10 (dez) passadores de 13 mm de largura e 40 mm de comprimento nos tamanhos de 48 a 62.Os passadores são dobrados e fixados internamente, na extremidade superior e na extremidade inferior embutidos no cós; Os primeiros passadores deverão estar posicionados a uma distância de 60 mm da extensão do gancho dianteiro e 40 mm da extensão do gancho traseiro, sendo os demais passadores distribuídos esteticamente e com espaços regulares entre si uma pinça em cada traseiro costurada, internamente, com máquina de uma agulha ponto fixo; Têm início na borda inferior do cós e término na borda superior do bolso, ficando centralizadas nas portinholas dos bolsos traseiros; Boca da calça confeccionada sem bainha, devendo ser overlocada em sua extremidade, a bainha será feita pelo usuário conforme sua necessidade. Os padrões para fabricação seguirão a norma da ABNT 16060.
Imagem Ilustrativa
7) Item 7 - Camisa Tática Operacional – Cor Azul Marinho
a) Frente e Costas:
b) Frente e Costas com o corpo em tecido conforme especificado na TABELA 1;
c) Frente com abertura fechada por zíper que termina na extremidade superior da gola alta. Corpo com recortes laterais ergonômicos entre a frente e as costas, que se estendem da extremidade inferior da peça até a manga, indo até um pouco além das axilas, funcionando como respirador, a fim de proporcionar mais conforto ao usuário;
d) Costas com recorte localizado abaixo da gola no centro das costas que irá funcionar também como um respirador do mesmo tecido dos recortes laterais e recorte em tecido Rip Stop até a costura das mangas onde será inserido a sigla AGCM;
e) Gola alta (tipo padre) em tecido conforme especificado na TABELA 3, com comprimento variável L2 medindo 8,0 cm de largura no meio das costas e 6,5 cm de largura nas extremidades da gola. Fechamento por zíper sintético (nylon) com trava automática, na cor azul-noite;
f) Abertura da frente fechada por zíper, o qual possui, em sua extremidade inferior, uma proteção sobreposta ao zíper feita do mesmo tecido especificado na TABELA 1, com 1,0 cm de comprimento . Em sua extremidade superior, o zíper é sobreposto por uma pequena aba em tecido conforme especificado na tabela 1, medindo 2,5 cm de largura que, na face externa do zíper, se inicia 2,5 cm abaixo da extremidade superior do zíper e estende-se à face interna do zíper até sua extremidade inferior. A função dessa aba é proteger o corpo do usuário do contato com o zíper e essa extensão de tecido voltada para a face externa da peça evita o atrito do queixo do usuário com o cursor do zíper;
g) Mangas tipo raglã em tecido conforme especificado na TABELA 3. Punhos ajustados por aleta presa na costura de união das extremidades do punho. Aleta medinho 8,0 cm de comprimento e 5,0 cm de largura, com quina superior chanfrada. Aleta com fecho de contato (velcro) tipo macho (lado áspero) fixado na face interna da aleta, medindo 3,5 cm de largura por 5,0 cm de comprimento. No punho, é fixada a tira de fecho de contato (velcro) tipo fêmea (lado macio). Essa tira terá comprimento variável L4 por 4 cm de largura e será fixada na parte da frente do punho, a 2,0 cm de distância da costura de fechamento da manga;
h) Punhos das mangas medindo 6,0 cm de largura;
i) Reforço do cotovelo (na manga):
i.1) Reforço do cotovelo em tecido conforme especificado na TABELA 3 sobreposto à manga, medindo comprimento variável L6 por 15,5 cm de largura, com uma pence de 1,0 cm de profundidade e 8,5 cm de comprimento a partir da extremidade superior do reforço. Reforço posicionado sobre a manga à altura variável L13 a partir da extremidade inferior do punho;
i.2) Duas pregas na parte de trás da manga, que se iniciam a partir da costura de fechamento da manga, sendo a primeira posicionada à altura variável L5 a partir da extremidade inferior do punho e a segunda posicionada a 3,0 cm de distância em relação à primeira;
j) Dois bolsos com fole em tecido conforme especificado na TABELA 3, medindo 17,5 cm de comprimento por 15,0 cm de largura, com portinholas medindo 16,0 cm de largura por 6,0 cm de comprimento. Portinhola com as duas quinas inferiores chanfradas e duas quinas superiores com aplicação de moscas de segurança (ver figuras 24, 25 e 26);
k) Bolsos com fole na lateral direita, quina inferior direita e extremidade inferior medindo 3,0 cm de profundidade. Fole da extremidade inferior possui ilhós bordado à 2,5 cm de distância do recorte chanfrado. Aplicação de moscas de segurança na quina inferior da lateral esquerda (não chanfrada e que não possui fole) e nas laterais da abertura superior dos bolsos;
l) Portinholas com dois fechos de contato (velcro) tipo macho (lado áspero) medindo 2,5 cm de largura por 4,0 cm de comprimento aplicados na parte interna, ambos na cor azul-noite;
m) Bolsos com fecho de contato (velcro) tipo fêmea (lado macio) na cor azul-noite, medindo 11,0 cm de largura por 12,5 cm de comprimento posicionado sobre a frente do bolso, à 4,0 cm de distância da extremidade inferior do bolso e à 2,0 cm de distância das laterais do bolso;
n) Bainha do bolso medindo 2,5 cm de largura;
o) Bolsos pregados nas mangas em posição inclinada, com distância variável L10 da extremidade superior da manga e com distância variável L12 entre o bolso e o reforço do cotovelo;
p) Recortes laterais: Frente e Costas com recortes laterais em tecido conforme especificado na TABELA 1, que se prolonga da bainha da peça até um pouco além das axilas, funcionando como um respirador. Este recorte tem comprimento variável e diferentes larguras ao longo de sua extensão;
q) Brasões e Escrita:
r) Bandeira de Goiânia: patch bordado nas cores originais em alta qualidade em velcro dupla face (macho e fêmea), sendo o bordado costurado no velcro macho (lado áspero) e velcro fêmea (lado macio) costurado diretamente no bolso. Inserido na portinhola do bolso da manga lado direito do usuário, com dimensões de 85 mm de largura por 60 mm de altura.
s) Brasão da AGCM: patch bordado nas cores originais em alta qualidade em velcro dupla face (macho e fêmea), sendo o bordado costurado no velcro macho (lado áspero) e velcro fêmea (lado macio) costurado diretamente no bolso. Inserido na portinhola do bolso da manga lado esquerdo do usuário, com as seguintes dimensões: 85 mm de largura, por 95 mm de altura.
t) Escrita AGCM: Bordado no centro das costas na cor amarelo-ouro, fonte ARIAL BLACK, com altura de 8 cm, respeitando a largura de cada letra.
u) Bainha da barra: Bainha da barra medindo 2,5 cm de largura;
v) Etiqueta de conservação da peça: Etiqueta de identificação da AGCM e Pictograma inserida internamente nas costas abaixo do degolo e a etiqueta de conservação inserida internamente nas costas (lateral esquerda da peça) na costura do recorte;
Imagem Ilustrativa
TABELA 1 – Tecido do corpo e limpeza da gola
|
Característica |
Tecidos Especificação |
Cor Azul Noit etolerância |
|
|
Composição |
Malha Lycra Beach em 85% Poliamida e 15 % Elastano, com gramatura de 224 g/m², Azul Marinho. |
|
|
|
Gramatura |
224 g/m² |
± 5% |
|
|
Estrutura |
Malha |
----- |
|
|
Espessura |
0,58 mm |
± 0,05 mm |
|
|
Nº de cursos e colunas por unidade de comprimento |
Cursos:21 nº/cm |
Colunas:13 nº/cm |
± 1 curso/cme± 1 coluna/cm |
|
Resistência ao puxamento de fios em tecidos |
|
mínima |
|
|
Tendência à formação de pilling |
Padrão: 5 |
mínima | |
|
Resistência ao estouro |
317 kPa |
mínima | |
Tabela 1 – Características do tecido do corpo e limpeza da gola
TABELA 2 – Tecido dos recortes laterais que dividem a parte frontal (peito) e traseira (costa)
|
|
|||||
|
Característica |
|
Malha Aero Dry em 100% Poliamida, comgramatura de 111,11 g/m², Azul Marinho. |
|
||
|
|
|||||
|
Estrutura |
NBR 13460 e NBR 13462 |
Malha |
----- |
||
|
Espessura |
ISO5084 |
1,83 mm |
± 0,1 mm |
||
|
Nº de fios por unidade de comprimento |
|
Cursos 17nº/cm |
Colunas:14 nº/cm |
|
|
|
Resistência ao puxamento de fios emtecidos |
|
|
|
||
|
|
|
|
|
||
|
ENSAIOS QUÍMICOS |
|||||
|
Característica |
Norma |
Especificação |
Tolerância |
||
|
Solidez da cor à lavagem |
NBR ISO 105 C06(Método B1M) |
|
|
|
|
|
|
|
Ácido |
Alcalino |
|
|
|
Alteração: 4Transferência: 4-5 |
Alteração: 4Transferência: 4-5 |
||||
|
Solidez da cor à luz |
ISO 105 B02 (40 h) |
Alteração: 3-4 |
Transferência:--- |
mínima |
|
|
Solidez da cor à fricção |
NBR ISO 105 X12 |
Seco |
Úmido |
|
|
|
Alteração: ---- Transferência: 4 |
Alteração: ---- Transferência: 3 |
||||
|
|
|
Seco |
Úmido |
|
|
|
Alteração: 4Transferência: 4-5 |
Alteração: 4Transferência: 4-5 |
||||
|
Repelência à água |
AATCC 22 |
100(ISO 5) |
|
||
|
|
|
Avaliação |
|
||
|
Repelência ao óleo |
AATCC 118 |
4 |
----- |
||
|
Determinação qualitativa da atividade antibacteriana em materiais têxteis |
|
Avaliação |
|
||
|
O tecido deve apresentar inibição contra bactérias |
|||||
Tabela 2 – Características da malha dos recortes
TABELA 3 – Tecidos das Mangas, bolsos, reforços do cotovelo e gola
|
ENSAIOS FÍSICOS |
||||
|
COMPOSIÇÃO |
AATCC E AATCC 20A |
67% Poliéster e 33% Algodão, na cor Azul Marinho |
±3% |
|
|
GRAMATURA |
NBR10591 |
230 g/m³ |
±5% |
|
|
ARMAÇÃO |
NBR12546 |
Tela efeito Rip Stop |
----- |
|
|
ESPESSURA |
ISO 5084 |
0,34mm |
±0,05mm |
|
|
Nº de fios por unidade de comprimento |
NBR10588 |
Urdume:44 fios/cm |
Trama:21 fios/cm |
±1 fio/cm |
|
Resistência a Abrasão |
ASTM D 3886 |
448 ciclos |
Mínima |
|
|
Resistência a tração |
NBR 11912 |
Urdume:127daN |
Trama:78daN |
Mínima |
|
Resistência ao rasgo- Teste Tongue |
ASTM D 2261 |
Urdume:3,5 kgf |
Trama:4,4kgf |
Mínima |
|
Resistência ao puxamento de fios em tecidos |
ASTM D 3939 |
Padrão 5 |
Mínima |
|
|
Esgarçamento na costura |
NBR 9925 |
Urdume:3 mm |
Trama:3 mm |
Mínima |
|
Tendência a formação de pilling |
ISO 12945-1 |
Padrão 5 |
Mínima |
|
|
ENSAIOS QUÍMICOS |
||||
|
Característica |
Norma |
Especificação |
Tolerância |
|
|
Solidez da cor à lavagem |
NBR ISO 105 C06(Método B1M) |
Alteração: 4 |
Transferência: 4 |
Mínima |
|
Solidez da cor ao suor |
|
Ácido |
Alcalino |
Mínima |
|
Alteração: 4transferência: 4-5 |
Alteração: 4transferência: 4-5 |
|||
|
Solidez da cor à fricção |
|
Seco |
Úmido |
Mínima |
|
Alteração: ---transferência: 4 |
Alteração: ---transferência: 3 |
|||
|
Solidez da cor à prensagem |
|
Seco |
Úmido |
Mínima |
|
Alteração: 4transferência: 4-5 |
Alteração: 4transferência: 4-5 |
|||
|
Repelência à água |
|
100(ISO 5)Avaliação |
---- |
|
|
Repelência à óleo |
AATCC |
4 |
---- |
|
|
Determinação qualitativa da atividade anti bacteriana em materiais têxteis |
|
Avaliação |
---- |
|
|
O tecido deve apresentar inibição contra bactérias |
||||
Tabela 3 – Características do tecido das mangas, bolsos, reforços do cotovelo e gola
COR PADRÃO
A cor padrão Azul Marinho será estabelecida a partir das coordenadas da TABELA 5, quando verificada de acordo com a norma AATCC EP 6 – Evaluation Procedure 6 – Instrumental Color Measurement.
TABELA 4 – Cor Padrão Azul Marinho – Coordenadas
|
|
D65/10º |
A/10º |
TL84/10º | ||
|
L*: 15,90 |
L*: 15,55 |
L*: 15,43 | |||
|
a*: - 0,11 |
a*: - 0,54 |
a*: - 0,20 | |||
|
b*: - 4,91 |
b*: - 5,28 |
b*: - 5,81 | |||
|
ΔE CMC21 |
|||||
|
D65/10º |
A/10º |
TL84/10º |
|||
|
1.2 |
1.2 |
1.2 |
|||
Tabela 4 – Cor padrão Azul Marinho - Coordenadas
TABELA 5 – Determinação do Fator de Proteção Solar (Valores de UPF)
|
Valores de UPF (Tecido do corpo) |
|||
|
Item |
Média |
Normalizados |
Classificação |
|
Malha Lycra Beach em 85% Poliamida e 15 % Elastano para o corpo; Aero Dry 100% Poliamida para os recortes laterais.Cor azul-noite. |
818 |
645 |
+50 |
|
Valores de UPF (Tecido da manga) |
|||
|
Tecido: Tela com efeito Rip Stop 67% Poliéster 33% AlgodãoCor: Azul Marinho |
79 |
60 |
+50 |
Tabela 5 – Valores UPF segundo a Norma A S/NZS 4399
TABELA 6 – Dimensões (Medidas do produto acabado)
|
TABELA |
Dimensões (Medidas do produto acabado) |
||||
|
Perímetro do Tórax X Comprimento do Braço |
91X65 |
96X65 |
101X70 |
106X70 |
111X70 |
|
Medidas Básicas |
P |
M |
G |
GG |
EXG |
|
COMPRIMENTO TOTAL |
70,0 |
71,0 |
75,0 |
76,0 |
77 ,5 |
|
COMPRIMENTO DA FRENTE |
67,0 |
68,0 |
72,0 |
73,0 |
74,0 |
|
COMPRIMENTO DA MANGA |
76,5 |
77,5 |
83,5 |
84,5 |
85,5 |
|
TÓRAX |
52,0 |
54,5 |
57,0 |
59,5 |
62,0 |
|
CENTRO DA FRENTE |
63,1 |
63,9 |
67,7 |
68,5 |
69,3 |
|
CENTRO DAS COSTAS |
67,0 |
68,0 |
72,0 |
73,0 |
74,0 |
|
RECORTE LATERAL |
64,5 |
65,0 |
68,5 |
69,0 |
69,5 |
|
LARGURA DA BARRA |
46,0 |
48,5 |
51,0 |
53,5 |
56,0 |
|
PUNHO |
18,0 |
18,5 |
19,0 |
19,5 |
20,0 |
Tabela 6 – Dimensões (Medidas do Produto Acabado)
TABELA 7 – Medidas Básicas
|
TABELA |
Tamanhos (Medidas em cm – perímetro do tórax X comprimento do braço) |
||||
|
Perímetro do Tórax X Comprimento do Braço |
|
|
|
|
|
|
Medidas comuns |
P |
M |
G |
GG |
EXG |
|
L1 |
37,5 |
39,5 |
41,5 |
43,5 |
45,5 |
|
L2 |
40,0 |
41,0 |
42,0 |
43,0 |
44,0 |
|
L3 |
38,0 |
40,0 |
42,0 |
44,0 |
46,0 |
|
L4 |
19,5 |
19,5 |
21,5 |
21,5 |
21,5 |
|
L5 |
21,2 |
21,5 |
24,2 |
24,5 |
24,7 |
|
L6 |
27,5 |
27,5 |
|
|
|
|
L7 |
13,5 |
14,0 |
14,5 |
15,0 |
15,5 |
|
L8 |
20,5 |
21,0 |
21,5 |
22,0 |
22,5 |
|
L9 |
8,5 |
9,0 |
9,5 |
10,0 |
10,5 |
|
L10 |
17,0 |
17,5 |
18,0 |
18,5 |
19,0 |
|
L11 |
28,0 |
28,5 |
29,0 |
29,5 |
30,0 |
|
L12 |
3,5 |
3,7 |
4,0 |
4,2 |
4,5 |
|
L13 |
8,5 |
8,7 |
11,0 |
11,2 |
11,5 |
Tabela 7 – Medidas Básicas
TABELA 8 – Medidas Comuns - Tolerâncias
|
Medidas comuns (em centímetros) |
|
||
|
De (inclusive) |
A (exclusive) |
Tolerância |
|
|
0 |
0,2 |
+ 0,1 |
Nas medidas básicas do produto acabado, constante na tabela 7 e 8, admite-se uma variação de ± 2%. |
|
0,2 |
2,0 |
± 0,1 |
|
|
2,0 |
5,0 |
± 0,2 |
|
|
5,0 |
10,0 |
± 0,3 |
|
|
> 10,0 |
- |
± 0,4 |
|
Tabela 8 – Tolerância de Medidas
TABELA 9 – Aviamentos e consumo de matéria prima
|
AVIAMENTOS |
|||
|
Descrição |
Quantidade |
Cor |
Aplicação |
|
Zíper Sintético com trava automática: Cursor: material Zamac / Cadarço: 100% poliéster / Cremalheira: 100% poliéster – 4,00 mm de largura (aprox.) / |
1 unidade |
Cadarço: Azul Marinho |
Abertura da gola |
|
Largura total do zíper: 24 mm (aprox.) / Abertura do zíper: medindo 22,5 cm |
|
Cremalheira/ Cursor e Terminais: Azul Marinho. |
|
|
Fecho de contato fêmea (lado macio) de Nylon: medindo 11,0 cm de largura |
|
Azul Marinho. |
|
|
Fecho de contato fêmea (lado macio) de Nylon: medindo 4,0 cm de largura |
|
Azul Marinho. |
- Portinhola (face externa) dos bolsos das mangas |
|
Fecho de contato macho (lado áspero) de Nylon: medindo 2,5 cm de largura |
4 nidades |
Azul Marinho. |
- Portinhola (face interna) dos bolsos das mangas |
|
Fecho de contato fêmea (lado macio) de Nylon: medindo 4,0 cm de largura |
2 unidades |
Azul Marinho. |
|
|
Fecho de contato macho (lado áspero) de Nylon: medindo 4,0 cm de largura |
2 unidades |
Azul Marinho. |
|
|
Linha: Mista poliéster/algodão (linha com cobertura (almada) de algodão e núcleo de filamentos contínuos de poliéster)Título: Tex 24 (aproximado) |
1 cone |
Azul Marinho. |
-Tex 24: Fechamento da peça e caseados;Máquinas: Reta, Máquina de traveta para fazer ilhós vazado, Mosqueadeira, Colarete, Overloque e Flat seamer |
|
Fio: 100% poliéster (com filamentos contínuos texturizados)Título: Tex 18 (aproximado) |
1 cone |
Azul Marinho. |
- Tex 18: Acabamento interno das peças (arremate)Máquinas: Colarete, Overloque e Flat Seamer |
|
Linha: 100% poliéster brilhante trilobal (almada com filamentos contínuos)Título: Tex 27 (aproximado). |
1 cones |
Azul Marinho. |
- linha para bordado |
|
Nota: A quantidade de aviamentos é estimada para a produção de uma peça. |
|||
Tabela 9 – Aviamentos e consumo da matéria prima
TABELA 10 – Montagem do Produto
|
Operações de costura |
Máquinas |
Companexoonentes |
Linha de costura |
Bitola (cm) |
Pontos/ cm |
|
Pregar fecho de contato macho no lado interno da portinhola |
ponto fixo 1 agulha |
|
|
|
|
|
Fechar e pespontar portinhola |
ponto fixo 1 agulha |
|
|
|
|
|
Fazer bainha do bolso |
ponto fixo 1 agulha |
|
|
|
|
|
Pregar fecho de contato fêmea no bolso fazendo “X” |
ponto fixo 1 agulha |
|
|
|
|
|
Fechar cantos do fole e pespontar fole |
ponto fixo 1 agulha |
|
|
|
|
|
Fazer ilhós bordado no fundo do bolso (fole) |
Máquina de travete para fazer ilhós vazado |
|
|
|
|
|
Pregar bolso e portinhola na manga |
ponto fixo 1 agulha |
|
Tex 24 |
|
|
|
Fazer pence na proteção do cotovelo |
ponto fixo 1 agulha |
|
Tex 24 |
|
|
|
Pregar proteção do cotovelo fazendo “X” |
ponto fixo 1 agulha |
|
Tex 24 |
|
|
|
Fazer pence na lateral da manga |
ponto fixo 1 agulha |
|
Tex 24 |
|
|
|
Pregar recorte das costas |
Flat Seamer 3 agulhas |
agulha |
Tex 24 |
0,6 |
Tex 24 |
|
loopers |
Tex 18 |
||||
|
Pregar manga raglan na frente e nas costas |
Flat Seamer 3 agulhas |
agulha |
Tex 24 |
agulha |
Tex 24 |
|
loopers |
Tex 18 |
||||
|
Fechar extremidade superior da gola |
ponto fixo 1 agulha |
|
|
|
|
|
Pregar gola no degolo |
ponto fixo 1 agulha |
agulha e bobina |
Tex 24 |
1,0 |
4,0 ± 0,5 |
|
Prender proteção na extremidade inferior do zíper |
ponto fixo 1 agulha |
|
|
|
|
|
Fechar aba do zíper e pespontar |
ponto fixo 1 agulha |
|
|
|
|
|
Fechar extremidade superior da gola |
ponto fixo 1 agulha |
|
|
|
|
|
|
ponto fixo 1 agulha |
|
|
|
|
|
Prender proteção na extremidade inferior do zíper |
ponto fixo 1 agulha |
|
|
|
|
|
Fechar aba do zíper e pespontar |
ponto fixo 1 agulha |
|
|
|
|
|
Chulear aba do zíper |
overloque 3 linhas |
agulha |
Tex 24 |
0,4 |
4,0 ± 0,5 |
|
loopers |
Tex 24 |
||||
|
Fixar aba na face interna do zíper, fazendo a dobra de 2,5 cm por cima da face externa |
|
|
|
|
|
|
Pregar zíper com a aba na abertura da frente, embutindo-o nasextremidades da gola |
|
|
|
|
|
|
Pespontar zíper em toda sua volta |
ponto fixo 1 agulha |
agulha e bobina |
Tex 24 |
0,5 |
4,0 ± 0,5 |
|
Fechar extremidade inferior da gola com pesponto, inserindotambém a etiqueta |
|
|
|
|
|
|
Pespontar extremidade superior da gola |
ponto fixo 1 agulha |
agulha e bobina |
Tex 24 |
0,5 |
4,0 ± 0,5 |
|
Pregar fecho de contato macho na aleta da manga fazendo “X” |
|
|
|
|
|
|
Fechar e pespontar aleta da manga |
ponto fixo 1 agulha |
agulha e bobina |
Tex 24 |
1,0/0,2 |
4,0 ± 0,5 |
|
Pregar fecho de contato fêmea no punho fazendo“X” |
|
|
|
|
|
|
Unir extremidades do punho embutindo aleta |
ponto fixo 1 agulha |
|
Tex 24 |
|
|
|
Fechar a parte de baixo do punho casando costuras |
|
|
|
|
|
|
Fazer pesponto duplo na parte de baixo do punho |
ponto fixo 1 agulha |
|
Tex 24 |
|
|
|
Fechar manga |
overloque 5 linhas |
agulha |
Tex 24 |
|
|
|
loopers |
Tex 18 |
||||
|
Prender recorte lateral na frente e nas costas |
Flat seamer 3 agulhas |
agulha |
Tex 24 |
|
|
|
loopers |
Tex 18 |
||||
|
Pregar punho na manga |
ponto fixo 1 agulha |
agulha e bobina |
Tex 24 |
5,5/0,2 |
4,0 ± 0,5 |
|
Fechar punho com pesponto duplo |
ponto fixo 1 agulha |
agulha e bobina |
Tex 24 |
0,2/0,6 |
4,0 ± 0,5 |
|
Fazer bainha da barra |
colarete 3 linhas |
agulha |
Tex 24 |
5,0/0,2 |
4,0 ± 0,5 |
|
loopers |
Tex 18 |
||||
|
Mosquear portinhola e cantos dos bolsos |
mosqueadeira 1 agulha |
|
|
|
|
|
As Linhas de costura devem ser na cor Azul Marinho |
|||||
Tabela 10 – Montagem do Produto
OBS: ETIQUETA
TABELA 11 – Dimensões (Medidas do produto acabado)
|
|
Tamanhos |
||||
|
Medidas em cm Perímetro do tórax x comprimento do braço |
|||||
|
Medidas básicas |
P |
M |
G |
GG |
EXG |
|
Perímetro do tórax |
91 |
96 |
101 |
106 |
111 |
|
Comprimento do braço |
65 |
65 |
70 |
70 |
70 |
|
Comprimento total |
70,0 |
71,0 |
75,0 |
76,0 |
77,5 |
|
Comprimento da frente |
67,0 |
68,0 |
72,0 |
73,0 |
74,0 |
|
Comprimento da manga |
76,5 |
77,5 |
83,5 |
84,5 |
85,5 |
|
Tórax |
52,0 |
54,5 |
57,0 |
59,5 |
62,0 |
|
Centro da frente |
63,1 |
63,9 |
67,7 |
68,5 |
69,3 |
|
Centro das costas |
67,0 |
68,0 |
72,0 |
73,0 |
74,0 |
|
Recorte lateral |
64,5 |
65,0 |
68,5 |
69,0 |
69,5 |
|
Largura da barra |
46,0 |
18,5 |
51,0 |
53,5 |
56,0 |
|
Punho |
18,0 |
18,5 |
19,0 |
19,5 |
20,0 |
Tabela 11 – Dimensões (Medidas do Produto acabado)
8) Item 8 - Calça Tática Operacional – cor Azul Marinho
a) Descrição do Produto – Calça Tática Operacional
Calça Tática confeccionada em tecido conforme especificado nas TABELAS 12, 13 e 14, na cor Azul Marinho.
