17/07/2013

BID TEM NOVA COORDENAÇÃO JUNTO AO MACAMBIRA ANICUNS
Mudança visa promover equilíbrio de carga de trabalho entre os especialistas do Banco nos projetos desenvolvidos com recursos do BID pelo País

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) tem nova coordenação de execução junto ao Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns (Puama). A especialista sênior em saneamento Irene Altafim, que desde 2009 esteve à frente das negociações pelo BID, financiador do programa, assumirá novos projetos na Instituição e repassa a coordenação à Cláudia Nery, também especialista sênior em saneamento. “Foi um prazer trabalhar com vocês nesse tempo, pois a equipe é bastante integrada e empenhada, mas saibam que tenho um carinho especial por esse Programa e quero vê-lo acontecer”, destacou Irene durante a apresentação de boas vindas. Já Cláudia destacou a satisfação de assumir o Puama e as expectativas do novo trabalho. “Sei que não será uma tarefa fácil substituir a Irene, mas saibam que vocês ganharam uma nova mãe e sejam bem vindos a minha carteira de Projetos”.

A transferência de cargo foi feita durante dois dias de missão do BID em Goiânia, que teve como objetivo, além de apresentar a nova coordenadora à equipe, avaliar o andamento das ações do Programa e ainda tratar de assuntos relacionados às licitações.

Pauta da missão
Ontem as duas consultoras do BID foram recebidas pelo Prefeito Paulo Garcia e pelo vice Agenor Mariano, que deram as boas vindas à nova coordenadora e discutiram sobre o andamento das obras do Puama que foram assumidas pelo Executivo para execução com recursos próprios.

Secretarias e órgãos parceiros
Ontem as duas consultoras do BID foram recebidas pelo Prefeito Paulo Garcia e pelo vice Agenor Mariano, que deram as boas vindas à nova coordenadora e discutiram sobre o andamento das obras do Puama que foram assumidas pelo Executivo para execução com recursos próprios.

Na ocasião, o Prefeito assinou o contrato que será encaminhado para a não objeção do BID, que autorizará a ordem de serviço para a construção de três objetos já licitados do programa, que são uma Escola de Tempo Integral, a ser construída no Residencial Itamaracá, e duas Unidades de Atenção Básica a Saúde da Família, UABSF, uma no Conjunto Rodoviário e uma no Bairro São Francisco.

No encontro o Prefeito destacou a preocupação em agilizar os trâmites para a nova licitação para a retomada das obras do Parque. “A minha vontade é a retomada desse processo o quanto antes, para que a população seja presenteada com essa obra”.

Denício Trindade, Secretário Extraordinário do Puama, deixou bem claro que o Programa não parou, pois a Prefeitura assumiu algumas obras que fazem parte do escopo de ações do Programa e que são essenciais à melhoria da mobilidade urbana da Capital. Neste sentido está sendo executada a pavimentação asfáltica das Avenidas Independência e Nadra Bufaiçal, no Setor Faiçalville, bairro do trecho de início do Parque Linear. “A gente não deixou parar porque a Prefeitura assumiu a pavimentação de importantes avenidas para a cidade e para a própria execução do parque.”

Ainda na terça-feira, no período da tarde, Denício Trindade e equipe técnica fizeram uma breve apresentação do Programa à nova consultora, destacando os eixos operacionais, a composição dos Parques, as frentes de serviço que haviam sido iniciadas e as que foram assumidas pelo Município, além das ações de aquisição de áreas e do trabalho social que vem sendo desenvolvido com as famílias já remanejadas. Também foram destacadas as atividades previstas no Plano de Educação Ambiental que serão desenvolvidas com os usuários dos Parques e das ações socioambientais que vêm sendo desenvolvidas com as famílias remanejadas e as remanescentes.

Visita de campo
Na manhã desta quarta-feira, a equipe integrante da missão cumpriu um roteiro de visitas ao longo da área de abrangência do Programa para que a nova coordenadora pudesse ter uma noção da amplitude do empreendimento. Foram visitadas as frentes de obras em andamento, a área em que serão construídas as unidades habitacionais para remanejamento das famílias, os equipamentos que haviam sido iniciados no Parque Ambiental Macambira, além de trechos em que ocorrerão obras estratégicas e de melhoria da infraestrutura de bairros que situam-se ao longo do Parque como a construção de pontes e travessias e a execução de equipamentos de saúde e educação.

Agora a tarde a equipe se debruçou na revisão do contrato do junto ao BID e no Plano de Aquisição de Áreas, que prevê as ações para a liberação de áreas para a execução do Programa.

Autor: Selma Soares