A Prefeitura de Goiânia promoveu a V Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial, que discutiu políticas públicas de enfrentamento ao racismo e outras formas correlatas de discriminação. O evento foi realizado de forma virtual em parceria com o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir).

O encontro aconteceu na terça-feira (15/02) e reuniu 77 representantes do poder público, comunidades tradicionais e movimentos sociais. O grupo definiu, sob a perspectiva do Estatuto da Igualdade Racial, um conjunto de propostas para serem encaminhadas, junto com a indicação de oito delegados (as) e oito suplentes, para a Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial. A próxima etapa será realizada no dia 4 de março de 2022.

A secretária Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas, Cristina Lopes, destacou a importância da ação e o quanto o município tem avançado em relação à causa: “As políticas de igualdade racial em Goiânia estão trilhando um caminho cada vez mais articulado e compromissado com o diálogo entre o poder público e a sociedade civil organizada. Isso, sem dúvidas, deve continuar sendo priorizado”.

A presidente do Compir, Cecília Vieira, ao apresentar e analisar as propostas discutidas durante a Conferência, defendeu a importância da adoção de diferentes estratégias no combate ao racismo. “Precisamos retornar ao passado, para ressignificar o presente e construir o futuro. Precisamos seguir com diferentes formas de enfrentamento, denúncias e elaborar outras narrativas e estratégias”, disse a presidente.

Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas – Prefeitura de Goiânia