- Cós da calça:
Cós medindo 3,8 cm de largura com elástico de largura idêntica ao do cós inserido nas laterais. Cada um desses elásticos inseridos nas laterais mede L18 de comprimento e L19 de comprimento quando esticado. Cós fechado combotão de pressão na cor ouro velho (ver figuras 33, 36 e 41);
Cós com dois passadores com pespontos duplos, medindo 4,5 cm de largura por 6,0 cm de comprimento, fixados na frente da calça a uma distância L6 da extremidade do cós à esquerda do usuário (medir com abotoamento fechado), por cima da emenda entre a parte com e a parte sem elástico do cós e outros dois passadores na direção das costuras laterais medindo 2,5 cm de largura por 6,0 cm de comprimento. Por baixo da borda inferior do passador da frente, somente do lado direito do usuário, prega-se dobrada uma tira de tecido pespontada nas laterais, medindo 2,0 cm de largura e 1 cm de comprimento (dobrada), cuja função é prender uma argola de metal na cor ouro velho medindo 17 mm de largura, 25 mm de altura com 3 mm de espessura. Traseiro com três passadores, um com 2,5 cm de largura fixado no centro do cós, ou seja, na direção da costura de gancho, e outros dois com 4,5 cm de largura fixados a uma distância L13 do passador localizado no centro do cós. Todos os passadores recebem moscas de segurança aplicadas nos cantos superiores e inferiores. Os passadores estendem-se por 6 cm a partir da extremidade superior do cós, entretanto, após a dobra que define a extremidade inferior do passador, ele não é cortado, prolonga- se a extremidade dobrada para baixo do próprio passador até alcançar a extremidade inferior do cós e ser sobreposta por ele.
Também na direção da emenda entre a parte com e a parte sem elástico do cós, abaixo do cós, na parte da frente há, em ambos os lados (direito e esquerdo) uma prega de 1,25 cm (pronta) com sua dobra externa voltada para a lateral da calça. Essa prega encontra-se fechada, costurada, em seus 3,5 cm iniciais, a partir do cós (ver figuras 32, 33 e 35);
Abotoamento do cós por um botão de pressão em metal na cor ouro velho medindo 17 mm de diâmetro, pregado nas extremidades do cós, sendo o lado fêmea do botão pregado a 2 cm de distância da extremidade do cós à esquerda do usuário e o lado macho do botão pregado a 4,5 cm de distância da extremidade do cós à direita do usuário (ver figuras 47).
b) Braguilha:
Braguilha medindo 3,5 cm de largura e L1 de comprimento, fechada com zíper de metal com trava automática, com a cremalheira e o cursor na cor ouro velho (ver figura 47);
Na face interna da calça, no lado direito do usuário, o pertingal possui um prolongamento pontudo na lateral solta do pertingal, cujo ápice está a 5 cm de distância da lateral presa do pertingal. Na altura desse prolongamento há um caseado para o abotoamento feito por um botão de massa com 4 furos na cor Azul Marinho, medindo 17 mm de diâmetro, fixado 2,5 cm abaixo do cós, na lateral chuleada da braguilha, que encontra-se no lado interno da calça (ver figuras 47 e 49).
c) Reforço de entrepernas:
Reforço com formato de losango, com 9,0 cm de largura e comprimento L21 aplicado entre os ganchos da frente e das costas, na costura de entrepernas. Esse recorte em forma de losango tem suas costuras pespontadas em todo seu contorno e mosqueada na direção dos ganchos frente e costas.
d) Bolsos tipo faca (dianteiro):
Bolsos do tipo faca com duplo pesponto e moscas de segurança aplicadas nas extremidades superior e inferior da abertura dos bolsos em ambas as laterais da frente. A medida da abertura define-se pela distância L4 entre a extremidade superior da abertura e a costura lateral da calça e o comprimento da abertura pela distância L5 entre o cós e a extremidade inferior da abertura (ver figura 35);
Um viés na cor Azul Maarinho com 2,5 cm de largura recobre a abertura do bolso apenas nos 6 cm mais próximos da extremidade inferior da abertura do bolso faca.
Contudo, pelo lado externo da calça, vemos somente 1,0 cm de largura desse viés. O viés é preso por pesponto duplo e reforço de retrocesso na sua extremidade superior (ver figura 41);
Forro dos bolsos faca em tecido conforme especificado na tabela 3, na cor branca, medindo L11 de largura e L9 de distância entre o cós e seu fundo. A parte superior desse forro prolonga-se até o pertingal por uma altura L12. A abertura do bolso faca recebe uma limpeza de 3,5 cm de largura costurada em toda sua extensão sobreposta ao forro. A parte do forro do bolso que aparece acima da abertura do bolso recebe uma vista do mesmo tecido da calça. Essa vista é costurada sobreposta ao forro e estende-se a partir da costura lateral até 5 cm além da abertura do bolso. Um botão reserva semelhante ao botão pregado na face interna da braguilha é fixado no inferior do forro do bolso esquerdo 2,5 cm acima da extremidade inferior da lateral do bolso, que mede L8 de comprimento. Também na costura lateral do bolso esquerdo, 3,0 cm abaixo do cós, prega-se a etiqueta de conservação da peça (ver figura 37).
e) Bolso embutido com vivo (dianteiro):
Um bolso embutido encontra-se localizado na frente, no lado direito do usuário, a uma distância L3 a partir do cós e à 2,5 cm de distância da costura lateral da calça. Abertura do bolso medindo 9 cm de largura com vivo do mesmo tecido da calça medindo 1 cm de largura. As laterais da abertura do bolso embutido recebem moscas de segurança (ver figuras 35 e 43);
Forro do bolso embutido no mesmo tecido da calça, medindo 16,0 cm de comprimento por 11,0 cm de largura, posicionado de modo que sua extremidade superior encontra-se 1 cm acima da extremidade superior da abertura do bolso embutido (ver figura 38).
f) Bolso fole (dianteiro):
Um bolso fole encontra-se na frente da calça, no lado esquerdo do usuário. A lateral do bolso fole encontra-se à 3,0 cm de distância da costura lateral da calça e a extremidade inferior posicionada imediatamente acima da extremidade superior da portinhola do bolso cargo pregado sobre a costura lateral da calça. Bolso fole medindo 16,0 cm de comprimento e 7,5 cm de largura, com fole de 2,8 cm de largura e moscas de segurança nas extremidades superiores e inferiores. Bainha da abertura do bolso medindo 1,8 cm de largura (ver figuras 33, 41 e 43);
Portinhola chanfrada medindo 7,8 cm de largura e 6,5 cm de comprimento, com fechamento por fecho de contato (velcro) medindo 5,0 cm de comprimento na cor azul-noite, sendo o fecho de contato fêmea (lado macio), com 2 cm de largura, pregado na face interna da portinhola por costura em toda a sua volta e em ‘x’ e o fecho de contato macho (lado áspero), medindo 3,7 cm de largura, pregado na borda superior do bolso fole por costura em toda a sua volta e em ‘x’. Costura de pregamento da portinhola posicionada 1 cm acima da extremidade superior do bolso fole (ver figura 42).
g) Bolsos cargo (laterais):
Bolsos tipo cargo com prega fêmea encontram-se pregados sobre as costuras laterais da calça por pesponto duplo a uma altura L16, ou seja, a portinhola do bolso encontra-se posicionada imediatamente abaixo da costura do fundo do bolso traseiro e a extremidade superior do bolso encontra-se posicionado a 1cm abaixo da costura de pregamento da portinhola. Bolso medindo 16 cm de comprimento por 18 cm de largura, com moscas de segurança apenas nos cantos superiores. Bainha da abertura do bolso medindo 2,5 cm de largura (ver figuras 34 e 42);
Bolsos com prega fêmea centralizada, medindo 4,5 cm de largura, sendo a extremidade inferior da prega fechada por costura por 2,5 cm e a extremidade superior fechada por costura por 4,5 cm. Somente no trecho de 9 cm entre essas costuras a prega encontra-se aberta. As extremidades dessa abertura de 9 cm recebem reforço de moscas de segurança (ver figuras 41 e 44);
Portinholas medindo 5,6 cm de largura por 19,5 cm de comprimento com cantos inferiores chanfrados e pesponto duplo na borda. Fechamento por dois fechos de contato macho (lado áspero), de cor Azul Marinho, medindo 2,0 cm de largura por 3,5 cm de comprimento.
Pregados por costura em toda sua volta e cruzada em ‘x’ na face interna da portinhola, a 2 cm de distância da costura de pregamento da portinhola e a 2 cm de distância das laterais da portinhola. Os fechos de contato fêmea (lado macio) possuem as mesmas medidas de seus correspondentes e encontram-se pregados no bolso na mesma direção em que estão pregados na portinhola, a 1,7 cm de distância da extremidade superior do bolso (ver figura 44).
c) Reforço do joelho (dianteiro):
Reforço na altura do joelho posicionado a uma distância L2 a partir do cós. Estendendo-se por toda a largura da frente da perna da calça e possui 26 cm de comprimento. O reforço é costurado por pesponto duplo nas extremidades superior e inferior, sobreposto à frente da perna da calça. Além de reforçar a área do joelho, tem a finalidade de conter placas anti-impacto à serem ali inseridas. Essa inserção se dá por abertura feita não no reforço mas sim nas entrepernas da frente. Esta abertura, que mede 13 cm, inicia-se 6,5 cm abaixo da costura de pregamento da extremidade superior do reforço, afasta-se em 1 cm da costura de entrepernas e recebe uma limpeza de 4,5 cm de largura que prolonga-se por 2,5 cm além das extremidades superior e inferior da abertura (ver figuras 41 e 45).
d) Bolsos do traseiro:
Traseiro com recorte de tecido sobreposto acompanhando toda a extensão da parte de cima das costas, da costura lateral ao gancho e da altura imediatamente abaixo do cós até ultrapassar em 5,5 cm a extremidade inferior do gancho, alcançando L16 de comprimento na costura lateral da calça. Esse recorte sobreposto possui a finalidade de reforçar a área do glúteo e, ao mesmo tempo, forma um bolso com abertura inclinada. O recorte possui acabamento de pesponto duplo na extremidade inferior e, a partir desse pesponto, num ponto situado a uma distância L17 da costura lateral da calça, outra reta pespontada segue em sentido vertical na direção do cós. A abertura do bolso inicia-se no ponto onde a reta toca o cós; 3,5 cm abaixo do cós, a abertura do bolso apresenta um ângulo, que é fixado por uma mosca de segurança dupla cruzada, e segue para sua extremidade inferior, na costura lateral da calça, a uma distância L14 do cós (ver figuras 39 e 40);
A abertura do bolso traseiro possui acabamento por limpeza de 4 cm de largura e bainha de 3,3 cm. O fechamento do bolso traseiro se dá por fecho de contato (velcro) medindo 3,5 de comprimento por 1,5 cm de largura na cor Azul Marinho, sendo o fecho de contato fêmea (lado macio) posicionado na face interna da borda superior da abertura do bolso e o fecho de contato macho (lado áspero) limpeza da abertura, na face voltada para dentro do bolso.
Somente do lado direito do usuário, um cadarço medindo 2,5 cm de largura e comprimento L20 encontra-se pregado pelo pesponto vertical do bolso traseiro, posicionado na altura do angulo na abertura do bolso, prolongando-se até a costura lateral da calça;
Viés na cor Azul Marinho, com 2,5 cm de largura, semelhante ao que foi aplicado na extremidade inferior da abertura do bolso faca na frente da calça encontram- se também na extremidade inferior da abertura do bolso traseiro, recobrindo a abertura do bolso apenas nos 6 cm mais próximos da extremidade inferior da abertura do bolso faca. Contudo, pelo lado externo da calça, vemos somente 1,0 cm de largura desse viés. O viés é preso por pesponto duplo e reforço de retrocesso na sua extremidade superior. A extremidade inferior desse viés recebe uma mosca de segurança dupla cruzada (ver figura 41).
e) Bainha da barra:
Bainha da barra medindo 5,0 cm de largura. Bainha dobrada para a face interna da abertura da perna (ver figura 3);
Uma aleta de ajuste medindo 8,0 cm de comprimento e largura que varia entre 5 cm e 4,5 cm, com o canto superior da extremidade solta chanfrado encontra-se inserida na costura lateral da calça, na altura da bainha. Esta aleta tem o seu contorno pespontado próximo à borda e um fecho de contato macho (lado áspero) de 3,8 cm de largura e 5 cm de comprimento pregado na face voltada para o lado traseiro da calça por costura em toda a sua volta e em ‘x’. O fecho de contato fêmea (lado macio) correspondente mede 3,8 cm de largura, 20 cm de comprimento e encontra-se pregado na parte de trás da calça, 0,5 cm abaixo da costura da bainha (ver figuras 46).
f) Etiqueta de conservação da peça:
Etiqueta de identificação da AGCM e Pictograma inserida internamente no centro do cós e a etiqueta de conservação inserida internamente na lateral esquerda do forro do bolso dianteiro.
