V Conferência Municipal de Igualdade Racial debate políticas de enfrentamento ao racismo
Última atualização em 16 fevereiro 2022 às 16h19
Evento virtual promovido pela Prefeitura de Goiânia reúne 77 representantes do poder público, comunidades tradicionais e movimentos sociais para discutir ações contra racismo e outras formas correlatas de discriminação. Delegados indicados pelo encontro vão levar propostas aprovadas para Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial

A Prefeitura de Goiânia promoveu a V Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial, que discutiu políticas públicas de enfrentamento ao racismo e outras formas correlatas de discriminação. O evento foi realizado de forma virtual em parceria com o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir).
O encontro aconteceu na terça-feira (15/02) e reuniu 77 representantes do poder público, comunidades tradicionais e movimentos sociais. O grupo definiu, sob a perspectiva do Estatuto da Igualdade Racial, um conjunto de propostas para serem encaminhadas, junto com a indicação de oito delegados (as) e oito suplentes, para a Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial. A próxima etapa será realizada no dia 4 de março de 2022.
A secretária Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas, Cristina Lopes, destacou a importância da ação e o quanto o município tem avançado em relação à causa: “As políticas de igualdade racial em Goiânia estão trilhando um caminho cada vez mais articulado e compromissado com o diálogo entre o poder público e a sociedade civil organizada. Isso, sem dúvidas, deve continuar sendo priorizado”.
A presidente do Compir, Cecília Vieira, ao apresentar e analisar as propostas discutidas durante a Conferência, defendeu a importância da adoção de diferentes estratégias no combate ao racismo. “Precisamos retornar ao passado, para ressignificar o presente e construir o futuro. Precisamos seguir com diferentes formas de enfrentamento, denúncias e elaborar outras narrativas e estratégias”, disse a presidente.
Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas – Prefeitura de Goiânia