Em reunião com representantes do consórcio do BRT, nesta sexta-feira (03/03), o prefeito Rogério Cruz acertou a data de conclusão das obras do Trecho II do BRT Norte-Sul, que liga o Terminal Recanto do Bosque ao Terminal Isidória, para o dia 30 de junho. Considerada a maior obra de mobilidade urbana da história de Goiânia, o BRT está dividido em dois trechos, e possui cerca de 22 quilômetros de extensão totalmente exclusivos para a via.

“O BRT Norte-Sul vai beneficiar cerca de 150 mil passageiros que trafegam entre diversos pontos da capital, o que traduz-se em avanços na mobilidade, estímulo ao comércio e economia, além de acessibilidade”, destacou Cruz, ao frisar que a gestão avança na construção de soluções para o Trecho I, que enfrenta entraves desde a gestão passada, e vai ligar o Terminal Isidória ao Terminal Cruzeiro (Aparecida de Goiânia).

Após encontro, o prefeito destacou que, além do início das operações do Trecho II, em julho, está acertada a entrega de 60 ônibus do BRT, em junho. “Entregamos o Terminal Isidória, recebemos a estação da Rodoviária ontem, vamos entregar a da Perimetral Norte e, agora, a empresa comprometeu-se a colocar o BRT em pleno funcionamento, em julho”, explicou Rogério Cruz.

Trecho I
Em relação ao Trecho I, a Prefeitura de Goiânia enviou ofício à Caixa Econômica Federal em que solicita disponibilização do recurso, que está em análise, após abandono da obra por parte de empresa contratada.

“Já conversamos com outra empresa e enviamos ofício solicitando o recurso, e as conversas estão adiantadas inclusive com o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, que comprometeu-se a atuar junto ao Ministério das Cidades”, detalha Rogério Cruz, ao frisar que a obra do Trecho I será iniciada imediatamente após a liberação do recurso.

Representante do Consórcio BRT Goiânia, Wesley Garcia apontou que o objetivo da reunião foi apresentar o cronograma e o planejamento para o cumprimento do prazo acertado para a entrega da obra.

“O prazo é o estabelecido pelo próprio contrato, que finaliza nesta data. Esse é um compromisso que temos com o prefeito e com a cidade de Goiânia”, comentou o representante do consórcio, ao detalhar que as obras concentram-se nas estações da Praça Cívica, Avenida Goiás e finalização de pequenas etapas.

Atualmente, 97% dos trabalhos já foram executados, e o planejamento, segundo o Consórcio BRT Goiânia, é seguido à risca para que a obra seja entregue à população no dia 30 de junho. “Tudo foi apresentado ao secretário de Infraestrutura, Denes Pereira, e ao prefeito. Nosso compromisso é honrar o contrato, todos os entraves e pendências foram sanados, e resta concluir o trabalho”, arrematou Wesley Garcia.

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia