Transparência marca entrega do 1º Relatório das Metas do Plano Municipal de Educação 2021
Última atualização em 21 outubro 2021 às 09h35
Documento foi produzido por meio da Gerência de Planejamento e Ações Articuladas da SME

A Secretaria Municipal de Educação (SME) realizou na tarde desta quarta-feira (20/10) a entrega do 1º Relatório do Plano Municipal de Educação de 2021. O encontro foi realizado no auditório da SME e o secretário Wellington Bessa disponibilizou o documento impresso para o presidente do Fórum Municipal, professor Elcivam Gonçalves e colocou à disposição de todos os representantes da educação através de QR Code.
Com o objetivo de contribuir com o monitoramento e avaliação das metas do plano municipal de educação, previsto na lei municipal n. 9.606/2015, o relatório apresentado elenca um estudo sobre os indicadores educacionais das 20 metas do plano, que tratam de todas as etapas e modalidades de educação ofertadas no território do município, sejam elas públicas ou privadas, da educação básica à superior.

As metas do plano municipal estão em consonância com as metas do Plano Nacional de Educação (PNE), tratam das mesmas temáticas e buscam alcançar objetivos similares para a educação municipal e para a educação nacional. Dessa forma, a SME, além de estar atenta às etapas e modalidades que são legalmente de sua responsabilidade, ainda cumpre o papel de contribuir com as demais instituições educacionais na avaliação de suas ações em relação às metas previstas no plano municipal educação.
Com esta ação, o objetivo da pasta é aproximar as instituições e entes federados, conforme o regime de colaboração previsto na legislação, objetivando deixar um legado de continuidade e transparência nas políticas públicas educacionais para que as metas previstas para o município possam ser alcançadas. “É uma preocupação da secretaria esse cumprimento e o monitoramento das metas, com esse relatório para que o fórum possa fazer análise, avaliação e o monitoramento do cumprimento dessa meta. Nós estamos aqui para defender o interesse de nossos educandos”, destacou o secretário Wellington Bessa.
Adriene Bastos, da editoria de Educação