31/03/2014

PREFEITURA RECEBE PROPOSTA EM LICITAÇÃO DO PROGRAMA MACAMBIRA ANICUNS
Estimativa é que processo seja concluído em 45 dias , a partir da análise da documentação, caso grupo proponente seja habilitado

A Prefeitura de Goiânia encerrou nesta segunda-feira, 31, às 9h30, o prazo de recebimento das propostas no processo de licitação para execução das obras do Programa Macambira Anicuns (Puama). Apenas uma proposta foi apresentada por um grupo de empresas que se uniram no Consórcio Construtor Puama, formado assim por Elmo Engenharia, Gae Construtora e Comércio, e Sobrado Construtora. O envelope com a proposta do grupo, no valor de R$ 120 milhões, foi aberto pela Comissão Geral de Licitação, que se reuniu na Sala de Licitações da Secretaria Municipal de Administração (Semad), no Paço Municipal.

A próxima etapa do processo licitatório será a análise da documentação do grupo. Serão analisados documentos fiscais e documentos referentes à capacitação técnica das empresas. A estimativa da Semad é que essa avaliação seja feita em um prazo de 10 dias. De acordo secretário municipal de Administração, Valdi Camárcio, que preside a Comissão de Licitação, caso a documentação esteja em conformidade com a legislação e especificações do edital, o processo deve ser concluído em 45 dias, quando deve ser assinado o contrato com o consórcio. A previsão é de que as obras sejam iniciadas em julho, uma vez que o processo de desapropriação de áreas necessárias à execução do projeto já está em andamento.

“Espero que esse consórcio seja habilitado e que consiga honrar o compromisso”, observou Valdi Camárcio. Segundo o secretário, o fato de apenas um grupo apresentar proposta não foi surpreendente, pois as exigências do edital, baseadas na legislação brasileira para licitações internacionais, e do próprio Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que irá financiar as obras, já restringem a participação. “Nós acreditamos que vamos conseguir viabilizar esse projeto tão importante para a cidade”, ressaltou o presidente da Comissão, lembrando que as intervenções são de grande complexidade, de tal forma que as empresas precisaram se unir em um consórcio para poder realizá-las.

Etapas - A execução do conjunto de obras previstas no edital licitação foi dividida por etapas e nesse primeiro momento serão executados o Parque Macambira Anicuns (PAM), na nascente do Córrego Macambira no Setor Faiçalville, e os seguintes trechos: Setor 1 (integral), Setor 2 (parcial) e Setor 3 (integral), do Parque Linear Macambira Anicuns. Serão realizadas ainda obras que visam melhoria da mobilidade urbana ao longo do Córrego Macambira, englobando as travessias Avenida Joaquim Pedro Dias, Avenida Egirineu Teixeira e Avenida César Lattes. Essas intervenções incluem serviços de construção civil, paisagismo, arquitetura, urbanização, pavimentação, micro e macrodrenagem, bueiros, recuperação de fundos de vale e canais, correção de erosões e revegetação de Áreas de Preservação Permanente (APPs).

O Setor 1 abrange cinco bairros da região sudoeste da capital, localizados nas imediações da nascente do Córrego Macambira e corresponde a 2,9 km do total de 24 km de extensão do Parque Linear, que será o maior parque contínuo da América Latina e um dos maiores parques lineares urbanos do mundo. A área que compõe esse setor apresenta vegetação mais preservada e não exigirá muitas ações de reflorestamento. O trecho receberá seis Núcleos de Estar - espaços equipados com pequenas praças com pergolados, bancos e bebedouros; dois Parques de Vizinhança – áreas com dimensões e condições adequadas para receberem equipamentos esportivos, áreas de recreação infantil, áreas de convivência, academia de ginástica; e ainda um Núcleo de Conforto, conjunto arquitetônico composto por ampla laje de cobertura que abriga os blocos de portaria, administração, sanitários públicos e área de estar coberta.

Parques de Vizinhança também serão instalados nos demais setores do Parque Linear bem como no Parque Macambira. Eles serão cercados por gradis, o que irá assegurar a qualidade da gestão e manutenção de suas edificações, equipamentos e áreas ajardinadas, bem como a segurança dos usuários. Já os Núcleos de Estar serão distribuídos ao longo do parque com distâncias que variam de 200 a 1200m entre um e outro.

O trecho a ser implantado no Setor 2 engloba três bairros da região sudoeste da Capital, correspondendo a 1,14 km do total de 24 km de extensão do Parque Linear. O trecho receberá um Parque de Vizinhança – com a instalação de equipamentos esportivos, áreas de recreação infantil, áreas de convivência, academia de ginástica, entre outros equipamentos urbanísticos. Também no Setor 2 está prevista a execução da travessia da Avenida Domiciano Peixoto, na confluência dos bairros Rio Formoso e o Conjunto Cachoeira Dourada, que será totalmente reconstruída, dando lugar a uma nova travessia com capacidade de absorver as necessidades atuais de tráfego da região.

Já do Setor 3 constam quatro bairros da região sudoeste de Goiânia: Loteamento Celina Park, Residencial Granville, Setor Novo Horizonte e Vilage Veneza. Segundo o Censo do IBGE 2011, a população estimada nos quatro bairros é de mais de 14 mil pessoas. No local está prevista a construção de um Parque de Vizinhança, com Núcleo de Conforto Público, quadra poliesportiva, três quadras de peteca, uma quadra de tênis, playground, academia de ginástica, bicicletários, além de cinco Núcleos de Estar e um Núcleo Socioambiental. As obras incluem também a conclusão da travessia da Avenida Trieste, que promoverá importante ligação dos setores Granville e Novo Horizonte. Ainda no Setor 3 está prevista a ampliação da travessia da Avenida Milão, melhorando a sua capacidade de fluxo.

Execução de travessias: A execução da travessia da Avenida César Lattes foi iniciada pela empresa vencedora do processo licitatório anterior. Na oportunidade, a empresa executou a contenção do processo erosivo com estruturas de gabião e escadarias de dissipação, que visam amenizar a velocidade das águas e assim evitar erosões e assoreamento. O trabalho a ser retomado inclui a reconformação dos taludes, responsáveis pela estabilização das margens no local. Posteriormente será realizado o plantio de grama para auxiliar na contenção e evitar desbarrancamento e a ampliação do bueiro celular.

Já a construção da travessia da Avenida Egirineu Teixeira irá proporcionar boa opção de tráfego para a região, ligando a Vila Mauá ao Parque Oeste Industrial. A Avenida Joaquim Pedro Dias, que liga o Bairro Goiá 2 à Vila Santa Rita, contará com a construção de travessia, importante interligação para melhorar o fluxo de veículos na região.

Além das travessias já previstas, o edital também contempla duas travessias destinadas a pedestres: uma delas nas imediações da quadra 119 do Setor Faiçalville, onde está programada a reconstrução total de uma já existente no local; outra no setor 2, nas imediações do Núcleo Socioambiental próximo ao Setor Celina Park.

Cássia Fernandes, da Diretoria de Jornalismo, e Selma Soares, da editoria do Puama - Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)