Ouça aqui

A Campanha de Vacinação contra a Covid-19 e Influenza continua nesta terça-feira (18/5) com a aplicação da primeira dose contra o novo coronavírus em pessoas com comorbidades a partir de 18 anos, profissionais de saúde e idosos com 60 anos que ainda não tenham se vacinado.

Já a segunda dose com a vacina AstraZeneca será aplicada nos profissionais que, por algum motivo, estejam com atraso no reforço da vacina. Também segue o reforço da Coronavac para pessoas com 62 anos e 63 anos. A campanha contra a Influenza, por sua vez, imuniza idosos e professores da Educação Básica, Ensino Médio e Superior.

Pessoas com comorbidades

A campanha para pessoas com comorbidades continua em 13 unidades de saúde e seis escolas municipais. Enquadram-se nesta fase:

· Pessoas com Síndrome de Down, de 18 anos a 59 anos;

· Pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise), de 18 a 59 anos;

· Gestantes e puérperas COM comorbidades a partir de 18 anos, desde que apresentando documentação que comprove a gestação, além de relatório médico comprovando a comorbidade. Necessário agendar pelo App Prefeitura 24 horas;

· Pessoas com comorbidades, de 18 a 59 anos;

· Pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 18 a 59 anos.

Pessoas com comorbidades devem apresentar UM destes documentos: laudo médico com a indicação da comorbidade; formulário disponível no site da prefeitura, carimbado e assinado pelo médico; prescrição médica da vacinação com indicação da comorbidade ou relatório da equipe de atenção primária com a cópia do prontuário do paciente.

Gestantes ou puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto) precisam apresentar cópia e original de relatório médico ou prescrição médica da vacina com a indicação da comorbidade.

O grupo deve agendar o atendimento através do app Prefeitura 24 horas em um dos postos indicados no site: https://www.goiania.go.gov.br/imunizagyn/. No site, também consta a documentação necessária para vacinar.

Primeira dose para idosos com 60 anos ou mais e segunda dose para idosos de 62 e 63 anos

A primeira dose para idosos com 60 anos ou mais e reforço da Coronavac em pessoas de 62 e 63 anos são aplicados em seis escolas municipais e na Área I da PUC para pedestres, sem agendamento. Os endereços e a documentação necessária também constam no site: https://www.goiania.go.gov.br/imunizagyn/.

Profissionais da saúde com mais de 18 anos primeira dose

Para o recebimento da primeira dose, os profissionais da saúde com 18 anos ou mais devem realizar o agendamento pelo aplicativo Prefeitura 24 horas em um dos postos indicados no site: https://www.goiania.go.gov.br/imunizagyn/.

Segunda dose para profissionais da saúde com mais de 18 anos

Estarão recebendo a segunda dose aqueles profissionais de saúde com mais de 18 anos que, por algum motivo, estejam com atraso no reforço da vacina, ou seja, que tenham ultrapassado o aprazamento indicado pelo laboratório. Esse grupo não precisa realizar o agendamento e são disponibilizadas quatro unidades de saúde APENAS para excepcionalidades. Os endereços e a documentação necessária constam no site: https://www.goiania.go.gov.br/imunizagyn/.

Influenza

A vacina contra o vírus Influenza é aplicada em 55 salas de vacinação destinadas à campanha, bem como Sesc Faiçalville e Área I da PUC, todos na modalidade pedestre. Dois postos drive thru – Passeio das Águas e Estádio Serra Dourada – também atenderão ao público. Veja detalhes sobre as salas de vacinação aqui: https://www.goiania.go.gov.br/vacinacao-h1n1/.

Rafaela Anjos e Luciana Gomides, da editoria da Saúde