A Prefeitura de Goiânia vai manter os serviços da administração municipal em regime de plantão durante o feriado de Finados, neste sábado (2/11). O expediente dos funcionários encerra-se nesta sexta-feira (1/11), e será retomado na segunda-feira (4/11). Os trabalhos que exigem atendimento e regime de plantão permanente não terão o funcionamento alterado.

A programação organizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) para o Dia de Finados se estende aos quatro cemitérios públicos da capital. Os cemitérios Santana, Parque, Vale da Paz e Jardim da Saudade devem receber cerca de 600 mil visitantes e estarão abertos das 6h às 18h.

Programação religiosa para os quatro Cemitérios Públicos no dia 2/11

Missas 
– Cemitério Santana: 8h, 10h, 14h e 16h 
– Cemitério Parque: 7h, 8h30, 10h, 11h30, 13h, 15h e 17h  
– Cemitério Vale da Paz (saída Bela Vista): 8h, 10h, 14hs e 16h 
– Cemitério Jardim da Saudade (ao lado Vale do Cerrado): 8h, 10h e 14h

 Além da programação religiosa, equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) farão atividades para conscientizar a população sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti.

A Semas disponibilizará cadeiras de rodas em todos os cemitérios públicos para facilitar o acesso de idosos e pessoas com mobilidade reduzida aos jazigos. Também será oferecido o serviço gratuito de aferição de pressão arterial aos visitantes.

Outros serviços
As equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) percorre as ruas de Goiânia realizando a busca ativa 24 horas por dia. A população pode entrar em contato pelo telefone 3524-7389. A Central de Óbitos de Goiânia também funciona 24 horas e não é diferente durante o feriado.

Informações podem ser obtidas pelos números 3524-2643 ou 3524-2689. Outras unidades que também têm atividades normais durante o período são a Casa da Acolhida (3524-2480), o SOS Criança e Complexo 24 Horas (3524-1859 / 3524-1856) e o Residencial Professor Niso Prego (3524-1882).

Unidades de Saúde
Neste feriado de dois de novembro os casos de urgência e emergência serão atendidos nas unidades de saúde da Capital que funcionam 24 horas por dia conforme classificação de risco, ou seja, com priorização das situações mais graves.

O departamento de Controle de Zoonoses poderá ser acionado pelos telefones 3524-3131 ou 3524-3130 quando presenciados casos de animais agressivos. Em caso de mordida, a pessoa ferida deve procurar com urgência a unidade de saúde mais próxima.

Para as situações de urgências e emergências em residências, locais de trabalho e vias públicas, a população deve acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pelo número 192, que conta com Central de Regulação, profissionais e veículos de salvamento.

 Unidades de saúde 24 horas: só urgência e emergência
– Cais Amendoeiras
– Cais Bairro Goiá
– Cais Campinas
– Cais Cândida de Morais
– Cais Chácara do Governador
– Cais Deputado João Natal (Vila Nova)
– Cais Finsocial
– Cais Jardim Guanabara III
– UPA  Novo Mundo
– Ciams Novo Horizonte
– Ciams Urias Magalhães
– Centro de Referência em Ortopedia e Fisioterapia – CROF
– Hospital e Maternidade Dona Iris
– Maternidade Nascer Cidadão
– Pronto Socorro Psiquiátrico Wassily Chuc
– Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Residencial Itaipu
– Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da região Noroeste
–  Vacinação contra Sarampo
– Dois postos de saúde estarão abertos para as vacinas de rotina:
Cais Campinas e  Centro Municipal de Vacinação (Setor Pedro Ludovico). Os dois funcionam das 8h às 17h

Transporte coletivo
Para atender o usuário do transporte coletivo que vão se desloca até os cemitérios da capital, a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) vai colocar em operação cinco linhas especiais e frota extra nos terminais Garavelo (4 ônibus), Veiga Jardim (4), Araguaia (1), Cruzeiro do Sul (2), Bandeiras (4), Vila Brasília (1), Isidória (4), Praça A (2) e Praça da Bíblia (4). Os veículos serão disponibilizados conforme a demanda. 

Linha 100 – Cemitério Parque/ Jd. das Palmeiras/ Centro – Fará o itinerário Cemitério Parque pelas avenidas Marechal Rondon e Oeste seguindo pela Rua 74,  Paranaíba, Tocantins até a Praça Cívica. Horário de Operação das 7h às 19 horas com frota de quatro (4) ônibus e intervalo de 10 em 10 minutos;

Linha 101 – T. Praça da Bíblia/ Cemitério Memorial – Sairá do Terminal Praça da Bíblia pegando a BR-153, GO-020 em direção ao Cemitério Parque Memorial.  Horário de Operação das 7h ás 19 horas com frota de 10 ônibus e intervalo de 6 em 6 minutos;

Linha 102 – T. Padre Pelágio/Cemitério Parque – A 102 também iniciará a operação às 7h e finalizará às 19 horas. A linha vai operar com frota de dois ônibus e o intervalo será de acordo com a demanda. O itinerário segue do Terminal Padre Pelágio para a Avenida Perimetral Norte;

Linha 103 – T. Araguaia/Cemitério Jd. da Esperança – Horário de Operação das 7h  às 18h. Frota com dois (2) ônibus saindo do terminal de hora em hora;

Linha 105 – Cemitério Parque/ Term. Praça “A” – A 105 vai operar com intervalo de 30 minutos e frota de dois (2) ônibus. O itinerário seguirá do Terminal Praça “A” para a Avenida Independência, 24 de Outubro, Senador Jaime, Bernardo Sayão, Marechal Rondon e Cemitério Parque.

 Comurg
Mantém os trabalhos essenciais, como varrição, coleta de lixo orgânico e seletivo e de resíduos infectantes. Os atendimentos nos casos de queda de árvores e recolhimento de animais mortos não sofrem interrupção. Os usuários poderão solicitar serviços pelo telefone 3524-8555.

Segurança
Cerca de trinta guardas civis farão a segurança e orientação aos visitantes dos cemitérios Santana, Parque, Vale da Paz (saída para Bela Vista) e Jardim da Saudade (ao lado do Vale do Cerrado) neste Dia de Finados (2/11). O objetivo é trazer à população mais sensação de segurança durante a visita destes aos locais, além de orientar àqueles que estejam precisando de ajuda.

Lazer
Durante o feriado a diversão está garantida no Zoológico de Goiânia. As atividades ocorrem das 8h30 às 17h, a entrada é R$ 5,00 (inteira) e R$ 2,50 (meia). Crianças de até 12 anos pagam valor de meia e até os três anos entram de graça. Já o Mutirama não funcionará neste sábado (2/11). O Parque reabre no domingo (3/11)

Diego Reis, da Diretoria de Jornalismo