Iniciadas no dia 1 de abril, as obras no cruzamento da Rua 90 com a Avenida 136 estão entrando na fase final e a partir da segunda-feira (7/10) o pavimento da trincheira começará a ser concretado, iniciando pela parte norte, rumo à Praça do Cruzeiro. Todo o pavimento de 350 m de comprimento por 18 m de largura receberá concreto. A expectativa é em 20 dias asfaltar as pistas laterais ao longo da trincheira nos dois lados da Rua 115, pois as duas no lado da Praça do Cruzeiro já estão asfaltadas.

A trincheira na Rua 90 e o viaduto na Avenida 136 integram o complexo do sistema BRT e um conjunto de obras que vão promover um avanço na mobilidade urbana de Goiânia, principalmente das regiões Sul e Central da cidade, ao garantir, respectivamente, maior agilidade e conforto para mais de 120 mil usuários do transporte público e a fluidez para mais de 100 mil veículos que trafegam pelo cruzamento diariamente.

Com 186 dias de serviço, o viaduto 2 foi liberado e comporta o tráfego nos dois sentidos da Avenida 136, a pavimentação do corredor e dos demais veículos foi concluída e avança a execução dos meios-fios, das calçadas e o plantio de grama. Até o final do mês, o viaduto 1 também deverá ser liberado e o tráfego original restabelecido no cruzamento.

Está sendo construído também um sistema de drenagem a ser conectado ao existente na Avenida Jamel Cecílio que desce para a Avenida 136. A nova rede, de 150 m de extensão e 1,2 m (1.200 mm de diâmetro), vai captar a água de todo esse sistema viário e lançar no Córrego Botafogo, impedindo o acúmulo na trincheira. Para a construção, foi utilizado o método não destrutivo, que permite fixar o tubo no canal a 1,5 m abaixo do nível da trincheira, por meio de macacos hidráulicos. É uma alternativa de redução de danos ambientais e de impactos sociais, pois está sendo executada sem a retirada do solo e a necessidade de interdição da Avenida Jamel Cecílio.

Trincheira da Rua 90

• Valor total da Obra: R$ 10 Milhões a preço inicial

• Data prevista para término: 29/11/2019;

• Trincheira com comprimento de 350 m, profundidade máxima de 7,20 m e plataforma de 18 m de largura;

• 2 passagens superiores (viadutos) em concreto protendido;

• Fornecimento e cravação de aproximadamente 315 toneladas de perfis metálicos;

• Execução de aproximadamente 4.000 m² de paredes em placas de concreto pré-moldado com revestimento antipichação.

BRT Norte-Sul
O BRT Norte-Sul tem uma extensão de 21,7 km, saindo do terminal Recanto do Bosque, na região Norte da capital, até o terminal Cruzeiro do Sul, em Aparecida de Goiânia. É composto por duas trincheiras, seis terminais de integração aos ônibus comuns e 30 estações de embarque e desembarque. A Prefeitura está trabalhando no edital para a construção do trecho de 5 km, entre os terminais Isidória e Cruzeiro do Sul. O prazo para conclusão total da obra é outubro de 2020.

Todo o sistema está orçado em R$ 217 milhões, em valores iniciais, sendo R$ 140 milhões de recursos do FGTS e R$ 77 milhões de contrapartida da Prefeitura de Goiânia. Em valores atualizados já chega a R$ 400 milhões: sendo R$ 270 milhões do FGTS e R$ 130 milhões da Prefeitura.

As obras começaram em março de 2015, mas, por divergências entre a Prefeitura, a Caixa Econômica Federal e órgãos de controle, sofreram uma paralisação de oito meses, sendo retomadas em março do ano passado, após assinatura de um TAC entre o Ministério Público e os envolvidos. Com 18 meses de trabalhos ininterruptos, já foram construídos 48% do sistema.

Trecho Norte
Estão sendo executados o último trecho do corredor do BRT e as pistas laterais, na Avenida Oriente, e a previsão é de que esteja totalmente concluído em 15 dias. As calçadas estão sendo construídas e, a partir de agora, serão feitas no cruzamento com a Avenida Goiás Norte, nos trechos onde não há calçamento.

Trecho Sul
No trecho Sul, o corredor do BRT e as pistas laterais já foram concluídos entre a Praça do Cruzeiro e o Terminal Isidória, a exceção do trecho em frente ao HUGO, que está na fase de terraplenagem da pista lateral, e as marginais da trincheira para o lado Sul. Já foram iniciadas também as obras de construção da Estação Isidória, com plataformas para atender o BRT e os ônibus comuns, que fazem a integração das linhas.

Nara Serra, da editoria de Infraestrutura