Eventos

Entre as diversas missões de patrulhamento, controle urbano e sócio-culturais que desenvolve, a Agência da Guarda Municipal atua em praticamente todos os eventos que acontecem na cidade. Seja liderando ou em apoio a outros órgãos, os guardas participam de shows nacionais e internacionais, corridas, maratonas, procissões religiosas, campanhas de doação e vacinação, além de operações especiais realizadas todos os anos em feriados e datas comemorativas.

FESTAS NACIONAIS, ESTADUAIS E MUNICIPAIS.

As festas são as comemorações de feitos e fatos nacionais, estaduais e municipais, destinadas à exaltação do patriotismo, ao estímulo e desenvolvimento do sentimento cívico e ao revigoramento do espírito de corpo e de amor a Pátria. Os feriados nacionais, estaduais, municipais e datas festivas deverão ser respeitados e sempre que possível expedido Boletim Alusivo à data.

I - feriados nacionais:
a) 01 de janeiro – Dia da Fraternidade Universal;
b) 21 de abril – Dia da Inconfidência Mineira;
c) 01 de maio – Dia do Trabalho;
d) 07 de setembro – Dia da Independência do Brasil;
e) 12 de outubro – Nossa Senhora Aparecida – Padroeira do Brasil;
f) 02 de novembro – Dia de Finados;
g) 15 de novembro – Dia da Proclamação da República;
h) 25 de dezembro – Natal;
i) data móvel – Paixão de Cristo;
i) data móvel – Corpus Christi.

II - feriado municipal:
a) 24 de maio – Nossa Senhora Auxiliadora – Padroeira do Município de Goiânia. (Lei nº. 701 de 03 de setembro de 1956)
b) 24 de outubro – Aniversário de Goiânia (Lei nº. 6.968 de 19 de junho de 1991)

III - datas festivas:
a) 24 de outubro – Aniversário da Cidade de Goiânia;
b) 26 de abril – Aniversário da Guarda Municipal de Goiânia.
c) 13 de Maio – Dia do Guarda Municipal;
f) 10 de outubro – Dia Nacional da Guarda Municipal,
g) 28 de outubro – Dia do Funcionário Público;
h) 19 de novembro – Dia da Bandeira Nacional;

As festas realizam-se segundo programa pré-estabelecido pelo Comando da Guarda Municipal, aprovado pelo Presidente Comandante da AGMGO e podem compreender, principalmente:
I - formatura da Guarda Municipal ou de um de seus Núcleos Regionais;
II - uma parte recreativa, constituída de atletismo e jogos esportivos;
III - uma parte ilustrativa constituída de conferências ou palestras, em que se relembrem não apenas a data comemorada, como outros fatos notáveis da História Nacional, especialmente os que se relacionem com os feitos memoráveis de nossa História;
IV - visita ao espaço cultural porventura existente na Guarda Municipal;
V - reuniões internas, de caráter social.

Nos eventos cívicos, a Agência da Guarda Municipal poderá participar dos desfiles e paradas militares, desde que disponha de um efetivo mínimo de 100 (cem) servidores voluntários para tal feito.

Deverá obrigatoriamente estar à frente da guarnição o estandarte com as Bandeiras do Brasil, do Estado de Goiás, do Município de Goiânia e da Guarda Municipal de Goiânia.

Poderão ser utilizadas viaturas, uniformes extintos e históricos, e demais equipamentos para compor o desfile.

Excepcionalmente, em eventos de menor potencial, poderá ser utilizado efetivo inferior.