TABELA 12 – Características do tecido da calça
|
Característica |
Especificação |
Tolerância |
|
|
Composição |
67% Poliéster 33% Algodão |
± 3% |
|
|
Gramatura |
217g/m² |
± 5% |
|
|
Armação |
Tela com efeito RIP STOP |
----- |
|
|
Espessura |
0,35 mm |
± 0,05 mm |
|
|
Nº de fios por unidade de comprimento |
Urdume:44 fios/cm |
Trama:21 fios/cm |
|
|
Resistência à Abrasão |
858 ciclos |
mínima |
|
|
Resistência à tração |
Urdume:133 daN |
Trama:75 daN |
|
|
Resistência ao rasgo –Teste Tongue |
Urdume:6,3 kgf |
Trama:5,6 kgf |
mínima |
|
Resistência aopuxamento de fios em tecidos |
|
|
|
|
Esgarçamento na costura |
Urdume:2 mm |
Trama:2 mm |
máxima |
|
Tendência à formação de pilling |
Padrão: 5 |
mínima |
|
Tabela 12 – Características do tecido da calça
TABELA 13 – Características do tecido do forro do bolso
|
Característica |
Especificação |
Tolerância |
|
|
|
|
Tabela 13 – Características do tecido do forro do bolso
TABELA 14 – Cor Padrão Azul Marinho
|
Cor padrão: azul Marinho. |
D65/10º |
A/10º |
TL84/10º |
|
L*: 15,90 |
L*: 15,55 |
L*: 15,43 |
|
|
a*: - 0,11 |
a*: - 0,54 |
a*: - 0,20 |
|
|
b*: - 4,91 |
b*: - 5,28 |
b*: - 5,81 |
|
|
ΔE CMC21 |
|||
|
D65/10º |
A/10º |
TL84/10º |
|
|
1.2 |
1.2 |
1.2 |
|
Tabela 14 – Cor Padrão Azul Marinho
DETERMINAÇÃO DO FATOR DE PROTEÇÃO SOLAR (VALORES DE UPF)
TABELA 15 – Fator de Proteção Solar UPF segundo a Norma A S/NZS 4399
|
Valores de UPF |
|||
|
Item |
Média |
Normalizados |
Classificação |
|
Tecido: Tela com efeito RIP STOP67% Poliéster 33% Algodão Cor: Azul Marinho. |
|
|
|
Tabela 15 – Valores de UPF segundo a Norma A S/NZS 4399
TAMANHOS E MEDIDAS
TABELA 16 – Medidas Comuns
|
TABELA |
Tamanhos(Medidas em cm) |
||||||
|
Medidas comuns |
P |
M |
G |
GG |
XG |
XGG |
EG |
|
L1 |
17,0 |
17,0 |
17,0 |
19,0 |
19,0 |
19,0 |
19,0 |
|
L2 |
47,5 |
48,0 |
48,5 |
49,0 |
49,5 |
50,0 |
50,5 |
|
L3 |
15,5 |
15,5 |
15,5 |
16,5 |
16,5 |
16,5 |
16,5 |
|
L4 |
5,7 |
6,0 |
6,2 |
6,5 |
6,7 |
7,0 |
7,2 |
|
L5 |
15,0 |
15,0 |
15,0 |
16,0 |
16,0 |
16,0 |
16,0 |
|
L6 |
9,5 |
10,0 |
10,5 |
11,0 |
11,5 |
12,0 |
12,5 |
|
L7 |
18,0 |
19,2 |
20,5 |
21,7 |
23,0 |
24,2 |
25,5 |
|
L8 |
25,0 |
25,0 |
25,0 |
26,0 |
26,0 |
26,0 |
26,0 |
|
L9 |
31,5 |
31,5 |
31,5 |
32,5 |
32,5 |
32,5 |
32,5 |
|
L10 |
21,0 |
22,0 |
23,0 |
24,0 |
25,0 |
26,0 |
27,0 |
|
L11 |
15,0 |
16,0 |
17,0 |
18,0 |
19,0 |
20,0 |
21,0 |
|
L12 |
9,5 |
9,5 |
9,5 |
10,5 |
10,5 |
10,5 |
10,5 |
|
L13 |
6,0 |
6,5 |
7,0 |
7,5 |
8,0 |
8,5 |
9,0 |
|
L14 |
15,0 |
15,0 |
15,0 |
16,0 |
16,0 |
16,0 |
16,0 |
|
L15 |
14,5 |
15,0 |
15,5 |
16,0 |
16,5 |
17,0 |
17,5 |
|
L16 |
30,5 |
31,0 |
31,5 |
32,0 |
32,5 |
33,0 |
33,5 |
|
L17 |
16,5 |
17,0 |
17,5 |
18,0 |
18,5 |
19,0 |
19,5 |
|
L18 |
16,5 |
17,0 |
17,5 |
18,0 |
18,5 |
19,0 |
19,5 |
|
L19 |
22,5 |
23,0 |
23,5 |
24,0 |
24,5 |
25,0 |
25,5 |
|
L20 |
17,5 |
18,0 |
18,5 |
19,0 |
19,5 |
20,0 |
20,5 |
|
L21 |
34,0 |
34,0 |
34,0 |
34,0 |
34,0 |
34,0 |
34,0 |
Tabela 16 – Medidas Comuns
TABELA 17 – Medidas Básicas
|
TABELA |
Tamanhos(Medidas em cm) |
||||||
|
Medidas básicas |
P |
M |
G |
GG |
XG |
XGG |
EG |
|
CINTURA |
34,5 |
37,0 |
39,5 |
42,0 |
44,5 |
47,0 |
49,5 |
|
CINTURA ESTICADA |
42,5 |
45,0 |
47,5 |
50,0 |
52,5 |
55,0 |
57,5 |
|
QUADRIL |
53,5 |
55,5 |
57,5 |
59,5 |
61,5 |
63,5 |
65,5 |
|
GANCHO DIANTEIRO |
24,1 |
24,7 |
25,3 |
26,0 |
26,6 |
27,2 |
27,8 |
|
GANCHO TRASEIRO |
33,8 |
34,5 |
35,3 |
36,0 |
36,7 |
37,5 |
38,2 |
|
ABERTURA DA PERNA |
21,5 |
22,0 |
22,5 |
23,0 |
23,5 |
24,0 |
24,5 |
|
LATERAL |
106,0 |
106,5 |
107,0 |
107,5 |
108,0 |
108,5 |
109,0 |
Tabela 17 – Medidas Básicas
TOLERÂNCIAS
TABELA 18 – Tolerâncias de Medidas
|
Medidas comuns (em centímetros) |
|
||
|
De (inclusive) |
A (exclusive) |
Tolerância |
|
|
0 |
0,2 |
+ 0,1 |
Nas medidas básicas do produto acabado, constantes da tabela 14 e 15, admite- se uma variação de ± 2%. |
|
0,2 |
2,0 |
± 0,1 |
|
|
2,0 |
5,0 |
± 0,2 |
|
|
5,0 |
10,0 |
± 0,3 |
|
|
> 10,0 |
- |
± 0,4 |
|
Tabela 18 – Tolerância de Medidas
AVIAMENTOS E CONSUMO DA MATÉRIA PRIMA
TABELA 19 – Aviamentos e consumo da matéria prima
|
AVIAMENTOS |
|||
|
Descrição |
Quantidade |
Cor |
Aplicação |
|
Zíper de metálico médio com trava automática: Cursor: material Zamac/ Cadarço: 100% poliéster / Cremalheira: material Cobre - 4,55 mm de largura (aprox.) / Largura total do zíper: 24 mm (aprox.) / Abertura do zíper: medindo 15,0 cm de comprimento (tamanhos 71 a 86) e 18,0 cm (tamanhos 91 a 111). |
1 unidade |
Cadarço: Azul Marinho. |
- Braguilha (abertura da frente) |
|
Botão de pressão de metal:medindo 17 mm de diâmetro |
|
|
|
|
Botão de massa com 4 furos:medindo 17 mm de diâmetro |
|
|
|
|
Elástico sintético (poliéster):medindo 3,8 cm de largura |
|
|
|
|
Argola de metal: medindo 25 mm de largura por 17 mm de altura e 3 mm de espessura |
|
|
|
|
Fecho de contato macho (lado áspero) de Nylon: medindo 2,0 cm de largura por 3,5 cm de comprimento |
|
|
|
|
Fecho de contato fêmea (lado macio) de Nylon: medindo 2,0 cm de largura por 3,5 cm de comprimento |
|
Azul Marinho. |
- Borda dos bolsos laterais (cargo) |
|
Fecho de contato macho (lado áspero) de Nylon: medindo 3,7 cm de largura por 5,0 cm de comprimento |
|
Azul Marinho. |
- Portinhola do bolso frontal acima do bolsocargo |
|
Fecho de contato fêmea (lado macio) de Nylon: medindo 2,0 cm de largura por 5,0 cm de comprimento |
|
Azul Marinho. |
|
|
Fecho de contato fêmea (lado macio)de Nylon: medindo 2,0 cm de largura por 3,8 cm de comprimento |
2 unidades |
Azul Marinho. |
- Borda dos bolsos do traseiro |
|
Fecho de contato macho (lado áspero) de Nylon: medindo 2,0 cm de largura por 3,8 cm de comprimento |
2 unidades |
Azul Marinho. |
- Traseiro (Mesma direção da borda dos bolsos do traseiro) |
|
Fecho de contato macho (lado áspero) de Nylon: medindo 3,8 cm de largura por 5,0 cm de comprimento |
2 unidades |
Azul Marinho. |
- Aletas de ajuste da barra da calça |
|
Fecho de contato fêmea (lado macio) de Nylon: medindo 3,8 cm de largura por 20,0 cm de comprimento |
2 unidades |
Azul Marinho. |
- Barra da calça |
|
Linha: Mista poliéster/algodão (linha com cobertura (almada) de algodão e núcleo de filamentos contínuos de poliéster)Título: Tex 40 (aproximado) |
|
Azul Marinho. |
-Tex 40: Fechamento da peça, caseados e mosqueados; |
|
Fio: 100% poliéster (com filamentos contínuos texturizados)Título: Tex 18 (aproximado) |
1 cone |
Azul Marinho. |
- Tex 18: Acabamento interno das peças (arremate) |
|
Nota: A quantidade de aviamentos é estimada para a produção de uma peça. |
|||
Tabela 19 - Aviamentos
MONTAGEM DO PRODUTO
TABELA 20 – COSTURAS
|
|
|
|
Linha de costura |
Bitola (cm) |
Pontos/ cm |
|
Fusionar entretela colante no cós, portinholas e vistado bolso frente. |
ferro |
manual |
---- |
---- |
---- |
|
Fechar e pespontar pertingal |
ponto fixo 1 agulha |
agulha e bobina |
Tex 40 |
1,0/0,2 |
4,0 ± 0,5 |
|
Chulear gancho frente, limpeza da braguilha, pertingal e limpezas dos bolsos frente |
overloque 3 linhas |
agulha |
Tex 40 |
0,4 |
4,0 ± 0,5 |
|
loopers |
Tex 18 |
||||
|
Fechar portinholas dos bolsos |
ponto fixo 1 agulha |
agulha e bobina |
Tex 40 |
1,0 |
4,0 ± 0,5 |
|
|
ponto fixo 2 agulhas |
agulha e bobina |
Tex 40 |
1,0 |
4,0 ± 0,5 |
|
|
ponto fixo 1 agulha |
agulha e bobina |
Tex 40 |
0,4 |
4,0 ± 0,5 |
|
Fazer abertura do bolso embutido com vista |
ponto fixo 1 agulha |
agulha e bobina |
Tex 40 |
1,0 |
4,0 ± 0,5 |
|
Pespontar abertura do bolso embutido com vista |
ponto fixo 1 agulha |
agulha e bobina |
Tex 40 |
0,2 |
4,0 ± 0,5 |
|
Fechar forro do bolso embutido |
ponto fixo 2 agulhas |
agulha e bobina |
Tex 40 |
1,0/0,6 |
4,0 ± 0,5 |
|
|
overloque 3 linhas |
aguha |
Tex 40 |
0,4 |
4,0 ± 0,5 |
|
loopers |
Tex 18 |
||||
|
|
ponto fixo 1 agulha |
agulha e bobina |
Tex 40 |
2,0 |
4,0 ± 0,5 |
|
Fazer prega fêmea no bolso lateral da perna |
ponto fixo 1 agulha |
agulha e bobina |
Tex 40 |
4,0 |
4,0 ± 0,5 |
|
Mosquear canto do bolso embutido com vista e prega fêmea do bolso da lateral perna |
mosqueadeira |
agulha e bobina |
Tex 40 |
1,5/0,7 |
4,0 ± 0,5 |
|
Fazer bainha do bolso da lateral (perna) |
ponto fixo 1 agulha |
|
|
|
|
|
Pregar limpeza no bolso sobreposto da lateral costas e pespontar |
|
|
|
|
|
|
Pregar recorte de fecho de contato nas portinholas, bolso costas e fêmea nos bolsos da lateral frente e no espelho costas fazendo X |
ponto fixo 1 agulha |
agulha e bobina |
Tex 40 |
0,2 |
4,0 ± 0,5 |
|
Pespontar fole do bolso frente com retrocessos |
ponto fixo 2 agulhas |
agulha e bobina |
Tex 40 |
0,6 |
4,0 ± 0,5 |
|
Fixar fundo na lateral do bolso fole |
ponto fixo 1 agulha |
agulha e bobina |
Tex 40 |
0,2 |
4,0 ± 0,5 |
|
Pregar lateral do bolso fole e portinhola com retrocessos |
ponto fixo 1 agulha |
agulha e bobina |
Tex 40 |
0,2/1,0 |
4,0 ± 0,5 |
|
Pespontar laterais do bolso fole e portinhola com retrocessos |
ponto fixo 1 agulha |
agulha e bobina |
Tex 40 |
0,6 |
4,0 ± 0,5 |
|
Pregar forro do bolso faca da lateral frente |
ponto fixo 1 agulha |
agulha e bobina |
Tex 40 |
1,0 |
4,0 ± 0,5 |
|
Pespontar bolso faca |
ponto fixo 2 agulhas |
agulha e bobina |
Tex 40 |
0,6 |
4,0 ± 0,5 |
|
Pregar recorte de viés para reforço no canto do bolso faca e frente e no bolso lateral costas |
|
|
|
|
|
|
Fechar forro do bolso lateral frente |
ponto fixo 1 agulhas |
|
|
|
|
|
Pespontar forro do bolso faca lateral frente |
ponto fixo 1 agulha |
|
|
|
|
|
Fazer prega na frente |
ponto fixo 1 agulha |
agulha e bobina |
Tex 40 |
1,0/0,2 |
4,0 ± 0,5 |
|
Fixar bolso faca na lateral na cintura e na braguilha e pespontar |
|
|
|
|
|
|
Pregar limpeza da braguilha e pespontar |
|
|
|
|
|
|
Pregar zíper na limpeza da braguilha |
ponto fixo 1 agulha |
agulha e bobina |
Tex 40 |
0,2 |
4,0 ± 0,5 |
|
Fechar gancho frente |
ponto fixo 2 agulhas |
agulha e bobina |
Tex 40 |
1,0 |
4,0 ± 0,5 |
|
Pespontar braguilha com |
ponto fixo 1 |
agulha e bobina |
Tex 40 |
0,6 |
4,0 ± 0,5 |
|
pertingal e retrocessos |
agulha |
|
|
|
|
|
Pespontar gancho frente com retrocessos |
ponto fixo 2 agulhas |
|
|
|
4,0 ± 0,5 |
|
Fixar bolso do reforço das costas na lateral , no Gancho |
|
|
|
|
|
|
|
|
agulha |
Tex 40 |
|
4,0 ± 0,5 |
|
Loopers |
Tex 18 |
1,0 |
|
||
|
|
ponto fixo 2 agulhas |
|
|
|
|
|
Pregar reforço costas formando bolso parte inferior |
|
|
|
|
|
|
Pespontar bolso do reforço costas inserindo recorte de faixa de gorgorão na parte superior do bolso do lado direito com retrocesso |
|
|
|
|
|
|
Pregar reforço do joelho frente |
ponto fixo 2 agulhas |
|
|
|
|
|
Fechar e pespontar aleta da barra |
ponto fixo 1 agulha |
|
|
|
|
|
|
ponto fixo 1 agulha |
|
|
|
|
|
Fechar laterais com aleta na barra |
overloque 5 linhas |
agulha |
Tex 40 |
|
|
|
loopers |
Tex 18 |
||||
|
Pespontar laterais sobre a frente |
ponto fixo 2 agulhas |
|
|
|
|
|
Pregar bolso da lateral perna com retrocessos |
ponto fixo 2 agulhas |
|
|
|
|
|
Pregar portinhola do bolso lateral perna |
ponto fixo 1 agulha |
|
|
|
|
|
Pespontar portinhola com retrocessos |
ponto fixo 2 agulhas |
|
|
|
|
|
Pregar nesga dos entrepernas nas costas |
overloque 3 linhas |
agulha |
Tex 40 |
|
|
|
loopers |
Tex 18 |
||||
|
Pespontar nesga do entrepernas (costas) |
ponto fixo 1 agulha |
|
|
|
|
|
|
|
agulha |
Tex 40 |
1,0 |
4,0 ± 0,5 |
|
loopers |
Tex 18 |
||||
|
Pespontar nesga na parte da frente |
ponto fixo 1 agulha |
|
|
|
|
|
|
ponto fixo 2 agulhas |
|
|
|
|
|
Pespontar passantes do cós |
ponto fixo 2 agulhas |
|
|
0,6 |
4,0 ± 0,5 |
|
Fazer alça e fixar inserindo argola |
ponto fixo 1 agulha |
|
|
1,0/0,2 |
4,0 ± 0,5 |
|
|
ponto fixo 1 agulha |
|
|
0,2 |
4,0 ± 0,5 |
|
|
ponto fixo 1 agulha |
|
|
1,0 |
|
|
|
ponto fixo 1 agulha |
|
|
|
|
|
Fixar recorte de elástico nas laterais do cós embaixo do passante frente e costas |
|
agulha e bobina |
Tex 40 |
1,0/0,2 |
4,0 ± 0,5 |
|
Pregar etiqueta na parte interna do cós |
ponto fixo 1 agulha |
|
|
|
|
|
|
ponto fixo 1 agulha |
|
|
|
|
|
|
ponto fixo 1 agulhas |
|
|
|
|
|
Fixar passante na parte superior e inferior inserindo alça com argola no passantelado direito |
|
agulha e bobina |
Tex 40 |
0,2 |
4,0 ± 0,5 |
|
Fazer bainha na barra com aleta |
ponto fixo 1 agulha |
|
|
|
|
|
Pregar recorte de fecho de contato macho na aleta da barra e fêmea sobre abainha costas fazendo X |
ponto fixo 1 agulha |
agulha e bobina |
Tex 40 |
|
|
|
Mosquear passantes , portinholas, canto dos bolsos laterais frente e costas, bolso fole, bolsolateral e braguilha |
mosqueadeira 1 agulha |
agulha e bobina |
Tex 40 |
0,6 |
4,0 ± 0,5 |
|
|
máquina de pressão |
|
|
|
|
|
Nota: As linhas de costura deverão ser na cor Azul Marinho. |
|||||
Tabela 20 – Costuras
OBS: ETIQUETAS
9) Item 9 - Gandola Operacional Comprida manga longa ROMU/GARRA, cor azul-noite:
a) Tecido base: Techno Rip Stop
b) Cor: azul-noite, Pantone 19-4021 TCX
c) Confeccionada em tecido Techno rip stop 70% poliéster e 30% algodão, em gramatura de 210 g/m². 02 - Colarinho com gola e pé de gola, a gola e do tipo colarinho duplo inteiriço.
d) Frente aberta com fechamento através de 7 botões e caseados da mesma cor do tecido em sentido vertical, vista de botões dupla embutida;
e) Mangas longas com punhos fechados por botão e caseado da mesma cor do tecido.
f) 02 (dois) bolsos superiores chapados quadrados tipo fole com prega fêmea central e portinholas duplas fechadas por 2 botões e caseado, medindo 17cm de altura por 14cm de largura, portinhola medindo 6cm de altura, na lapela esquerda haverá solução de continuidade em ambas as costuras de 7mm espaço esse destinado a abrigar caneta;
g) 02 (dois) bolsos inferiores chapados quadrados tipo fole com 1 prega fêmea no centro e portinhola dupla fechada por 2 botões e caseado medindo19cm de largura e 21cm de altura, portinhola com 6cm de altura.
h) Tira interna de tecido para passar cadarço de ajuste na altura da cintura, cadarço com 1,90m de comprimento;
i) Costas sem recortes com pala em tecido duplo medindo 45cm de largura, partindo da altura do ombro até o final da bainha com 2cm, fole de 4cm de cada lado.
j) Platinas nos ombros tipo militar com 17 cm de comprimento com 5,5 cm de largura da base e afunilando com 4,0 cm para ponta, com fechamento em botão e caseado.
k) Brasão da AGMG tipo bolacha, tendo 60mm de largura x 65mm de altura, etiquetado na manga esquerda 6cm abaixo da costura do ombro e o Brasão do Município, tendo 80mm de largura x 70mm de altura, etiquetado na manga direita 6cm abaixo da costura do ombro.
l) 90 cm será o comprimento médio da gandola, considerando a variação da numeração, medido da costura da gola até final com bainha feita de 2 cm.
m) Com 02 botões reserva.
n) Toda costurada com linha na mesma cor do tecido.
o) COSTURAS:
Em máquina de interlock bitola mínima 10 mm para união e fechamento das ilhargas, ombros, mangas (fixação e fechamento), palas dianteiras e traseira, recortes, pespontado com máquina de 2 agulhas paralelas.
Em máquina reta 01 agulha ponto fixo para fixação e pesponto da gola, bolsos, portinholas, punhos, carcela, barra e bainhas.
Caseado reto de 16 mm de comp.
Aplicação de overlock nas partes desfiantes do tecido.
Botões da mesma cor do tecido.
p) ETIQUETAS:
Todas as peças devem trazer 03 (três) etiquetas:
p.1) A primeira, contendo as informações do fabricante da peça, deverá ser fixada ao centro do degolo na parte traseira sob o colarinho;
p.2) A segunda, contendo a composição do tecido e as instruções para lavagem, deverá ser fixada sob a primeira etiqueta;
p.3) A terceira, contendo o tamanho da peça, será fixada sobre a etiqueta do fabricante.
q) BRASÕES:
Bandeira de Goiânia: patch bordado nas cores originais em alta qualidade em velcro dupla face (macho e fêmea), sendo o bordado costurado no velcro macho (áspero) e velcro fêmea (lado macio) costurado diretamente na manga. Inserido na manga direita do usuário há 6 cm abaixo da costura do ombro, com dimensões de 85 mm de largura por 60 mm de altura.
Brasão da AGCM: patch bordado nas cores originais em alta qualidade em velcro dupla face (macho e fêmea), sendo o bordado costurado no velcro macho (lado áspero) e velcro fêmea (lado macio) costurado diretamente na manga. Inserido na manga esquerda do usuário há 6 cm abaixo da costura do ombro, com as seguintes dimensões: 85 mm de largura, por 95 mm de altura.
Figura ilustrativa
10) Item 10 – Calça Tática Operacional ROMU/GARRA, Cor azul-noite
a) Tecido base: Techno Rip Stop
b) Cor Referência: azul-noite, Pantone 19-4021 TCX
c) Calça confeccionada em tecido Techno rip stop, com 70% poliéster e 30% algodão, em gramatura de 210 g/m².
d) Cós postiço de 45mm de largura e abrigara 8 (oito) passadores nos manequins de números até 46 e 10 (dez) nos manequins de 48 a 62, que terão 15mm de largura por 60 de comprimento, e se distância 90mm da braguilha e serão distribuídos ao longo do restante do cós, tendo ainda, internamente, 3 (três) etiquetas de identificação.
e) A braguilha com zíper de 150mm na cor azul-noite e fecho do cós com um gancho metálico de segurança na parte interna do cós.
f) As costuras laterais também serão paralelas e separadas 7mm uma da outra, a costura do gavião será reforçada de forma que não se rasgue ou descosture com o uso e haverá um arremate na altura do cós;
g) Dois bolsos laterais chapados com prega a aproximadamente 250mm da parte inferior do cós, medindo 200mm x 230mm;
h) A lapela dos bolsos terá 200mm x 70mm e serão duplas, nas extremidades da segunda lapela, dois orifícios de 18mm abrigará os botões e fará o fechamento da lapela do bolso, ambas as lapelas serão contornadas por costuras paralelas 8mm uma da outra;
i) Toda costura em linha da mesma cor do tecido, Aviamento azul-noite.
j) Calça confeccionada sem bainha, devendo ser overlocada em sua extremidade. A bainha será feita pelo usuário conforme sua necessidade.
k) COSTURAS:
Fixação do cós em máquina de pregar cós.
Fechamento das ilhargas, gancho traseiro e fixação das palas em fechadeira 02 agulhas paralelas ou interlock bitola mínima 10mm rebatido com ponto corrente 2 agulhas paralelas.
Fechamento dos entrepernas em interlock bitola mínima 10 mm.
Máquina reta 02 agulhas paralelas para o pesponto da vista, gancho dianteiro, bolsos e portinholas. 05 - Máq. reta 01 agulha para fixação do zíper, botões, bainhas dos bolsos e barra das pernas.
