28/03/2014

Iniciadas discussões da 55ª Reunião Anual do BID
Encontro vai até domingo, 30, na Costa do Sauípe e deve reunir mais de cinco mil pessoas

As discussões da 55ª Reunião Anual das Assembleias de Governadores do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Corporação Interamericana de Investimentos (CII) foram iniciadas ontem à tarde, na Costa do Sauípe (BA).

O evento, que acontece até domingo, 30, reúne líderes dos 48 países membros do Banco e é a instância máxima de tomada de decisões da Instituição. Neste ano tem como objetivo examinar as necessidades de desenvolvimento da América Latina e do Caribe e discutir de que forma o BID poderá ajudar a região a lidar com esses desafios.

A Prefeitura de Goiânia está sendo representada pelo Secretário de Planejamento e Gestão para Resultados, Nelcivone Melo, que destaca a importância do Banco para o desenvolvimento dos países participantes. "O BID é fundamental para o desenvolvimento sustentável da América Latina e Caribe. Seus investimentos são direcionados a projetos de infraestrutura, saneamento básico e obras que melhoram a qualidade de vida da população. Investe também no fortalecimento institucional de governos locais. Goiânia tem tido excelentes oportunidades na parceria com o BID.

Programação

A programação foi aberta com o evento BID INN0VADORES, com o objetivo de reunir jovens inovadores que representem diferentes setores para que apresentem a maneira em que estão contribuindo para melhorar a qualidade de vida na região. A apresentação contou com representantes do Panamá, Perú, Argentina, Jamaica, México, Guatemala, Brasil, Haiti e Trinidad e Tobago. Os próprios inovadores apresentaram suas experiências, seguidas de um diálogo com o Presidente do BID sobre a próxima década na América Latina e no Caribe. O foco principal foi a maneira como a inovação pode promover o crescimento econômico e social, abordando três temas principais relacionados com a estratégia institucional do Banco (produtividade, inclusão e integração). Temas como erradicação da pobreza; a importância da internet na vida das pessoas; a arte como ferramenta para inclusão social; entre outros, foram apresentados pelos jovens inovadores.

Nesta sexta-feira, 28, a agenda prevê discussões gerais como o seminário “Inovação e empreendedorismo em Educação e Saúde”, que será um painel de especialistas em saúde e educação para discussão de exemplos bem-sucedidos de parcerias público-privadas na América Latina e no Caribe. O painel também analisará o futuro e indagará como empresas privadas podem trabalhar com governos para melhorar os serviços públicos.

Na sequência haverá discussões sobre investimentos de impacto, o futuro do setor bancário e o papel da mulher neste cenário e ainda a apresentação da ConnectAmericas, primeira rede social para os empresários das Américas. No sábado e domingo a programação é voltada às deliberações dos Governadores do BID e chefes de delegação.

Encontro anual

A Assembleia de Governadores do BID é realizada anualmente tendo como sede um dos 48 países membros. Cada país membro designa um governador, em sua maioria ministros das finanças, presidentes de bancos centrais e seus assessores, que irão rever as operações do Banco e tomar decisões normativas importantes.

Autor: Selma Soares, da editoria Macambira Anicuns