30/10/2013

PUAMA PARTICIPA DE SEMINÁRIO SOBRE MOBILIDADE EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
Especialistas do Puama falam sobre as ações em Goiânia para a implantação de um dos maiores parques lineares da América Latina

Duas especialistas do Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns (Puama) participam nesta quarta-feira, 30, do Seminário Nacional de Mobilidade Urbana, em São José dos Campos, São Paulo. Elas foram a convite dos organizadores do evento para falar sobre a experiência de Goiânia na implantação de um dos maiores parques lineares urbanos da América Latina. Representam o Programa a arquiteta e urbanista Celimene Machado de Faria Arantes, especialista em Desenvolvimento Urbano e a gestora ambiental Érika Maria Siqueira, especialista em manejo de áreas de conservação. Durante a palestra, ocorrida nesta tarde, elas apresentaram o Puama e as diversas vertentes na implantação do Parque Linear, sobretudo no que tange às ações para melhoria da mobilidade na Capital previstas no Programa.

Uma oportunidade bastante positiva para Goiânia na opinião da gestora Érika Siqueira. “É um evento importante que tem uma repercussão nacional muito interessante, onde o Puama foi considerado um Programa ousado e inovador, que poderá ser implantado em outras cidades brasileiras”.

Discussões

Com o tema “As boas práticas em mobilidade urbana nas cidades do Brasil”, o evento reúne especialistas para discutir o desenvolvimento sustentável das cidades. Desde ontem estão sendo debatidos temas como ampliação de áreas verdes, urbanismo, ciclovias, acessibilidade com mobilidade segura e tecnologias.

Até o final da tarde de hoje autoridades no setor de mobilidade urbana de diversas regiões do Brasil se reúnem para discutir boas práticas e casos de sucesso. Os temas abordados dão ênfase no deslocamento humano, priorizando o pedestre, os transportes sustentáveis e de massa, visando a utilização e convivência entre vários modais como bicicleta, ônibus, VLT, avião, etc. O objetivo é reunir diversos segmentos da sociedade para discutir os problemas, desafios, soluções e oportunidades relativas à circulação nas cidades brasileiras.

O Seminário

O Seminário Nacional de Mobilidade Urbana é uma iniciativa promovida pela Associação de Engenheiros e Arquitetos de São José dos Campos com o apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo - CAU-SP e outras entidades. 

O evento foi motivado pelo desejo dos profissionais de Arquitetura, Urbanismo e Engenharia em contribuir com a mobilidade nas cidades, disseminando projetos e atividades economicamente viáveis e tecnicamente possíveis para estimular o desenvolvimento sustentável em prol de políticas públicas para o setor de transportes e meio ambiente. 

Autor: Selma Soares