Travetes nas extremidades dos bolsos, portinholas, final da vista, fixação dos passantes e na junção dos ganchos por sobre a costura de segurança do interlock.
Caseado reto de 18mm.
Overlock nas partes desfiantes do tecido.
l) ETIQUETAS:
Todas as peças devem trazer 03 (três) etiquetas:
l.1) A primeira, contendo as informações do fabricante da peça, inserida internamente no cós dianteiro esquerdo (de quem veste), entre a borda da vista e a costura do fechamento lateral;
l.2) A segunda, contendo a composição do tecido e as instruções para lavagem inserida internamente no cós dianteiro esquerdo (de quem veste) sob a primeira etiqueta;
l.3) A terceira, contendo o tamanho da peça, será fixada sobre a etiqueta do fabricante;
Figuras Ilustrativas
11) Item 11 – Colete Defesa Civil
a) Confeccionada em tecido RIP STOP, com 67% poliéster e 33% algodão, em gramatura de 210 g/m². Cor laranja (C: 0 M:80 Y:40 K:0);
b) Frente aberta com fechamento através de zíper modelo jacaré e na cor preta em sentido vertical, Sem mangas (cavado).
c) PARTE FRONTAL
Faixa azul em tecido nas cores;
02 bolsos superiores quadrados fechado por velcro macho e fêmea no tamanho de 5 cm por 11,5 cm, com portinhola, na parte superior do bolso esquerdo haverá solução de continuidade em ambas as costuras de 02 cm espaço esse destinado a abrigar caneta;
Bolsão com zíper em modelo jacaré em ambos os lados;
Dois (2) bolsos de 13x11cm com fechamento por velcro um ao lado do outro alinhados com o bolsão acima.
d) PARTE TRASEIRA
Faixa azul (C: 100 M:96 Y:24 K:19) em tecido com faixa refletiva cinza ao centro;
Defesa Civil em um ângulo de 180º, a aproximadamente 11 cm da gola, e silkado Goiânia, fechando o ângulo. Sendo que as letras tem 04 cm de altura, com fonte ARIAL BLACK na cor azul;
Presilhas com botão de pressão para ajustes em três níveis.
12) Item 12 – Cinto Social de Nylon
a) Fita de polipropileno: 83%polipropileno e 17% algodão, com fios de enchimento 100% algodão, fios externos 100%polipropileno; fios da trama na mesma especificação de extremos e, fios do urdume 184; externo: 60 fios e interno 60 fios; enchimento 56 fios ligamento 28 fios número de fios na trama 8.6 batidas número de fios auxiliar: 01 armação da tela 1 x1 peso total 40 a 50 gramas resistência a tração: fio externo 14,6 kgf/cm; fio de enchimento 9,0kgf/cm fio da trama na cor preta, com 35mm de largura e 2mm de espessura para cada cinto será calculado a média de 1300mm de comprimento.
b) Fivela tipo Jacaré: 2 (duas) garras trava e destrava rápido confeccionada em metal nobre, cor dourada, com 1,2mm de espessura, estampado a frio (alto-relevo), através de prensa de fricção, com tratamento térmico do material, normalização por recozimento, medindo 60x 40mm, fixada à fita com garra tipo jacaré, tendo na parte frontal, resinada o Brasão da AGCMG.
Ponteira: confeccionada no mesmo material da fivela medindo 12mmx35mm, fixado à ponta da fita por garras tipo jacaré.
Figura Ilustrativa
13) Item 13 – Bota Tática (coturno) – cor preta
Confeccionado em couro bovino com espessura de 2,2 mm, na cor preta, Reforço interno de EVA 2 mm dublado com manta tramada de 1 mm; Forro de Confratec Air, com tratamento antibacteriano e anti fugos, e impede o atrito entre o pé e o calçado; Reforço no bico e traseira termoplásticos de 2,5 mm tramado frente e verso; Atacadores de Poliamida; Solado feito em borracha antiderrapante resistente a 240º, costurado em toda lateral do solado; Sistema de fechamento frontal por cadarço, através de puxadores em nylon anti ferrugem (resistentes, não quebram facilmente ao amarrar o cadarço), Cadarço em fios de poliéster de alta resistência com pontas plastificadas. Zíper na lateral, proporcionando saque rápido, Palmilha de conforto em Puliuretano de 15 mm de altura no salto e 9 mm na frente; Palmilha de montagem em Plantex 2mm com reforços em fibra de 4 mm.
TABELA 21 – Tabela do comprimento da palmilha
|
Número |
35 |
36 |
37 |
38 |
39 |
40 |
41 |
42 |
43 |
44 |
45 |
46 |
47 |
|
Centímetro |
24,5 |
24,6 |
25,5 |
26 |
26,2 |
27,3 |
27,5 |
28,6 |
28,7 |
29,5 |
29,7 |
31,3 |
32,5 |
Tabela 21 – Comprimento da palmilha
a) CONDIÇÕES TÉCNICAS
Da confecção:
Confeccionada em couro bovino pré-amaciado de flor integral hidrofugado estampa pólvora lisa, com espessura aproximada de 2,2 mm, acabamento na cor preta, de boa qualidade, couro com não contém nenhum defeito natural parte frontal, superior e lateral, isento de cortes, cicatrizes, calosidades, picadas, manchas, sinais de parasitas, ou outros defeitos que prejudiquem a qualidade, a apresentação e ao bom aspecto da bota.
b) MATÉRIA PRIMA
Características físicas, mecânicas e químicas
TABELA 22 - COURO DO CABEDAL
|
Couro |
Bovino |
|
Espessura |
2.2mm |
|
Acabamento |
Tipo vaqueta |
|
Cor |
Preta |
|
Hidrofugação |
Mínimo - 60 minutos |
|
Couro cabedal força mínima de resistência ao rasgamento |
Min 190 N DIREÇÃO A e B ISO 3377-2 |
|
Couro cabedal força mínima de resistência à tração |
Min 250 NISO 3376 |
|
Teor de cromo hexavalente |
Não deve ser detectado cromo VI ISO 20344 |
|
Permeabilidade a vapor de água |
Mínimo 2,0 mg/cm2.hISO 20344 |
|
Coeficiente do vapor de água |
Mínimo 20 mg/cm2 ISO 20344 |
|
Determinação do Ph |
3,2 com cifra máxima de 0,6ISO 4045 |
|
Teor de óleos e graxas |
Máximo 8% (ISO 4048/08) |
|
Substâncias dérmicas |
Mínimo - 60% |
Tabela 22 – Couro do cabedal
TABELA 23 – TECIDO DO CABEDAL
|
Composição |
Poliamida 6.6 de alta tenacidade, tipo cordura 1000, dublada com manta de não tecido respirável |
|
Cor |
Preta |
|
Gramatura |
Mínimo 350g/m² |
|
Coeficiente do vapor de água |
Mínimo 22 mg/cm2 segundo ISO 20344-item 6.8 |
|
Resistência mínima ao rasgamento em ambas as direções, A e B |
170 NISO 4674-1 |
|
Permeabilidade e coeficiente de vapor de água |
Mínimo 2,6 mg/cm2.ISO 20344 |
Tabela 23 – Tecido do Cabedal
TABELA 24 – FORRO DO CANO
|
Composição |
Em construção tridimensional tipo frontura (spacer), resistente à Abrasão e ao enovelamento respirável secagem rápida |
Tabela 24 – Forro do Cano
TABELA 25 – SISTEMA DE FECHAMENTO
|
|
14 (quatorze) puxadores por pé, em nylon, cor preta com espessura de aplicação mínima de 2 mm e máxima de 3 mm distribuídos em 7 fileiras paralelas. |
|
Atacador (cadarço) |
Com capa de poliéster tramada em fios de poliéster finos que não desfiam e com alma redonda e com pontas plastificadas. Os atacadores deverão possuir força mínima de ruptura de 500N quando ensaiados segundo a norma ISO 2023/94. A espessura do cadarço deve ser de no mínimo 3,5mm e no máximo 4,5mm segundo norma ABNT NBR ISO14098 |
Tabela 25 – Sistema de Fechamento
TABELA 26 – SOLADO
|
Composição |
Em borracha (SBR) com E.V.A termoconformado, ambos na cor preto |
|
|
Espessura do Salto (Borracha com E.V.A) |
Mínimo de 18 mm de altura (excluído o antiderrapante) |
|
|
Abrasão |
Inferior a 125 mm3 ISO 4649. |
|
|
Absorção de energia na área de salto |
Mínimo 30 JISO 20344 |
|
|
Resistência ao deslizamento 13287/2007 |
Condição do ensaio ISO13287/2007 |
Coeficiente de deslizamentoISO13287/2007 |
|
A - Salto |
Mínimo 0,20 |
|
|
B - Plano |
Mínimo 0,20 |
|
|
A - Salto |
Mínimo 0,25 |
|
|
B - Plano |
Mínimo 0,14 |
|
Tabela 26 – Solado
TABELA 27 – PALMILHA CONFORTO
|
|
Em Poliuretano injetada, de alta densidade e altaresiliência, amortecedora de impacto e isolante térmica. Face superior em tecido 100% poliéster |
|
Resistência à Abrasão |
25.600 ciclos a seco e 12.800 ciclos a úmido, sem apresentar furo.ISO 20344 |
|
Permeabilidade |
Permeia água em até 60 segundos, ISO 20344 |
|
Espessura |
Mínima: Ponto A: 8,0mm; Ponto B: 10 mm; Ponto C: 12 mm |
Tabela 27 – Palmilha Conforto
A bota atende às seguintes normas de conforto editadas pela ABNT:
TABELA 28 – CONFORTO – Selo de Conforto
|
NORMA |
ENSAIO |
NÍVEL DE CONFORTO EXIGIDO |
|
ABNT NBR 14835/13 |
Determinação da massa do calçado |
Normal |
|
ABNT NBR 14836/14 |
Pico de pressão na região do calcâneo |
Confortável |
|
Pico de pressão na região dos metatarsos |
Confortável |
|
|
ABNT NBR 14837/11 |
Temperatura interna do calçado |
Normal |
|
|
Índice de amortecimento Deve ser maior ou igual a 85%*(CC) |
Confortável |
|
ABNT NBR 14839/15 |
Índice de pronação do calçado |
Normal |
|
ABNT NBR 14840/15 |
Percepção de calce |
Confortável |
|
Marcas e lesões |
Confortável |
Tabela 28 – Selo de conforto
14) Item 14 – Bota Cano Alto – Defesa Civil/GARRA
a) Botas para motociclista com acabamento na borda em tira de napa vestuário dobrada e fixada do início da abertura do fecho até a outra extremidade na cor preta.
b) Cabedal constituído em couro bovino tipo vaqueta de flor integral não impregnada, na cor preta 100% semi-fosca, hidrofugado e anti-chama, espessura de 1.8 a 2.0mm, resiste à penetração de água no mínimo 120 minutos e resistência mínima à tração de 15 N/mm² de primeira qualidade – entende-se como “primeira qualidade” material não corrigido na flor com lixa de qualquer natureza, verificando-se para tal comprovação os quesitos resistência, beleza, conforto, durabilidade e outros que se fizerem necessários, sem marcas, isenta de cortes, furos, cicatrizes, bem como sinais de parasitas, ou seja, carrapatos, bernes e outros.
c) As áreas de articulações e colarinho com desenho anatômico feito em napa-vestuário com recheio de espuma de poliuretano com 6mm de espessura, densidade de 0,70g/cm³ e costuras formando gomos, para melhorar o conforto ao caminhar, movimentar e pilotar motocicleta.
d) A forração interna deve ser construída em sistema de meia com membrana feita de um poliéster especial que não é poroso. A membrana deve ser extremamente elástica (> 300%) e por isso é especialmente adequada para uso em calçados. A membrana deve ser 100% impermeável e, ao mesmo tempo permeável ao vapor de água.
e) O solado deve ser composto em bi-componente e bi-densidade, sendo a primeira camada em borracha massa grip desenhado com derrapante tipo Anabela (conforto nível tênis de corrida) com travamento mínimo para pedal, sendo que na região do enfranque deve possuir uma elevação na borda lateral para estruturação do movimento de pilotagem e a segunda camada não pode ser exposta, constituída em recheio de etil vinil arila frezada em formato anatômico medindo 15mm no salto, 5mm no enfranque e 7mm na planta vulcanizada na primeira camada de forma que proporcione melhor conforto e absorção de impacto.
f) A bota deve atender todos os ensaios especificados segundo a norma NBR ISO 20344 e 20347 e certificado CE. Tamanhos disponíveis: 38, 39, 40, 41, 42, 44, 46. (TAMANHOS VARIADOS A DEFINIR COM A EMPRESA VENCEDORA)
Imagem Ilustrativa
15) Item 15 – Bota Cano Curto – cor preta
a) Altura do Cano: Médio (16 cm)
b) Confeccionado em couro, Semi-cromo Hidrofugado (2 mm de espessura), altamente resistente à água, durável e flexível para máximo desempenho, com Forração: Forro acolchoado e respirável, proporcionando isolamento térmico e maior conforto. Palmilha: Anatômica (2,5 cm de espessura) com memória infinita, garantindo conforto extremo, absorção de impacto e retorno à forma original, Palmilha: Anatômica (2,5 cm de espessura) com memória infinita, garantindo conforto extremo, absorção de impacto e retorno à forma original e Peso: Leve (1.200 g o par), ideal para uso prolongado sem comprometer o conforto.
c) A bota deve atender todos os ensaios especificados segundo a norma NBR ISO 20344 e 20347 e certificado CE. Tamanhos disponíveis: 38, 39, 40, 41, 42, 44, 46. (TAMANHOS VARIADOS A DEFINIR COM A EMPRESA VENCEDORA)
Imagem Ilustrativa
16) Item 16 – BIBICO – Cor azul-noite
Confeccionada em tecido microfibra de 100% poliéster, com gramatura de 288 g/m², viés na cor amarelo-ouro, com a aba virada em todo seu redor, cruzando as duas pontas na frente, à esquerda sobre a direita, tendo na parte central da aba 70 mm de altura, na parte da frente 50 mm, e na parte traseira 30 mm; carneira do mesmo tecido. Faixa (fita) xadrez sillitoe quadriculado medindo aproximadamente 20 mm de altura nas cores preto e branco costurada em toda faixa inferior; bordado na parte superior do lado esquerdo a palavra AGCM em Arial Black na cor amarelo-ouro.
Imagem Ilustrativa
17) Item 17 – Boné AGCM – Cor Preta
a) Confeccionado em tecido Techno RIP STOP, composto de 70% poliéster e 30% algodão, na cor preta, com aba na frente de aproximadamente 6cm x 15cm, forrada em tecido na cor preta, composição 38% em poliéster e 62% em algodão, 45 fios no urdume e 28 fios na trama e 99 g/m2 de espessura e 10 mm de diâmetro.
b) Bordado o Brasão da AGCM nas cores originais na parte frontal central do boné medindo aproximadamente 5,5 cm de altura por 5,5 cm de largura. Altura boné: 7,5 cm aproximadamente.
c) Com regulador do tipo Strapback para regulagem para o tamanho da cabeça com fita dupla de tecido com velcro macho e fêmea costurados para o fechamento ideal; Ou com regulador do tipo Snapback para regulagem para o tamanho da cabeça com fita dupla de plástico de alta resistência na cor preta, contendo 7 furos do lado fêmea e 7 pinos do lado macho.
Imagem Ilustrativa
18) Item 18 – Boné Defesa Civil – Cor preta
a) Confeccionado em tecido Techno RIP STOP, composto de 70% poliéster e 30% algodão, na cor preta, com aba na frente de aproximadamente 6cm x 15cm, forrada em tecido na cor preta, composição 38% em poliéster e 62% em algodão, 45 fios no urdume e 28 fios na trama e 99 g/m2 de espessura e 10 mm de diâmetro. Bordado o Brasão da Defesa Civil Goiania nas cores originais na parte frontal central do boné medindo aproximadamente 5,5 cm de altura por 5,5 cm de largura. Altura boné: 7,5 cm aproximadamente.
b) Com regulador do tipo Strapback para regulagem para o tamanho da cabeça com fita dupla de tecido com velcro macho e fêmea costurados para o fechamento ideal.
c) Ou com regulador do tipo Snapback para regulagem para o tamanho da cabeça com fita dupla de plástico de alta resistência na cor preta, contendo 7 furos do lado fêmea e 7 pinos do lado macho.
Imagem Ilustrativa
19) Item 19 – Boina ROMU / GARRA, COM DISTINTIVO (80 ROMU e 80 GARRA) metálico – Cor Preta
a) Tipo militar, na cor preta confeccionada em feltro de 100% lã impermeabilizada espessura 3mm gramatura 800g/m2 e resistência a tração do feltro de 65 KGF, formato circular, de diâmetro variável de acordo com os tamanhos especificados, com a aba do lado esquerdo presa por um botão de pressão na cor preta.
b) Forrada em tecido na cor preta, composição 38% em poliéster e 62% em algodão, 45 fios no urdume e 28 fios na trama e 99 g/m2 de espessura e 10 mm de diâmetro, por onde corre fitilho na cor preta na composição 72% polipropileno e 28% de algodão, largura mínima de 7mm.
c) A aba no seu limite inferior possui dois ilhoses de alumínio na cor preta separados 70mm um do outro, no sentido transversal e a 40 mm da base, destinados a facilitar a circulação de ar.
d) Entre os ilhoses é aplicada a fêmea de um botão de pressão que juntamente com o macho que é colocado a 10 mm da base que, completam o acabamento da boina com o distintivo. (com distintivo).
e) O tipo de distintivo (escudo) adotado pela ROMU é um resplendor de 28 lâminas; sobreposto por uma elipse azul e também sobreposta por duas Gauges 12 e sobrepostas por um elmo medieval metálico, com as letras AGCM em sua base, escritas em caixa alta, na cor prata com contorno preto; A divisa é composta por faixa seccionada nas extremidades, sendo que dentro do campo principal tem duas estrelas de cinco pontas e entre elas a palavra ROMU (RONDA OSTENSIVA MUNICIPAL). Emoldurando todo o Brasão dois ramos de oliveira arqueados na cor prata. O distintivo de cobertura para boina será confeccionado em metal tendo o tamanho 50 mm de altura e 44,4 mm de largura com suporte no lado posterior através de um parafuso soldado medindo 9 mm de comprimento e 3 mm de espessura e uma porca de matéria plástico medindo 13 mm de diâmetro.
Imagem Ilustrativa
f) O tipo de distintivo (escudo) adotado pelo GARRA é um resplendor de 28 lâminas; sobreposto por uma elipse azul e também sobreposta por uma engrenagem e sobrepostas por uma Águia apoiada sobre a engrenagem, com as letras AGCM em sua base, escritas em caixa alta, na cor prata com contorno preto; A divisa é composta por faixa seccionada nas extremidades, sendo que dentro do campo principal tem duas estrelas de cinco pontas e entre elas a palavra GARRA (Grupo de Ações e Respostas Rápidas). Emoldurando todo o Brasão dois ramos de oliveira arqueados na cor prata. O distintivo de cobertura para boina será confeccionado em metal tendo o tamanho 50 mm de altura e 44,4 mm de largura com suporte no lado posterior através de um parafuso soldado medindo 9 mm de comprimento e 3 mm de espessura e uma porca de matéria plástico medindo 13 mm de diâmetro.
Imagem Ilustrativa
20) Item 20 – Bordado de Identificação
A identificação será na Camiseta Malha PV Camiseta Gola Polo, Camisa Tática Operacional, Gandola Operacional ROMU, Gandola Operacional GARRA, Japona, Colete Defesa Civil e Gandola Operacional GOC K-9, Camisa manga longa Instrutor (malha PV), Camisa Tática Operacional Instrutor com largura máxima de 125 mm e altura 15 mm, contendo o nome de identificação e o tipo sanguíneo e fator RH. Todas as letras serão na cor amarelo-ouro, com exceção do tipo sanguíneo e fator RH que serão na cor vermelha. Fonte tipo Arial e caracteres maiúsculos. A largura das letras deverá ser proporcional a suas respectivas alturas que serão 10 mm.
Imagem Ilustrativa
21) Item 21 – Japona – Cor azul-noite
Confeccionada em tecido tipo gabardine acetinado, de cor “azul-noite”. Forro de cetim de 100% de poliéster, também na cor azul-noite; punhos e cós de alta elasticidade, no forro será fixado a parte interna da jaqueta através de um grande zíper. Aplicação da Bandeira do Município na manga direita (de quem veste), etiquetada e / ou bordada nas cores originais, com medida total de 85 mm de largura e de 60 mm de altura costurada a uma distância de 50 mm abaixo da costura que divide o ombro da manga e centralizada ao meio. Aplicação do Brasão da AGCM, na manga esquerda (de quem veste), etiquetada e / ou bordada nas cores originais, com medida total de 85 mm de largura e de 95 mm de altura, costurada a uma distância de 50 mm abaixo da costura que divide o ombro da manga e centralizada em relação ao meio da manga. O fechamento frontal será executado por um zíper de nylon fino com cursor e encaixe metálico niquelado.
Imagem Ilustrativa
22) Item 22 – Short modelo esportivo – cor preta
Imagem Ilustrativa
23) Item 23 – Tênis Esportivo
Calçado esportivo estilo running de cor predominante preta, que propicie ao AGCM condições favoráveis à adequada execução de movimentos advindos da prática da atividade física.
Imagem Ilustrativa
24) Item 24 – Sapato Social Masculino
Sapato social confeccionado em Couro na cor preta, forro em nylon, solado de Borracha antiderrapante costurado no cabedal, fechamento no cadarço.
Imagem Ilustrativa
25) Item 25 – Sapato Social Feminino
Sapato social confeccionado em Couro na cor preta, forro em nylon, solado de Borracha antiderrapante costurado no cabedal.
