Única mulher a atuar na coleta orgânica pela Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), a gari Silvana Mafra se prepara para disputar campeonato de força que ocorrerá na capital no mês de novembro. Praticante de musculação, a servidora coleciona títulos em campeonatos de crossfit, e concilia trabalho de limpeza da cidade com atuação como instrutora de academia.

A atleta, que já conquistou títulos em competições sediadas em Goiás, destaca apoio e respeito dos colegas de trabalho. “Precisamos combater o machismo, e lembrar a todos que mulher é capaz de desempenhar qualquer função. Na Comurg, me sinto acolhida, igual aos demais servidores”, diz.

Servidora da Comurg há 12 anos, Silvana percorre mais de 30 quilômetros por dia na coleta de lixo orgânico. A rotina na limpeza urbana e treinos ainda é conciliada com a função de instrutora em uma academia e com estudos. A gari faz cursos de ginástica e se prepara para entrar na faculdade de Educação Física.

Silvana se dedica à musculação voltada ao fisiculturismo, crossfit e, três vezes na semana, inclui o powerlifting, modalidade conhecida como levantamento de peso, e a qual disputará em novembro. A prática é composta pela execução dos exercícios de agachamento, supino e levantamento terra.

No currículo, Silvana traz sete campeonatos em Goiás, e obteve primeiro lugar em competições de crossfit sediadas em Morrinhos, Pontalina e Goiânia. Nos demais, ocupou o segundo e terceiro lugares.

Única mulher gari da Comurg, servidora disputará campeonato de força na capital | Foto: Francis Maia

Na Comurg, Silvana passou um período lotada na área de varrição, sempre com o objetivo de atuar na coleta. Em 2015, tornou-se a única mulher a ser lotada neste segmento. Segundo ela, “não há diferenciação alguma entre os colegas de trabalho, uma vez que os treinamentos preparatórios para entrar na atividade e o compartilhamento dos sacos de lixo, que pesam entre quatro e 40 quilos, são os mesmos”.

Entretanto, aponta comentários que já ouviu ao longo da trajetória, como “este não é um trabalho para mulheres”, e “vou deixar o saco mais pesado, para ver se ela consegue levantar”, lembra. “É muito importante o apoio e respeito dos colegas. Hoje posso contar com isso, que tem feito a diferença na minha vida”, conta.

Presidente da Comurg, Alisson Borges afirma que “Silvana é exemplo de servidora, pela dedicação e comprometimento”. “O ambiente que cuidamos para ter na Comurg é um ambiente de respeito, parceria, apoio. Isso reflete diretamente no bem-estar do servidor e na qualidade do serviço prestado”, diz.

Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) – Prefeitura de Goiânia