ATIVIDADES


PRESERVAÇÃO E MANUTENÇÃO DOS CAMPOS DE FUTEBOL DE VÁRZEA EM GOIÂNIA

SEMEL faz recuperação dos campos de futebol nos bairros em Goiânia e faz campanha para que eles não desapareçam.

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer executa os pedidos encaminhados pela própria organização do bairro e/ou moradores do local, é feita uma vistoria para saber das necessidades e depois é encaminhado tanto o maquinário, Patrol MM 02, quanto o operador que estão cedidos pelo DERMU para realização destes serviços.

Os campos de várzea são os locais onde são aplicadas as escolinhas de iniciação esportiva da Prefeitura de Goiânia, programa implantado em agosto de 1993, contemplam 82 bairros, em 95 unidades.

Este programa tem o intuito de colocar as crianças e adolescente, das comunidades mais carentes, o acesso à prática de uma modalidade esportiva na região onde moram, proporcionando convívio social e compreensão da atividade física como fator saudável. São ensinados fundamentos, regras e técnicas de determinada modalidade.

São mais de 13 mil alunos matriculados, entre 6 e 16 anos. Antes, era apenas o futebol, que transformava em campo as áreas públicas destinadas à construção de praças nos bairros.

Hoje, são mais 11 modalidades (atletismo, basquete, capoeira, futsal, ginástica artística, handebol, karatê, natação, Tae-ken-do, vôlei e xadrez).

Existe um Projeto de Tombamento dos Campos de Futebol de Várzea que está sendo encaminhado ao Prefeito juntamente com o plano de luta do Fórum Municipal de Esporte e Lazer.