Imagem ilustrativa
26) Item 26 – Tarjeta (Plaqueta) de Identificação
A plaqueta de identificação confeccionada em chapa de aço com banho dourado, com bordas abauladas e quinas levemente arredondadas, medindo 75 mm de comprimento x 18 mm de altura e 3 mm de espessura. O texto terá fonte tipo Arial e caracteres maiúsculos. A largura das letras deverá ser proporcional a suas respectivas alturas que serão 5,00 mm na linha superior e 8,00 mm na linha inferior.
Imagem Ilustrativa
27) Item 27 – Camisa manga longa Instrutor, malha PV – cor vermelha
A camiseta será dividida entre frente, costa e mangas longas, ambas com malha PV Vermelha, fio 30, com 67% de poliéster e 33% de viscose, com gramatura de 152 g/m²; artigo com características leve, confortável e toque macio; Gola olímpica (gola careca) feita em tecido ribana com 25 mm de altura que garante a elasticidade e resistência necessária para acompanhar o pescoço, as costuras que ligam a gola às mangas serão feitas com pesponto feito em máquina com agulha dupla idênticas às golas, todo o conjunto será costurado com linha 100% poliéster na cor do tecido, e terá acabamento overlocado; Manga longa de aproximadamente 600 mm de comprimento, ombro 150 mm comprimento, tendo como referência o tamanho “M”, com bainha simples de 25 mm, punho feito do tecido ribana com 50 mm de comprimento, onde nas duas mangas terá escrita emborrachada a palavra INSTRUTOR, na cor preta, escrita na posição vertical medindo 300 mm com fonte ARIAL BLACK, tendo as letras 30 mm de altura, a uma distância de 05 cm da bandeira e do Brasão; O comprimento da camiseta deverá atingir acima da região glútea, aproximadamente 630 mm. A largura será aproximadamente 500 mm, tendo como referência o tamanho “M”; Aplicação da Bandeira do Município na manga direita (de quem veste), etiquetada e / ou bordada nas cores originais, com medida total de 85 mm de largura e de 60 mm de altura costurada a uma distância de 50 mm abaixo da costura que divide o ombro da manga e centralizada ao meio; Aplicação do Brasão da AGCM, na manga esquerda (de quem veste), silkada e / ou bordada nas cores originais, com medida total de 85 mm de largura e de 95 mm de altura, costurada a uma distância de 50 mm abaixo da costura que divide o ombro da manga e centralizada em relação ao meio da manga; Nas costas da camiseta deverá ser escrita emborrachada a palavra INSTRUTOR, na cor preta, no ângulo de 180º, medindo 300mm, fonte ARIAL BLACK e tendo as letras 30 mm de altura, a uma distância de 08 cm da gola.
Imagem Ilustrativa
28) Item 28 – Calça Tática Operacional Instrutor, cor preta
a) Descrição do Produto – Calça Tática Operacional
b) Calça Tática confeccionada em tecido conforme especificado nas TABELAS 29, 30 e 31, na cor Preta.
c) Cós da calça:
d) Cós medindo 3,8 cm de largura com elástico de largura idêntica ao do cós inserido nas laterais. Cada um desses elásticos inseridos nas laterais mede L18 de comprimento e L19 de comprimento quando esticado. Cós fechado com botão de pressão na cor ouro velho (ver figuras 33, 36 e 41);
e) Cós com dois passadores com pespontos duplos, medindo 4,5 cm de largura por 6,0 cm de comprimento, fixados na frente da calça a uma distância L6 da extremidade do cós à esquerda do usuário (medir com abotoamento fechado), por cima da emenda entre a parte com e a parte sem elástico do cós e outros dois passadores na direção das costuras laterais medindo 2,5 cm de largura por 6,0 cm de comprimento. Por baixo da borda inferior do passador da frente, somente do lado direito do usuário, prega-se dobrada uma tira de tecido pespontada nas laterais, medindo 2,0 cm de largura e 1 cm de comprimento (dobrada), cuja função é prender uma argola de metal na cor ouro velho medindo 17 mm de largura, 25 mm de altura com 3 mm de espessura. Traseiro com três passadores, um com 2,5 cm de largura fixado no centro do cós, ou seja, na direção da costura de gancho, e outros dois com 4,5 cm de largura fixados a uma distância L13 do passador localizado no centro do cós. Todos os passadores recebem moscas de segurança aplicadas nos cantos superiores e inferiores. Os passadores estendem-se por 6 cm a partir da extremidade superior do cós, entretanto, após a dobra que define a extremidade inferior do passador, ele não é cortado, prolonga- se a extremidade dobrada para baixo do próprio passador até alcançar a extremidade inferior do cós e ser sobreposta por ele.
f) Também na direção da emenda entre a parte com e a parte sem elástico do cós, abaixo do cós, na parte da frente há, em ambos os lados (direito e esquerdo) uma prega de 1,25 cm (pronta) com sua dobra externa voltada para a lateral da calça. Essa prega encontra-se fechada, costurada, em seus 3,5 cm iniciais, a partir do cós (ver figuras 32, 33 e 35);
g) Abotoamento do cós por um botão de pressão em metal na cor ouro velho medindo 17 mm de diâmetro, pregado nas extremidades do cós, sendo o lado fêmea do botão pregado a 2 cm de distância da extremidade do cós à esquerda do usuário e o lado macho do botão pregado a 4,5 cm de distância da extremidade do cós à direita do usuário (ver figuras 47).
h) Braguilha:
Braguilha medindo 3,5 cm de largura e L1 de comprimento, fechada com zíper de metal com trava automática, com a cremalheira e o cursor na cor ouro velho (ver figura 47);
Na face interna da calça, no lado direito do usuário, o pertingal possui um prolongamento pontudo na lateral solta do pertingal, cujo ápice está a 5 cm de distância da lateral presa do pertingal. Na altura desse prolongamento há um caseado para o abotoamento feito por um botão de massa com 4 furos na cor preta, medindo 17 mm de diâmetro, fixado 2,5 cm abaixo do cós, na lateral chuleada da braguilha, que encontra-se no lado interno da calça (ver figuras 47 e 49).
i) Reforço de entrepernas:
Reforço com formato de losango, com 9,0 cm de largura e comprimento L21 aplicado entre os ganchos da frente e das costas, na costura de entrepernas. Esse recorte em forma de losango tem suas costuras pespontadas em todo seu contorno e mosqueada na direção dos ganchos frente e costas.
j) Bolsos tipo faca (dianteiro):
Bolsos do tipo faca com duplo pesponto e moscas de segurança aplicadas nas extremidades superior e inferior da abertura dos bolsos em ambas as laterais da frente. A medida da abertura define-se pela distância L4 entre a extremidade superior da abertura e a costura lateral da calça e o comprimento da abertura pela distância L5 entre o cós e a extremidade inferior da abertura (ver figura 35);
Um viés na cor preta com 2,5 cm de largura recobre a abertura do bolso apenas nos 6 cm mais próximos da extremidade inferior da abertura do bolso faca.
Contudo, pelo lado externo da calça, vemos somente 1,0 cm de largura desse viés. O viés é preso por pesponto duplo e reforço de retrocesso na sua extremidade superior (ver figura 41);
Forro dos bolsos faca em tecido conforme especificado na tabela 3, na cor preta, medindo L11 de largura e L9 de distância entre o cós e seu fundo. A parte superior desse forro prolonga-se até o pertingal por uma altura L12. A abertura do bolso faca recebe uma limpeza de 3,5 cm de largura costurada em toda sua extensão sobreposta ao forro. A parte do forro do bolso que aparece acima da abertura do bolso recebe uma vista do mesmo tecido da calça. Essa vista é costurada sobreposta ao forro e estende-se a partir da costura lateral até 5 cm além da abertura do bolso. Um botão reserva semelhante ao botão pregado na face interna da braguilha é fixado no inferior do forro do bolso esquerdo 2,5 cm acima da extremidade inferior da lateral do bolso, que mede L8 de comprimento. Também na costura lateral do bolso esquerdo, 3,0 cm abaixo do cós, prega-se a etiqueta de conservação da peça (ver figura 37).
k) Bolso embutido com vivo (dianteiro):
Um bolso embutido encontra-se localizado na frente, no lado direito do usuário, a uma distância L3 a partir do cós e à 2,5 cm de distância da costura lateral da calça. Abertura do bolso medindo 9 cm de largura com vivo do mesmo tecido da calça medindo 1 cm de largura. As laterais da abertura do bolso embutido recebem moscas de segurança (ver figuras 35 e 43);
Forro do bolso embutido no mesmo tecido da calça, medindo 16,0 cm de comprimento por 11,0 cm de largura, posicionado de modo que sua extremidade superior encontra-se 1 cm acima da extremidade superior da abertura do bolso embutido (ver figura 38).
l) Bolso fole (dianteiro):
Um bolso fole encontra-se na frente da calça, no lado esquerdo do usuário. A lateral do bolso fole encontra-se à 3,0 cm de distância da costura lateral da calça e a extremidade inferior posicionada imediatamente acima da extremidade superior da portinhola do bolso cargo pregado sobre a costura lateral da calça. Bolso fole medindo 16,0 cm de comprimento e 7,5 cm de largura, com fole de 2,8 cm de largura e moscas de segurança nas extremidades superiores e inferiores. Bainha da abertura do bolso medindo 1,8 cm de largura (ver figuras 33, 41 e 43);
Portinhola chanfrada medindo 7,8 cm de largura e 6,5 cm de comprimento, com fechamento por fecho de contato (velcro) medindo 5,0 cm de comprimento na cor preta, sendo o fecho de contato fêmea (lado macio), com 2 cm de largura, pregado na face interna da portinhola por costura em toda a sua volta e em ‘x’ e o fecho de contato macho (lado áspero), medindo 3,7 cm de largura, pregado na borda superior do bolso fole por costura em toda a sua volta e em ‘x’. Costura de pregamento da portinhola posicionada 1 cm acima da extremidade superior do bolso fole (ver figura 42).
m) Bolsos cargo (laterais):
Bolsos tipo cargo com prega fêmea encontram-se pregados sobre as costuras laterais da calça por pesponto duplo a uma altura L16, ou seja, a portinhola do bolso encontra-se posicionada imediatamente abaixo da costura do fundo do bolso traseiro e a extremidade superior do bolso encontra-se posicionado a 1cm abaixo da costura de pregamento da portinhola. Bolso medindo 16 cm de comprimento por 18 cm de largura, com moscas de segurança apenas nos cantos superiores. Bainha da abertura do bolso medindo 2,5 cm de largura (ver figuras 34 e 42);
Bolsos com prega fêmea centralizada, medindo 4,5 cm de largura, sendo a extremidade inferior da prega fechada por costura por 2,5 cm e a extremidade superior fechada por costura por 4,5 cm. Somente no trecho de 9 cm entre essas costuras a prega encontra-se aberta. As extremidades dessa abertura de 9 cm recebem reforço de moscas de segurança (ver figuras 41 e 44);
Portinholas medindo 5,6 cm de largura por 19,5 cm de comprimento com cantos inferiores chanfrados e pesponto duplo na borda. Fechamento por dois fechos de contato macho (lado áspero), de cor preta, medindo 2,0 cm de largura por 3,5 cm de comprimento.
Pregados por costura em toda sua volta e cruzada em ‘x’ na face interna da portinhola, a 2 cm de distância da costura de pregamento da portinhola e a 2 cm de distância das laterais da portinhola. Os fechos de contato fêmea (lado macio) possuem as mesmas medidas de seus correspondentes e encontram-se pregados no bolso na mesma direção em que estão pregados na portinhola, a 1,7 cm de distância da extremidade superior do bolso (ver figura 44).
n) Reforço do joelho (dianteiro):
Reforço na altura do joelho posicionado a uma distância L2 a partir do cós. Estendendo-se por toda a largura da frente da perna da calça e possui 26 cm de comprimento. O reforço é costurado por pesponto duplo nas extremidades superior e inferior, sobreposto à frente da perna da calça. Além de reforçar a área do joelho, tem a finalidade de conter placas anti-impacto a serem ali inseridas. Essa inserção se dá por abertura feita não no reforço, mas sim nas entrepernas da frente. Esta abertura, que mede 13 cm, inicia-se 6,5 cm abaixo da costura de pregamento da extremidade superior do reforço, afasta-se em 1 cm da costura de entrepernas e recebe uma limpeza de 4,5 cm de largura que prolonga-se por 2,5 cm além das extremidades superior e inferior da abertura (ver figuras 41 e 45).
o) Bolsos do traseiro:
Traseiro com recorte de tecido sobreposto acompanhando toda a extensão da parte de cima das costas, da costura lateral ao gancho e da altura imediatamente abaixo do cós até ultrapassar em 5,5 cm a extremidade inferior do gancho, alcançando L16 de comprimento na costura lateral da calça. Esse recorte sobreposto possui a finalidade de reforçar a área do glúteo e, ao mesmo tempo, forma um bolso com abertura inclinada. O recorte possui acabamento de pesponto duplo na extremidade inferior e, a partir desse pesponto, num ponto situado a uma distância L17 da costura lateral da calça, outra reta pespontada segue em sentido vertical na direção do cós. A abertura do bolso inicia-se no ponto onde a reta toca o cós; 3,5 cm abaixo do cós, a abertura do bolso apresenta um ângulo, que é fixado por uma mosca de segurança dupla cruzada, e segue para sua extremidade inferior, na costura lateral da calça, a uma distância L14 do cós (ver figuras 39 e 40);
A abertura do bolso traseiro possui acabamento por limpeza de 4 cm de largura e bainha de 3,3 cm. O fechamento do bolso traseiro se dá por fecho de contato (velcro) medindo 3,5 de comprimento por 1,5 cm de largura na cor preta, sendo o fecho de contato fêmea (lado macio) posicionado na face interna da borda superior da abertura do bolso e o fecho de contato macho (lado áspero) limpeza da abertura, na face voltada para dentro do bolso.
Somente do lado direito do usuário, um cadarço medindo 2,5 cm de largura e comprimento L20 encontra-se pregado pelo pesponto vertical do bolso traseiro, posicionado na altura do angulo na abertura do bolso, prolongando-se até a costura lateral da calça;
Viés na cor preta, com 2,5 cm de largura, semelhante ao que foi aplicado na extremidade inferior da abertura do bolso faca na frente da calça encontram- se também na extremidade inferior da abertura do bolso traseiro, recobrindo a abertura do bolso apenas nos 6 cm mais próximos da extremidade inferior da abertura do bolso faca. Contudo, pelo lado externo da calça, vemos somente 1,0 cm de largura desse viés. O viés é preso por pesponto duplo e reforço de retrocesso na sua extremidade superior. A extremidade inferior desse viés recebe uma mosca de segurança dupla cruzada (ver figura 41).
p) Bainha da barra:
Bainha da barra medindo 5,0 cm de largura. Bainha dobrada para a face interna da abertura da perna (ver figura 3);
Uma aleta de ajuste medindo 8,0 cm de comprimento e largura que varia entre 5 cm e 4,5 cm, com o canto superior da extremidade solta chanfrado encontra-se inserida na costura lateral da calça, na altura da bainha. Esta aleta tem o seu contorno pespontado próximo à borda e um fecho de contato macho (lado áspero) de 3,8 cm de largura e 5 cm de comprimento pregado na face voltada para o lado traseiro da calça por costura em toda a sua volta e em ‘x’. O fecho de contato fêmea (lado macio) correspondente mede 3,8 cm de largura, 20 cm de comprimento e encontra-se pregado na parte de trás da calça, 0,5 cm abaixo da costura da bainha (ver figuras 46).
q) Etiqueta de conservação da peça:
Etiqueta de identificação da AGCM e Pictograma inserida internamente no centro do cós e a etiqueta de conservação inserida internamente na lateral esquerda do forro do bolso dianteiro.
