22/08/2013

FAMÍLIAS REMANEJADAS PELO PUAMA PARTICIPAM DA JORNADA DA CIDADANIA
Evento realizado pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás conta com apoio da Prefeitura de Goiânia na prestação de serviços gratuitos à comunidade como atendimento jurídico, de saúde, cultura, lazer, etc.

Moradores da área de abrangência do Setor 1 do Parque Linear, bem como as famílias transferidas pelo Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns (Puama) para o Residencial Orlando de Morais, participarão da Jornada da Cidadania no próximo sábado, 24. O evento, que acontece de hoje a domingo, é realizado pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) e conta com o apoio da Prefeitura de Goiânia, entre outras instituições. A primeira edição da Jornada da Cidadania reúne em um só evento a Semana de Cultura e Cidadania e a Semana do Folclore, iniciativas pioneiras da universidade; e a Feira da Solidariedade, da Arquidiocese de Goiânia. Organizada pela Pró-Reitoria de Extensão e Apoio Estudantil (Proex), a Jornada mobiliza a instituição e seus parceiros na prestação de serviços gratuitos à comunidade. As atividades ocorrerão, simultaneamente, no Campus I, Setor Universitário, e no Campus II, no Jardim Mariliza, na região Sudeste de Goiânia, das 8h às 18 horas.

A população contará com atendimento na área jurídica e de saúde; consultoria em negócios e empreendedorismo; além de poder acompanhar apresentações culturais, participar de visitas monitoradas aos museus e aos laboratórios da universidade, além de atividades folclóricas, de arte e de cultura, como shows, filmes e exposições. Documentos pessoais também serão emitidos por meio de parceria com o Vapt Vupt.

Exercício da Cidadania

As famílias que participarão da atividade moravam, ou moram em áreas imprescindíveis à construção dos parques do Programa, e serão acompanhadas pela equipe social do Puama. Essa ação integra as atividades previstas no planejamento do Trabalho Social e segue as premissas do Plano de Aquisição de Áreas, Remanejamento de População e Reinstalação de Atividades Econômicas (PARR), que visa a melhoraria da qualidade de vida e as condições de trabalho dos moradores da área de influência do Puama. O Plano é uma exigência do Banco Interamericano de Desenvolvimento, banco financiador do Puama e prevê ações de mobilização e organização da população e ações de fortalecimento das práticas de cidadania e de redução dos fatores de vulnerabilidade social.

Autor: Selma Soares com informações de PUC Notícias