Uma comitiva da Agência Municipal de Turismo, Eventos e Lazer (Agetul) saiu de Goiânia, na madrugada desta segunda-feira (20/12), com destino ao Parque Zoológico Municipal de Bauru, em São Paulo, para buscar dois macacos da espécie babuíno-sagrado de nome científico – Papio hamadryas. Os animais devem chegar à capital na próxima terça-feira (21/12) à noite e serão trazidos pela própria equipe de médicos veterinários do Zoológico de Goiânia.

Na capital goiana, os animais farão companhia à Janaína, animal da mesma espécie que está sob os cuidados do parque. “Ela veio do zoológico de Camboriú em 2012 e formava um casal com o Sansão. Infelizmente ele morreu no ano passado e desde então temos empenhado esforços em conseguir a transferência de um macho, para que a fêmea não fique solitária”, explica o presidente da Agetul, Valdery Junior.

Os animais transferidos de São Paulo são uma fêmea de aproximadamente nove anos e um macho de sete anos, que nasceram no Parque Zoológico Municipal de Bauru. Eles ficarão inicialmente em uma ilha separada da Janaína para irem se acostumando visualmente. Essa espécie é de origem nativa do norte da África e do sudoeste da Arábia, e se alimenta com frutas, insetos, ovos e pequenos vertebrados. Os babuínos-sagrados possuem esse nome porque eram considerados animais sagrados pelos antigos egípcios.

“Aqui no nosso zoológico esses animais terão um espaço maior para viver, já que serão inseridos nas novas Ilhas dos Primatas, que recentemente foram ampliadas em uma obra que custou R$ 2 milhões e foi entregue pelo prefeito Rogério Cruz no final do mês passado”, conta Valdery Junior. O lago onde ficam as Ilhas dos Macacos recebeu os serviços de desassoreamento, revitalização e ampliação das ilhas, além da instalação de equipamentos e o plantio de árvores para que todos os primatas tenham abrigo e brinquedos para se divertir.

Wilton Morais, da editoria de Turismo, Eventos e Lazer