TABELA 29 – Características do tecido da calça
|
Característica |
Especificação |
Tolerância |
|
|
Composição |
67% Poliéster 33% Algodão |
± 3% |
|
|
Gramatura |
217g/m² |
± 5% |
|
|
Armação |
Tela com efeito RIP STOP |
----- |
|
|
Espessura |
0,35 mm |
± 0,05 mm |
|
|
Nº de fios por unidade de comprimento |
Urdume:44 fios/cm |
Trama:21 fios/cm |
|
|
Resistência à Abrasão |
858 ciclos |
mínima |
|
|
Resistência à tração |
Urdume:133 daN |
Trama:75 daN |
|
|
Resistência ao rasgo –Teste Tongue |
Urdume:6,3 kgf |
Trama:5,6 kgf |
mínima |
|
Resistência ao puxamento de fios em tecidos |
|
|
|
|
Esgarçamento na costura |
Urdume:2 mm |
Trama:2 mm |
máxima |
|
Tendência à formação de pilling |
Padrão: 5 |
mínima |
|
Tabela 29 – Características do tecido da calça
TABELA 30 – Características do tecido do forro do bolso
|
Característica |
Especificação |
Tolerância |
|
Composição |
67% Poliéster 33% Algodão |
± 3% |
Tabela 30 – Características do tecido do forro do bolso
TABELA 31 – Cor Padrão Preta
|
Cor padrão: Preta. |
D65/10º |
A/10º |
TL84/10º |
|
L*: 15,90 |
L*: 15,55 |
L*: 15,43 |
|
|
a*: - 0,11 |
a*: - 0,54 |
a*: - 0,20 |
|
|
b*: - 4,91 |
b*: - 5,28 |
b*: - 5,81 |
|
|
ΔE CMC21 |
|||
|
D65/10º |
A/10º |
TL84/10º |
|
|
1.2 |
1.2 |
1.2 |
|
Tabela 31 – Cor Padrão Preta
DETERMINAÇÃO DO FATOR DE PROTEÇÃO SOLAR (VALORES DE UPF)
TABELA 32 – Fator de Proteção Solar UPF segundo a Norma A S/NZS 4399
|
Valores de UPF |
|||
|
Item |
Média |
Normalizados |
Classificação |
|
Tecido: Tela com efeito RIP STOP67% Poliéster 33% AlgodãoCor: Azul Marinho. |
246 |
220 |
50+ |
Tabela 32 – Valores de UPF segundo a Norma A S/NZS 4399
TAMANHOS E MEDIDAS
TABELA 33 – Medidas Comuns
|
TABELA |
Tamanhos(Medidas em cm) |
||||||
|
Medidas comuns |
P |
M |
G |
GG |
XG |
XGG |
EG |
|
L1 |
17,0 |
17,0 |
17,0 |
19,0 |
19,0 |
19,0 |
19,0 |
|
L2 |
47,5 |
48,0 |
48,5 |
49,0 |
49,5 |
50,0 |
50,5 |
|
L3 |
15,5 |
15,5 |
15,5 |
16,5 |
16,5 |
16,5 |
16,5 |
|
L4 |
5,7 |
6,0 |
6,2 |
6,5 |
6,7 |
7,0 |
7,2 |
|
L5 |
15,0 |
15,0 |
15,0 |
16,0 |
16,0 |
16,0 |
16,0 |
|
L6 |
9,5 |
10,0 |
10,5 |
11,0 |
11,5 |
12,0 |
12,5 |
|
L7 |
18,0 |
19,2 |
20,5 |
21,7 |
23,0 |
24,2 |
25,5 |
|
L8 |
25,0 |
25,0 |
25,0 |
26,0 |
26,0 |
26,0 |
26,0 |
|
L9 |
31,5 |
31,5 |
31,5 |
32,5 |
32,5 |
32,5 |
32,5 |
|
L10 |
21,0 |
22,0 |
23,0 |
24,0 |
25,0 |
26,0 |
27,0 |
|
L11 |
15,0 |
16,0 |
17,0 |
18,0 |
19,0 |
20,0 |
21,0 |
|
L12 |
9,5 |
9,5 |
9,5 |
10,5 |
10,5 |
10,5 |
10,5 |
|
L13 |
6,0 |
6,5 |
7,0 |
7,5 |
8,0 |
8,5 |
9,0 |
|
L14 |
15,0 |
15,0 |
15,0 |
16,0 |
16,0 |
16,0 |
16,0 |
|
L15 |
14,5 |
15,0 |
15,5 |
16,0 |
16,5 |
17,0 |
17,5 |
|
L16 |
30,5 |
31,0 |
31,5 |
32,0 |
32,5 |
33,0 |
33,5 |
|
L17 |
16,5 |
17,0 |
17,5 |
18,0 |
18,5 |
19,0 |
19,5 |
|
L18 |
16,5 |
17,0 |
17,5 |
18,0 |
18,5 |
19,0 |
19,5 |
|
L19 |
22,5 |
23,0 |
23,5 |
24,0 |
24,5 |
25,0 |
25,5 |
|
L20 |
17,5 |
18,0 |
18,5 |
19,0 |
19,5 |
20,0 |
20,5 |
|
L21 |
34,0 |
34,0 |
34,0 |
34,0 |
34,0 |
34,0 |
34,0 |
Tabela 33 – Medidas Comuns
TABELA 34 – Medidas Básicas
|
TABELA |
Tamanhos(Medidas em cm) |
||||||
|
Medidas básicas |
P |
M |
G |
GG |
XG |
XGG |
EG |
|
CINTURA |
34,5 |
37,0 |
39,5 |
42,0 |
44,5 |
47,0 |
49,5 |
|
CINTURA ESTICADA |
42,5 |
45,0 |
47,5 |
50,0 |
52,5 |
55,0 |
57,5 |
|
QUADRIL |
53,5 |
55,5 |
57,5 |
59,5 |
61,5 |
63,5 |
65,5 |
|
GANCHO DIANTEIRO |
24,1 |
24,7 |
25,3 |
26,0 |
26,6 |
27,2 |
27,8 |
|
GANCHO TRASEIRO |
33,8 |
34,5 |
35,3 |
36,0 |
36,7 |
37,5 |
38,2 |
|
ABERTURA DA PERNA |
21,5 |
22,0 |
22,5 |
23,0 |
23,5 |
24,0 |
24,5 |
|
LATERAL |
106,0 |
106,5 |
107,0 |
107,5 |
108,0 |
108,5 |
109,0 |
Tabela 34 – Medidas Básicas
TOLERÂNCIAS
TABELA 35 – Tolerâncias de Medidas
|
Medidas comuns (em centímetros) |
|
||
|
De (inclusive) |
A (exclusive) |
Tolerância |
|
|
0 |
0,2 |
+ 0,1 |
Nas medidas básicas do produto acabado, constantes da tabela 14 e 15, admite- se uma variação de ± 2%. |
|
0,2 |
2,0 |
± 0,1 |
|
|
2,0 |
5,0 |
± 0,2 |
|
|
5,0 |
10,0 |
± 0,3 |
|
|
> 10,0 |
- |
± 0,4 |
|
Tabela 35 – Tolerância de Medidas
AVIAMENTOS E CONSUMO DA MATÉRIA PRIMA
TABELA 36 – Aviamentos e consumo da matéria prima
|
AVIAMENTOS |
|||
|
Descrição |
Quantidade |
Cor |
Aplicação |
|
Zíper de metálico médio com trava automática: Cursor: material Zamac/ Cadarço: 100% poliéster / Cremalheira: material Cobre - 4,55 mm de largura (aprox.) / Largura total do zíper: 24 mm (aprox.) / Abertura do zíper: medindo 15,0 cm de comprimento (tamanhos 71 a 86) e 18,0 cm (tamanhos 91 a 111). |
|
|
|
|
Botão de pressão de metal:medindo 17 mm de diâmetro |
|
|
|
|
Botão de massa com 4 furos:medindo 17 mm de diâmetro |
|
|
|
|
Elástico sintético (poliéster):medindo 3,8 cm de largura |
|
|
|
|
Argola de metal: medindo 25 mm de largura por 17 mm de altura e 3 mm de espessura |
|
|
|
|
Fecho de contato macho (lado áspero) de Nylon: medindo 2,0 cm de largura por 3,5 cm de comprimento |
|
|
|
|
Fecho de contato fêmea (lado macio) de Nylon: medindo 2,0 cm de largura por 3,5 cm de comprimento |
|
preta. |
- Borda dos bolsos laterais (cargo) |
|
Fecho de contato macho (lado áspero) de Nylon: medindo 3,7 cm de largura por 5,0 cm de comprimento |
|
preta. |
- Portinhola do bolso frontal acima do bolsocargo |
|
Fecho de contato fêmea (lado macio) de Nylon: medindo 2,0 cm de largura por 5,0 cm de comprimento |
|
preta. |
|
|
Fecho de contato fêmea (lado macio)de Nylon: medindo 2,0 cm de largura por 3,8 cm de comprimento |
2 unidades |
preta. |
- Borda dos bolsos do traseiro |
|
Fecho de contato macho (lado áspero) de Nylon: medindo 2,0 cm de largura por 3,8 cm de comprimento |
2 unidades |
preta. |
- Traseiro (Mesma direção da borda dos bolsos do traseiro) |
|
Fecho de contato macho (lado áspero) de Nylon: medindo 3,8 cm de largura por 5,0 cm de comprimento |
2 unidades |
preta. |
- Aletas de ajuste da barra da calça |
|
Fecho de contato fêmea (lado macio) de Nylon: medindo 3,8 cm de largura por 20,0 cm de comprimento |
2 unidades |
preta. |
- Barra da calça |
|
Linha: Mista poliéster/algodão (linha com cobertura (almada) de algodão e núcleo de filamentos contínuos de poliéster)Título: Tex 40 (aproximado) |
|
preta |
-Tex 40: Fechamento da peça, caseados e mosqueados; |
|
Fio: 100% poliéster (com filamentos contínuos texturizados)Título: Tex 18 (aproximado) |
1 cone |
preta |
- Tex 18: Acabamento interno das peças (arremate) |
|
Nota: A quantidade de aviamentos é estimada para a produção de uma peça. |
|||
Tabela 36 - Aviamentos
MONTAGEM DO PRODUTO
TABELA 37 – COSTURAS
|
|
|
|
Linha de costura |
Bitola (cm) |
Pontos/ cm |
|
Fusionar entretela colante no cós, portinholas e vistado bolso frente. |
|
|
|
|
|
|
Fechar e pespontar pertingal |
ponto fixo 1 agulha |
|
|
|
|
|
Chulear gancho frente, limpeza da braguilha, pertingal e limpezas dosbolsos frente |
|
|
|
|
|
|
|
|
||||
|
Fechar portinholas dos bolsos |
ponto fixo 1 agulha |
|
|
|
|
|
|
ponto fixo 2 agulhas |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Fazer abertura do bolso embutido com vista |
ponto fixo 1 agulha |
|
|
|
|
|
Pespontar abertura do bolso embutido com vista |
ponto fixo 1 agulha |
|
|
|
|
|
Fechar forro do bolso embutido |
ponto fixo 2 agulhas |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
loopers |
Tex 18 |
||||
|
|
|
|
|
|
|
|
Fazer prega fêmea no bolso lateral da perna |
ponto fixo 1 agulha |
|
|
|
|
|
Mosquear canto do bolso embutido com vista e prega fêmea do bolso dalateral perna |
|
|
|
|
|
|
Fazer bainha do bolso da lateral (perna) |
ponto fixo 1 agulha |
|
|
|
|
|
Pregar limpeza no bolso sobreposto da lateral costas e pespontar |
|
|
|
|
|
|
Pregar recorte de fecho de contato nas portinholas, bolso costas e fêmea nos bolsos da lateral frente e noespelho costas fazendo X |
|
|
|
|
|
|
Pespontar fole do bolso frente com retrocessos |
ponto fixo 2 agulhas |
|
|
|
|
|
Fixar fundo na lateral do bolso fole |
ponto fixo 1 agulha |
|
|
|
|
|
Pregar lateral do bolso fole e portinhola com retrocessos |
ponto fixo 1 agulha |
agulha e bobina |
Tex 40 |
0,2/1,0 |
4,0 ± 0,5 |
|
Pespontar laterais do bolso fole e portinhola com retrocessos |
ponto fixo 1 agulha |
agulha e bobina |
Tex 40 |
0,6 |
4,0 ± 0,5 |
|
Pregar forro do bolso faca da lateral frente |
ponto fixo 1 agulha |
agulha e bobina |
Tex 40 |
1,0 |
4,0 ± 0,5 |
|
Pespontar bolso faca |
ponto fixo 2 agulhas |
agulha e bobina |
Tex 40 |
0,6 |
4,0 ± 0,5 |
|
Pregar recorte de viés para reforço no canto do bolso faca e frente e no bolso lateral costas |
|
|
|
|
|
|
Fechar forro do bolso lateral frente |
ponto fixo 1 agulhas |
|
|
|
|
|
Pespontar forro do bolso faca lateral frente |
ponto fixo 1 agulha |
|
|
|
|
|
Fazer prega na frente |
ponto fixo 1 agulha |
agulha e bobina |
Tex 40 |
1,0/0,2 |
4,0 ± 0,5 |
|
Fixar bolso faca na lateral na cintura e na braguilha e pespontar |
|
|
|
|
|
|
Pregar limpeza da braguilha e pespontar |
|
|
|
|
|
|
Pregar zíper na limpeza da braguilha |
ponto fixo 1 agulha |
agulha e bobina |
Tex 40 |
0,2 |
4,0 ± 0,5 |
|
Fechar gancho frente |
ponto fixo 2 agulhas |
agulha e bobina |
Tex 40 |
1,0 |
4,0 ± 0,5 |
|
Pespontar braguilha com |
ponto fixo 1 |
agulha e bobina |
Tex 40 |
0,6 |
4,0 ± 0,5 |
|
pertingal e retrocessos |
agulha |
|
|
|
|
|
Pespontar gancho frente com retrocessos |
ponto fixo 2 agulhas |
|
|
|
4,0 ± 0,5 |
|
Fixar bolso do reforço das costas na lateral , noGancho |
|
|
|
|
|
|
|
|
agulha |
Tex 40 |
|
4,0 ± 0,5 |
|
Loopers |
Tex 18 |
1,0 |
|
||
|
|
ponto fixo 2 agulhas |
|
|
|
|
|
Pregar reforço costas formando bolso parte inferior |
|
|
|
|
|
|
Pespontar bolso do reforço costas inserindo recorte de faixa de gorgorão na partesuperior do bolso do lado direito com retrocesso |
|
|
|
|
|
|
Pregar reforço do joelho frente |
ponto fixo 2 agulhas |
|
|
|
|
|
Fechar e pespontar aleta da barra |
ponto fixo 1 agulha |
|
|
|
|
|
|
ponto fixo 1 agulha |
|
|
|
|
|
Fechar laterais com aleta na barra |
overloque 5 linhas |
agulha |
Tex 40 |
|
|
|
loopers |
Tex 18 |
||||
|
Pespontar laterais sobre a frente |
ponto fixo 2 agulhas |
|
|
|
|
|
Pregar bolso da lateral perna com retrocessos |
ponto fixo 2 agulhas |
|
|
|
|
|
Pregar portinhola do bolso lateral perna |
ponto fixo 1 agulha |
|
|
|
|
|
Pespontar portinhola com retrocessos |
ponto fixo 2 agulhas |
|
|
|
|
|
Pregar nesga dos entrepernas nas costas |
overloque 3 linhas |
agulha |
Tex 40 |
|
|
|
loopers |
Tex 18 |
||||
|
Pespontar nesga do entrepernas (costas) |
ponto fixo 1 agulha |
|
|
|
|
|
|
|
agulha |
Tex 40 |
1,0 |
4,0 ± 0,5 |
|
loopers |
Tex 18 |
||||
|
Pespontar nesga na parte da frente |
ponto fixo 1 agulha |
|
|
|
|
|
|
ponto fixo 2 agulhas |
|
|
|
|
|
Pespontar passantes do cós |
ponto fixo 2 agulhas |
|
|
0,6 |
4,0 ± 0,5 |
|
Fazer alça e fixar inserindo argola |
ponto fixo 1 agulha |
|
|
1,0/0,2 |
4,0 ± 0,5 |
|
|
ponto fixo 1 agulha |
|
|
0,2 |
4,0 ± 0,5 |
|
|
ponto fixo 1 agulha |
|
|
1,0 |
|
|
|
ponto fixo 1 agulha |
|
|
|
|
|
Fixar recorte de elástico nas laterais do cós embaixo do passantefrente e costas |
|
|
|
|
|
|
Pregar etiqueta na parte interna do cós |
ponto fixo 1 agulha |
|
|
|
|
|
|
ponto fixo 1 agulha |
|
|
|
|
|
|
ponto fixo 1 agulhas |
|
|
|
|
|
Fixar passante na parte superior e inferior inserindo alça com argola no passantelado direito |
|
|
|
|
|
|
Fazer bainha na barra com aleta |
ponto fixo 1 agulha |
|
|
|
|
|
Pregar recorte de fecho de contato macho na aleta da barra e fêmea sobre abainha costas fazendo X |
|
|
|
|
|
|
Mosquear passantes , portinholas, canto dos bolsos laterais frente e costas, bolso fole, bolsolateral e braguilha |
|
|
|
|
|
|
|
máquina de pressão |
|
|
|
|
|
Nota: As linhas de costura deverão ser na cor Azul Marinho. |
|||||
Tabela 37 – Costuras
OBS: ETIQUETAS
29) Item 29 – Camisa Tática Operacional Instrutor – cor Vermelha
Camisa Tática Operacional Instrutor, Cor Vermelha, confeccionada em DRY FIT, frente e costa, e RIP STOP, nas mangas., Frente com abertura fechada por zíper que termina na extremidade superior da gola alta. Mangas tipo raglã, punhos ajustados por aleta presa na costura de união das extremidades do punho. Reforço do cotovelo em tecido RIP STOP, sobreposto à manga. Velcro (parte lisa para Aplicação do Brasão da AGCM, na manga esquerda (de quem veste), etiquetada e / ou bordada nas cores originais, com medida total de 85 mm de largura e de 95 mm de altura. Nas Costa terá escrito “INSTRUTOR”, na cor PRETA, fonte ARIAL BLACK, com altura de 8 cm, respeitando a largura de cada letra.
Imagem Ilustrativa
30) Item 30 – Chapéu Selva Instrutor – Cor preta
Confeccionado em tecido Techno rip stop, com 70% poliéster e 30% algodão, em gramatura de 210 g/m², com malhas especiais na cor preta, impermeabilizado: Copa formada de 2 gomos, tendo de cada lado dois ilhoses de 5mm de metal oxidado. Aba com 75mm de largura nas laterais e na frente e atrás, no mesmo tecido e um debrum de 5mm em toda a volta formando 7 gomos. Jugular com 10mm de largura e 500mm de comprimento, dupla, inteiriça de brim, ajustáveis por dois passadores do mesmo material. Na parte posterior costurado internamente um protetor de nuca.
Imagem Ilustrativa
31) Item 31 – Boné GOC-K9 – Cor Marrom Coyote
Confeccionado em tecido Techno RIP STOP, composto de 70% poliéster e 30% algodão, na cor marrom “Coyote”, com aba na frente de aproximadamente 6cm x 15cm, forrada em tecido na cor preta, composição 38% em poliéster e 62% em algodão, 45 fios no urdume e 28 fios na trama e 99 g/m2 de espessura e 10 mm de diâmetro.
Bordado o Brasão da AGCM nas cores originais na parte frontal central do boné medindo aproximadamente 5,5 cm de altura por 5,5 cm de largura. Altura boné: 7,5 cm aproximadamente.
Com regulador do tipo Strapback para regulagem para o tamanho da cabeça com fita dupla de tecido com velcro macho e fêmea costurados para o fechamento ideal.
Imagem Ilustrativa
32) Item 32 – Chapéu Selva GOC-K9 Unit – Cor Camuflado AU
Confeccionado em tecido Techno rip stop, em gramatura de 210 g/m², com malhas especiais na cor camuflado AU, impermeabilizado; Copa formada de 2 gomos, tendo de cada lado dois ilhoses de 5mm de metal oxidado. Aba com 75mm de largura nas laterais e na frente e atrás, no mesmo tecido e um debrum de 5mm em toda a volta formando 7 gomos. Jugular com 10mm de largura e 500mm de comprimento, dupla, inteiriça de brim, ajustáveis por dois passadores do mesmo material
Imagem Ilustrativa
33) Item 33 – Calça Tática Operacional GOC-K9 Unit, Cor Camuflado AU
a) Calça confeccionada em tecido Techno rip stop, com 70% poliéster e 30% algodão, em gramatura de 210 g/m², cor camuflado AU.
Cós postiço de 45mm de largura e abrigara 8 (oito) passadores nos manequins de números até 46 e 10 (dez) nos manequins de 48 a 62, que terão 15mm de largura por 60 de comprimento, e se distância 90mm da braguilha e serão distribuídos ao longo do restante do cós, tendo ainda, internamente, 3 (três) etiquetas de identificação.
A braguilha com zíper de 150mm na cor areia e fecho do cós com um gancho metálico de segurança na parte interna do cós.
As costuras laterais também serão paralelas e separadas 7mm uma da outra, a costura do gavião será reforçada de forma que não se rasgue ou descosture com o uso e haverá um arremate na altura do cós;
Com puxadores dos bolsos laterais e traseiros emborrachados.
Dois bolsos laterais chapados com prega a aproximadamente 250mm da parte inferior do cós, medindo 200mm x 230mm,
A lapela dos bolsos terá 200mm x 70mm e serão duplas, nas extremidades da segunda lapela, dois orifícios de 18mm abrigará os botões e fará o fechamento da lapela do bolso, ambas as lapelas serão contornadas por costuras paralelas 8mm uma da outra;
Toda costura em linha da mesma cor do tecido.
Calça confeccionada sem bainha, devendo ser overlocada em sua extremidade. A bainha será feita pelo usuário conforme sua necessidade.
Costuras:
Fixação do cós em máquina de pregar cós.
Fechamento das ilhargas, gancho traseiro e fixação das palas em fechadeira 02 agulhas paralelas ou interlock bitola mínima 10mm rebatido com ponto corrente 2 agulhas paralelas.
Fechamento dos entrepernas em interlock bitola mínima 10 mm.
Máquina reta 02 agulhas paralelas para o pesponto da vista, gancho dianteiro, bolsos e portinholas. 05 - Máq. reta 01 agulha para fixação do zíper, botões, bainhas dos bolsos e barra das pernas.
Travetes nas extremidades dos bolsos, portinholas, final da vista, fixação dos passantes e na junção dos ganchos por sobre a costura de segurança do interlock.
Caseado reto de 18mm.
Overlock nas partes desfiantes do tecido.
b) Etiquetas:
Todas as peças devem trazer 03 (três) etiquetas:
b.1) A primeira, contendo as informações do fabricante da peça, inserida internamente no cós dianteiro esquerdo (de quem veste), entre a borda da vista e a costura do fechamento lateral;
b.2) A segunda, contendo a composição do tecido e as instruções para lavagem inserida internamente no cós dianteiro esquerdo (de quem veste) sob a primeira etiqueta;
b.3) A terceira, contendo o tamanho da peça, será fixada sobre a etiqueta do fabricante;
Imagem Ilustrativa
34) Item 34 – Gandola Tática Manga Longa GOC-K9 Unit, cor Camuflado AU
a) Confeccionada em tecido Techno rip stop 70% poliéster e 30% algodão, em gramatura de 210 g/m².
Dois (02) - Colarinho com gola e pé de gola, a gola e do tipo colarinho duplo inteiriço, cor Camuflado AU;
Gola tipo padre com fechamento por zíper trator. Em ambas as mangas apresentam reforço nos cotovelos e regulamento em velcro no punho.
A manga direita possui um bolso levemente inclinado, conta com velcro fêmea para fixação de bandeira costurado ao centro do bolso. A manga esquerda possui um bolso levemente inclinado com velcro fêmea com arredondamento na parte inferior.
Com proteção UV 50 + Reforço no Cotovelo Regulagem no punho Ombreira.
Mangas longas com punhos fechados por botão e caseado da mesma cor do tecido.
Dois (02) bolsos superiores chapados quadrados tipo fole com prega fêmea central e portinholas duplas fechadas por velcros, medindo 17cm de altura por 14cm de largura, portinhola medindo 6cm de altura, na lapela esquerda haverá solução de continuidade em ambas as costuras de 7mm espaço esse destinado a abrigar caneta;
Dois (02) bolsos inferiores chapados quadrados tipo fole com 1 prega fêmea no centro e portinhola dupla fechada por velcro e caseado medindo19cm de largura e 21cm de altura, portinhola com 6cm de altura.
Tira interna de tecido para passar cadarço de ajuste na altura da cintura, cadarço com 1,90m de comprimento,
Costas sem recortes com pala em tecido duplo medindo 45cm de largura, partindo da altura do ombro até o final da bainha com 2cm, fole de 4cm de cada lado.
Platinas nos ombros tipo militar com 17 cm de comprimento com 5,5 cm de largura da base e afunilando com 4,0 cm para ponta, com fechamento em botão e caseado.
Brasão da AGMG tipo bolacha, tendo 60mm de largura x 65mm de altura, etiquetado na manga esquerda 6cm abaixo da costura do ombro e o Brasão do Município, tendo 80mm de largura x 70mm de altura, etiquetado na manga direita 6cm abaixo da costura do ombro.
– 90 cm será o comprimento médio da gandola, considerando a variação da numeração, medido da costura da gola até final com bainha feita de 2 cm.
Toda costurada com linha na mesma cor do tecido.
b) Costuras:
Em máquina de interlock bitola mínima 10 mm para união e fechamento das ilhargas, ombros, mangas (fixação e fechamento), palas dianteiras e traseira, recortes, pespontado com máquina de 2 agulhas paralelas.
Em máquina reta 01 agulha ponto fixo para fixação e pesponto da gola, bolsos, portinholas, punhos, carcela, barra e bainhas.
Caseado reto de 16 mm de comp.
Botões da mesma cor do tecido.
Aplicação de overlock nas partes desfiantes do tecido.
c) Etiquetas:
Todas as peças devem trazer 03 (três) etiquetas:
A primeira, contendo as informações do fabricante da peça, deverá ser fixada ao centro do degolo na parte traseira sob o colarinho;
A segunda, contendo a composição do tecido e as instruções para lavagem, deverá ser fixada sob a primeira etiqueta;
A terceira, contendo o tamanho da peça, será fixada sobre a etiqueta do fabricante.
d) Brasões:
Bandeira de Goiânia: patch bordado nas cores originais em alta qualidade em velcro dupla face (macho e fêmea), sendo o bordado costurado no velcro macho (áspero) e velcro fêmea (lado macio) costurado diretamente na manga. Inserido na manga direita do usuário há 6 cm abaixo da costura do ombro, com dimensões de 85 mm de largura por 60 mm de altura;
Imagem Ilustrativa
Brasão da AGCM: patch bordado nas cores originais em alta qualidade em velcro dupla face (macho e fêmea), sendo o bordado costurado no velcro macho (lado áspero) e velcro fêmea (lado macio) costurado diretamente na manga. Inserido na manga esquerda do usuário há 6 cm abaixo da costura do ombro, com as seguintes dimensões: 85 mm de largura, por 95 mmde altura.
