Dados sobre o evento:
Em 1994 implantou-se um serviço de Saúde Mental Infanto-Juvenil na cidade de Goiânia com o nome de CASA ÁGUA VIVA. Em 2000, esta unidade foi credenciada no Ministério da Saúde como Capsi Água Viva, atendendo às novas diretrizes da Política de Saúde Mental do Sistema Único de Saúde para atendimento psicossocial a crianças e adolescentes com transtornos emocionais e comportamentais e respectivos familiares.
Dentre as atividades desenvolvidas, destaca-se o Programa Gente Crescente que tem privilegiado a interface com outras instituições, serviços e comunidade com o objetivo de fortalecer a rede de atenção e a intersetorialidade. Abrange vários eixos de ação ligados ao cuidado em saúde mental da criança e do adolescente, entre as quais, podemos citar:
• CAPSi-Escola
• Gente Crescendo e Escrevendo
• CAPSiTAÇÃO: Gente Crescendo em Casa e Gente Crescendo na Rede
• Roda de Oficinas
• Fórum Infanto-Juvenil
• Fórum Regional de Saúde Mental Infanto-Juvenil
• Congresso Gente Crescente
O Congresso Gente Crescente nasceu como seminário em 2005, a partir da necessidade de se ampliar o debate e buscar soluções entre os segmentos sociais como órgãos públicos e privados de proteção e inclusão, comunidade, familiares e todo o contexto que abrange a população infanto-juvenil. Desde 2005, o tema do evento alterna-se entre Infância e Adolescência, respectivamente, a cada ano.
Para 2008 o tema A-DO-LÊ...Sente! propõe uma programação ampla com palestras temáticas, mesas, pôsteres, mini-cursos, oficinas, estandes e fóruns. A data programada é do dia 09 a 12 de abril de 2008 no auditório da Câmara Municipal de Goiânia.
Terá como público-alvo estudantes, profissionais de saude, educação, justiça, cultura, esporte e lazer, adolescentes e familiares, comunidade em geral de Goiânia e outros municípios de Goiás.
Informações e inscrições poderão ser realizadas via on-line a partir de 19-02 até 31-03 no endereço eletrônico: www.goiania.go.gov.br no link Gente Crescente. Inscrições para apresentação de pôsteres serão de 19/02 a 20/03.
Objetivos do evento
O referido evento tem como objetivo: a) disseminar a discussão junto com a comunidade sobre a ADOLESCÊNCIA; b) fortalecer a rede de atendimento ao adolescente integrando os profissionais de saúde, de educação, de cultura e esporte, os gestores municipais e estaduais, gestores de direitos e garantias legais, comunidade, entidades de direitos, conselhos profissionais, entidades de ensino, usuários e familiares; c) promover o intercâmbio entre as instituições de saúde e ensino, público e particular, a partir do relato de experiência; d) incrementar a parceria ensino-serviço; e) fortalecer a reforma psiquiátrica implantada pela União; f) otimizar a rede pública cuidadora dos transtornos mentais na juventude; g) criar um espaço cientifico para discussão do tema.
Justificativa para sua realização:
A adoção de práticas mais humanizadas no tratamento do portador de transtorno mental foi demanda social crescente, com respaldo de entidades de direitos humanos. No que se refere à população infanto-juvenil este processo engloba não só a desospitalização, como a manutenção na escola e na família, e exige um saber ainda mais especializado e abrangente. Os dados divulgados pela OMS (2001) são alarmantes. Estima-se que de 10% a 20% de crianças e adolescentes sofrem de problemas emocionais severos e precisam de tratamento. Sabe-se que, menos de 20% destes recebem alguma assistência, que em torno de 80% procuram atendimento clínico não especializado com queixas físicas, e que em muitos transtornos a média de idade de início da doença é de 13 a 25 anos, ou antes de 7 anos. Além disso, estudos apontam que um transtorno mental na infância e na adolescência, mesmo que transitório, pode levar: (a) a maior predisposição de transtornos mentais na fase adulta, incluindo abuso de substâncias; (b) a baixa auto-estima; e (c) a dificuldades de competência social e acadêmica. A compreensão e intervenção dos transtornos emocionais, neste período da vida, são, contudo, complexas por envolver uma extensa gama de dificuldades e de variáveis, o que exige uma rede de atendimento efetiva e articulada, capacitação dos trabalhadores para o atendimento ágil e efetivo, para a inserção do usuário na comunidade, e para aumentar os fatores de proteção e diminuir os fatores de risco. Contemplando, assim, as determinações da Lei 10.216/01 e a III Conferência Nacional de Saúde Mental.
Normas para Pôsteres
Enviar até 20/03/08 o resumo para o e-mail gentecrescente@gmail.com, conforme normas abaixo:
1. Resumo (o resumo é requisito para apresentação dos pôsteres uma vez será divulgado nos Anais do Congresso)
Fazer um resumo:
I. estudo de caso: (a) noções gerais (esboço teórico) do quadro clínico, (b) objetivo, (c) procedimento: incluir instrumentos e materiais utilizados e (c)apresentação do caso: descrever o paciente, como nome fictício, idade, sexo, história do problema e discussão do mesmo. Pode ser um caso ou mais;
II. Revisão teórica: avaliar os dados e discussões contemporâneas sobre o tema.
III. Pesquisa: (a) introduzir o assunto brevemente, (b) apresentar o(s) objetivos(s) da pesquisa em questão, (c) método: incluir descrição do participantes, instrumentos/material utilizados e procedimentos, (d) resultados obtidos, e (e) conclusão e discussão sobre os dados a partir da luz da revisão teórica, objetivos e resultados. Incluir as dificuldades encontradas e sugestões.
IV. Rotina ou descrição de serviço: descrever clientela, número de casos atendidos, como se entra no serviço, e qual é a equipe que o compõem. Caso outros dados sejam relevantes para a caracterização do serviço, favor incluir.
V. Inserir no resumo os códigos EC (estudo de caso), RT (revisão teórica), PE (pesquisa), RO (rotina ou descrição de serviço)
Como fazer o resumo:
. O resumo escrito deve conter entre 400 e 500 palavras e ser preparado no editor de texto Word for Windows 6.0 ou 7.0, justificado, usando a fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaço simples entre linhas (Ver modelo).
. O título do resumo deve vir em letras maiúsculas e em negrito. Na mesma linha, em itálico e entre parênteses, seguem os nomes dos autores por extenso. Os autores - alunos devem ser identificados com um asterisco. O nome do expositor do painel deve vir sublinhado.
. O texto deve ser contínuo, sem parágrafos, subtítulos, referências bibliográficas, tabelas, nem figuras. Deve apresentar: (a) breve introdução sobre o assunto; (b) objetivo do trabalho; (c) método dividido em participantes, instrumentos /materiais (se houver) e procedimento; (d) resultados e (e) breve discussão e conclusão.
. Na próxima linha indicar três palavras-chave que identifiquem o trabalho.
2. Pôster
Montar o pôster em PowerPoint ou Corel Draw, tamanho 1m (altura) e 90 cm (largura). Inserir:
(a) Título em letra Arial 80 a 88, negritado e sombreado;
(b) Nome dos autores em letra Arial 58, em maiúscula e minúscula, entre parênteses junto com o nome da Instituição que faz parte (negrito e sombreado não obrigatório). Sublinhar ou itálico no nome do apresentador do pôster. ;
(c) Os dados mais relevantes do resumo. Utilizar tabelas, figuras e quadros para deixar os dados visualmente mais atraentes.
(d) Haverá seleção dos pôsteres.
|