35) Item 35 – Balaclava Tática GOC-K9 Unit, Malha PV, cor Marrom Coyote
Confeccionada em Tecido Poliviscose com proteção FPU50+ UV-PROTECTION, cor marrom “Coyote”, Medidas Aproximadas: Altura: 0,38cm e Diâmetro: 0,42cm. Bartacks nas juntas de dobradiça para durabilidade. Formação do painel de rosto para melhor ajuste. Deverá ser fornecida no padrão camuflado digital marpat woodland ou similar. Deverá ser lavável e possuir alta-solidez de cor, resistente. Tamanho G.
Imagem Ilustrativa
36) Item 36 – Camiseta Manga Longa GOC-K9 Unit, malha PV, cor marrom
A camiseta será dividida entre frente, costa e mangas longas, ambas com malha com composição do tecido 90% Poliéster e 10% Elastano com UV 50, na cor Marrom, Gola olímpica (gola careca) feita em tecido ribana com 25 mm de altura que garante a elasticidade e resistência necessária para acompanhar o pescoço, as costuras que ligam a gola às mangas serão feitas com pesponto feito em máquina com agulha dupla idênticas às golas, todo o conjunto será costurado com linha 100% poliéster na cor do tecido, e terá acabamento overlocado; Manga longa de aproximadamente 600 mm de comprimento, ombro 150 mm comprimento, tendo como referência o tamanho “M”, com bainha simples de 25 mm, punho feito do tecido ribana com 50 mm de comprimento, onde nas duas mangas terá escrita emborrachada a palavra GOC K9, na cor amarelo-ouro, escrita na posição vertical medindo 300mm com fonte ARIAL BLACK, tendo as letras 80 mm de altura, a uma distância de 05 cm da bandeira e do Brasão; O comprimento da camiseta deverá atingir acima da região glútea, aproximadamente 630 mm. A largura será aproximadamente 500 mm, tendo como referência o tamanho “M”; Aplicação da Bandeira do Município na manga direita (de quem veste), etiquetada e / ou bordada nas cores originais, com medida total de 85 mm de largura e de 60 mm de altura costurada a uma distância de 50 mm abaixo da costura que divide o ombro da manga e centralizada ao meio; Aplicação do Brasão da AGCM, na manga esquerda (de quem veste), silkada e / ou bordada nas cores originais, com medida total de 85 mm de largura e de 95 mm de altura, costurada a uma distância de 50 mm abaixo da costura que divide o ombro da manga e centralizada em relação ao meio da manga; Nas costas da camiseta deverá ser escrita emborrachada a palavra “GOC K9” amarelo-ouro, medindo 300mm, fonte ARIAL BLACK e tendo as letras 30 mm de altura, a uma distância de 08 cm da gola.
Imagem Ilustrativa
37) Item 37 – Camiseta malha PV GOC-K9 Unit, Cor Marrom
A camiseta com malha PV marrom, artigo com características leve, confortável e toque macio; Gola olímpica feita em tecido ribana com 20 mm de altura ; Manga curta de aproximadamente 200 mm de comprimento, ombro 120 mm comprimento, tendo como referência o tamanho “M”, com bainha simples de 25 mm; O comprimento da camiseta deverá atingir acima da região glútea, aproximadamente 630 mm; A largura será aproximadamente 500 mm; Aplicação da Bandeira do Município na manga direita (de quem veste), silkado nas cores originais, com medida total de 85 mm de largura e de 60 mm de altura costurada a uma distância de 50 mm abaixo da costura que divide o ombro da manga e centralizada ao meio. Aplicação do Brasão da AGCM, na manga esquerda (de quem veste), silkado nas cores originais, com medida total de 85 mm de largura e de 95 mm de altura, costurada a uma distância de 50 mm abaixo da costura que divide o ombro da manga e centralizada em relação ao meio da manga. Nas costas da camiseta deverá ser silkado GOC K9, na cor amarelo-ouro, sendo com fonte ARIAL BLACK, tendo as letras 30 mm de altura, a uma distância de 08 cm da gola, será inserido na horizontal medindo 240 mm.
Imagem Ilustrativa
38) Item 38 – Terno Completo (Paletó e Calça), masculino e feminino, cor preta
Terno masculino / feminino completo: composto de um paletó e uma calça, ambos sob medida, confeccionados em tecido 100% lã fria meia estação, fino acabamento, cor preta. O paletó e a calça deverão apresentar a mesma qualidade, cor e tecido. Paletó – estilo tradicional, abotoamento frontal com dois botões com casas no sentido horizontal; lapela normal com caseado no lado esquerdo; ombreiras de espuma forradas na cor do paletó; bolsos inferiores embutidos, cerzidos, com portinhola; bolso superior de peito no lado esquerdo; dois bolsos frontais tipo faca com pesponto e forro também pespontado; dois bolsos traseiros embutidos sem portinhola, cerzidos, um pinchal em cada, fechamento por caseado e um botão; forro pespontado em todo o contorno; abertura frontal, braguilha com zíper, forrada do próprio tecido do lado esquerdo com extensão em bico e botão interno e lado esquerdo em pespondo; e fecho de metal interno; passante normal, cós fechado por colchetes, forro montado em duas partes e com fitilho no centro; bainha tradicional com aviamento na mesma cor do tecido. Ambos com etiqueta de composição e instrução de lavagem conforme determinação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia INMETRO.
Imagem Ilustrativa
Imagem Ilustrativa
39) Item 39 – Camisa Social Feminina, Cor preta ou branca
CAMISA SOCIAL FEMININA com recordes clássica, com franzido leve e acinturada para uniforme. Altura da gola com 4,5 cm, Gola e pé de gola duplo, pesponto duplo na gola, franzido de 4 cm no ombro, pala pespontada em máquina 2 agulhas, pala dupla com 15 cm, carcela com 12 cm de altura e 2,5 de largura, com 1 botão com pesponto simples, casinha na vertical, punho duplo com 2 botões, pesponto simples, casinhas na horizontal, pesponto duplo no encaixe do punho, bainha de 2 cm em máquina de 2 agulhas, arredondado leve de 3 cm na frente e costas.
Imagem Ilustrativa
40) Item 40 – Gravata, cor azul-noite
Gravata vertical masculina confeccionada em tecido de seda, na cor azul-noite, com 74g/m² de gramatura, composição de 100% seda. O tamanho padrão da gravata masculina será de 145 cm.
Imagem Ilustrativa
41) Item 41 – Vestido Gestante, Cor azul-noite
Confeccionado de tecido gabardine de 67 %poliéster e 33% algodão, em gramatura de 265 g/m² tipo social, na cor azul-noite; Decote em "V", pespontado, com fechamento na parte de trás, até a linha da cintura, por meio de fecho ecler invisível, sendo ajustável externamente nas costas por meio de faixas do mesmo tecido com 20 mm de largura e 300mm de comprimento; não possui mangas; O comprimento será de 1200 mm, cobrindo os joelhos.
Imagem Ilustrativa
42) Item 42 – Túnica Panamá – Cor azul-noite
Confeccionada de tecido Panamá 85% poliéster, 15% algodão, com variação permitida de 3%, na cor azul-noite, com gramatura de 233 g/m²; Deve conter duas platinas em tecido duplo, em formato pentagonal, no mesmo tecido da túnica e com aplicação interna de entretela termo colante, medindo: altura central 135 mm, largura superior 45 mm, largura inferior 55 mm, altura das laterais 120 mm com caseado horizontal na parte chanfrada, com aplicação no ombro de um botão de cor dourada para fixação; Aberta em toda sua extensão com fechamento realizado por no máximo 7 (sete) botões de cor dourada, o primeiro no final da gola paletó e o último a 100 mm da borda inferior da bainha, o restante distribuídos esteticamente e com espaços regulares entre si; Gola aberta de paletó, sem trespasse, folgada no peito e nos ombros, sem enchimento e ligeiramente cintada;
Imagem Ilustrativa
43) Item 43 – Calça Social Panamá – Cor azul-noite
Confeccionada de tecido Panamá 85% poliéster, 15% algodão, com variação permitida de 3%, na cor azul-noite, com gramatura de 233 g/m², tipo social, na cor azul-noite, com 04 (quatro) bolsos embutidos, sendo 02 (dois) frontais 02 (dois) no traseiro com portinholas; Braguilha fechada por zíper de poliéster, na mesma cor do tecido.
Imagem Ilustrativa
44) Item 44 – Bata para Gestante – Cor azul-noite
Confeccionada de tecido 83% poliéster e 17% algodão, na cor azul-noite, com corte de camisa esporte caindo livremente sobre as ilhargas, bainha de 20 mm, com gramatura de 160 g/m², aberta na frente em toda extensão. Deve conter duas platinas em tecido duplo, em formato pentagonal, no mesmo tecido da camisa e com aplicação interna de entretela termo colante. Faixa lateral para regulagem, na mesma altura do início das pregas amarrada no centro das costas. Aplicação da Bandeira do Município na manga direita (de quem veste), etiquetada e / ou bordada nas cores originais, com medida total de 85 mm de largura e de 60 mm de altura costurada a uma distância de 50 mm abaixo da costura que divide o ombro da manga e centralizada a platina. Aplicação do Brasão da AGCM, na manga esquerda (de quem veste), etiquetada e / ou bordada nas cores originais, com medida total de 85 mm de largura e de 95 mm de altura, costurada a uma distância de 50 mm abaixo da costura que divide o ombro da manga e centralizada em relação a platina.
Imagem Ilustrativa
45) Item 45 – Cinto de Guarnição, Conjunto, cor Preta
ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO OBJETO
ITEM 01 - CINTO TÁTICO COM SISTEMA MODULAR COM CORTE A LASER COM CINTO PRIMÁRIO PARA ANCORAGEM DE APOIO DE SEGURANÇA POR MEIO DE VELCRONS.
a) Este cinto deve dispor de sistema modular em cortes feitos a laser medindo aproximadamente 3,4 cm de comprimento e 2 mm de altura para possibilitar o acoplamento de acessórios modulares. A parte externa do cinto deve ser produzida com uma fita de tecido alta resistência com no mínimo de 5,3 cm de altura.
b) O TECIDO DEVERÁ OBTER AS SEGUINTES PROPRIEDADES:
b.1) Possuir aplicação de resina proporcionando maior resistência a rasgos, antibactericida que diminui o acumulo e propagação de bactérias e hidro-repelente que aumenta a resistência contra a penetração de água.
b.2) Uma Tag (cartão) deverá ser fixado nos cintos Primário e Secundário explicando as propriedades tecnológicas do tecido, uma etiqueta interna contendo: o tamanho do cinto, lote de fabricação, data de fabricação, composição, instruções de lavagem, nome da empresa fornecedora, CNPJ e inscrição estadual, telefone e email.
b.3) O desempenho dos tecidos deverá ser comprovado por meio de laudos laboratoriais têxteis emitidos por laboratórios acreditados no Brasil pelas normas da NBR ISO / IEC. 1.4.1 A parte interna deverá ser confeccionada em tecido preto poliéster 301 tinto/resinado. Laudos que deverão ser apresentados sobre o tecido interno forro (POLIÉSTER 301 TINTO/RESINADO).
b.4) A parte interna deverá ser confeccionada em tecido preto poliéster 301 tinto/resinado.
c) A SEQUÊNCIA DE FITAS SOBREPOSTA DEVERÁ SER DA SEGUINTE FORMA:
Primeira fita: Fita de nylon com cortes a laser que deverá ser costurada na segunda fita com costura dupla no sentido vertical próximo as extremidades dos cortes a laser.
Segunda fita: Fita mista de poliamida e poliéster maleável com gramatura máxima de 1,5 mm. Esta fita dá o suporte para a composição do cinto e efetua a regulagem das extremidades do cinto por meio de velcro n macho disposto de forma retangular medindo aproximadamente 8 cm por 5 cm altura. Outro retângulo de velcro fêmea medindo 8cm por 5 cm costurado no lado contrário ao velcro macho efetuando a fixação no cinto primário de ancoragem.
Terceira fita: Deverá ser produzida em fita mista de poliamida com poliéster com gramatura mínima de 2 mm para garantir a sustentação, rigidez, resistência e apoio na região da cintura do operante.
Quarta fita: Fita de velcro fêmea com 5 cm de altura efetuando área para fixação de regulagens e acoplamento no cinto primário.
d) FECHAMENTO FRONTAL
O fechamento frontal deste conjunto de fitas que compõem o cinto secundário deve ser feito por meio de uma fivela em polímero nobre injetado com três travas onde a terceira localizada no meio das outras duas é a trava de segurança evitando a abertura involuntária do conjunto de guarnição.
A fivela de tripla retenção (três pontas) com fixação lateral e central injetada em polímero POM, com laudo de tração emitido por laboratório credenciado pelo Inmetro, acima de 120 kg força.
Esta fivela não pode possuir cantos vivos com ângulos retos evitando lesões no operante.
O cinto primário de acoplamento nos passantes da calça deverá dispor de velcro macho de 2,5 cm largura na parte externa e interna e velcro fêmea na parte externa. Possibilitando a regulagem na cintura do operador.
O cinto deve ser produzido com fita mista de poliamida com poliéster de 4 cm de largura e espessura mínima de 2mm. Os velcrons deverão ser costurados com costuras duplas reforçadas.
As medidas dos cintos deverão ser dispostas conforme tabela abaixo:
|
Cinto primário (suporte ancoragem) TAM: P-M |
1 fita 40mm x 1.30 metros 1 velcro macho 2,5mm x 56cm 1 velcro fêmea 2,5mm x 31 cm |
|
Cinto Secundário (cinto guarnição) TAM: P-M |
1 fita 50mm x 1.24 metros 1 velcro fêmea 50mm x 86 cm2 velcro macho 50mm x 8 cm 2 velcro fêmea 50mm x 8 cm1 tira de tecido c/ corte a laser 50mm x 79cm |
|
Cinto primário (suporte ancoragem) TAM: M-G |
1fita 40mm x 1.30 metros1 velcro macho 2,5mm x 96 cm 1 velcro macho 2,5mm x 56cm1velcro fêmea 2,5mm x 31 cm |
|
Cinto Secundário (cinto guarnição) TAM: M-G |
1fita 50mm x 1.32 metros1 velcro fêmea 50mm x 93 cm2 velcro macho 50mm x 8 cm 2 velcro fêmea 50mm x 8 cm1 tira de tecido c/ corte a laser 50mm x 87 cm |
|
Cinto primário (suporte ancoragem) TAM: GGG |
1fita 40mm x 1.45 metros1 velcro macho 2,5mm x 1.12 metros 1 velcro macho 2,5mm x 60cm 1velcro fêmea 2,5mm x 32cm |
|
Cinto Secundário (cinto guarnição) TAM: G-GG |
1fita 50mm x 1.40 metros1 velcro fêmea 50mm x 98 cm2 velcro macho 50mm x 8 cm 2 velcro fêmea 50mm x 8 cm1 tira de tecido c/ corte a laser 50mm x 94cm |
Fotos referenciais do cinto primário de guarnição com sistema modular:
b) Vista externa extremidade direita aberto
c) Vista externa extremidade esquerda aberto
d) Vista interna extremidade direita aberto
e) Vista Interna Extremidade direita aberto com fivela
f) Vista externa extremidades sem fivelas
g) Vista interna extremidades sem fivelas
Imagem Ilustrativa
Imagem Ilustrativa
|
ITEM |
QUANTIDADE |
ESPECIFICAÇÃO DO OBJETO |
TAMANHO |
|
01 |
14 |
Cinto Raptor Molle Laser Cut com Cinto de Ancoragem |
P |
|
02 |
84 |
Cinto Raptor Molle Laser Cut com Cinto de Ancoragem |
M |
|
03 |
62 |
Cinto Raptor Molle Laser Cut com Cinto de Ancoragem |
G |
|
04 |
20 |
Cinto Raptor Molle Laser Cut com Cinto de Ancoragem |
GG |
|
TOTAL |
180 |
||
ITEM 02 - COLDRE
a) O Coldre Tático para canhoto ou destro é destinado ao adequado acondicionamento e transporte seguro de pistola de dotação da Instituição (Taurus PT100), sem acessórios do tipo lanterna ou mira optrônica.
O Coldre Tático é composto por:
a.1) Coldre, com:
a.1.1) Sistema de Retenção do Armamento (SRA), com duplo mecanismo de retenção da arma de fogo (Mecanismo de Retenção Manual – MRM, Alça pivotante)
a.1.2) Fabricado em polímero sem Abrasão para evitar a fricção do armamento com o polímero, ocasionando desgaste prematuro da arma no Coldre.
b) Sistema de Acoplamento Modular (SAM), com:
b.1) Conector Macho (CM) fixado ao Coldre por sistema de furação (mínimo 2 furos), a fim possibilitar o acoplamento e desacoplamento do Coldre;
b.2) Conector Fêmea (CF) fixado nas Plataformas por sistema de furação (mínimo 2 furos).
c) Plataformas (PLAT): a) Femoral (PLAT-1).
d) FUNÇÕES:
Destina-se ao acondicionamento e transporte seguro de pistola de dotação da Instituição (Taurus 100). Mantendo o armamento próximo ao corpo e em posição vertical, estável e taticamente adequada para empunhadura e saque do operador.
Oferece sistemas de segurança com alta confiabilidade, que reduzem significativamente a possibilidade de saque malicioso ou queda da arma de fogo por destravamento involuntário ou retirada forçada.
Permite o uso do Coldre em diferentes configurações, para emprego ideal em diversos cenários operacionais e redução das variações na dinâmica do saque e disparo.
e) SIMETRIA DOS COLDRES DESTRO E CANHOTOS:
Os Coldres destros e canhotos serão simétricos entre si, em imagens espelhadas, compartilhando as mesmas especificações, construção, materiais, sistemas e plataformas.
f) MATERIAIS, COMPOSIÇÕES E ACABAMENTOS CORPO DO COLDRE:
O corpo do Coldre será composto de um ou mais polímeros, que serão moldados por injeção para acondicionar o armamento especificado, sem que haja excessos de material que impeçam a adequada empunhadura e o saque do armamento ou a presença de cantos vivos que possam lesionar a mão do operador.
g) CONDIÇÕES ESPECÍFICAS DO CORPO DO COLDRE
h) ENSAIOS FÍSICOS Índice mínimo, com tolerância de 5%
Característica Norma Especificação Tolerância Resistência ao impacto ASTM D-256 20 ft-lbs/in Resistência à Tração ASTM D-638 5.500 PSI Deflexão Térmica ASTM D-648 75ºC – 264 PSI Módulo de Flexão ASTM D-790 3 x 105 PSI Resistência à Flexão ASTM D-790 8.500 PSI Densidade Específica ASTM D-792 1,35 Flamabilidade UL 94 V-0.
i) PROTEÇÃO DO RETÉM DO CARREGADOR
O corpo do Coldre deve encobrir o retém de liberação do carregador da pistola acondicionada, impossibilitando o acionamento involuntário do retém do carregador.
j) MECANISMO DE RETENÇÃO MANUAL - MRM
O MRM será composto por alça pivotante de elastômero moldado por injeção com peças de aço resistente à corrosão.
k) PARAFUSOS
Os parafusos cabeça fenda ou fenda cruzada (Philips) e as porcas são feitos de aço de alta resistência, resistente à corrosão e revestidos de óxido. Capaz de aguentar um mínimo de 48 horas imerso em água e manter a forma e função.
l) SISTEMA DE ACOPLAMENTO MODULAR (SAM)
Os Conectores Macho e Fêmea do SAM deverá ser produzidos em polímero(s). PLATAFORMAS
A Plataforma Femoral (PLAT-1) será produzida em polímero(s). SISTEMA DE RETENÇÃO DO ARMAMENTO (SRA)
O SRA possuirá duplo mecanismo de retenção da arma de fogo. Os mecanismos deverão possuir teclas que serão acionadas exclusivamente pelo polegar do operador. O acionamento da tecla deverá ser feito por ato continuo, prático e intuitivo. Não serão admitidas teclas de acionamento dos mecanismos de retenção do armamento que fiquem do lado oposto ao operador, pois ampliam a possibilidade de acionamento malicioso ou não intencional. Não serão admitidos sistemas, mecanismos ou procedimentos que alterem ou interfiram na biomecânica do saque ou imponham movimentos adicionais (giro, torção ou capotamento) à arma de fogo. O total destravamento deverá ocorrer com o acionamento da tecla de acionamento, liberando a arma de fogo para retirada vertical do Coldre.
m) MECANISMO DE RETENÇÃO MANUAL (MRM)
O MRM destina-se à proteção da arma de fogo Coldreada contra o saque malicioso ou não intencional. Consiste de alça pivotante que é destravada pelo acionamento de tecla pelo operador.
m.1) O destravamento do MRM é feito pelo operador que, ao empunhar o armamento, deve ser capaz de pressionar a tecla para baixo, com o polegar, habilitando assim o basculamento da alça para frente e liberando o acesso e o saque da arma de fogo.
m.2) O travamento se dá por meio da condução da alça de volta a posição vertical, momento em que o dispositivo emite sinal sonoro característico para indicar que o trancamento de fato ocorreu (não necessitando de acompanhamento visual do operador).
n) SISTEMA DE ACOPLAMENTO MODULAR (SAM)
O SAM consiste em mecanismo destinado à fácil conexão e desconexão do armamento nas diferentes Plataformas (Administrativa, Cintura, Femoral e peitoral) permitindo a rápida transição do local de uso do Coldre e consequentemente do armamento.
O SAM é composto por duas peças:
n.1) Conector Macho (CM); e
n.2) Conector Fêmea (CF)
O Conector Fêmea (CF) é afixado por meio de parafusos nas Plataforma (Femoral) e o Conector Macho (CM) é afixado por meio de parafusos no Coldre ou nos acessórios.
A conexão e desconexão dos CF e CM do SAM deverá ser passível de realização usando-se apenas uma das mãos e sem a necessidade de uso de ferramentas adicionais.
O SAM deverá produzido em polímero(s).
Os parafusos são do tipo cabeça fenda ou fenda combinada e as porcas, feitos de aço de alta resistência, resistente à corrosão, revestidos de óxido.
Observação: Os Conectores Fêmea e Macho deverão ser entregues montados nas Plataformas e no Coldre, respectivamente.
o) PLATAFORMAS
As plataformas permitem que um único Coldre seja utilizado pelo policial em diversas posições, possibilitando ao o policial a escolha mais apropriada para a tarefa que esteja desempenhando. As plataformas permitem que a biomecânica do saque permaneça inalterada, pois o Coldre e seus Sistemas de Retenção do Armamento permanecem os mesmos para os mais diversos tipos de emprego (Administrativo, Atuação Tática, Motociclismo, Operações Aéreas etc.), gerando economia no treinamento e ganhos adicionais na eficiência e segurança do policial.
p) PLATAFORMA FEMORAL (PLAT-1)
A PLAT- 1 destina-se ao uso do Coldre (ou acessórios pesados como porta carregadores duplos) e outros acessórios na perna, garantindo pronto emprego do armamento (Coldreamento e saque). A tira de gorgurão que se prende ao Cinto de Guarnição é produzida em nylon de alta resistência. A PLAT-1 terá duas tiras de nylon e elástico, que terão fivelas pregadas permitindo a rápida remoção e fixação na perna.
As duas tiras de 40mm (tolerância de 5%) de largura prendem-se a plataforma na perna.
Fio de nylon #60 é usado para costurar o fecho de contato na face interna da tira de desconexão e as fivelas na tira de nylon bem como nas tiras elásticas.
Fivelas de polímero Poliacetal com grande capacidade de memória são usados na tira de ancoragem do cinto e tira de ancoragem femoral.
Os parafusos são do tipo cabeça fenda ou fenda combinada e as porcas, feitos de aço de alta resistência, resistente à corrosão, revestidos de óxido.
A PLAT-1 será injetada na forma do contorno da perna, para oferecer maior conforto Produzida em polímero(s), Todos os materiais usados são resistentes à água.
A tira de desconexão e a plataforma de perna podem ser submersas em água por 3 ou 4 dias e, quando forem puxadas para fora, continuarão a caber e funcionarão da maneira que foram projetadas.
A PLAT-1 possui 2 conjuntos de furação (mínimo 2 furos) que permitem a fixação de Conectores Fêmea (CF) do Sistema de Acoplamento Modular (SAM) para possibilitar o rápido acoplamento e retirada do Coldre e acessórios que tenham o Conector Macho (CM) afixado.
DESENHOS TÉCNICOS:
Desenhos ilustrativos do Coldre
Desenho ilustrativo do Sistema de Acoplamento Modular (SAM) Plataformas
Desenho Ilustrativo da Plataformas Femoral
ITEM 03 - PORTA CARREGADOR DUPLO
Possui sistema de acoplamento ao cinto de guarnição por passador tipo dobradiça, com trancamento por dois parafusos, de polímero poliamida.
Trava para fixar o cinto, por meio de dois parafusos, possibilitando a imobilidade do cinto de guarnição. Compatível com modelos diversos de carregadores de projeteis.
Com sistema de retenção, para uso ou não de tampa, por pressionamento do corpo do carregador, através de rosque amento de um parafuso central.
Compatíveis com pistolas calibre .40 e 9mm de uso restrito, modelos PT 100, 101,840, 24/7, Glock 19, 20, 21 Imbel TC, MD5, MD6 e MD7.
Regulagem nas mais diversas técnicas de uso e posicionamento de saque do carregador com giro de 360% permitindo regulagem para o posicionamento angular horizontal e vertical. Fabricado em polímero poliamida virgem com fibra de vidro, pigmentado na cor preta, sem rebarbas de fechamento com proteção UVA e UVB.
Ajustável para carregador bifilar e monofilar, possui tampa de segurança em polímero elastômero com fechamento por botão de pressão macho e fêmea.
Possuir um sistema de ajuste interno na borda superior interna para adequar no receptáculo a massa de carregadores monofilar.
Imagem Ilustrativa
ITEM 04 - PORTA ALGEMAS
Fabricado em polímero virgem injetado pigmentado de preto, sem manchas com proteção total UVA e UVB e na cor preta, resistentes a rupturas e rachaduras.
Devera possuir uma tampa em polímero elastômero flexível e resistente, na cor preta fixada na base posterior, com botão de pressão preto.
Seu passador de cinto deverá ser curva e anatômica, para melhor acomodar no corpo do usuário.
Imagem Ilustrativa
46) Item 46 – Quepe Modelo Militar, cor azul-noite
Compõe-se de copa, armação, cinta, distintivo, forro, jugular, botões, carneira e pala. Sendo a copa confeccionada em tecido de poliéster lã, na cor azul-noite, com armação de aço inoxidável e entretela de crina; a cinta é em veludo preto, com 40 mm de largura e com a costura sob o distintivo; forro é de tecido fino, sobre o qual é costurada uma cobertura plástica, e é colocado em toda a parte interno da copa, sendo confeccionado da mesma maneira que a face externa; O distintivo de cobertura será bordado, com fio de nylon a ser fixado a frente do quepe.
47) Item 47 – Casquete – cor azul-noite
Confeccionado em material plástico, forrado totalmente por tecido de cetim na cor azul-noite de forma oval, acompanhando a aba frontal e entre esta e a copa, logo abaixo da cinta elástica, uma jugular dourada de 15 mm de largura, com um laço frontal, confeccionada em galão de fio dourado, presa pelas extremidades por dois botões metálicos, de 15 mm de diâmetro, tendo ao centro e sobre ele. O distintivo de cobertura será bordado com fio de myller a ser fixado a frente do casquete.
48) Item 48 – Brasão da Guarda Civil Metropolitana
É obrigatório o uso do Brasão da AGCM em todas as túnicas, camisas táticas, japonas e camisetas e deverá ser fixado à 50 mm (cinquenta milímetros) abaixo da costura da manga do ombro esquerdo, confeccionado em tecido, “bordado” ou “Silk-Screen”, na cor azul-petróleo- Referência 1940tc, com as seguintes dimensões: 85 mm (oitenta e cinco milímetros de largura, por 95 mm (noventa e cinco milímetros) de altura.
O Brasão da AGCM será em formato de Escudo, guarnecido na cor amarelo-ouro*, com largura de 1mm (um milímetro). Em chef (campo superior) escrito o nome da corporação “GUARDA CIVIL METROPOLITANA” com a fonte “Arial Black” tamanho 12,5. centralizado, nas cores amarelo-ouro. Abaixo dos dizeres, encontra-se uma de cada lado do Escudo uma estrela de cinco pontas, na cor amarelo-ouro. Nas laterais direita e esquerda do Escudo, escrito na cor amarelo-ouro, com a fonte “Arial Black” tamanho 12,5 do lado esquerdo “POLICIAMENTO” e do lado direito “PREVENTIVO”. No centro do Escudo há duas armas cruzadas na cor preta, atrás do Brasão Municipal de Goiânia (ver Item II, deste Anexo) fixado em abismo na parte central do Escudo, com dimensões 29 mm (vinte e nove milímetros) de largura e 28 mm (vinte e oito milímetros) de altura. Na parte inferior do Escudo, abaixo do Brasão Municipal de Goiânia, está uma flâmula em fita inserida a palavra “GOIÂNIA” e posterior uma faixa quadriculada, em cores preto e branco (cores mundiais de polícia, difundida pela Organização das Nações Unidas), em horizontal de uma ponta a outra do escudo menor, e logo abaixo da faixa quadriculada, está escrito “26/04/88”, data comemorativa de criação da Guarda Municipal de Goiânia.
Em termos heráldicos o ouro (amarelo) é o metal mais precioso, na escala daquela ciência, sendo que o amarelo é ainda, o símbolo da generosidade).
Imagem Ilustrativa
49) Item 49 – Brasão da Defesa Civil
É obrigatório o uso do Brasão da Defesa Civil, nos coletes e no Gorro da Defesa Civil, devendo ser aplicado 50 mm (cinquenta milímetros) abaixo da costura da manga do ombro esquerdo. O Brasão será emborrachado, nas cores azul, laranja e branca, com as seguintes dimensões: 60 mm (sessenta milímetros) de largura por 65 mm (sessenta e cinco milímetros) de altura.
No campo superior, centralizado, será escrito na cor branca, “DEFESA CIVIL”.
O triângulo equilátero representa a união de forças, a cooperação de todos, condições essenciais da Defesa Civil. A base manifesta a segurança, a estabilidade e o bem-estar social, metas de toda Defesa Civil e os outros dois lados simbolizam: um, a prevenção e o outro a ação, que são medidas fundamentais para se manter a segurança da população. A cor azul traduz a tranquilidade, o equilíbrio e a serenidade com que age a Defesa Civil. As duas mãos estilizadas envolvendo o triângulo figuram o amparo, o carinho, o amor, e o cuidado.
No campo inferior, centralizado, será escrito na cor branca, “GOIÂNIA”
Imagem Ilustrativa
50) Item 50 – Bandeira do Município de Goiânia
A aplicação da Bandeira do Município de Goiânia é obrigatória em todas camisas da AGCM, devendo ser confeccionada em tecido, “bordada” “etiquetada” ou “Silk-Screen” na manga direita a 50 mm abaixo da costura, nas cores originais, nas dimensões de 85 mm de largura por 60 mm de altura.
A Bandeira do Município de Goiânia tem a forma de um retângulo, na cor verde, dividido por oito faixas brancas carregadas de sobre faixas vermelhas, dispostas duas a duas, no sentido horizontal e vertical; no centro possui um retângulo branco, onde é aplicado o Brasão do Município de Goiânia, que tem um escudo do 1º estilo introduzido em Portugal trazido para o Brasil; no escudo, a coroa mural, com oito torres, sendo cinco visíveis; na faixa maior, a frase: "PELA GRANDEZA DA PÁTRIA".
Imagem Ilustrativa
51) Item 51 – Brasão da Prefeitura de Goiânia usado pela AGCM para Quepe e Casquete
No alto do círculo, uma estrela de 5 (cinco) pontas, nas cores verde e dourado, cujas pontas superiores são ligadas aos ramos de louro; Abaixo da estrela, o Brasão do Município de Goiânia (ver Item II) e nas mesmas cores, com a respectiva faixa, também igual. Em torno do Brasão do Município de Goiânia, dois ramos dourados, com os troncos cruzados abaixo da faixa do Brasão; na extremidade inferior dos ramos (tronco), uma faixa na cor vermelha, de 6 mm (seis milímetros) de largura, ondulada em “esse” (S), contendo no seu interior, em letras de forma, na cor dourada, as palavras “GOIÂNIA”.
Imagem Ilustrativa
52) Item 52 – Brasão da ROMU
O Brasão que representa a ROMU terá a seguinte herádica:
Escudo boleado principal na cor cinza contorneado de preto, contendo o nome da ROMU abreviação de Rondas Ostensivas Municipal, centralizado no alto do Brasão e na cor preta com fonte de escrita arial.
Sobreposto ao campo principal um escudo boleado na cor preta, onde ao centro o capacete de cavaleiro com as armas longas modelo Galge .12 cruzadas ao fundo, indicando rapidez, energia e força juntamente com o compromisso com a sociedade e a obrigação na proteção dos indefesos.
Na parte inferior do escudo boleado na cor preta uma faixa de cor branca e com a escrita GOIÂNIA, indicando a jurisdição.
Imagem Ilustrativa
53) Item 53 – Brasão do GOC-K9 Unit
O Brasão que representa o GOC-K9 Unit terá a seguinte heráldica:
Escudo principal Suiço em campo Dourado, contorneado de Azul. Chefe filetado de dourado, sobre o chefe repousa em caracteres Azuis a designação do “GOC-K9 UNIT”.
Sobreposto ao campo principal, um escudete Suiço Azul carregado com caracteres brancos com as designações ás quais o Grupamento presta servidão, o Município de Goiânia e a sua Guarda Civil Metropolitana, consta estrelas douradas nas bordas indicando símbolo de polícia.
Ao centro consta um escudete Suiço Azul Ciano com bordas douradas com a armas (cão) ao centro em Azul. A armas é representada pelo crânio de um Canis Lupus Familiaris representado pela raça Mechelse herder Berger Belge Malinois.
As cor azul (blau) do chefe do escudo, quando apresentadas em justaposição, revivem o esplendor do uniforme da Guarda Civil Metropolitana.
O Dourado (Jalne) simboliza, dentre outros significados heráldicos, a firmeza de propósitos e a obediência, que são virtudes inerentes dos integrantes do GOC-K9 UNIT. O Dourado (Jalne), ainda simboliza a nobreza.
O Branco dentre outras mensagens destaca a busca incessante do GOC-K9 UNIT em buscar a paz e a cordialidade em suas subordinações.
Imagem Ilustrativa
54) Item 54 – Brasão do GARRA
O Brasão que representa o GARRA terá a seguinte heráldica:
I- Escudo boleado, contendo as inscrições GUARDA MUNICIPAL (fonte Arial Black, cor branca, centralizada na parte superior), indicando a subordinação do GARRA à instituição Guarda Municipal de Goiânia;
II- GARRA na cor branca, Abreviatura de Grupo de Ações e Respostas Rápidas, posicionada ao centro do Brasão;
III- Contorno em Vermelho significando as ocorrências e a atuação de destaque do Agrupamento, e indicando os limites da legalidade nas ações e a atuação sistemática, mesmo com o risco para própria vida; IV- Garras sobrepondo no meio da sigla GARRA, que indica energia força e rapidez necessária nos cumprimentos das missões, sendo o principal indicativo do Brasão.
Imagem Ilustrativa
55) Item 55 – Braçal
Em couro com estampa corrugada na cor preta, 10/12 linhas de espessura, com tingimento atravessado, fechamento através de velcro ou botão macho e fêmea, com 50mm de largura;
Na parte da frente haverá um conjunto deletras formando o nome do grupamento, em fonte arial de 3,0 cm de altura o 2,5 cm de largura cada uma, em metal latão niquelado sem distinção hierárquica, todas as letras com parafuso soldado ao fundo para fixação no couro;
Ao centro do braçal virá o Brasão do grupamento no tamanho de 8,5 cm de altura por 7,0 cm de largura, emborrachado nas cores preto ao fundo e cinza na parte elevada;
O uso deste braçal só será permitido aos integrantes do grupamento
Imagem Ilustrativa
ANEXO VII
BANDEIRA E HINO DA AGCM
I - BANDEIRA DA GUARDA CIVIL METROPOLITANA
A Bandeira da Agência da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia será constituída dos seguintes elementos:
1) Corpo geral – um retângulo em tecido azul-petróleoreferência n° 1940 tc, nos padrões pequeno, médio e grande, seguindo as proporções guardadas pela Bandeira Nacional, contendo os seguintes motivos:
a) diagonalmente 03 (três) faixas nas cores vermelhas, branca e verde, partindo do canto superior (adriça), até o canto inferior esquerdo, guardando as proporções do corpo geral e intercaladas por distâncias proporcionais também às faixas;
b) um escudo um com fundo azul petróleo, sobreposto às faixas da bandeira, contendo no centro o símbolo básico o escudo da Guarda Civil Metropolitana e, sobre este, as armas de Goiânia, com as figuras do bandeirante e do garimpeiro, todos nas proporções da bandeira na forma gráfica e com as armas cruzadas ao centro.
c) em volta do escudo será na cor amarelo-ouro, será inscrito o dístico “GUARDA CIVIL METROPOLITANA DE GOIÂNIA”,
d) duas estrelas de cinco pontas nas cores amarelo-ouro, e as palavras “POLICIAMENTO PREVENTIVO” na vertical abaixo de cada estrela na cor amarelo-ouro;
e) um quadriculado nas cores preto e branco na posição horizontal de uma ponta a outra da base interna do escudo, abaixo do quadriculado na parte inferior a escrita “26.04.88” abaixo do quadriculado.
Imagem Ilustrativa
II - HINO DA GUARDA CIVIL METROPOLITANA
Letra e música de: Thiago Soares Diniz – AGCM DINIZ
ORGULHO GUARDIANO
I
Somos a Guarda Civil Metropolitana
Somos o orgulho da nossa capital!
Pois quem se veste de farda guardiana
É valoroso, destemido e leal.
II
Somos a Guarda Civil a servir milhares
Que em Goiânia escolheu morar, viver!
Nossa presença por todos os lugares
É sensação de segurança pra você!
III
Quanta honra e amor temos nessa farda!
Que representa as cores da Guarda Civil!
De quem por certo um dia se fez guarda
Na capital do coração do meu Brasil!
IV
Somos a Guarda Civil a servir milhares
Que faz pulsar o coração do meu Brasil,
Goiânia agora respira novos ares,
Na proteção de Deus e da Guarda Civil.
V
Todo guarda civil tem um compromisso
E leva isso com amor no coração
De atender com respeito e urbanismo
Aquém aflito lhe confia a missão
VI
Somos a Guarda Civil na busca constante
De um novo horizonte a cada amanhecer!
Mas, se a luta se estende o bastante,
O agente luta mesmo com o anoitecer!
VII
Somos a Guarda Civil Metropolitana,
Bravos guerreiros que patrulham noite e dia
O nosso lema bordado em nossa flâmula
A GUARDIÃ DA CIDADANIA!
III - O elemento constituído pelo símbolo básico e as armas de Goiânia tem as seguintes características:
1) a coroa e o campo central das armas, na cor amarelo-ouro;
2) os contornos das armas e o bastão que o constituem em azul 505 (terbrim);
3) a faixa inferior das armas de Goiânia na cor verde, com o dístico em cor preta, “PELA GRANDEZA DA PÁTRIA”.
4) sob as armas de Goiânia, serão dispostas as figuras de dois revólveres, cruzados em 45° (quarenta e cinco graus), o primeiro voltado para a direita e o segundo para a esquerda, na cor preta, respectivamente.
Exposição de Motivos do Decreto nº 2.794/2025
Goiânia, data da publicação.
Excelentíssimo Senhor Prefeito,
Submeto à elevada apreciação de Vossa Excelência a minuta de decreto que dispõe sobre os instrumentos de identificação funcional da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia, estabelecendo seus modelos, características e formas de uso, em conformidade com os dispositivos legais que regem a atuação da Corporação.
A presente proposta normativa tem como objetivo padronizar, regulamentar e atualizar os elementos de identidade institucional da Guarda Civil Metropolitana, tais como o documento de identidade funcional, brasões, divisas, tarjas, distintivos, uniformes, bem como os símbolos oficiais da Corporação, assegurando maior segurança jurídica, transparência e controle administrativo no uso desses instrumentos pelos seus integrantes.
A elaboração da minuta observou os dispositivos contidos nos arts. 11 e 16, da Lei Complementar nº 180, de 16 de setembro de 2008, que estabelece a estrutura da Agência da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia, bem como as disposições da Lei nº 9.354, de 8 de novembro de 2013, da Lei nº 9.242, de 12 de março de 2013, e do Decreto nº 2.588, de 26 de setembro de 2016. A medida também atende às recomendações constantes no Processo SEI nº 25.16.000002755-0.
A padronização proposta contribui para o fortalecimento da imagem institucional da Guarda Civil Metropolitana, a valorização de seus integrantes e o aprimoramento da disciplina e da identificação funcional, aspectos essenciais para a boa execução do serviço público de segurança municipal.
Além disso, o Decreto propõe critérios objetivos para a confecção, uso, substituição e devolução dos instrumentos de identificação funcional, prevenindo o uso indevido por terceiros e garantindo o controle e a rastreabilidade de documentos e materiais institucionais, em consonância com os princípios da legalidade, da eficiência e da moralidade administrativa.
A proposta encontra respaldo no art. 115, incisos II, IV e VIII, e no art. 21, da Lei Orgânica do Município de Goiânia, os quais atribuem ao Chefe do Poder Executivo competência para regulamentar, por meio de decreto, matérias relativas à organização e funcionamento da administração pública municipal. Soma-se a isso o disposto nos arts. 11 e 16, da Lei Complementar nº 180, de 2008, que trata da estrutura organizacional da Guarda Civil Metropolitana, no art. 5º da Lei nº 9.354, de 2013, que institui o Sistema Municipal de Segurança Pública, e no parágrafo único do art. 2º da Lei nº 9.242, de 2013, que estabelece as diretrizes da política municipal de segurança pública.
Ressalta-se, ainda, que o presente ato normativo mantém plena sintonia com os princípios e diretrizes do Código de Ética da Guarda Civil Metropolitana, aprovado pelo Decreto nº 2.588, de 26 de setembro de 2016, reafirmando o compromisso da administração Pública com a valorização dos servidores, a disciplina institucional e a transparência nas relações funcionais. Também observa o disposto no art. 4º da Lei federal nº 13.022, de 8 de agosto de 2014, que "Dispõe sobre o Estatuto Geral das Guardas Municipais", que prevê a necessidade de uso de uniforme e identificação funcional visível por parte dos guardas municipais no exercício de suas atribuições.
Ressalta-se, ainda, que a implementação das normas previstas neste Decreto será realizada com observância à disponibilidade orçamentária e financeira do Município, sendo facultada a edição de normas complementares pela Presidência da Agência da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia e pela Corregedoria-Geral, sempre que necessário e no interesse do serviço.
Diante da relevância da matéria e da sua compatibilidade com os normativos legais em vigor, encaminha-se a presente proposta à consideração de Vossa Excelência, para que, se acolhida, seja convertida em Decreto.
Respeitosamente,
GUSTAVO TOLEDO DA SILVA LIMA
Presidente Comandante da Agência da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia